Ajuda com partitura

    Autor Mensagem
    csa
    Veterano
    # dez/05


    Bom pessoal to estudando uns livros ai por conta própria e fiquei em dúvida com uma coisa (ou umas coisas :D) lá vai.
    Os termos e suas descrições:

    Largo - Lento
    Larghetto - Menos lento que Largo
    Cantabile - Movimento comodo e um pouco lento
    Andante - Nem muito lento nem muito vivo
    Andantino - Menos lento que Andante
    Allegro - Alegre
    Allegretto - Menos vivo que alegre
    Grazioso - Graciosamente
    Affettuoso - Afetuosamente
    Maestoso - Majestosamente
    Moderato - Modaradamente
    Vivace - Vivo
    Presto - Mais vivo
    Pestissimo - Muito vivo

    O que eu queria saber é quanto mais ou menos em Bpm esses termos equivalem. E outra tem uma peça aqui, Andante Grazioso, que seria isso (bpm)?

    Só pra curiosidade o livro é "Método de Violão OPUS 59- Matteo Carcassi"

    Agradeço qq tipo de ajuda.

    BlacK Dog
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    csa

    Vixi cara, partitura em fórum de guitarra? hehe
    Eu não sei não, eu tenho o teoria elementar da música aqui, vou dar uma olhada pra ver c tem algo, perae.

    BlacK Dog
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ah, não achei o livro. =\

    be yourself
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    É..Tem que mover para a area de violão hehe
    ...
    Eu naum sei naum cara :S

    csa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    BlacK Dog
    Vixi cara, partitura em fórum de guitarra?

    hehe é que eu não sabia onde postar ^^ seria melhor postar no Forum erudito né... ^^ se puderem mover pra lá...

    Eu não sei não, eu tenho o teoria elementar da música aqui, vou dar uma olhada pra ver c tem algo, perae.

    Ah, não achei o livro. =\
    Tudo Bem, vlw :)

    Só acabando (por enquanto eu acho ^^) minhas dúvidas ta aqui a peça: http://img206.imageshack.us/img206/7761/andantegrazioso3mr.jpg
    quem puder me ajudar agradeço

    csa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    be yourself
    Acho que seria melhor pro erudito pq não é sobre o violão, é sobre as partituras ^^

    BlacK Dog
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    csa

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/115905/

    É só pedir pra algum moderador mudar. =)

    BlacK Dog
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    csa

    Melhor mudar pro de violão, o de erudito é meio vazio...

    csa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    BlacK Dog
    ^^ vlw cara

    maggie
    Veterana
    # dez/05
    · votar


    csa
    Estes termos se referem basicamente a como "interpretar" as músicas, o andamento já é indicado normalmente na partitura. :)

    csa
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: csa
    · votar


    maggie
    Como assim interpretar? e se for o caso de não haver nenhuma indicação como essa peça:http://img206.imageshack.us/img206/7761/andantegrazioso3mr.j pg toco ela a 120bpm msm? obrigado :)

    Helder Bello
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    csa

    Não existem valores pré-concebidos para nada. O melhor jeito mesmo, é estudar. Estude as peças que têm como andamento um "Largo" ... verá que todas executam-se semelhantemente ... e assim por diante com os outros andamentos ...

    Se ainda lembro-me, são estes os bpm comumente utilizados para cada andamento:

    Largo: de 42 à 52 bpm
    Larghetto: de 54 à 63 bpm
    Adagio: 66 à 76 bpm
    Andante: 80 à 102 bpm
    Moderato: 104 à 116
    Allegro: 132 à 152
    Presto: 176 à 200
    Prestíssimo: 208

    Mas volto a enfatizar: Tais valores não são postulados e melhor mesmo é estudar cada tipo de andamento. Veja como é executado em várias peças e treine o seu ouvido.

    Abraços.

    csa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Helder Bello
    Opa muito obrigado, vc teria algumas peças para esse estudo (e possa postar aqui)?
    e sobre aquela peça que postei no link logo acima vc poderia tirar aquelas dúvidas?
    Muito obrigado :)

    Tigher
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Tigher
    · votar


    O ideal é fixar o andamento na sua cabeça, e não ficar recorrendo ao metrônomo. Mas se vc ainda tem dificuldades, então use-o mas sem excesso, se não quando for tocar sem ele, vai sentir muita dificuldade.

