Violoncelo: duas opções. (Nacional X Chinês)

    Autor Mensagem
    Hanzell
    Veterano
    # jun/07


    Sei que esta é a dúvida de muitos que estão começando.
    Sim, vi que existem outros tápicos que tratam do assunto, mas não de forma tão específica... E alguns posts são meio contraditórios.

    A minha intenção, assim como a de tantos que participam deste fórum, é adquirir um modelo para estudante, ou seja, com preço entre R$ 700,00 e R$ 1.300,00... Sei que é uma variação grande, mas a intenção é a aquisição de um modelo para estudante que tenha um som aceitável, que não vá gerar problemas no aprendizado e que seja possível de vender no futuro (afinal, realmente se acertando, não se para em um modelo básico).

    Aí as duas opções são as seguintes (regulam de preço):
    OPÇÃO 1: VIOLONCELO FEITO POR LUTHIER COM MADEIRA NACIONAL
    Afinal, a madeira nacional vale ou não vale a pena?
    Vale salientar que o que pressuponho é um luthier muito habilidoso e experiente, que dá garantia para qualquer problema de regulagem. Mas, claro, se a madeira for ruim, não importa se o luthier é ninja :P (Essa é a questão, afinal).

    OPÇÃO 2: VIOLONCELO FABRICADO EM SÉRIE COM "MADEIRA APROPRIADA" (Cello chinês)
    Neste caso, todos sabem, o acabamento não é aquela maravilha, e provavelmente tem que se dar uma boa regulada no instrumento. Sei também dos problemas com o verniz destes violoncelos, que deixam o som muito fechado. Porém, sei bem, a madeira é a tida como a madeira ideal.


    Então, o que vale mais a pena? Bem feito e acabado com madeira nacional ou não tão bem feito com a madeira tida como ideal? Ou, ainda, valeria mais a pena comprar um chinês e mandar pra um luthier reinvernizar?


    Espero que este tópico não tenha sido completamente redundante. É que realmente não encontrei nenhum que se referisse ao assunto especificamente :)

    joelfarma
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Oláa...bom, na minha opinião...prefiro comprar um cello chinês pq tem a madeira boa e específica para instrumento e mandar pra um luthier ajustar as medidas da madeira e trocar o vernis...isso vai valorizar mais o instrumento e vai ficar como um veito a mão por luthir...sei pq eu toco violino e viz isso no meu...ficou exelente, quem ve e ouve pensa que é alemão...pq se for vombrar um já feito por luthier mesmo que seje de madeira nacional, vai custar mais caro, e bem mais...isso pq o cara vai colocar o preço da mão de obra dele e tambem a fama e etc...
    ...Bom agora...eu gostaria de pegar um cello , alguem sabe onde arrumar um cello chines??...violino se encontra fácil mas cello não...se alguem souber me de um toque, que seje barato tb.
    obrigado.

    Cello Voador
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hanzell,

    sou violoncelista, já tive cello de madeira nacional, já toquei em cello chinês e tenho um cello feito por um luthier com madeiras alemãs (átilo e abeto).

    Eu ficaria com o Chinês porque com o tempo o som dele vai melhorando e mais para a frente você poderia mandar trocar o verniz (no início não é tãaaao necessário). Apenas mande em um luthier para ajustar.

    O cello feito por luthier eu duvido que você encontre na faixa de preço que falou, o mais barato que vi até hoje era na faixa de 2000,00.

    Se o luthier falar pra você que vai FAZER um cello (mesmo com madeiras nacionais) por 1300,00 desconfie muuuuuito, o mais provável é que ele vá "maquiar" um cello barato e passar pra você como feito por ele. Tome muuuuito cuidado.

    Obs.: tem um aluno meu que comprou um Blaver (Chinês) e mandou trocar o verniz, ficou EXCELENTE.

    Grande abraço e boa sorte!

    Cello Voador
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ah, esqueci...
    A madeira nacional tem um som muuuuito "chocho" pra cello.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Chinês arrumado = merda com perfume.


    Logo, pega o de luthier.

    joelfarma
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    SEM DUVIDA ...COM QUEM ESTA COM GRANA SOBRANDO....PRA QUE COMPRAR UM CHINES SE PODE COMPRAR UM DE LUTHIER...QUEM TEM DINHEIRO COMPRA LOGO O DE LUTHIER....

    Hanzell
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ken Himura
    joelfarma

    Acontece que este cello feito por luthier é produzido com madeira nacional (cedro e pinho). Ouvi dizer que não é boa, ou, como disse o Cello Voador, tem som "chocho".

    Então... Como diz ali no meu post, a questão é: Bem feito e acabado com madeira nacional ou não tão bem feito com a madeira tida como ideal?

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bem feito e acabado com madeira nacional ou não tão bem feito com a madeira tida como ideal?
    Nunca confie em nada feito em fábricas chinesas, nunca é o que eles dizem ser.

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    Imagino que as dúvidas devem ainda pairar no ar para o celega Hanzell


    Mas um Cello feito por LUTHIER, no valor entre 2.000,00 e 3.000,00, qual Luthier (de verdade) sugeririam?

