Dúvida sobre claves?

    Autor Mensagem
    Gaio
    Veterano
    # jan/08


    Um instrumento afinado na clave de sol pode tocar em outra clave? e porque tem instrumentos que tocam na clave de sol e outros em outras claves?

    Rodrigo_Iron
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Existem diferentes claves pois cada instrumento tem um tipo de som, alguns são mais agudos outros mais graves, assim como a clave de Fá possui notas mais graves que a clave de Sol(por isso instrumentos mais graves utilizam clave de Fá).


    Se você fosse escrever uma musica pra violão na clave de Fá as notas estariam todas la em cima, nas linhas suplementares superiores, ja q o violão é agudo demais para a clave de Fá.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    A troca de clave é só pra indicar uma região de alturas de notas.

    Por exemplo, o cello e o fagote são normalmente tocados em clave de fá. Mas em muitas músicas chegam na clave de dó na 3ª e 4ª linhas e, muito raramente, pegam até a clave de sol.

    vanu
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Gaio

    Para um instrumento da clave de sol tocar uma música na clave e fá, vc precisa transpor a música toda para clave de sol, ou seja, descer as oitavas.É isso q faço.
    Recentemente transpus uma música de piano(clave de Sol e clave de Fá) toda para a clave de Sol(para violão).A parte da clave de Fá, eu abaixei as notas em oitavas para ficar dentro da tessitura do violão.

    As claves são pra ajudar na leitura, o objetivo maior é deixar sa notas dentro da pauta.Imagina uma música para contrabaixo escrita em clave de Sol, só usaria as linhas suplementares inferiores, por isso é mais fácil uma clave q comporte suas notas graves dentro do pentagrama.

    Gaio
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Valeu pelas respostas.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu ja acho que o violao podia usar as duas claves, afinal, o violao é uma oitava abaio do que ta escrito

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre claves?