Música erudita, por onde começar?

    Autor Mensagem
    dark side
    Veterano
    # dez/07


    Bom dia pessoal!

    De uns tempos pra cá tenho me interessado bastante por música erudita e gostaria de conhecê-la melhor, mas não sei por onde começar.

    Será que alguém que conhece do assunto poderia me indicar músicos para que eu começasse a ouvir?

    Gostaria também, se possível, de indicações de livros que tratam da história da música.

    Não conheço praticamente nada de música erudita.

    Obrigado.

    Khronos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    dark side
    Musicos... Mais fácil você procurar pelos compositores. mozart, bach, vivaldi... Esses mais conhecidos.
    Quanto a livros de música..

    Uma breve história da música - Roy Bennet
    Editora Zahar

    HISTÓRIA CONCISA DA MÚSICA - William Lovelock
    Ed. Martins Fontes

    Esses dois são bons e largamente utilizados em conservatórios e as vezes universidades. Vale a pena a olhada =]
    até mais

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Você pode começar a ouvir esses cds de Easy Listening, como o Classical 100 (ótimo, por sinal. 6 cds com músicas bastante famosas) e esses cds de coletâneas de trilhas de filme, coletâneas de música clássica etc.

    Depois você começa a ouvir pelos períodos, conforme for ler os livros sobre história! =]

    dark side
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: dark side
    · votar


    Khronos

    Muito obrigado cara!

    Vou procurar por esses músicos e livros. Os livros (fiz uma busca por eles na internet) me pareceram bem interessantes!

    Ken Himura

    Valeu cara! Vou trás desses cd's. Gostei da forma como você indicou que eu deveria ouvir os músicos!

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pequena história da Musica - Mário de Andrade

    Vai lendo e ouvindo aos poucos...

    Thigo
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    tmb queria algumas recomendaçoes pra começar a ouvir classica, sabe, curto muito o estilo, mas nao conheço as musicas, se puder falar direitinho umas musicas da pessoa ficar impressionado, ajudaria um monte , vlw

    Tigher
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Thigo da rts?

    vernichtung
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    dark side
    cara, dê uma escutada nestes pianistas, gosto bastante deles (no youtube vc encontra alguns vídeos):
    Horowitz
    Wilhelm Kempff
    Ashkenazy
    Mitsuko Uchida (pianista que gravou todas as sonatas do Mozart)

    Também tem o compositor e pianista Rachmaninoff, se vc escutar o prelúdio em C# menor...

    Kobberminer
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Para se viciar em Música Erudita nada melhor que o Bolero de Ravel (garanto que não vai sair da sua cabeça, até escutar outra obra ;)

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: J. S. Coltrane
    · votar


    Vai ouvindo as peças curtas. Talvez um movimento só. Tenta sacar a 'narratividade'.

    Tchaikovsky: Marcha eslava
    Schumman: Sonata para piano op 22
    Bach: Algumas fugas que não lembro o nome exatamente.

    Acho que é isso

    Loues
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Oi participantes do fórum!

    Tô afim de começar a escutar música erudita, pra abrir a cabeça, musicalmente falando... aí vem o problema - tem muita coisa, não sei por onde começo... é melhor escutar por período, por obras mais famosas, ou o que?

    Faz até um tempo tinha lido um livro "música clássica para dummyes", e foi bom no sentido de conhecer um pouco da história e tal, mesmo sem reter tudo... esse livro até tem sugestões dos maiores "hits" de cada autor, e no fim tem umas listas indicando, de forma progressiva, das mais tradicionais até as mais "ousadas", colocando as mais tradicionais como "mais fáceis de ouvir". Só que conhecia uma das mais ousadas, e sinceramente, tenho como uma música excelente...

    A pergunta é: acham que devo começar pela história, ou uma lista dessas seria uma boa pedida? (depois posto a lista, ou não) Ouvir as duas formas em paralelo seria melhor?



    Edit.: A dica de começar pelas curtas me parece boa. Já as fugas do Bach me parecem complexas, talvez não tenha escutado com a devida atenção...

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Não adianta nada ler sem ouvir. Já ouvir sem ler funciona.

    Loues
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Loues
    · votar


    É verdade.


    O pessoal que já escuta recomenda algum selo, ou algum site com dowloads grátis? (ficar vendo no youtube às vezes cansa) Ontem achei um, mas era pago, sem pagar só tinha direito a amostras de 1 minuto...


    Edit.: Acho que achei um aqui, vou conferir ainda (um acervo grande de música grátis parece bom demais pra ser verdade xP)

    Blackus
    Veterano
    # out/10
    · votar


    http://pqpbach.opensadorselvagem.org

    divirta-se

    TerraSkilll
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Loues
    Se estiver disposto a gastar um pouquinho, recomendo:

    Coleção Folha de Música Clássica

    Nem são tão caros (na faixa de 13 reais) e o encarte é muito legal, contanco histórias sobre os compositores. E a qualidade do CD é ótima.

    Abraço.

    Loues
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Valeu pelas indicações! Tô indo agora conferir...

