violino stradivarius cremonensis anno 17

Autor Mensagem
Français
Veterano
# out/07
· votar


Desculpem, mas não resisti: quem tem o Strad de 1720, da era pré-Messias (o maior), mande apenas as dimensões. Nem preciso de foto para dizer se é uma cópia (o que já seria alguma coisa...) ou se é apenas um violino com uma etiqueta. Eles foram feitos segundo formas, e houve mudanças (em 1722 ele mudou de novo). Posso conferir as medidas pois as tenho todas. Meça: (1) comprimento do corpo (medir pelos fundos, da base até onde o braço se encaixa, sem incluir a "nocceta", só o fundo mesmo), (2) ombro superior (lado a lado, na parte mais "gorda", (3) ombro inferior, idem, (4) largura (violido de lado, medido no corte em "C") e (5) comprimento de corda (esse variável, mas dá pra saber se foi alterado), da pestana ao cavalete. Mas só meça a parte que vibra, entendido? Isso feito, já é um ponto de partida para entender a procedência do "Strad", onde ele foi feito. A idade da cópia só vendo.

Kobberminer
Veterano
# out/07
· votar


Adoro o senso de humor desse fórum! (2)

Falando em Stradivarius, meio que fugindo do assunto...
Pra quem viu o filme O Violino Vermelho, afinal, aquele instrumento era ou não um stradivarius? (na história do filme, claro)

Kobberminer
Veterano
# out/07
· votar


Ahh, e na dúvida, tasque Carbono 14 no corpo do suposto Stradivarius...

Vai perder uma obra-prima (caso seja verdadeira), mas já que já derreteram a Jules Rimet, eu não creio em mais nada mesmo...

Français
Veterano
# out/07
· votar


O violino vermelho existe, sim, é um Strad de cor avernelhada, não comum para Strads, e está em poder de Elizabeth Pitcairn, de Los Angeles, que o recebeu em doação (uau) de seu avô, que o adquiriu há uns bons anos po 1.6 mi (USD). É apelidado "Mendellsohn", pois há registros de membros da família do compositor tocando o violino. É do ano 1720, fase de ouro, e "rouba a cena" em todos os recitais de Beth, qu além de ser uma virtuose é linda. No filme, Joshua Bell toca o violino em background. Mas a história do sangue da mulher no verniz.hummm, isso é coisa de filme mesmo. A revista Strings de novembro vai trazer uma matéria sobre o violino e a Beth, com uma bela capa. Quem quiser ver, vá no http://www.stringsmagazine.com/issues/pastissues/toc.asp?IssueID=901

cir
Veterano
# jul/09
· votar


Possuo um violino que na etiqueta diz: "Antonius Stradivarius 4; cromo faciebat anno 1681- HD Junior; Markneukirchen-i.sa". Está no Brasil há mais de cem anos. Gostaria de receber informações sobre este violino.

Starry night
Veterano
# jul/09 · Editado por: Starry night
· votar


Possuo um violino que na etiqueta diz: "Antonius Stradivarius 4; cromo faciebat anno 1681- HD Junior; Markneukirchen-i.sa". Está no Brasil há mais de cem anos. Gostaria de receber informações sobre este violino.

Cir
O única jeito de ter informações confiáveis seria levar seu violino a um especialista (difícil encontrar no Brasil). Pela etiqueta, trata-se de uma cópia de um modelo Stradivarius de 1681 (o modelo, não a cópia) feito na cidade de Markneuekirchen pelo luthier HD Junior (bem "junior" não é lá muito alemão :-) ). Markneuenkirchen é a Meca da luthieria alemã, também é conhecida como a Cremona alemã, devido à sua longa tradição na fabricação de intrumentos musicais, desde o século 18. Se seu instrumento realmente tiver mais de um século, estando em boas condições, pode ter um valor razoável, mesmo sendo apenas uma cópia do modelo Strad. Seria legal que um violinista experiente o tocasse, só pra ter uma idéia da qualidade do som. Boa sorte!

cir
Veterano
# jul/09
· votar


Starry night
Muito obrigado pela informação, foi muito esclarecedor para mim.

guygo
Veterano
# mai/13
· votar


entao realmente ele existe!!!
Bah acabei de ve o filme. nao faz nem dez minutos. um baita filme....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a violino stradivarius cremonensis anno 17