Violino e Violoncelo

    Autor Mensagem
    darkpunkangel
    Veterano
    # out/05


    Olá!

    Estou em duvida entre aprender tocar violino e violoncelo, alguem poderia me explicar algumas diferenças e semelhanças entre os dois? (obs. Não conheço muito bem esses instrumentos, mas adoro o som dos dois!)

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Olha...ambos são muito difíceis (mas isso ñ significa nada pra qm quer aprender).Ñ conhecemos seus gostos musicais, por isso fica difícil indicar uma coisa tão pessoal como essa.O q posso te falar é q é muito mais fácil alguém conseguir entrar em uma orquestra tocando cello do q violino, pq msm os violinistas da orquestra sendo em maior número, a concorrencia é muito maior pra esse instrumento, pois (a grosso modo) ele é muito mais popular.Um problema do cello seria o preço (um bom vc pagaria por volta de uns R$8.000,00) e a dificuldade de transporte...
    Se esses fatores ñ forem muito influenciadores pra vc, então o melhor msm seria vc ir em alguns concertos e reparar nas partes dos cellistas e violinistas pra ver ql mais te agrada.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ql é sua intenção??Apenas robbie ou dedicação msm?

    darkpunkangel
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Quanto aos gostos musicais, eu geralmente escuto algo como Metal/Gothic/Industrial e Música Erudita, mas isso não me impede de escutar bandas de outros estilos musicais.

    Um problema do cello seria o preço
    Isso realmente me atrapalha. Como não tenho muito dinheiro para comprar um instrumento, eu tenho como a "opção mais barata" o violino (mas isso não quer dizer a pior). Mas mesmo assim, tenho muita vontade de tocar violoncelo.

    Ql é sua intenção??Apenas robbie ou dedicação msm?
    Por enquanto a música para mim é um hobbie, até porque não tenho tempo para dedicar apenas a ela por causa dos meus estudos e outras atividades. Mas mesmo assim eu tenho um grande interesse nos dois instrumentos.

    E tenho mais uma duvida: quem sabe tocar um violino aprenderia tocar com mais facilidade um cello (ou vice-versa)? Ou isso não tem nada a ver?

    Fezinha
    Veterano
    # out/05
    · votar


    oiieee
    disculpa me intrometer..mas celo eu particularmente naum optaria..eu ja tentei tocar, e é muito dificil, pelo menos eu achei, violino se vc quiser pode aprender sozinha como eu fiz...
    é só buscar em teorias e se quiser outras dicas é só pedir..
    Se alguem gosta d conversar sobre musica e quiser me adicionar no MSN, o meu e-mail eh : fernandafleck@hotmail.com

    Alexei
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Alexei
    · votar


    Eu toquei violino por dois anos e cello por seis anos, eu posso dizer o seguinte: para gostar de cello tem que gostar dos sons mais graves e gostar principalmente de fazer o acompanhamento das músicas (apesar do cello ser um solista por excelência). Pelo menos na orquestra é assim.

    Quanto aos gostos musicais da darkpunkangel, eu suponho que o violino seria melhor pra ela.

    Eu faria o seguinte: procuraria ouvir solos dos dois instrumentos tanto em vídeo quanto em CD (ou mp3).

    darkpunkangel
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Obrigada por responderem ao topico! Ainda vou pensar mais um pouco, mas acho que vai ser violino mesmo e pelo visto o violoncelo vai ter que ficar para depois. hehe

    GEL
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Fezinha

    FEZINHA.....rsrsComo vai? Tudo bem? Li seu comentário sobre violino, queria uma ajuda para encontrar partituras fáceis, para iniciantes.....completei 1 mes de aula, mas quero algo mais!!!
    Grata, ELISANGELA
    elisangelawa@yahoo.com.br

