Bach. Perfeição ?

    Autor Mensagem
    Shadow Lord
    Veterano
    # nov/05


    Toda vez que eu escuto Goldberg Variations eu fico hipnotizado pela perfeição e maestria desse Gênio. E vcs?

    Marcelo Torca
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Shadow Lord
    O que me atrai em Bach são os concertos para dois violninos e orquestra, ou concerto para violino e orquestra, algumas peças para órgão, como a Tocato em ré menor, e os Concertos de Brandenburgo, que são seis.

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu gosto do barroco, mas prefiro os dramas e dissonâncias do romantismo.

    Ata
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ken Himura
    Eu gosto do barroco

    Bach tinha uma métrica inconfundível na sua música (pelo menos no pouquíssimo que eu conheço). Só de olhar pras partituras eu vejo muito Bach ali..

    Space Ace
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    bach pra mim só se for pra tomar cerveja. uahahahahahahahaha, como sou engraçado

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ata
    Sim sim, concordo com vc.

    Mas acho que pra cordas, Händel é mais bonito.

    Ata
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ken Himura
    como disse, conheço pouco, então não posso opinar. Não duvido que realmente seja, mas meu interesse maior é no õrgão de tubos, então... Bach.

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ata
    Hehehe com certeza ;D

    Mas Händel tem várias coisas maneiras pra órgão...vale a pena ver! ^^

    Tuarelli
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sim, perfeição.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Ken Himura
    Mas Händel tem várias coisas maneiras pra órgão...vale a pena ver! ^^

    vc idolatra Haendel...rsrsrs

    Por acaso gosto bastante do concerto em Sib Maior nº 4

    Mas este tópico é sobre Bach. rsrsrs

    Deixem-me enumerar tdo o ke gosto de Bach: os prelúdios e fugas do CBT; os prelúdios e fugas, toccatas e fugas, fantasias e fugas e prelúdios de coral para órgão; os trios; os 6 Concertos de Brandenburgo; as suites para violoncelo solo e para violino solo; as sonatas; outras suites; as cantatas; as Paixões; a Pastorale BWV 590; os concertos para violino, para cravo, para 2 cravos, para 3 cravos, para 4 cravos e orquestra e para outros instrumentos solistas; as suites para cravo; as suites orquestrais; a "Arte da Fuga" e a "Oferenda Musical"... :)

    Dogs2
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Exatamente por ser perfeitinho demais eu não curto muito Bach. Prefiro muito mais Stravinsky.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Dogs2
    Exatamente por ser perfeitinho demais eu não curto muito Bach. Prefiro muito mais Stravinsky.

    tem graça vc dizer isso. Stranvinsky era mt perfeccionista! Mto miudinho com a escolha da orquestração, com a descrição dos efeitos dos instrumentos, muito detalhista! E por isso se tornou um dos grandes mestres da História da Música, assim como Bach.

    Minow
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Dogs2
    Mas eu não deixo de gostar por ser "quadrado" e simples. Pra mim a primeira suite pra cello dele é uma das peças mais bonitas escritas até hoje. Air da terceira suite idem.
    Tem que separar as coisas, não dá pra ouvir Bach com o mesmo ouvido (metaforicamente falando, óbvio) que se ouve Rachmaninov ou Debussy. Ou Keith Jarrett. =P

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Minow
    "quadrado" e simples

    Simples? Ele não é nda simples! rsrsrs Olhe só o intrínseco contraponto das suas fugas, para não falar de outras obras dele...

    E tb não é propriamente "quadrado"... Ele introduziu as suas inovações, mas concordo consigo, são coisas ke se devem ouvir considerando a época dele - o barroco, sécs. XVII e XVIII- não dá para comparar com compositores do século XX...

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pra mim Bach foi um dos maiores compositores da história.

    Mas dentro do barroco prefiro ouvir a obra de Telemann,me agrada mais.

    Minow
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    _music_4_ever_
    Poxa cara, é simples sim. O contraponto é perfeito, a polifonia, mas são sempre as mesmas tríades, os mesmos intervalos harmônicos, não dá pra comparar com um pianista contemporâneo como o Monk ou Chick Corea, vai ser sempre harmônicamente/melódicamente/ritmicamente mais pobre.
    Atenção, não estou desmerecendo Bach, que pra mim foi um dos maiores compositores da história, muito à frente de seu tempo e sem dúvidas revolucionou a música e será lembrado pra sempre.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Minow
    Poxa cara, é simples sim. O contraponto é perfeito, a polifonia, mas são sempre as mesmas tríades, os mesmos intervalos harmônicos, não dá pra comparar com um pianista contemporâneo como o Monk ou Chick Corea, vai ser sempre harmônicamente/melódicamente/ritmicamente mais pobre.

    ok...comparando com os "monstros" do séc. XX e XXI...

