Análise de músicas "comuns"

    Autor Mensagem
    Sashsiam_2
    Veterano
    # mar/07


    Desde que comecei a estudar piano e a gostar de música erudita, comecei a prestar mais atenção também nas outras músicas, vendo não a letra delas mas sim a melodia, tentando descobrir o sentimento por trás das notas, enfim, analisando a música.

    O objetivo desse tópico é analisar algumas músicas não-eruditas do modo como avaliaríamos uma erudita. Claro, sem pegar muito pesado. Gostaria que cada um pensasse numa mpusica não-erudita cuja melodia toque o coração, coloque-a aqui e diga o que acha dela.


    Nos últimos tempos, tive que aprender no clarinete o Hino à Bandeira. Uma canção patriótica dedicada à bandeira nacional (grande descoberta!) cujos versos iniciais são (para o pessoal se lembrar da música):

    Salve lindo pendão da esperança
    Salve símbolo augusto da paz
    Tua nobre presença à lembrança
    A grandeza da pátria nos traz...

    Acho a melodia dessa música bastante tocante, algo melancólica, especialmente quando tocada em andamento bem lento. Apesar disso, sua construção é bastante simples.

    Ata
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Ata
    · votar


    O álbum The Final Cut, do Pink Floyd, é algo que me toca bastante. Um dia, peguei o violão e resolvi dissecar o disco inteiro. Guitarras, violão, baixo, saxofone, sintetizador, voz, piano, trompete, violino, violoncelo. Resultado: apenas uma das faixas (The Gunner's Dream) apresenta alguma riqueza harmônica. As outras, são progressões muito simples, basicamente de tríades diatônicas, grande parte do tempo só com acordes de I, IV e V graus.

    O grande ponto forte, é que, atravéz de muitas variações timbrísticas e dinâmicas, eles conseguem manter um interesse grande. Sem contar as colagens sonoras. Visto que é um disco inspirado na Segunda Guerra mundial, volta e meia aparece um tiro junto com uma batida na caixa, ou um grito de general.

    Sem falar na letra, e na história que o disco pretende contar. É, sem falar, mesmo, já que não é a idéia do tópico.

    Sashsiam_2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Também dá para achar muita coisa boa em musicais. Eu gosto especialmente do Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Weber (mas, ao contrário da maioria dos fãs, acho o tema do musical, "The Phantom of the Opera", a música mais sem graça da peça toda).

    Vale a pena ouvir:

    - Point of No Return: a melhor, na minha opinião. Não é música de uma escutada, precisa ser ouvida várias vezes para conseguir captar a sua melancolia e se emocionar. Peca por ser repetitiva (como tudo no musical).

    - Music of the Night: essa dá para ouvir prestando atenção na letra, que é bem bonita (até porque o maravilhoso tema principal repete bastante).

    Apesar da densidade dessas músicas, a construção delas não tem nada de mais (não sei por que, mas adoro música simples e bela, acho que não tenho ainda uma vivência musical para apreciar as peças mais complicadas, deve ser por isso que sou viciado em Mozart).

    Sashsiam_2
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Ata
    O grande ponto forte, é que, atravéz de muitas variações timbrísticas e dinâmicas, eles conseguem manter um interesse grande. Sem contar as colagens sonoras. Visto que é um disco inspirado na Segunda Guerra mundial, volta e meia aparece um tiro junto com uma batida na caixa, ou um grito de general.

    Já ouviu a Abertura 1812 (ou 1912, não tenho certeza), do Tchaikovsky? Aquela que tem os canhões disparando no final.

    fã de mp3
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: fã de mp3
    · votar


    Já ouviu a Abertura 1812 (ou 1912, não tenho certeza), do Tchaikovsky? Aquela que tem os canhões disparando no final.

    1812. A obra comemora a mal-sucedida invasão das tropas francesas de Napoleão à Rússia (foi quando Napoleão perdeu a guerra :).

    Se fosse no séc. XX, seria mais ou menos assim:





    Tem vááárias coisas rotuladas como popular ou folclórica (ou o rótulo que for) que (")tocam o coração("). Coisas simples, até. Quando, por exemplo, ouço Beatles, ou me pego cantarolando as melodias, sempre sinto alegria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Análise de músicas "comuns"