    Eu não costumo usar o metrônomo, tenho ele na minha cabeça, e os andamentos tb, fixei os andamentos no cérebro, mas é claro que nunca vai ser igual.

    sobre esta peça, o andante é o andamento, o Grazioso significa como uma ajuda em que pulsação usar, como interpretar, entende. Recomendo executá-la a uns 70 ~ 90 bpm (semínimas), considerando que são todas em semicolcheias.

    Bom, espero ter ajudado.

    EDIT: Agora que eu fui ver suas dúvidas na imagem, bom, vou tentar esclarecer.

    1 - Sim, esta colcheia não completa o compasso, somente um quarto, portanto, esta peça possui um ritmo protético/anacrústico, logo possui uma anacruse (sílabas fracas antes de uma forte), ou seja, esta primeira nota não preenche um compasso, logo não há compasso, o primeiro compasso será o após esta nota..
    Bom, creio que vc não consegue entender muito bem isto, mas não vem ao caso. A pausa em baixo da nota quer dizer que o baixo (é como se fosse uma segunda voz) está parado, em silêncio. Como vc toca violão acho que tem facilidade pra entender.

    2 - Sim, ele também não completa o compasso. Mas agora vc me pegou tb numa dúvida que venho reforçando cada vez mais, e sempre esqueço de pedir ao professor. Acho que ela tem relação com a primeira nota de no sentido de que a primeira nota somada a ela, vai completar aquele compasso.. mas eu não tenho certeza se vc deve só tocar aquele dó e voltar para o primeiro compasso ou tocar o dó e o mi para ir para o primeiro. Bom, fica ai esta dúvida que não esclareci, alguém ai pode esclarecer? E quanto ela estar com duas hastes, é pq a melodia e o baixo estão na mesma nota.

    3 - Sim, o # só vale durante um compasso, este bequadro é um sinal de prevenção, para o intérprete não se esquecer que a nota não é alterada. Isso acontece muito nas peças fáceis, e as vezes nas difíceis.

    Bom é isso ai, se alguém com mais experiência estiver por aí, ajude-o heeheh

    csa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Tigher
    ajudou muito ^^
    A coisa do metronomo é só pro inicio msm, é que eu ainda travo muito de cabeça ^^

    1 - Sim, esta colcheia não completa o compasso, somente um quarto, portanto, esta peça possui um ritmo protético/anacrústico, logo possui uma anacruse (sílabas fracas antes de uma forte), ou seja, esta primeira nota não preenche um compasso, logo não há compasso, o primeiro compasso será o após esta nota..

    E agora surgiu uma dúvida com o Ritornello, quase todas as peças deste livro tem uma anacruse (o nome que da a essa nota é esse certo? ou entendi errado? :D) e tem repetição, logo não preciso repetir ela tb certo? já que o compasso "não existe"...
    Outra, vc poderia me explicar o que quer dizer ritmo protético/anacrústico? posso até não entender agora, mas já fica como uma peça da montagem pra mas lá na frente do meu estudo eu possa lembrar e adicionar como ajuda :)

    2 - Sim, ele também não completa o compasso. Mas agora vc me pegou tb numa dúvida que venho reforçando cada vez mais, e sempre esqueço de pedir ao professor...

    Eu tb desconfio que tem alguma coisa a ver com o mi do inicio. Mas se tiver alguem que possa sanar de vez essa dúvida ficarei muito agradecido

    Valeu a ajuda ai Thiger

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    csa


    Largo - 30 a 50
    Larghetto - 50 a 60
    Lento - 60 a 70
    Adagio - 70 a 80
    Adagietto - 80 a 90
    Andante - 90 a 100
    Andantino - 100 a 110
    Moderato - 110 a 120
    Allegretto - 120 a 130
    Allegro - 130 a 140
    Vivace - 140 a 160
    Presto - 160 a 180
    Prestissimo - 180 a 200


    Andamento maiores e menores que a média, podem usar as seguintes expressões:
    Molto (Muito)
    Più (Mais)
    Ma non troppo (Mas não muito)
    Poco (Pouco)
    Assai (Bastante).


