Dúvida sobre Tom de uma música

Autor Mensagem
Tigher
Veterano
# fev/06
· votar


a forma natural da escala menor é usada nas músicas de entretenimento (promovidas pela mídia)?

Não tem nada haver uma coisa com outra.


Desculpe, não entendi o que não tem nada a ver =/.

Perguntei se a forma natural da escala menor ainda é usada em músicas. Porque que eu saiba é usada a escala menor harmônica. Só queria saber se ainda é usada a forma natural. =/
Fiquei com esta dúvida quando o Jonathas disse:

ao transcrever a música em cifras, vc analiza ela pelo campo harmonico... num modo brm grosseiro: se tiver C Dm, Em, F, G, Am, o tom dela ou é Dó maior, ou lá menor...

Pelo que ele descreveu o lá menor seria a forma natural, e não harmônica.

Ken Himura
Veterano
# fev/06
· votar


Tigher
Geralmente no sistema tonal se usa a escala harmônica, porque ela força a sensível a ter meio tom da tônica.

Não lembro direito a explicação, mas é por aí =}

spy2k
Veterano
# fev/06
· votar


Com um pouco de conhecimento de campo harmônico você tira o tom de 70% das músicas que existem na Terra.

Você se guia pelos campos e vai fazendo as eliminações de possiblidades...

Poste algum exemplo se vc tiver alguma dúvida cara.

Tigher
Veterano
# fev/06 · Editado por: Tigher
· votar


Geralmente no sistema tonal se usa a escala harmônica, porque ela força a sensível a ter meio tom da tônica.

Não lembro direito a explicação, mas é por aí =}


Com certeza, a forma harmônica possui sensível, oq implica no sistema tonal. Se não há sensível, o final implica na mediante e não na tônica. Mas eu queria saber se ainda é usada a forma natural..

Ken Himura
Veterano
# fev/06
· votar


Tigher
Creio que seja, até porque se usa muito intervalos de meio tom na mesma nota pra criar tipos de dissonâncias.

Mas é meio difícil de achar.

Ata
Veterano
# fev/06
· votar


Acho que o cara tá falando de música comercial, algo meio pop rock.

Vc teria que analisar as notas da melodia pra ter mais certeza. Música popular, em geral, não "respeita" muitas regras usuais na música erudita. Dissonâncias não resolvidas, ou acordes estranhos à tonalidade sem serem preparados são comuns.

Agora, falando em música de dois acordes, o que eu posso te dizer é o seguinte: sai, que é fria. Uma música criada sobre dois acordes não é exatamente uma música que valha à pena estudar. Mas ainda assim, vá tocando os dois acordes e cante a música. Quando chegar no fim, tente parar num dos dois acordes. Se não der impressão de final, o outro vai dar. O acorde final (nesse caso) será a tônica.

Ata
Veterano
# fev/06
· votar


Põe uns links de cifras aí, é meio caminho andado.

fabiopavan8
Membro Novato
# mar/15
· votar


Olá, a Armadura de Clave diz que tal nota sempre será semitom, se houver um b (bemol) na altura do B, ele sempre será bemol a não ser que um bequadro apareça para torna-la natural novamente, mas por tempo limitado.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


fabiopavan8

Tudo bem, o que você falou está certo, mas desenterrou um tópico de 2006 só pra falar isso?

entamoeba
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: entamoeba
· votar


[edit: pergunta recolocada em um tópico mais adequado]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre Tom de uma música