Digitação das escalas em instrumentos de teclado

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # fev/06


    Oi gente

    To com umas dúvidas quanto a digitação de algumas escalas nos instrumentos de teclado.

    Algumas escalas são ruins de se tocar com o padrão de digitação 1 2 3 1 2 3 4 5 (mão direita)

    Não sabem onde eu poderia encontrar a digitação de todas as escalas (incluíndo as várias menores)?

    É que andei olhando nuns métodos antigos (bem antigos) que tenho por aí, e há contradições, e coisas sem sentido, como por exemplo, a digitação de Si Maior na não esquerda ser 4 3 2 1 4 3 2 1, que é totalmente desnecessário.

    Tigher
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Cara, eu sinceramente não entendi o porque de vc dizer que o dedilhado da escala de Si maior na mão esquerda (4 3 2 1 4 3 2 1) ser sem sentido, está correto.
    A maioria das escalas têm dedilhado diferente uma da outra, por não ter como haver a boa passagem do polegar se usarmos sempre o mesmo dedilhado.
    Bom saber onde tem todos os dedilhados eu não sei, mas como tenho livros e já fiz a maioria das escalas posso dizer aqui.. lá vai:
    Vou indicar a mão direita como MD e mão esquerda como ME ok? lembrando q é somente uma oitava, se quiser duas por exemplo, passe o polegar por baixo do dedo 4 na escala de dó por exemplo e continua.

    DóM: MD: (1 2 3 1 2 3 4 5)
    ME: (5 4 3 2 1 3 2 1)

    Lám: Idem DóM (vale para as duas formas, harmônica e melódica)

    Fá: MD: (1 2 3 4 1 2 3 4 - o dedo 5 não é usado)
    ME: (5 4 3 2 1 3 2 1)

    Rém: idem DóM

    Sib: MD: (2 1 2 3 1 2 3 4)
    ME: (3 2 1 4 3 2 1 3)

    Solm: idem DóM

    Mib: MD: (2 1 2 3 4 1 2 3)
    ME: (3 2 1 4 3 2 1 3)

    Dóm: idem DóM

    Láb: MD: (2 3 1 2 3 1 2 3 - no sib usa-se 4, depois faz a troca com o polegar)
    ME: (3 2 1 4 3 2 1 3 )

    Fám: Idem DóM

    Réb: MD: (2 3 1 2 3 4 1 2)
    ME: ( 3 2 1 43 2 1 3)

    Sibm: MD: (2 1 2 3 1 2 3 4)
    ME: ( 2 1 3 2 1 4 3 2)

    Solb: MD: (2 3 4 1 2 3 1 2)
    ME: (4 3 2 1 3 2 1 4)

    Mibm: MD: (2 1 2 3 4 1 2 3)
    ME: ( 2 1 4 3 2 1 3 2)

    ---------------------

    Sol: Idem DóM

    Mim: Idem

    Ré: Idem

    Sim: MD: (1 2 3 1 2 3 4 5)
    ME: ( 4 3 2 1 4 3 2 1)

    Lá: idem DóM

    Fá#m: MD: (2 3 1 2 3 1 2 3 - usa-se depois o 4 e depois faz a troca no caso de duas oitavas ou mais)
    ME: (4 3 2 1 3 2 1 2ou4 - 4 se for duas oitavas, 2 se for o término)

    Mi: Idem DóM

    Dó#m: (2 3 1 2 3 4 1 2)
    ( 3 2 1 4 3 2 1 3)

    Si: MD: Idem DóM
    ME: ( 4 3 2 1 4 3 2 1 - depois o 3 se for fazer duas oitavas)

    Sol#m: MD: (2 3 1 2 3 1 2 3)
    ME: ( 3 2 1 4 3 2 1 3)

    Bom, é isso, espera q tenha entendido, tem as trocas se for de duas oitavas q eu não coloquei bem em algumas, mas dá pra descobrir pela lógica.

    Ata
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tigher
    é que a de Si Maior eu realmente acho bem fácil de tocar em 5 4 3 2 1 3 2 1, mas depois fui ver que o dedilhado 4 3 2 1 4 3 2 1 facilita pras menores, aí faz bem mais sentido.

    Valeu cara, vou olhar com carinho

    Tigher
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    é que a de Si Maior eu realmente acho bem fácil de tocar em 5 4 3 2 1 3 2 1, mas depois fui ver que o dedilhado 4 3 2 1 4 3 2 1 facilita pras menores, aí faz bem mais sentido.

    Ah sei lá, se usar 5 4 3 2 1 3 2 1, o polegar cairá no fá#, e a troca será entre notas pretas, ainda acho que seja um pouco complicado fazer isto, ainda mais se for fazer rapidamente a escala.
    Costuma-se evitar o máximo possível o uso do polegar em notas pretas.

    Ata
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Tigher
    pois é... na verdade, era só resistência à mudança, mas já passou.

    ricardo margalho
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    olha, vc lê partituras?

    se a resposta for sim, dá uma olhada no Hanon...

    acho que pode ajudar

    Ata
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    ricardo margalho
    Ehehe, leio sim, velho. Achei que tivesse claro. O que é o Hanon?

    ricardo margalho
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    o hanon é um livro de estudos pra piano...vc não deve ter estudado piano duma forma...convencional...é quase impossível não ter conhecido o hanon hehe (é a tortura de todos os estudantes de piano...czerny, hanon, por aí vai)

    enfim, no hanon tem várias escalas e digitações...

    procura na internet ou em escolas de música, que tem

    hanon - o pianista virtuoso
    (esse é o nome do troço)

    Tigher
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    o hanon é um livro de estudos pra piano...vc não deve ter estudado piano duma forma...convencional...é quase impossível não ter conhecido o hanon hehe (é a tortura de todos os estudantes de piano...czerny, hanon, por aí vai)

    Mas tem vários outros métodos além do Hanon, assim como Beringer (Também bastante usado), Pozzoli, e o incrível método de Liszt (o mais difícil eu creio)

    Já fiz alguns exercícios de Liszt, e achei surpreendente, são exercícios super doloridos e cansativos, mas que retornam com incrível independência dos dedos, procure dar uma olhada, vai se impressionar, ele tem tudo sobre a técnica pianística, tanto que são 12 livros (mais ou menos que nem as partes do Hanon).

    Ata
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Tigher
    qual o nome da parada? Ah, eu toco órgão, não piano

    são exercícios super doloridos e cansativos

    \o/ bem assim que eu gosto: no pain, no gain

    has4
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Opa... algo legal aqui!

    bellmax
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    BOM DIA..


    TEM ALGUEM QUE POSSA MIM AJUDA?
    ESTOU PRECISANDO DAS ESCALAS MAIORES E MENORES PARA DEDILHAR.

    ESTOU VOLTANDO A TOCAR TECLADO, TENHO + DE SETE ANOS QUE NÃO TOCO.

    FICO MUITO GRATO!!!

    J.Dionatan
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Amigos, estou atualizando o meu blog com estudo sobre escalas. Tem também um mapa visual que fiz em cada escala, com os números da digitação.

    Vou atualizando aos poucos!!

    http://aprendatocarpiano.blogspot.com/

    andinho teclado
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Alguem aew pode me ajudar com digitaçao de escala penta blues no teclado em todas tonalidades...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Digitação das escalas em instrumentos de teclado