    Já essas outras expressões indicam a emoção que o intérprete deve usar: (mas também podem mudar a pulsação):
    Maestoso (Majestoso)
    Appassionato (Apaixonado)
    Con brio (Com ímpeto, brilho)
    Grazioso (Gracioso, leve)
    Cantabile (Cantável, melodioso)
    Scherzando (Brincando)
    Con fuoco (Com ardor, com paixão)
    Brillante (Brilhante)


    E esses usados após uma mudança de andamento no meio da música:
    L'istesso tempo (No mesmo tempo)
    Tempo I ou Tempo Primo (No andamento do início)


    É bom lembrar, que várias obras depois de Beethoven (que foi o primeiro a fazer tal prática, com a invenção do metrônomo, por um amigo seu), começaram a vir com a pulsação escrita e que deve ser seguida pelo intérprete à risca. Qualquer valor de pulsação, antes de Beethoven, foi colocado como média por um revisor e não pelo compositor.

    ___________________

    não me agradeça, eu só copiei e colei de um outro tópico do Fórum de Música Erudita.

    _o/

    Ata
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Ata
    · votar


    csa


    Sobre a primeira imagem

    1 e 2 - os compassos sempre "fecham". No caso dessa música, ela começa em anacruse (uma nota em tempo fraco), que vale meio tempo. No último compasso, antes do ritornelo, as notas daquele compasso dão 1 tempo e meio, que "completam" o que faltava no primeiro. Tenho um livro que explica isso com termos melhores, outra hora posto aqui.

    Mas na repetição, toque sim a primeira nota. No último compasso antes do ritornelo o que vai acontecer é o seguinte, as quatro semicolcheias vão ser o primeiro tempo, a colcheia vai ser a primeira metade do segundo tempo e a colcheia do começo da música vai ser a outra metade do segundo tempo.

    Contando "1 e 2 e", seria assim

    1 = 2 semicolcheias

    e = 2 semicolcheias

    2 = 1 colcheia

    e = 1 colcheia (a do começo da música)

    Ok, isso tudo ficou muito estranho.


    3 - aquele bequadro é apenas preventivo. Ele diz "ei, lembre-se que esse dó é natural". Precisar, não precisava, mas é bom ter

    :)

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Quanto à pausa embaixo da primeira nota

    A música apresenta em alguns trechos duas partes separadas, uma tocando notas mais graves e a outra mais agudas. Aquela pausa embaixo significa que ali não há nota nenhuma na parte grave. Já no começo do compasso seguinte, temos duas notas simultaneamente. Mas eu ainda acho que não precisava dessa pausa, porque senão em todos os lugares que tem só uma nota teria que ser colocada uma pausa na parte aguda ou grave (dependendo de qual não estiver tocando).

    Só se a música fosse a duas vozes. Por exemplo, imagine você tocando uma nota por vez com cada mão ao piano (veja bem, tocando uma seqüencia de notas, nunca mais que uma por vez, com a mão direita e outra seqüencia com a mão esquerda). Poderia tocar duas linhas melódicas diferentes, como se fosse duas pessoas cantando, entendeu?
    Aí, se uma das vozes ficasse quieta, seria necessária a pausa, pra "dar satisfação" por ela ter ficado quieta. Como essa música é uma peça livre, sem vozes (sei lá se uso termos corretos), não precisava da pausa.

    Abraços

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ainda sobre essa peça

    Andante indica o andamento (velocidade). De 90 a 100 BPM (ou 80 à 102 bpm, conforme o Helder postou)

    Grazioso é a expressão com a qual tu vai tocar. Imagine que é tu cantando. Poderia cantar algo de forma apaixonada, graciosa, majestosa, melancólica. Agora faça isso com o violão =)

    Não olhei muito pra partitura, mas imagino que pra dar um efeito gracioso tu poderia tocar ela suavemente, sem acentos súbitos, e de uma forma quase cantável.

    Espero ter ajudado

    csa
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Contando "1 e 2 e", seria assim

    1 = 2 semicolcheias

    e = 2 semicolcheias

    2 = 1 colcheia

    e = 1 colcheia (a do começo da música)


    Legal, entendi a primeira tb fica como sendo a ultima pendende


    Quanto à pausa embaixo da primeira nota

    A música apresenta em alguns trechos duas partes separadas, uma tocando notas mais graves e a outra mais agudas. Aquela pausa embaixo significa que ali não há nota nenhuma na parte grave. Já no começo do compasso seguinte, temos duas notas simultaneamente. Mas eu ainda acho que não precisava dessa pausa, porque senão em todos os lugares que tem só uma nota teria que ser colocada uma pausa na parte aguda ou grave (dependendo de qual não estiver tocando).