    Há alguma foto de um cello feito por Luthier (verdadeiro), na faixa de preço sugerido, e que vcs pudessem postar aqui pra gente vê-lo? (serve do Mercado Livre)



    Hanzell, se possível, posta uma foto do que vc comprou decididamente, e ainda, sem querer muito, querendo, rsrsrs, posta uma gravaçãozinha caseira aí, só pra gente sacar.

    Obrigado.

    Cello Voador
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    "Nunca confie em nada feito em fábricas chinesas, nunca é o que eles dizem ser."

    Ken, eu vou discordar de você. Existem instrumentos e Instrumentos chineses. Os de segunda linha realmente não compensam (custam na faixa de R$ 700 a 800). Mas também existem instrumentos chineses bem feitos (custam em torno de R$ 1800, os Blaver nível profissional são um exemplo).

    Tirando o verniz, a madeira é excelente e as medidas são todas corretas (o que você não encontra em muuuuuuitos instrumentos nacionais e mesmo em instrumentos de luthier).

    E quem me orientou a essa respeito é um renomado luthier de campinas, que restaurou um cello de um aluno meu (que ficou muito bom por sinal). Esse luthier exporta instrumentos para a Europa, principalmente violas.

    []'ss

    has4
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cello Voador

    Mas um Cello feito por LUTHIER, no valor entre 2.000,00 e 3.000,00, qual Luthier (de verdade) sugeriria? CONTATOS?

    Há alguma foto de um cello feito por Luthier (verdadeiro), na faixa de preço sugerido, e que vcs pudessem postar aqui pra gente vê-lo? (serve ATÉ do Mercado Livre)

    Hanzell ou qualquer um, se possível, posta uma foto


    Cello Voador
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    has4,
    não conheço nenhum luthier bom que faça cellos nessa faixa de preço.

    Não estou dizendo que não existe (embora eu ache difícil), mas não conheço.

    Dos luthiers que conheço, o mais barato cobra de R$ 8.000 pra cima.

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    R$ 8.000
    Cello Voador

    É... instrumentos musicais têm que ser bons mesmos... mas como não podemos, temos que nos contentar com made in china, korea (daqueles baratinhos mesmos) e por aí vai!

    Obrigado. Estou estimuladíssimo rsrsrss

    Hanzell
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Hanzell
    · votar


    "O Cello Roma 4/4 é um ótimo instrumentos com madeira selecionada,
    (tampo fundo, Faixa e Braço de Mogno e tampo Frente de Cedro)
    os nossos intrumentos tem 5 anos de garantia contra qualquer
    defeito de fa bricação sem custo adicional .Valor R$ 1400,00
    Tambem tenho Cello Romanini 4/4 de Grevilha e Pinho valor R$ 1100,00.


    Isso é o que o pessoal da Roma me respondeu :P

    Os luthiers são Antônio Marculino e Luiz Brisola... Agora não sei se eles realmente fazem todo instrumento.

    O e-mail deles é violinosroma@hotmail.com

    Conheço 3 pessoas que têm instrumentos feitos/arrumados por eles que disseram que é bem acabado.

    Mas ainda fico cabreiro com a madeira hahoai

    Cello Voador
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    has4
    É bem carinho mesmo, mas não se preocupe em comprar um profissional de início.
    Eu comecei com um Nhureson (argh!) e juntei grana por 3 anos pra conseguir comprar o que tenho hoje, uma cópia de um Matteo Gofriller de 1708.

    Mas vale muito o esforço. :)

    []'sss

    has4
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    uma cópia de um Matteo Gofriller de 1708.
    Cello Voador

    Tô sendo chato pacas, mas vai ter que ser mesmo... What's the price this one, my friend? R$ ?

    Hanzell
    O e-mail dOs luthiers Antônio Marculino e Luiz Brisola é
    violinosroma@hotmail.com , ou é da só da fábrica ROMA, ou é a mesma coisa???

    OBRIGADO aos colegas aí!

    Hanzell
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    has4
    É a mesma coisa... Eles são luthiers da Roma :D

    E... Pelo que tu se decidiu? Eu tô ficando irritado de tanta dúvida que dá comprar um instrumento caro desses (e olha que vou comprar um modelinho mais ou menos aeuihaeuh).



    Mas então... Alguém sabe me dizer se um cello de mogno e cedro é bom? :~

    Cello Voador
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hanzell,
    Mogno e cedro nãooooo!!! São madeiras "duras", não abre o som de jeito nenhum. Se for comprar de madeira nacional que seja pelo menos de pinho nacional (que é um parente do "pinho" europeu, que é a madeira "correta" para instrumentos da família do violino).

    Has4,
    hoje ele deve estar cobrando na faixa que te falei pra fazer um igual ao meu, aprox. R$ 8000,00.

    Hanzell
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cello Voador

    Engraçado... O com pinho é mais barato! (Que bom! aiuhaiue) É de grevilha e pinho.

    :D

    Mas tô começando a achar que, pra estudar, o negócio é comprar um Eagle e dar uma geral mesmo aieuhaioeua

    I.Luna
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Olá pessoal!

    Estou em busca de meu cello e vcs falam muito de reformar um chines. Porém eu pergunto: Quanto se gasta em média para estes acertos? O custo-beneficio não compensaria a aquisição de um instrumento já pronto e mais caro?

    grata desde ja

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violoncelo: duas opções. (Nacional X Chinês)