    Mukera
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Alvaro Henrique
    Não adianta nada ler sem ouvir. Já ouvir sem ler funciona.

    cara.. mais ou menos, eu acho que lendo a história dos compositores, curiosidades e os estilos de vida da época podem sim despertar o interesse pela musica


    Loues
    cara, baixe os concertos de brandenburgo de bach, garanto que vc vai gostar!

    Loues
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Bem, vou conferir os concertos mais tarde...

    Não sabia se escutava pelos clichês ou pela ordem cronológica. Comecei com as duas coisas mais ou menos... começando com 4 estações, depois ainda vou escutar mais alguma coisa do Vivaldi pra não ficar só nisso... depois vou passando de compositor em compositor, escutando a(s) obra(s) mais famosa(s)...

    Leucocieetus
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Pequena história da Musica - Mário de Andrade

    Não gostei desse livro! Mas faz tempo que dei uma lida nele, talvez hoje eu visse diferente...

    Loues
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Loues
    · votar


    Perguntando por curiosidade: No começo vocês costumavam ouvir uma peça/compositor até conhecer bem, até se cansar, ou ouviam um pouco de cada coisa, mas meio superficialmente? Ou ainda nenhum dos dois jeitos?

    Editado

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Mukera
    cara.. mais ou menos, eu acho que lendo a história dos compositores, curiosidades e os estilos de vida da época podem sim despertar o interesse pela musica

    Pode despertar interesse e até agregar algum conhecimento, mas musicalmente, como falou o Alvaro Henrique, não acrescenta nada.

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Loues
    Vai com calma. Até você acumular um conhecimento considerável sobre música erudita, te garanto que vai levar um BOM tempo.

    Bom, não dá pra esperar que vá funcionar do mesmo jeito pra todo mundo, então se conseguir criar uma rotina que, antes de tudo, seja agradável e prazerosa, vai em frente!
    Mas minha sugestão é que comece pelas coisas mais fáceis: pelos grandes clichês e as peças mais curtas. Nem se preocupe muito com opus inteiros, aqueles com múltiplos movimentos e longas durações (a não ser que o opus inteiro entre como clichê) e nem dê muita atenção aos períodos. Quando estiver mais familiarizado, comece a se aventurar por esses grandes opus, também pode passar a se focar nos nomes mais famosos e nos períodos clássico e romântico. Aí, com o tempo vai acrescentando novos tópicos. Deixe a música Moderna e Comtemporânea, pra hora que se tornar mais digerível.

    Loues
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Loues
    · votar


    TG Aoshi
    Obrigado pela dica! Vai ser de grande valia...

    Estava começando a escutar mais ou menos pela ordem histórica, comecei com "as quatro estações", e agora estava ouvindo uma do Handel, a dos fogos de artifício, que me foge o nome agora...

    Tenho ainda que me acostumar a não perder a atenção nessas peças que são longas...



    Deixe a música Moderna e Comtemporânea, pra hora que se tornar mais digerível.

    Bem, mas tem músicas modernas e contemporânes bem digeríveis, não? Se bem que as poucas que ouvi acho que se enquadram nos clichês...

    TerraSkilll
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Loues
    Perguntando por curiosidade: No começo vocês costumavam ouvir uma peça/compositor até conhecer bem, até se cansar, ou ouviam um pouco de cada coisa, mas meio superficialmente? Ou ainda nenhum dos dois jeitos?

    Escuto música aleatoriamente, sem me preocupar com algum critério (época, estilo). Como não objetivo me aprofundar em música erudita, acho que serve pra mim. Sei lá, acho esquisito esse negócio de "esse mês vou ouvir e ler só sobre Bach".

    Abraço.

    Loues
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    TerraSkilll
    Faz sentido isso que tu falou...

    Vou escutando primeiro os que eu já ouvi uma vez e gostei, depois vou procurando uma ou outra coisa nova... desencucar de querer conhecer tudo de uma hora pra outra...

    Vinícius Iron
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Vinícius Iron
    · votar


    Olá!

    Bom, pessoal, eu sou guitarrista e não passo muito por aqui. Não toco nenhum instrumento erudito, mas aprecio muito a música erudita em si!

    Essa composição do Stravinsky eu tô ouvindo, agora. E, caso alguém queira começar a escutar música erudita, poderia começar com algo bem chocante, hehe.



    joepass_gyn
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Acho que todo mundo conhece um monte de músicas erudita mas não sabe o nome nem o compositor. O melhor a fazer é começar pelas mais "fáceis". Algumas que ainda não foram citadas:
    Johann Strauss II - Wiener Blut (lembro de ouvir essa música no Tom e Jerry)
    http://www.youtube.com/watch?v=oiBPPZsnhoQ

    Tchaikovsky - Lago dos cisnes
    http://www.youtube.com/watch?v=S76CGGPqI3s

    Carlos Gomes - O Guarani (musica da voz do Brasil)
    http://www.youtube.com/watch?v=PTomUb3r1m0

    Rossini: William Tell (alarme de carro)
    http://www.youtube.com/watch?v=c7O91GDWGPU

    Tchaikovsky - concerto n 1 para piano e orquestra
    http://www.youtube.com/watch?v=8klUxmj36Ug

    Concerto para uma voz
    http://www.youtube.com/watch?v=24TaTGljBAE

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música erudita, por onde começar?