    Marcelo Torca
    Veterano
    # out/05
    · votar


    darkpunkangel
    Eu diria para estudar viola de arco, é um instrumento que necessita muito em orquestras, geralmente há falta, está entre o cello e o violino, e é bem acessível financeiramente, equivalente ao preço de uma guitarra.
    O maior desafio é colocar o instrumento de uma forma agradável, se você quer se dedicar em algum instrumento musical, também tem de estar preparado para defendê-lo no estilo que estiver executando, hoje existem os instrumentos do nipe de cordas elétricos, e estes aceitariam muito bem pedais de guitarra ou de baixo, então se você quiser fazer Metal, fará, se quiser fazer erudito, fará.
    Um Conservatório de Londres, Inglaterra, adaptou um pedal de distorção num fagote, e o som ficou maravilhoso, tornou o instrumento harmônico e fez equivaler há uma guitarra.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Um problema do cello seria o preço (um bom vc pagaria por volta de uns R$8.000,00) e a dificuldade de transporte...
    Juliano, esse preço tá mais pra contrabaixo acústico...e um cello dá pra transportar tranqüilamente nas costas.

    Um cello bom (de luthier, não um foda, mas com um som bom), tá por volta de 3 mil reais, e um violino bom tá por volta de 2 mil e poucos...

    Como ninguém começa tocando direto num Stradivarius, é recomendado comprar como primeiro instrumento ou um chinês ou um barato de luthier, que é melhor que o chinês.

    darkpunkangel
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    revivendo o topico... hehe

    Ainda não comprei instrumento algum, pois ainda estou muito indecisa, por mim tocava tudo o que estivese disponivel pra tocar, mas mais uma vez minha situação financeira não deixa.

    Marcelo Torca
    Adorei a sugestão da viola, vou pesquisar um pouco mais sobre ela e ver se o som me agrada. Ja adiantando, podes me indicar uma viola boa e barata?

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    darkpunkangel
    Eagle 4/4

    darkpunkangel
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    nossa adorei o som da viola! mas procurei esse instrumento por tudo que é loja aqui e não achei e as da Eagle estavam em falta. a unica que eu achei foi um Parrot por uns 400 e pouco. essa marca é boa? vale a pena comprar?

    storrecilha
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    darkpunkangel

    acho que vc poderia começar com uma viola barata sim... nureson, parrot... depois vc compra uma melhor...

    não sei de onde vc é mas tem umas loja que vc sempre acha esses instrumentos em sao paulo que são a vitale no centro e a abcmusical (apenas site)

    storrecilha
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Vitale - telefone (11) 32937455
    www.abcmusical.com.br

    lucellista
    Veterano
    # out/07
    · votar


    PROFESSOR DE VIOLONCELO - AULAS DE VIOLONCELO

    Estudei na Escola Municipal de Música com Ricardo Fukuda e me formei Bacharel em cello na USP, sob orientação de Robert Suetholz. Acabei de voltar dos EUA, onde concluí o Mestrado em cello com Dennis Parker, na Louisiana State University.

    Tenho 10 anos de experiência em aulas, já preparei muitos estudantes para os testes da Escola Municipal, ULM e USP, com índice de aprovação de 80%. Lecionei no curso de extensão da USP, no Conservatório do Brooklin, projeto Guri, St Paul's School e UNASP, entre outras escolas.

    Fiz 3 cursos de Método Suzuki com Ms. Grace Field, professor da Suzuki Association of Americas.

    Já fui membro das Orquestras: Jovem Municipal, Jovem Estadual, Filarmônica de S. Caetano do Sul, Orquestra de Câmara da USP e Rapides Symphony Orchestra (Louisiana- EUA). Toco como convidada na Filarmônica de S. Bernardo do Campo e na Jazz Sinfônica.

    Participei em inúmeros masterclasses e festivais de música, como o Rio Cello Encounter (de 2000 a 2004), Campos do Jordão, Brasília, Poços de Caldas, etc.

    Também oriento a compra de instrumentos e indico profissionais que fazem ajustes. É possível comprar um bom violoncelo de estudante por aproximadamente 1000 reais ( incluindo instrumento e ajustes necessários).

