Harmonia vocal - estudo

    Autor Mensagem
    mari-b
    Veterano
    # abr/07


    Olá.
    alguém sabe onde posso encontrar material para estudar harmonia vocal? Pode ser apostila em PDF, dicas de livros, etc.

    mari-b
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    ninguém respondeu, mas não precisou. me arrumei de outra maneira. moderador, se quiser pode fechar. acredito que ninguém mais deva ter esse tipo de dúvida por aqui, já que ninguém se manifestou.

    leandro rodrigues
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    mari-b

    Calma!

    Leia isso, aqui nesse link tem alguma coisa sobre Harmonia Vocal

    Para este nível espera-se que o aluno domine, ou ao menos conheça bem os conceitos básicos de técnica vocal, e tenha bagagem musical até formação de escalas, acordes e intervalos.

    Caso você não tenha a bagagem suficiente para este estudo, não deixe de ler as considerações importantes ao fim deste estudo.

    Formação dos Naipes Vocais

    Conceitos de divisão dos naipes:

    O estudo da música erudita nos apresenta a divisão dos naipes vocais da seguinte forma:

    Sopranos, mezzo-sopranos e contraltos são considerados vozes femininas;

    Contra-tenores, tenores, barítonos e baixos são considerados vozes masculinas.

    A música moderna, porém, nos apresenta várias formas diferentes de se trabalhar padrões vocais, tornando, portanto, este conceito "limitado" no sentido de tudo quanto se pode extrair da técnica vocal nos dias de hoje. Um exemplo de que o conceito torna-se ultrapassado é o fato de que, no estudo erudito da técnica, existe uma tessitura pré-estabelecida para cada divisão, o que não ocorre na música moderna, onde um vocalista masculino pode como bem entender utilizar-se de técnicas para atingir sons pertencentes à tessitura feminina.

    Abertura - o termo refere-se ao modelo de intervalos usados para a divisão de vozes.

    Existem vários tipos de abertura vocal:

    Praticando: Experimente formar um grupo de pessoas, no mínimo quatro, e cante uma canção bem conhecida e fácil, com o acompanhamento de um instrumento. Peça pra que todos abram a harmonia vocal intuitivamente. Geralmente este tipo de abertura, muito usada em coral, é formada no padrão de terças. Agora, troque a 2ª voz pela 3ª (contralto faz a voz do tenor), e a 3ª voz pela 2ª uma oitava a baixo (tenor faz contralto, como se fosse baixo). Três vozes distintas, com intervalos maiores entre elas. Provavelmente esta abertura estará no padrão de quintas. Este tipo de harmonia é muito rico pela quantidade de harmônicos que produz na sua interpretação, dá a sensação de amplitude, como se houvessem mais pessoas cantando.

    Depois de fazer este exercício, tente colocar em evidência as notas dissonantes da harmonia. Para isto, utilize acordes com nona, com sétima e acordes "sus". Toque o acorde e distribua as notas deste acorde para os vocalistas cantarem. Deixe-os acostumarem-se com o som, e então, vá "encrencando" os acordes com alterações, como diminutos e aumentados, etc. Isto aumenta a capacidade auditiva dos vocalistas e ajuda-os a entrosarem-se melhor com a banda, sempre ouvindo a harmonia que está "rolando" e encaixando-se.

    Trabalho nos intervalos:

    Para que você tenha uma bagagem boa na realização de arranjos vocais, é necessário conhecer bem os intervalos e experimentar as aberturas em Terças, Quartas, Quintas, e Sextas.

    Estilos: Dependendo da idéia do arranjo, utilizam-se intervalos próprios a fim de gerar o clima ideal.

    Exemplo: No pop-rock é difícil utilizar na abertura vocal intervalos de terça. Embora sejam muito comuns em outros estilos, ficamos nos perguntando o que é aquele detalhezinho que falta no vocal pra deixar o som legal. Na verdade, o vocal canta muito intervalos de segunda maior, e quarta justa, e quando não, em quintas. Pra desenvolver isto, coloque um cd ou dvd do estilo que você quer aprender e observe o trabalho vocal. Comece a cantar junto e faça a análise harmônica do que aquele vocalista está fazendo, por exemplo, quando soa aquela nota, você deve saber que grau é aquele, se uma nona, uma sétima, uma segunda, etc. Depois você precisa analisar que grau aquele representa em relação à melodia. Ex: Se a melodia estiver no quinto grau e o vocal estiver cantando um sexto grau, então este intervalo é de segunda maior..

    Dinâmica - Também se utiliza a dinâmica vocal para conseguir o efeito desejado de som vocal, tais como: agressivo, alegre, melancólico, suave, jovem, forte, vigoroso, introspectivo, reflexivo, sensível, etc. Saber como cantar e quando cantar é essencial para um vocalista. Aquele backing-vocal que fica cantando o tempo todo, enchendo todo o espaço de frases bem elaboradas e dobrando todas as notas da harmonia acaba se tornando um chato. Isto porque ele colabora para poluir a música, deixando-a "suja". Às vezes é necessário suavizar, "baixar a bola" mesmo. Nem sempre todos os vocais cantam ao mesmo tempo, fica muito bom se de repente soa apenas uma voz com a melodia, cantando mais forte, as outras só dando um suporte. Use a criatividade e o bom senso.

    Scat - É a utilização de sons vocais como onomatopéias, com o objetivo de imitar instrumentos musicais. Esta técnica é comum em canções a capella, mas também pode ser utilizado em arranjos de lead vocal. Experimente cantar uma melodia só com sons tipo - Dah, dah, com a harmonia aberta.

    Seria isso?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/07
    · votar


    mari-b
    Teria sido melhor se tivesse postado no fórum certo. Esse é o de Música Erudita.

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    harmonia vocal voce só acha em musica erudita!! agora se for a tradicional aqui é o lugar certo, se for pra popular voce tem que pegar um pouco das técnicas mecanias, pois vai funcionar melhor!!

    minha dica, o livro do schoenberg é onde voce acha com facilidade por ae

    Darkk
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    mari-b

    Tenho um material que de repente pode ser útil.
    http://www.esnips.com/web/HarmoniaTonal

    Depois, deixa um post só pra saber se foi útil ou não.
    Abraço!

    Jiuvaskala
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Darkk

    Olha, eu achei esse tópico por acaso justamente qdo eu tava pensando em como achar uma apostila explicando sobre Harmonia. Baixei as duas apostilas e estou curtindo. =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia vocal - estudo