Não tente aprender violino sozinho. Ou pelo menos não com a nossa ajuda.

Autor Mensagem
Ata
Veterano
# mai/06


Pessoal

Só nessa primeira página tem uns 5 tópicos de gente fazendo perguntas de como segurar o violino, o arco, como ferir as cordas, e o mais incrível, gente perguntando sobre como afinar notas no violino.

Pra conseguir uma afinação considerável, vai muito tempo. O que um professor vai fazer é te ensinar mais pela posição dos dedos do que pelo som, no começo. Se tu não tiver muita noção de solfejo e uma boa percepção harmônica e melódica, o que eu posso te dizer é: não tente, procure um professor.

Se tu já tiver uma boa noção, souber cantar escalas e reconhecer intervalos, ainda assim eu recomendo não tentar aprender sozinho devido à complicada técnica do violino.

Se não tiver como ter um professor, toque outra coisa, algum instrumento temperado, daqueles que tu não precisa "encontrar" a nota de ouvido.

Não estou querendo dizer que violno seja um instrumento absurdo de se aprender, mas pra tocar direito, tu tem que conseguir abstrair, escutar mentalmente a escala e a melodia da música, só assim tu vai saber se tá afinado.

Por exemplo, eu considero trompete tão difícil quanto violino. Mas trompete dá pra começar sozinho. Por quê? Porque as notas estão todas ali, marcadas precisamente, é só saber quais pistos pressionar. No violino, milímetros fazem uma grande diferença na afinação.

Se ainda assim vc quiser tocar violino sozinho, faça o seguinte teste. Pegue uma partitura de uns 15 compassos que tu nunca tenha escutado, toque a nota inicial num instrumento qualquer e cante as notas da partitura até o final. Segure a última nota e confira a afinação. Se a afinação se manteve, parabéns. Procure um professor. Vai precisar de menos tempo de aula.


Bons estudos.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


o incrivel é que tem um topico logo acima sobre violino!!

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Pois é.

Outra coisa interessante é que antes de criar o tópico vc tem que confirmar que já usou a busca. E agora, enquanto cria, já aparece uma janela com tópicos relacionados.

Catarina Silva
Veterano
# mai/06
· votar


Bom POst =)

Realmente é um pouco absurdo, apesar de eu ja´ter perguntado aqui como se afinava o violino (depois de ter partido uma corda) =P

para alguém disso, quem quer aprender, não é com teoria que se aprende a ser um bom violinista, apesar de ajudar um pouco não há nada como ter um bom professor.

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


Ata

Falou o dono da verdade. Vc pode NÃO querer ajudar, mas e os outros?

Você sabe se alguém quer ajudar ou não?

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


a questao aqui é o seguinte, violino é instrumento dificilimo pra aprender sozinho, primeiro, ele nao é um instrumento temperado entao o ouvido é o ator principal da parada, e isso nos nao podemos ajudar!! acontece que o pessoal sempre escreve o mesmo topico com o mesmo assunto!! e tem um topico fixo so de violino nao custa nada dar uma olhada!!

a gente ajuda mas so até um certo ponto. violino é dificil, junta uma grana e procura um professor pois vai ser muito melhor que pedir dicas aqui no forum!!

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


Jabijirous

Lógico que não da pra ensinar a TOCAR, quando eu mencionei ajudar, eu quis dizer em se tratando de teoria musical, partituras, midis, e música em geral.

P.S: Repito: Ensinar em termos de Teoria musical, partituras, midis, outros.

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


TONY BLANCO
Falou o dono da verdade
Não é o que parece, pelo meu texto. Foi uma simples exposição de idéias.

Vc pode NÃO querer ajudar, mas e os outros?
Não se trata de querer, se trata de poder. Eu estou escutando a afinação do pessoal que freqüenta o fórum? Então como vou ajudar? Se fosse um trompete, eu diria "pressione o pisto 1 e isto é um Fá". Não tem erro. E no violino? Eu posso ajudar um amigo aqui na minha cidade, inclusive já fiz. E pela internet, man?

Você sabe se alguém quer ajudar ou não?
Confira todos os post da primeira página que eu mencionei e verá que não tem muito como ajudar pela internet.



O cúmulo mesmo foi num último post aí, que o cara falou que tinha aulas grátis na cidade dele, mas ele queria aprender sozinho. Boa sorte, então, mas se quer aprender sozinho, por que pede a nossa ajuda? Por que não pedir ajuda àquele professor da cidade dele?

Por fim, no tópico de título Violino...Tópico Definitivo tem as melhores informações que poderá encontrar nesse fórum sobre o assunto. Já eliminaria perguntas sobre como usar o arco, como segurar o violino, etc. Aposto que tu nem leu direito, ou se leu, não deu importância nenhuma ao que eu quis dizer no que escrevi, por exemplo:

Só nessa primeira página tem uns 5 tópicos de gente fazendo perguntas de como segurar o violino, o arco, como ferir as cordas

A idéia é incentivar a usarem aquele tópico e não a criarem um pra perguntar coisas cuja resposta já esteja lá. Coisa que foi reforçada no segundo post:

Outra coisa interessante é que antes de criar o tópico vc tem que confirmar que já usou a busca. E agora, enquanto cria, já aparece uma janela com tópicos relacionados.


Quando quiser me ofender novamente, não em chame de "Dono da verdade", na idade que eu estou isso não afeta mais.

_o/

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


Grande Ata, meu chapa! Concordo parcialmente com você, apenas fazendo um adendum: acho que um sujeito realmente experiente, que toque um instrumento temperado pode, sim, aprender violino sozinho. Se ele tiver um ouvido realmente bom, e vai ter que ter, a problemática vai ser a empunhadura e afins, que pode ser copiada por observação, embora seja difícil.

