contraponto aula online?!?!?!?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


na tradicional na trabalha com C D ou E a gente trabalha com os graus e a cifragem é 5 6 6/4 (fundamental, 1°inv, 2°inv)

Como assim 5 6 6/4 ???

Esses números representam os graus?

Cara, eu não manjo nada de clássico, mas gostaria de entender o que é contraponto, seus princípios. Mas de teoria elementar eu vou bem, obrigado...

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


nao!! representam a cifragem do acorde eu botei do lado

exemplo

um acorde pode estar na primeira inversao a cifragem entao é 6, se for na segunda a cifragem é 6/4!!!

sacou?? nao to falando que tu nao sabe teoria, so que teoria de harmonia popular é diferente da erudita!! antes de voce começar a fazer contraponto tu vem que estudar harmonia!! senao tu nao nao faz nada em contraponto!!! ja estudou notas melodicas???? bordadura, nota de passagem, escapa,etc etc?? tem que saber isso!!! pois no contra ponto so pode nota de passagem e bordadura!! acorde com 7 so por preparaçao diferente da harmonia onde voce pode jogar a 7 na dominante sem estar preparada!! acorde de 6/4 so por preparaçao e resolve por grau conjunto!! mudança de posição é valido acorde de 6/4!!

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Jabijirous

um acorde pode estar na primeira inversao a cifragem entao é 6, se for na segunda a cifragem é 6/4

Por que 6 e 6/4?

De onde vem esse 6 ?

Eu entendo assim:

natural: t, 3, 5

primeira inv.: 3, 5, t

segunda inv.: 5, t, 3

Não saquei o 6 e nem o 4.

Isso tem no livro que o colega mencionou na outra página?

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


é o seguinte

a parada funciona da seguinte maneira primeira inversao a cifragem é 6 pq forma um intervalo de 6 em relaçao ao baixo ou seja, mi sol dó, mi dó uma sexta

6/4 sol dó mi forma uma 6 em relação ao baixo e uma quarta em relação ao baixo!! sacou???

quando tiver cifragem de 7 e 9 ai o bicho fica cheio de numero hehehe

outra coisa nao tonica, é fundamental, tonica é pra escala!! :P

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Jabijirous

Entendi. Meio assustador de cara, mas não é difícil de entender. Valeu!!!

quando tiver cifragem de 7 e 9 ai o bicho fica cheio de numero

Foi o que eu imaginei. E se gerar um intervalo de quarta-aumentada ou quinta diminuta (trítono), além dos números iriam aparecer também os sinais de # e b ?!

Gostei do método porque me parece mais específico a formação do acorde invertido, tratando os intervalos que o acorde gera. Diferente de ler apenas a cifra, que te dá mais liberdade de interpretação.

Vou comprar o livro que o colega indicou. De cara deixarei vocês trabalhando no tópico, porque eu entendi que só iria atrapalhar o desenvolvimento da idéia original.

Mas valeu o toque. Você me indicou um caminho pra começar estudar contraponto, pois esta era só mais uma palavra perdida dentro do meu vocabulário. Luz!!!!

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


antes de começar com contra ponto começe com harmonia!! ela é a base de tudo!!!

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


LeandroPanucci
Na harmonia tradicional tem várias coisas que dizem respeito à condução de vozes que são "proibidas". Por exemplo, não se pode fazer oitavas paralelas, ou seja, duas vozes que estavam à oitava não podem se mover e recaírem à oitava novamente.

Baixo - D
Contralto - D

e no acorde seguinte

Baixo - F
Contralto - F

A harmonia tradicional considera que se há um movimento a ser feito (no caso, ir de D a F), apenas uma das vozes precisa fazê-lo, portanto seria supérfluo que a outra o fizesse também. Destrói a independência das vozes.

Eu concordo, mas não totalmente. Se as vozes se movem sempre diferentes, mas só por um momento acontecem oitavas paralelas, seria ridículo dizer que elas não tem independência. Outra coisa, pode-se querer usar as oitavas paralelas como efeito artístico. Explicando: se tu quer dar uma ênfase no passo D - F, fazer ele em duas vozes simultaneamente é uma boa forma. Principalmente se tu tá trabalhando com mais que quatro vozes.


Como essa, tem outras "proibições", como as quintas paralelas. Mas a das oitavas acho que é a mais rigorosa. Tem também lances sobre preparação e resolução de dissonâncias na harmonia tradicional que tem que ser estudadas.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


ambos sao, voce sabe pq sao proibidos???

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


É, começa com harmonia. No contraponto tu vai ter que saber ler em quatro claves diferentes (sendo que nenhuma delas é de sol). Outra coisa, fica mais fácil aprender a conduzir vozes na harmonia do que no contraponto.

O Jabijirous recomenda um livro do Paulo Silva, eu me interessei, mas realmente acho que o Harmonia do Schoenberg é bem mais interessante. Esse livro é um monumento.

