Compositores, obras e épocas preferidas

    Autor Mensagem
    _music_4_ever_
    Veterano
    # set/06


    Olá a todos!

    Criei este tópico para que se possa discutir sobre as nossas preferências sobre compositores, obras e épocas eruditas.

    Eu penso que seria interessante ver quais os mais apreciados, etc.

    Ata
    Veterano
    # set/06
    · votar


    César Franck - Cantabile (em B Maior).

    Órgão de Tubos.

    Acordes diminutos soando incrivelmente consonantes, tamanha a destreza do compositor em conduzir as vozes. Modulação cromática, frases beirando a atonalidade, riqueza timbrística, ótimo aproveitamento do instrumento.

    Senhoras e senhores, um gênio.

    Dogs2
    Veterano
    # set/06
    · votar


    pra mim onde ocorreu as paradas mais fodas foi no começo do séc. XX

    John Cage, Schaeffer, Varèse... eu gosto da filosofia deles

    _music_4_ever_
    Veterano
    # out/06 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Ata
    César Franck - Cantabile (em B Maior).

    Órgão de Tubos.

    Acordes diminutos soando incrivelmente consonantes, tamanha a destreza do compositor em conduzir as vozes. Modulação cromática, frases beirando a atonalidade, riqueza timbrística, ótimo aproveitamento do instrumento.

    Senhoras e senhores, um gênio.


    Wooow! Pelo que descreve deve ser uma cena mesmo à frente! Tenho de ouvir essa peça.

    Eu gosto mesmo de música barroca mas também aprecio o romantismo e a música erudita do início do séc XX (já toquei uma toccata-fanfarra de Thomas Richner e gostei bastante do som).

    _music_4_ever_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Assim de compositores, o meu de eleição é J.S. Bach, mas também gosto de Couperin (o 2º preferido), Lizst, Paganini, Vivaldi, Haendel, Pachelbel, entre outros que estou começando a ouvir para expandir os meus horizontes e não me centrar tanto em Bach.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Eu curto o Sergei Rachmaninoff... :D
    Em especial o Piano Concerto N. 3 e o Rhapsody on a Theme of Paganini.
    São sucessões perturbadoras de temas agressivos e suaves, além de virtuosismo.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Rachmaninoff
    Eu curto o Sergei Rachmaninoff... :D

    Ouvi dizer que as obras dele estão plas mais difíceis....

    Toca piano?

    Ata
    Veterano
    # out/06
    · votar


    _music_4_ever_
    Ehehe, apenas quis ser interessante no que escrevi.

    Toca piano?
    Desculpe-me, Rachmaninoff, por responder no seu lugar. O Rodrigo César entra pouco no fórum, então talvéz nem veja a tua pergunta. Ele não toca piano, toca guitarra, pelo que me consta.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Ata
    Ehehe, apenas quis ser interessante no que escrevi.
    lol. Não nem por isso. Já estou pra ouvir essas peças desde há muito. E estão sempre a falar bem delas (e como eu sou organista...).

    Quanto a Rachmaninoff pelo que oiço falar deve ter sido um pianista virtossíssimo e grande compositor também, mas não posso falar muito porque não estou muito à vontade nessa época.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    _music_4_ever_
    Assim de compositores, o meu de eleição é J.S. Bach, mas também gosto de Couperin (o 2º preferido), Lizst, Paganini, Vivaldi, Haendel, Pachelbel, entre outros que estou começando a ouvir para expandir os meus horizontes e não me centrar tanto em Bach.

    credo...já aprendi tanta coisa só num ano e meio...rsrsrs

    Continuo a adorar Bach, aliás knt mais tempo passa, mais aprecio a sua música... :) ainda ninguém o destronou...rsrsrs A minha prof de história da música e de análises e técnicas de composição tem esperanças de ke um dia algum compositor venha e o destrone nas minhas preferências, mas até agora (e já chegámos ao séc. XX!) nenhum o conseguiu.... rsrsrsrsrs

    Mas já não me centro tanto nele. Aliás ultimamente tenho dado bastante atenção à música barroca ibérica. Adoro esse estilo :)
    E o Debussy tem peças geniais! Bastante originais... Isto para nem falar no Stravinsky, mto minuncioso, um mestre na orquestração. Fiz deles e de Bach meus professores de composição :)

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Acredito que nao podemos comparar compositores, pois cada compositor teve seu estilo proprio de compor e um semtimento envolvido em cada composiçao. Mas, cada um em sua época, Bach e Beethoven alcançaram o cume da musica erudita.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    heinrick
    Acredito que nao podemos comparar compositores,
    Sim, se forem de estilos diferentes, como Mozart e Bach. Agora, já se forem do mesmo estilo, penso que será legítima a comparação.

