Como começar a estudar piano por conta propria?

    Autor Mensagem
    edufaria
    Veterano
    # out/07


    Antes de iniciar alguma escola , ou até um conservatório de piano, eu gostaria de treinar por conta durante uns 2 meses, para ir pegando as coisas basicas sobre partitura e algumas habilidades basicas. Sendo assim economizaria as ALTAS mensalidades de um conservatório e ja entraria pulando coisas simples d+.

    BEm ...

    Gostaria que me dessem dicas de livros, os mais basicos possiveis, ou qualquer coisa que podesse me ajudar no começo dessa jornada!

    sei que existem os vícios que eu poderia adquirir aprendendo apenas lendo, por isso peço que me deem ótimas indicações!

    HANON, os estudos de Listz,.. nenhum desses são para iniciantes?

    Ah, tenho contato com musica apenas tocando violao pop, mas já estou estudando partitura, pelo metodo BONA.

    O que poderem dar de informção eu aceito.
    Muitissimo obrigado desde já!

    Abraços

    Ken Himura
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Liszt nem pensar. Hanon já pede que você saiba usar as duas mãos.

    O legal seria começar a fazendo escalas de 2 oitavas e prestar atenção em tudo. Aprender a ler partitura também.

    edufaria
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ken.. obrigado por estar me ajudando!

    se não for pedir muito, teria como me passar alguma partitura dessas escalas de 2 oitavas?

    Obrigado novamente

    Jabijirous
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edufaria

    edu, como eu sou iniciante, eu te aconselho a fazer uns meses de aula em curso livre, assim voce vai ter uma base sobre digitação, escalas, e ainda vai ter alguem pra corrigir a postura, pois quando se trata de estudar em escola voce pode pegar professor chato que implica com a postura das mãos, e depois de estudar tanto tempo "errado" ai ja viu, vai ser complicado re aprender a tocar com a postura "certa"!!! meu curso de piano na faculdade vai acabar esse ano, ja tive uma boa base, agora consigo estudar sozinho!! o resto é pratica!! antes de ter aula eu ficava perdido agora ja tenho por onde começar!!

    edufaria
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ótima dica Jabijirous...
    tb acho q esses vicios ainda vao me dar muita dor de cabeça...
    mas não sei não ... o que eu REALMENTE queria, era economizar o dinheiro do conservatório, e ja comprar um piano pra quando eu for começar ja ter onde me matar de praticar.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edufaria

    nem precisa ser um conservatorio, um curso livre barato ja serve!! conservatorio voce diz o CBM daqui do rj?

    edufaria
    Veterano
    # out/07
    · votar


    não não .. eu estava pensando no Souza lima aki em sp.
    humm .. bem.. apesar de que ser barato não quer dizer que seje ruim ..é dificil achar um(a) bom(a) professor(a) =/

    Jabijirous
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edufaria

    será, tu ta em SP ehaueiauh tem gente pra cacete!! :P

    Jabijirous
    Veterano
    # out/07
    · votar


    sp complica, tem no site da musimed, por 30 reais

    edufaria
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ehheehhe, que tem gente pra cacete isso tem, o dificil é achar alguem que realmente ensinaria bem ensinado no meio dessa multidao.

    A verdade eh que eu fico muito receioso pra começar com algum professor e só depois descubro que ele nao manja nada.

    que site é esse?
    Vlw ae!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eu fico muito receioso pra começar com algum professor e só depois descubro que ele nao manja nada.

    mesmo assim é melhor do que aprender sozinho

    CheshireCat
    Veterano
    # out/07 · Editado por: CheshireCat
    · votar


    edufaria
    não não .. eu estava pensando no Souza lima aki em sp.
    humm .. bem.. apesar de que ser barato não quer dizer que seje ruim ..é dificil achar um(a) bom(a) professor(a) =/

    eu fico muito receioso pra começar com algum professor e só depois descubro que ele nao manja nada.
    se você for a uma escola de música, você pode perguntar pela formação do professor... é um direito seu saber, e se ele for formado em alguma universidade, por exemplo, dificilmente vai ser alguém que não manja nada... (digo isso porque na minha escola todos os professores são formados)


    mesmo assim é melhor do que aprender sozinho
    (2)
    tem coisas como a posição dos dedos, dinâmica, tempo etc... que eu acho bem difícil aprender sozinho... =\

