Não tente aprender violino sozinho. Ou pelo menos não com a nossa ajuda.

Autor Mensagem
Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


Popular não é tão livre assim (para mim), apenas possuem regras diferentes da música erudita.
Pô, como não? Vê o jazz e a mpb, por exemplo. Normalmente, cada músico é livre pra improvisar em cima da seqüência ritmo-harmonico-melódica básica da música e isso é até incentivado.

Pra música de concerto é mais difícil e incomum acontecer, mas não quer dizer que não aconteça. Tradicionalmente, as cadências e os bises deveriam ser em forma de improvisação, por exemplo.

Agora, quanto a divisão da música em "erudita" e "popular" eu digo:

Eu parto da idéia que a música Erudita é voltada à execução em salas de concertos, sendo pouco mais rebuscada que a popular, mais direta.

Claro que tem misturas! Toda cultura produz sua música, é impossível não assimilar alguma influência popular. Quem aqui nunca ouviu alguma música do tipo "Ciranda cirandinha" ou do Pixinguinha, Djavan, entre outros?

Pra mim, a diferença tá nos detalhes. A Erudita abusa do "polimento de detalhes", tudo é muito bem pensado e controlado, até coisas mínimas como a ressonância dos sons no corpo dos instrumentos e vibrações por simpatia das cordas de uma seção quando você tocar determinada coisa numa outra. Outra, as ligaduras e articulações do som (diferentes maneiras de dar arcada, soprar, bater etc) são muito exploradas durante a composição pra obter efeitos e colorações diversas.

Enquanto a música popular é mais livre, você pode usar a articulação que quiser desde que soe bonito e com as notas certas, por exemplo. E isso, neste estilo, geralmente não causa muita diferença, entre as opções.

Outra coisa legal de ser observada: a voz. Na música erudita o texto (letra da música), quando tem, fica normalmente em segundo plano - o principal é a melodia da voz. Enquanto que na música popular, a letra tem mais presença, você quer passar ela como mensagem.


Dórico
Veterano
# jan/09 · Editado por: Dórico
· votar


Ken Himura
"livre" q me referi foi sobre seguir regras. Cada um com suas regras.

Engraçado, acabei de achar um post aqui no cifra club, bem completo sobre o assunto. Acho q esclareceu minhas dúvidas sobre as diferenças. Eu sempre reparei q erudito e popular era meio q tratado como um "estilo" musical, o q sempre achei estranho e meio errado. Vai aí abaixo:

<a href="http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/86700/" target="_blank">http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/86700/</a>

Dórico
Veterano
# jan/09
· votar


Interessante. Sempre achei que não se estudava improvisação na música erudita. Por isso eu fiz as perguntas, para ver se pescava algo novo para mim. Se conhecer algum link com assuntos interessantes e q possa me passar, eu agradeceria. ABraços!

seijurouhiko
Veterano
# jan/09
· votar


existem aulas no you tube.. e se vc tiver algum amigo bom em musica.. ajuda...
mas acho que vale a pena tentar aprender sozinho sim.

Dórico
Veterano
# jan/09
· votar


hmm, ótima idéia seijurouhiko. Achei mesmo algumas vídeo aulas com técnicas de arco. Obrigado pela dica, abração!!

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


existem aulas no you tube.. e se vc tiver algum amigo bom em musica.. ajuda...
mas acho que vale a pena tentar aprender sozinho sim.

Pela milésima vez: Se é pra tocar por diversão, não tem problema, dá pra ser autodidata. Se é pra tocar profissionalmente, NÃO TEM COMO.

Dórico
Veterano
# jan/09
· votar


Hhehe, não precisa ficar nervoso.

(por obs.: quanto vc está combrando pela aula Ken Himura?)

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


Dórico
Hahahaahahah =P

Depende, quantas vezes por semana? xD

Dórico
Veterano
# jan/09 · Editado por: Dórico
· votar


Eu concordo contigo. Até para brincar com o instrumento, não é fácil nada fácil iniciar. É meio q ilusão querer aprender sem aulas. Possível é, mas perde muito tempo para aprender pouco, além da falta de consistencia no q se aprende. Os caras q conheço q sacam bastante de música e nunca pegaram aulas, mesmo trabalhando hoje, profissionalmente, levaram cerca de 10 anos para pegarem o q se pega em 1 ano com um excelente professor (digo um professor bom, e se possível com materiais didáticos próprios).

o violista
Veterano
# mar/09
· votar


Música erudita esta baseada em reglas muito rigidas, debido a profundidade e tempo que parte da humanidade dedicou e dedica, por iso para vocé querer fazer parte de uma orquestra ou trio o que for de esa música presisa estar dentro de determinados padroes. Hayo que quem quer tocar popular (especialmente jazz, blues, rock)não é bom entrar em conservatorio ou estudar com profesores eruditos, debido que as escalas utilizadas são muuuuuito diferentes. Normalmente em música popular (jazz, etc.)dificilmente o nunca vocé vai tocar algo que tenha a ver com uma escala mayor ou menor, entáo e absolutamente ridículo ficar treinando dias, anos....algo que vocé não vai usar quasi nunca, entáo melhor vocé treinar escalas pentatónicas, graos de 3a.,4a., 5a. 7a.menor e por ahí vai. Esto último vocé não estuda em conservatorio, então não perda seu valioso tempo e zapateiro a teus zapatos. Confíe em seu taco e seu ouvido, porque se vocé gosta de tocar, naturalmente teim um bom ouvido. Esqueça todos os medos que le forom inculcados em relação a tudo isto e pé na estrada, se presisar de profesor......vai, se não ...chau profesor...e....toque, toque e toque, porque não teim outro secreto.

tiagosantoslt
Membro Novato
# out/13
· votar


Músico aprende a tocar violino pelo YouTube
http://ricmais.com.br/sc/cultura/videos/musico-aprende-a-tocar-violino -pelo-youtube/

Babooturbo
Veterano
# fev/14
· votar


O problema de aprender sozinho, é se acostumar com posições erradas e depois para consertar será difícil.

E quando vc toca com uma orquestra, vc aprende de ouvido a acompanhar o ritmo do todo, pois as vezes alguns se atrapalham.

raul06
Membro Novato
# ago/20
· votar


Saiba como aprender a tocar violino sozinho do básico ao avançado sem esforço nenhum

-Editado pela moderação-

-Regras do Fórum Cifra Club-

3. É proibido!
3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum;
3.4. Fazer propaganda de outros sites ou aplicativos;

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não tente aprender violino sozinho. Ou pelo menos não com a nossa ajuda.