    Mas, cada um em sua época, Bach e Beethoven alcançaram o cume da musica erudita.

    E outros também...

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    _music_4_ever
    Agora, já se forem do mesmo estilo, penso que será legítima a comparação.
    Acredito que nao.
    Por exemplo. Vamos comparar Mozart e beethoven (ambos classicistas). Como podemos comparar suas musicas sendo que os dois expressaram sentimentos diferentes em suas composiçoes?
    tudo bem comparar gostos nossos, mas nunca comparar "um ser MELHOR " que o outro! Cada um tem seu alto valor!
    concordemos nisso.

    silvG8
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    pra mim, o melhor compositor é Chopin.
    eu gosto bastante dos compositores do romantismo como Chopin, Liszt e Tchaikovsky.
    gosto também dos compositores do século 20, principalmente Rachmaninov!

    saber assim qual é a obra preferida é meio complicado... além de gostar muito dos supracitados adoro também Mozart e Beethoven. tudo é muito singular e dizer a obra preferida vai ser meio que uma mentira.
    mas, contando mentira, acredito que minha obra preferida seja a Ballade no 1 de Chopin!

    heinrick
    tudo bem comparar gostos nossos, mas nunca comparar "um ser MELHOR " que o outro! Cada um tem seu alto valor!
    concordemos nisso.

    CONCORDO!!

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    falando em épocas, gostaria de começar uma discussão sobre as escolas musicais. queria entao começar pelo Barroco.
    Depois de muitas pesquisas, eu consegui captar as ideias centrais desse estilo musical e ajuntei no seguinte texto:

    Barroco

    Cronologia
    - Início: 1600. Surgimento da Ópera por Cláudio
    Monteverdi.
    - Término: 1750. Morte de Johann Sebastian Bach.

    Momento Histórico - Reforma x Contra-Reforma
    - Mercantilismo.
    - Iluminismo.
    - Revoluções Inglesas.
    - Luis XIV.

    Características
    - Basso Contínuo
    - Contraponto (polifonia).
    - Harmonia Tonal.
    - Uso exagerado de ornamentos.
    - Surgimento da Ópera.
    - Desenvolvimento da Instrumentação.
    - Desenvolvimento da orquestra de câmara.
    - Desenvolvimento da polifonia.
    - Dramaticismo grego.
    - A musica passa a ser escrita (Desenvolvimento da notação musical).
    - Modulação tonal.
    - Uso dos modos jônico e eólio.
    - Técnica das 'Notes Inégales', (Substituição de notas pontuadas por notas não pontuadas).

    - Principais gêneros e estilos:

    • Instrumentais: Concerto grosso,
    Fuga, Suíte, Allemande, Courante, Sarabanda, Gigue, Gavota, Minueto, Sonata, Partita, Canzona, Sinfonia, Fantasia, Ricercata, Toccata, Prelúdio, Chacona, Passacaglia, Prelúdio Coral, Stylus fantasticus, Suíte,Ritornello.

    • Vocais: Ópera, Zarzuela, Mascarada,
    Oratório, Paixão, Cantata, Missa, Hino,
    Monodia, Estilo coral.


    - Principais compositores:

    Giovanni Pierluigi da Palestrina
    William Byrd
    Claudio Monteverdi
    Heinrich Schütz
    Jean-Baptiste Lully
    Dieterich Buxtehude
    Marc-Antoine Charpentier
    Heinrich Ignaz Franz von Biber
    Johann Pachelbel
    Arcangelo Corelli
    Henry Purcell
    Alessandro Scarlatti
    François Couperin
    Tomaso Albinoni
    Antonio Vivaldi
    Georg Philipp Telemann
    Jean Philippe Rameau
    Johann Sebastian Bach
    Domenico Scarlatti
    Georg Friedrich Händel
    Giovanni Battista Sammartini
    Giovanni Battista Pergolesi

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Aos amantes de violino, estamos comentando a musica violinistica barroca em:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/198743/p0#5626708
    passe la e deixe suas ideias, pareceres e duvidas.