    Tekila
    Veterano
    # out/07
    · votar


    cara sou estudante do 1 ano de musica da unesp no curso de bacharel em piano erudito, dou aula para iniciantes, se quiser entre em contato dan_malfe@hotmail.com
    abracço bons estudos

    Jabijirous
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edufaria
    euahiuehaiue pela primeira vez eu mando uma msg errada no forum ehauehiaue desculpa!!

    edufaria
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edufaria
    euahiuehaiue pela primeira vez eu mando uma msg errada no forum ehauehiaue desculpa!!


    rlx AUHaUH
    ____________

    Antes de mais nada agradeço a ajuda que todos estão me dando.

    Entao....descobri o nome de 2 livros ...
    Se vcs conhecem eles 2, gostaria que por favor me dissessem qual é o mais indicado!

    Curso de Piano volume 1 - Mario Mascarenhas
    Escola Preparatória de Piano: Op. 101 - Ferdinand Beyer

    obrigado

    edufaria
    Veterano
    # out/07 · Editado por: edufaria
    · votar


    2x

    luuh_pianista
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Pessoal, eu também estou estudando piano sozinha (já tocava teclado antes) e preciso de umas dicas. Já tenho uma leitura razoaaaavel, (soh ateh semicolcheias rsrs) mas não sei coisas como postura do corpo e das maos, uso de pedal, dinamica... essas coisas especificas. To estudando o primeiro livro do Czerny, Le Premier Maitre Du Piano Op. 599 e tava tocando o Prelúdio em Dó do Cravo Bem Temperado, a famosa Ave Maria Bach/Gounod.

    O que vocês acham? Devo continuar estudando assim? Devo pegar peças mais fáceis? Trocar de método? Se sim, o que vocês indicam? Como saber se to bem com a dinamica, o que fazer pra melhorar essa parte? E outra coisa: dá pra tentar vestibular com dois anos de estudo?

    Ken Himura
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    luuh_pianista
    O que vocês acham? Devo continuar estudando assim?
    Bom, pra quem tá começando é um caminho. Você tem que ver um jeito de corrigir postura, pode salvar sua vida como pianista - má postura = quase sempre a lesão.

    Devo pegar peças mais fáceis? Trocar de método? Se sim, o que vocês indicam?
    Mais fáceis? Acho que não precisa, tá na hora de subir um pouco o nível. Qual é o opus do Czerny que você estuda? Começa o Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach, aos poucos. São peças fáceis, mas podem te dar um certo trabalho agora. De método, dependendo do seu Czerny, não precisa trocar não. Mas eu indicaria um ou outro exercício do Hanon apenas pra complementar mesmo. E fazer escalas com as duas mãos, todos os dias.

    Como saber se to bem com a dinamica, o que fazer pra melhorar essa parte?
    Esta parte mais abstrata do estudo, faz parte do estudo da interpretação. Você tem que ouvir muito músicas da época e estilo das que você toca em boas interpretações pra começar a ter um bom senso estético em relação às suas próprias peças. Nesse início, seria bom você ouvir muita música, pegar várias partituras (nem que seja só pra dar uma olhada mesmo), ir no máximo de concertos que der - ou pegar bons cds ou vídeos na internet etc. Depois de você desenvolver uma boa audição (e "bom gosto"), tá na hora de aplicar à sua própria reprodução. Comece a gravar o que tocas e depois escute o mais sinceramente possível! Isto te ajuda a encontrar erros, partes onde você poderia melhorar ou explorar de outras maneiras etc. Nem sempre o que a gente ouve ao tocar é o mesmo que os ouvintes da obra.

    E outra coisa: dá pra tentar vestibular com dois anos de estudo?
    Acho que tá um pouco cedo. Mas, se quiser tentar, tente pra Licenciatura. Pra Bacharelado tá muito cedo, você não vai conseguir tocar nem metade do programa da prova.

    Se der, tente também prova pra algum curso técnico desses, geralmente em universidades públicas têm (obviamente nas mesmas onde tem o curso de graduação).

    Bons estudos! =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como começar a estudar piano por conta propria?