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Eu discordo. Por causa do grande número de peças, pode-se ter essa sensação de que é sempre a mesma coisa (acontece também com Vivaldi), mas quando você dá uma pesquisada a fundo vê coisas absurdamente diferentes e coisas que nem parece que foi o próprio Bach quem escreveu.

    Exemplos: O concerto italiano, para cravo é único, muito diferente das obras de mesma época. Os Brandemburgos (e suas instrumentações) também.

    As partitas e sonatas pra violino solo. A chaconne da partita 2 é algo totalmente diferente, e muito bonita.

    Sobre a toccata e fuga 565 em D menor (a mais famosa de todas), há muitas teorias dizendo que ela originalmente seria para violino solo, uma quinta acima do que está escrito hoje - em lá menor. Olha o que a wikipedia fala sobre isso: http://en.wikipedia.org/wiki/Toccata_and_Fugue_in_D_minor

    Tem uma Sarabanda duma das suítes de violoncello (a 5ª) que é muito estranha, se tratando de Bach. As sarabandas geralmente são cheias de acordes, mais lentas e tal; mas essa é diferente: não tem nenhum acorde e parece que no final ele não resolve a harmonia. E ela não tem nada a ver com os outros movimentos de nenhuma outra suíte.

    Ó a partitura: http://www.wimmercello.com/bachs5ms.html
    Lá pro meio da página.

    Dogs2
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    _music_4_ever_
    tem graça vc dizer isso. Stranvinsky era mt perfeccionista!

    E quem falou que não é?

    Sashsiam_2
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Não sou um fã de Bach, talvez porque ele seja perfeitinho demais. Sou um pouco burro para acompanhar as músicas dele. Prefiro Mozart, especialmente as sonatas para piano, que você ouve e fica mais alegre, e assobia a música durante uma semana. De qualquer forma, reconheço que ele foi um grande compositor, as músicas que já vi dele encaixam melodias diferentes com uma perfeição incrível. No entanto, minha mente simples ainda prefere as melodias simples e maravilhosas de Mozart.

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Ken Himura
    Por causa do grande número de peças, pode-se ter essa sensação de que é sempre a mesma coisa (acontece também com Vivaldi), mas quando você dá uma pesquisada a fundo vê coisas absurdamente diferentes e coisas que nem parece que foi o próprio Bach quem escreveu.


    isso é bem verdade. Mas o que eu acho que o Minow estava a querer dizer é que comparando com os compositores contemporâneos, Bach era bastante simples. Mas pensando melhor, essa comparação não tem lógica, pois o que ele está a comparar são 2 épocas completamente diferentes! E esses pianistas daí que ele falou, sem a evolução que a Música fez com Bach, não poderiam ser como são hoje, a interpretar música bastante mais complexa ke a ele (eu nunca ouvi nenhum deles tocar, só estou pegando na tese de Minow).

    Bach era um inovador sim para a sua época. Vejam só as suites para instrumentos completamente a solo, que tinham de ser normalmente acompanhados por uma orquestra, como é o caso do violino e do violoncelo! Em Bach, esses instrumentos podiam tocar a música de uma orquestra inteira, completamente a solo!

    _music_4_ever_
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: _music_4_ever_
    · votar


    Dogs2

    E quem falou que não é?

    vc disse ke não gostava mt de Bach por achá-lo perfeitinho de mais, mas Stravinsky tb gostava bastante da perfeição! Por isso, se vc não gosta da perfeição exagerada, kual é a lógica em gostar de Stravinsky?

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Em Bach, esses instrumentos podiam tocar a música de uma orquestra inteira, completamente a solo!
    Essa era uma característica que surgiu nesta época - as grandes sonatas/toccatas/etc solo. Quem popularizou isso, pra violino, foi Tartini e Corelli.

    É legal, porque as pessoas começaram a explorar recursos que antes não eram necessários, já que o acompanhamento tava lá. Muito da escrita polifônica pra instrumentos de cordas vêm dessa época.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bach. Perfeição ?