    Só se a música fosse a duas vozes. Por exemplo, imagine você tocando uma nota por vez com cada mão ao piano (veja bem, tocando uma seqüencia de notas, nunca mais que uma por vez, com a mão direita e outra seqüencia com a mão esquerda). Poderia tocar duas linhas melódicas diferentes, como se fosse duas pessoas cantando, entendeu?
    Aí, se uma das vozes ficasse quieta, seria necessária a pausa, pra "dar satisfação" por ela ter ficado quieta. Como essa música é uma peça livre, sem vozes (sei lá se uso termos corretos), não precisava da pausa.

    Abraços


    É, realmente, seria melhor colocada se eu tivese fazendo outra melodia diferente no baixo.

    não me agradeça, eu só copiei e colei de um outro tópico do Fórum de Música Erudita.


    hehe.. então obrigado por ter copiado e colado. Vc foi uma grande ajuda, assim como todos que postaram até agora.

    Vlw :)

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    csa
    \o/

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Dúvida 2:
    Quando ocorre anacruzi, o compasso anacrústico faz parte do último compasso do trecho musical. Por isso que ali no último compasso da primeira frase não completa os 2 tempos - vai só até 1,5 tempo, pra poder somar com o 0,5 tempo do anacruzi.

    Dúvida 3:
    Geralmente, as alterações só duram um compasso, mas há peças (principalmente do Romantismo) que você tem que manter as alterações, mesmo após o compasso que elas ocorrem.

    Ata
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Ken Himura
    mesmo após o compasso que elas ocorrem.

    mas aí o acidente é colocado de novo, não é?



    uma dúvida que eu tive agora, no começo dessa peça, lá onde tem a anacruse (0,5 tempo), aquilo é considerado um compasso? ou só o último do trecho (que só tem 1,5 tempo) é que é considerado um compasso? ou os dois são?

    então essa peça tem 18 compassos (considerando que o primeiro e o último de cada seção se completam) ou 20 (do contrário)? bem, mesmo tendo dezoito, eu to dizendo que o "primeiro compasso e o último se completam", ou seja, to contando como dois... teria então que chamar como? "parte" do compasso? AAHHH!

    _o/

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Ata
    As vezes não...geralmente os compositores fazem isso umas duas vezes antes de começar a fazer sem indicar, assim como quiálteras na partitura.

    uma dúvida que eu tive agora, no começo dessa peça, lá onde tem a anacruse (0,5 tempo), aquilo é considerado um compasso? ou só o último do trecho (que só tem 1,5 tempo) é que é considerado um compasso? ou os dois são?
    Os dois são um compasso só - o mesmo. Você começa a contar a partir do 1º compasso inteiro. O 0,5 tempo da anacruzi é como se fosse o final do último compasso do trecho, só q ele foi jogado pro início.

    REGITROMPA
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    VOCÊ JÁ TEM UM METRONOMO? SE NÃO TEM , VC DEVE COMPRAR Q VAI TE AJUDAR MUITO NESSE ASSUNTO

    REGITROMPA
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    KEN HIMURA
    VC DEVE COMEÇAR A PARTIR DESSE 0,5 TEMPO PQ NO FINAL DA OBRA OS TEMPOS QUE FALTAM PARA ESSE COMPASSO APARECERÁ
    POR EXEMPLO:
    SE A FÓRMULA DE COMPASSO É 4 , E O PRIMEIRO COMPASSO TIVER SÓ
    4
    DOIS TEMPOS , NO ULTIMO COMPASSO APARECERÁ OS DOIS TEMPOS QUE FALTAM ( MAS É SO´OS 2 TEMPOS). ENTENDEU?

    REGITROMPA
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    KEN HIMURA
    VC DEVE COMEÇAR A PARTIR DESSE 0,5 TEMPO PQ NO FINAL DA OBRA OS TEMPOS QUE FALTAM PARA ESSE COMPASSO APARECERÁ
    POR EXEMPLO:
    SE A FÓRMULA DE COMPASSO É 4 , E O PRIMEIRO COMPASSO TIVER SÓ
    4
    DOIS TEMPOS , NO ULTIMO COMPASSO APARECERÁ OS DOIS TEMPOS QUE FALTAM ( MAS É SO´OS 2 TEMPOS). ENTENDEU?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com partitura