    _music_4_ever_
    Parabens pelo seu amor a musica. Continue assim que enquanto existirem pessoas como voce e todos nos, a musica pura nunca vai morrer. Parabens pelo seu trabalho e de todos desse forum!

    viva os amantes da musica erudita!!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Por exemplo. Vamos comparar Mozart e beethoven (ambos classicistas). Como podemos comparar suas musicas sendo que os dois expressaram sentimentos diferentes em suas composiçoes?
    Beethoven é transição. É possível comparar Mozart com ele até a época da Eroica, só.

    As melhores comparações classicistas são entre Mozart e Haydn.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    heinrick
    Vamos comparar Mozart e beethoven
    Beethoven era um classicista mais virado para o romântico. Muita gente o considera mais romântico que clássico.

    Pardal
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Pardal
    · votar


    Eu realmente gosto muito de Liszt, Bach e Villa-Lobos. Claude Debussy também, claro. De Bach eu gosto do Prelúdio da Suíte BWV 1006, originalmente para violino, mas eu prefiro no violão mesmo...

    de Debussy, como é de praxe, Clair de Lune e A Catedral Submersa (esqueci como é o nome em francês, perdões). São as mais manjadas, mas têm motivo.

    De Villa-Lobos, gosto dos estudos pra violão, em especial o 2, 5, 10 e 11. Gosto de várias outras coisas, mas não me lembro agora...

    Gosto de Vivaldi, das quatro estações, em especial o Inverno. Mais manjado impossível.

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Realmente Beethoven foi um musico pré-romantista. Mas peguei só como exemplo. Poderia ter sido Schubert e chopin! Tudo bem! cada um com sua opinião, desculpe. Só acho que comparar compositores não é legal. Mas isso é diferente de nossos gostos.
    Eu, por exemplo, adoro Bach, mas isso não significa que ele seja melhor que ninguem, entendem?

    _music_4_ever_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    heinrick
    Eu, por exemplo, adoro Bach, mas isso não significa que ele seja melhor que ninguem, entendem?
    Melhor do que algum compositor ele é. Por causa da técnica e da sensibilidade melódica.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pardal
    A Catedral Submersa (esqueci como é o nome em francês, perdões).
    La Cathedrale engloutie.

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    tudo bem Forever, é a sua opiniao! Eu respeito!

    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Meu período favorito é o Classicismo, com seus expoentes máximo Mozart e Haydn. Beethoven não é clássico nem romântico, é beethovista :P eu gosto de algumas coisas dele.

    Nos últimos dias tenho me submetido à uma overdose de Bach para aprender a gostar. Gostei muito de ouvir as fugas do Cravo Bem Temperado e os Concertos de Brandenburgo. Acontece que ouvindo Bach eu vou curtindo a música, que é linda, mas quando chega no meio eu já não lembro mais do início, sabem? É como uma sucessão de momentos, eu não consigo entender as músicas como um todo. A solução é continuar ouvindo :P Às vezes eu me perco totalmente, aquele monte de notas vai passando sem parar e eu não vejo lógica nenhuma. Notei que pra ouvir Bach tem que estar concentrado.

    De resto, escuto Chopin com muita moderação, e Tchaikovsky. Tem mais, só que não me lembro agora.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Sashsiam_2
    Notei que pra ouvir Bach tem que estar concentrado.
    Isso depende muito da pessoa e da forma como quer apreciar a obra. Eu por exemplo quando estou ouvindo Bach, se for uma obra que não conheço muito, costumo estar concentrada, para poder apreciar o que ele faz. Mas depois, passadas as primeiras vezes, gosto de me perder nos pormenores e me deixar conduzir por ele, pelos molhos de notas que seguem rumo a um novo acontecimento. Bach é como um puzzle. Todas as notas encaixam no seu devido lugar.

    heinrick
    há sempre alguma hierarquia. há sempre os melhores de cada área. no desporto, por exemplo, há sempre aqueles que vencem. na música é igual! Há compositores que são melhores que outros, pela sua técnica melhor desenvolvida ou pela sua sensibilidade musical. Por alguma razão, na música erudita, Bach é muito mais estudado que, por exemplo, Sherer (que foi da mesma época e do mesmo país. e nem sei se escrevi o nome do sr correctamente..rsrs).

    heinrick
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    realmente
    ha compositores q naum tem nem comparaçao

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compositores, obras e épocas preferidas