Técnica para o 5º dedo

    Autor Mensagem
    Sashsiam_2
    Veterano
    # nov/06


    Comecei a tocar piano há pouco tempo (cerca de 2 anos e meio) e noto que meus dedos mínimos, especialmente o esquerdo, têm menos força que os outros, o que me atrapalha, por exemplo, para manter a mesma intensidade durante trechos onde os utilizo junto com os dedos "fortes".

    Alguém poderia me indicar exercícios para deixar meus mindinhos com a mesma força que os outros?

    Ah, e aproveitando o tópico: na hora de tocar, o dedo mínimo deve estar estendido ou curvo como os outros? É normal que ele dobre só a ponta na hora de apertar a tecla?

    Dogs2
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Sashsiam_2
    Alguém poderia me indicar exercícios para deixar meus mindinhos com a mesma força que os outros?


    vamos por parte

    Ninguém nasce sabendo tocar piano. Vc tem pouco tempo (cerca de 2 anos e meio) tocando. O melhor exercício para a força de todos os dedos serem iguais deve ser a prática do piano, né?
    Afinal, acho que Mozart não ficava o dia todo malhando o dedo mindinho. Mas era um cara que tinha muita prática, começou desde pequeno, e foi consequência ele ter a força igual em todos os dedos.

    Eu sou cafona mesmo, pra mim o melhor exercício é praticar no piano mesmo

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Sashsiam_2

    Alguém poderia me indicar exercícios para deixar meus mindinhos com a mesma força que os outros?

    olha, como o Dogs2 falou, acho q o melhor eh treinar mesmo, vc pode eh tentar tocar frases q usem bastante o mindinho, tente naum trocá-lo por outro dedo pra facilitar, por mais difícil q seja, use o dedinho


    Ah, e aproveitando o tópico: na hora de tocar, o dedo mínimo deve estar estendido ou curvo como os outros?

    vc deve relaxar ele, nunca deixe a mão tensa, sempre relaxada.

    É normal que ele dobre só a ponta na hora de apertar a tecla?

    se ele curvar pra trás vc está fazendo errado, nunca "quebre" o dedo pra tocar, agora se ele se curva um pouco para dentro da mão acho q eh normal sim, tocar com o dedo totalmente esticado naum dá neh

    Sashsiam_2
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Sashsiam_2
    · votar


    Fabio Giovani
    Se faço uma pressão para baixo com um dedo qualquer, ele fica "inteiro". Quando esse dedo é o mínimo, o quinto matacarpo não agüenta e empurra o dedo para baixo, de modo que ele fique completamente reto, com exceção da ponta (isso é "quebrar" o dedo?).

    Bolei dois pequenos exercícios: em um deles, posiciono a mão como se fosse tocar e a forço contra uma superfície dura (faço de conta que estou tocando um acorde), tomando cuidado para que o 5º dedo não "quebre" e sustento a pressão por algum tempo. Com o tempo, pretendo aumentar a pressão aos poucos, sempre respeitando o limite do dedo, e, quando estiver com resistência suficiente, tocar acordes num piano de verdade.
    No outro exercício, eu simplesmente toco uma nota qualquer com o 5º dedo, com o máximo de força que ele pode suportar sem "quebrar". Com o tempo, vou aumentando a intensidade, sempre respeitando o limite do dedo.

    Você acha que isso pode ajudar ou que estarei perdendo tempo? Só poderei falar com minha professora na quinta, e não posso ficar sem tocar até lá.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    geralmente treinar escalas resolve muita coisa: fraseado, notas limpas, força iguais nos dedos, posição das mãos

    Ata
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    A boa e velha paciência

    Tocar tudo muito devagar, relaxado e limpo ajuda você a tocar como deveria. Tocar rápido é conseqüência.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnica para o 5º dedo