Enfim, mesmo o cara sendo músico e com bom ouvido, vai ralar bastante. Já para um completo iniciante, será como concluir os 12 trabalhos de Hércules usando os dentes.

Creio que seu "puxão de orelha" foi mais direcionado aos menos experientes em música. Me corrija se eu estiver errado, você pra mim é uma referência aqui.

Valeu.

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Rachmaninoff

acho que um sujeito realmente experiente, que toque um instrumento temperado pode, sim, aprender violino sozinho. Se ele tiver um ouvido realmente bom, e vai ter que ter, a problemática vai ser a empunhadura e afins, que pode ser copiada por observação, embora seja difícil.

Foi mais ou menos o que eu quis dizer nesse parágrafo:

Se tu já tiver uma boa noção, souber cantar escalas e reconhecer intervalos, ainda assim eu recomendo não tentar aprender sozinho devido à complicada técnica do violino.



Creio que seu "puxão de orelha" foi mais direcionado aos menos experientes em música. Me corrija se eu estiver errado

Certíssimo!


você pra mim é uma referência aqui.

Obrigado (segurando as lágrimas)

fernando tecladista
Veterano
# mai/06
· votar


deve ter um porque lógico de ter curso por correspondencia de violão pelo "instituto universal brasileiro" e não ter um de violino

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


fernando tecladista
ahahaha...

É, fazendo um curso desses tu tá apto a tocar Jota Quest (sem os solos, claro)

teuabreu
Veterano
# mai/06
· votar


Violino é muito maçça, maz porra meu profeççor era muito ruim, depoiz fui dezcobrir que ele era fera no piano e dava aula de tudo zo pra ganhar unz trocadoz, ai dezizti e fiquei no violão(erudito e popular) e na guitarra, maz to afim de retomar meuz eztudoz com o violino, vai cer na tora, maz tambem não tenho pretenção de tocar muzicaz eruditaz, quero çer um violinizta popular, hehe zo fazer unz arranjozinhoz mezmo, e bazta.

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


teuabreu
Pode ser uma opinião preconceituosa, mas acho que mesmo pra quem vai tocar popular, vale à pena estudar erudito. A exigência técnica e interpretativa é bem maior.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/06
· votar


Ata
tem tanta diferença de violino erudito e popular? (em relação as tecnicas..)
eu acho que toco os dois, erudito e popular...nunca reparei muitas diferenças!

TONY BLANCO
Veterano
# mai/06
· votar


teuabreu

O que vc quis dizer com isso

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/06
· votar


Não tente aprender violino sozinho. Ou pelo menos não com a nossa ajuda.

discordo em partes...
Violino tambem não é esse monstro todo!

E o unico problema de aprender sozinho, é que voce pode se acostumar com certas posições e mais tarde descobrir que estão erradas!
Mesma coisa com o espaço dos dedos ali no braço do violino, talvez voce se acostume com o espaçamente entre os dedos errados...e consequentemente, notas desafinaadas!!

e esses riscos de aprender e acostumar com posições erradas tentando aprender sozinho, são muitooo grandes!!Por isso, tome cuidado pra mais tarde não perder um grande tempo ''reaprendendo'' algumas coisas...

E na minha opinião, se quer aprender a tocar sozinho...vah na fé, mas tenha pelo menos alguem (pessoalmente) que saiba tocar pra te ajudar em varias coisas!

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
discordo em partes...
Ah, pois é, mas pelo que tu falou ali, concordou com tudo que eu disse.

O que eu quero dizer com "professor" não é necessariamente alguém com grande experiência no violino, que te dê aulas pagas. Mas sim alguém que te ensine direito, pode ser um amigo, enfim.

Fritz_mkvl
Veterano
# mai/06
· votar


Ata
Isso que você diz é mais para o violino erudito não?

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Fritz_mkvl
Cara... tanto no popular quanto no erudito, afinação e boa execução são indispensáveis. O que difere erudito de popular, pra mim, é a forma, regras de harmonia e melodia, que no popular são praticamente livres.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/06
· votar


Ata
ah tah! =)
voce toca violino? quanto tempo?

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Toco não, toco órgão de tubos :)

Ken Himura
Veterano
# mai/06
· votar


Só esqueceram de mencionar o terror dos estudantes de instrumentos não-temperados: O Arco!

Técnicas de arco são mais difíceis de aprender que as de mão esquerda! E até pra tirar um som não arranhado já é difícil com o arco!

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar


Ken Himura

Se um canhoto como eu, quiser aprender a tocar violino, tem que mudar as cordas, ou só o posicionamento do arco.

Sabendo que a posição do braço continua a mesma.

Ata
Veterano
# jun/06
· votar


TONY BLANCO
Acho que canhotos tocam do mesmo modo que destros

Ken Himura
Veterano
# jun/06
· votar


Acho que canhotos tocam do mesmo modo que destros

Eu sou canhoto e toco como destro.

Ata
Veterano
# jun/06
· votar


Ken Himura
Acho que daria uma bela zona na disposição da orquestra se canhotos tocassem virado pro outro lado, não daria?

TONY BLANCO
Veterano
# jun/06 · Editado por: TONY BLANCO
· votar


Ata

Ken Himura

O canhoto(eu) se fosse tocar violino, seguraria o arco com a mão esquerda, no meu caso não teria como eu segurar com a mão direita o arco.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jun/06
· votar


Minha mãe está tentando aprender a tocar violino sozinha.

Ata
Veterano
# jun/06
· votar


TONY BLANCO
Claro que teria. Eu sou destro e toco violão como destro e como canhoto. O Kiko Loureiro é canhoto e toca guitarra como destro. E o Ken Himura é canhoto e toca como destro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não tente aprender violino sozinho. Ou pelo menos não com a nossa ajuda.