Uma coisa legal do contraponto é que vc desenvolve um grande ouvido, principalmente se começar a duas vozes. Aí vc aprende a sacar os intervalos (harmônico principalmente) de ouvido.

E pra complementar sobre as inversões, vc aprende a usar elas e pra que realmente elas servem. Por isso gosto do Schoenberg, porque ele explica as coisas da raiz delas. Ele explica as inversões se baseando nos harmônicos superiores das notas do baixo, é realmente impressionante. E tu aprende os efeitos artísticos delas.

Se quiser meu msn, rafaeleyng%gmail,com (% por @ - , por .)

Bons estudos

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


o livro do schoenberg foi baseado no do paulo silva!! o livro do pisto foi baseado no do paulo silva!!! o livro do paulo é o mais completo!! mais completo que o dele so de onde ele estudou hehhe o livro é gigante imagina 3 biblias juntas, é maior que isso heheheheh

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


LeandroPanucci
outra coisa

A cifragem que o Jabijirous tá usando é a cifragem gradual. Tu sempre vai ter como cifra o grau da fundamental (não confunda fundamental com nota do baixo) e ao lado os números representam os intervalos das outras vozes em relação à nota do baixo (não confunda com fundamental, ehehe)

Por exemplo:

Estamos no tom de Dó Maior

temos um acorde de Sol em estado fundamental

V - a rigor seria um V 5/3 , o cinco em cima do três, não ao lado, mas aqui não dá pra escrever (o que seria assim - nota do baixo, terça, quinta, lido de baixo pra cima. O número de baixo se lê antes, é um acorde de terça-e-quinta). É justamente a omissão dos números que representa o estado fundamental. Afinal, cifragem é pra ser simples.

se ele fosse em primeira inversão

V6 - a rigor seria 6/3, mas o três é omitido pra facilitar. No caso de V grau de Dó maior, seria Si Ré Sol (ou Sol Ré). A ordem das vozes superiores não é relevante na cifragem. Ah, e os intervalos expressos na cifragem são intervalos simples (dentro da oitava), mas na prática podem ter mais oitavas de distância do baixo.

se ele fosse em segunda inversão

V6/4 - acho que não tem mais o que explicar, né?


Aí tu aprende a dar o devido tratamento a cada acorde. Isso aí são acordes tonais, sem mistério, sem dissonâncias, sem alterações. A tendência é engrossar cada vez mais.

Jabijirous
Veterano
# mai/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


foi o q eu falei, quando tiver setimas ai o bicho esquenta :P

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


Jabijirous
Sei o motivo das proibições, mas não convence. A história é muito mais longa do que se imagina.

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


Continuo lendo atentamente o desenrolar desse tópico, embora ainda esteja perdido. Vou procurar material de harmonia tradicional e correr, pra ver se consigo sair do limbo e embarcar nessa viagem louca de vocês.

LeandroP
Moderador
# mai/06
· votar


Ata

É como se eu enumerasse as linhas e os espaços da pauta?

Tô acompanhando a idéia... tenham paciência comigo porque além de "cabeça-dura", eu sou mala hehehehehe

Até o fim do mês eu compro o livro, ou melhor, os livros ;)

Ata
Veterano
# mai/06
· votar


LeandroPanucci
po, tinha escrito um texto, quando fui logar apagou tudo

pega meu MSN

rafaeleyng%gmai,com

Ken Himura
Veterano
# nov/12
· votar


Up porque acho boa idéia voltar com esse tópico.

Ninguém tem interesse em harmonia e contraponto aqui não? Poderíamos montar de novo um grupo online pra estudo.

TG Aoshi
Veterano
# nov/12
· votar


Ken Himura
Se vocês aceitarem um total ignorante no assunto, eu topo.

Scrutinizer
Veterano
# nov/12
· votar


Ken Himura
Faz tempão que não estudo música tradicional, o grupo antigo deu certo? Eu acho que entraria no meio.

Ken Himura
Veterano
# nov/12
· votar


Scrutinizer
O antigo morreu no primeiro exercício hehehe.

TG Aoshi
Também não sou especialista não, tô reestudando contraponto pra relembrar alguns conceitos e abrir a cabeça pra novos ares musicais. Andei revendo uns conceitos tradicionais que penso em trazer pra minha música.

Peguei mais de 20 livros sobre contraponto, de todos os tipos. Tô lendo tudo aos poucos e quero depois condensar tudo num artigo, ou num livro. Tô pensando em usar isso na tese da minha pós, por sinal.

A propósito, quem puder compre a tradução do Alfred Mann pro Gradus ad Parnassum, do Fux. É muito boa, com muito cuidado e exemplos e custa bem barato. No book depository (e em alguns outros sites) não tem frete pro mundo inteiro.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a contraponto aula online?!?!?!?