    Interessado ou dúvidas ? Entre em contato através do e-mail lulicello@gmail.com ou telefones 3889 7699 ou 8144 0464


    PROFESSOR CELLO - AULA CELLO

    Prof Ivan Meyer
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Veja as fotos de um cello de 850,00 reais modificado e escute o som dele ok
    http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=663092389655352148

    Meus amigos ,esse cello acredite custa 850,00 reais em média .
    O que atrapalhava o cello é aquele verniz que vem de fábrica super grosso (quando eu fui retirar o verniz te juro que precisei usar uma spatula de tão duro e grosso o verniz e a mudança do som foi muito legal pois o som abriu AUMENTANDO O VOLUME .
    Eu toco sax também e eu sou luthie de sax e sempre tiro a pintura deles e o som melhora muito, pois o verniz impede a vibração do metal então eu tirei o verniz do meu cello com um removedor de verniz e depois fiz um envelhecimento nele e encerei com cera de abelha (não usei verniz ) e o cello soltou o som !

    Eu tenho um trabalho com a minha esposa que é pianista ( e também a pintora ) e então fizemos mais esta parceria rsss
    Temos um grupo onde usamos Roupas da Corte de Luiz XV com um cravo que fiz de madeira ( carcaça ) e coloquei um teclado dentro e usamos vestimentas de época com mobiliário etc....ficou muito bonito e com este grupo tocamos em enventos .
    Nele toco oboe, cello e flautas barrocas e tem uma violinista que usa um violino elétrico da yamaha e minha esposa no Cravo todo pintado .

    Se quiserem dar uma olhada no grupo tocando em uma formatura de medicina ,irão entender por que pintei o meu cello rssss é por que vai comibinar com o que faço com ele .

    Veja este trio que mistura a antiguidade com a modernidade e mostra bem o que nós músicos brasileiros somos capaz de fazer para poder seguir adiante com a nossa música e seguir alimentando esse sonho e também nossa familia.
    Veja os vídeos pois é interessante e depois eu conto como bolei isso rsss

    http://www.youtube.com/watch?v=sGTCMHixE6I

    http://explicasax.com.br/studiomeyer/images/clipes_mp3/adagio_de_albin one.wmv

    http://explicasax.com.br/studiomeyer/images/clipes_mp3/concerto_para_o boe.wmv

    http://explicasax.com.br/studiomeyer/images/clipes_mp3/torna_sorriento .wmv

    http://explicasax.com.br/studiomeyer/images/clipes_mp3/concerto_para_f lauta.wmv

    Abração
    Ivan Meyer 00:01 (12 minutos atrás) excluir Prof.Ivan Meyer
    Homenagem a J.S.Bach escute o cello bachiado rsss
    Meus amigos violinistas eu compus um monte de músicas e gravei um cd onde toco cello ,oboe, sax ,flauta etc...e este cd é grátis,basta baixar ok

    Homenagem a J.S.BACH

    11-Cello Bachiado -Ivan Meyer-Violoncello
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/11-Cello%20Bac hiado.mp3

    5-Beto Camelô-Ivan Meyer-Violoncello
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/5-Beto%20Camel o.mp3

    3-Oboé,por que choras ?-Ivan Meyer- Oboé
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/3-Oboe,%20por% 20que%20choras.mp3


    1-Manhã Feliz-Ivan Meyer -Sax Alto
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/1-Manha%20Feli z.mp3

    2-Ecos do Guion-Ivan Meyer-Sax Soprano Curvo
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/2-Ecos%20do%20 Guion.mp3



    4-Metade Minha -Ivan Meyer-Sax Tenor
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/4-Metade%20Min ha.mp3



    6-Gisvana-Ivan Meyer-Flauta transversal e Sax Soprano Curvo
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/6-Gisvana.mp3

    7-Tô voando...-Ivan Meyer-Sax Alto
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/7-To%20voando. mp3

    8-Agora pode,minha doce!-Ivan Meyer-Flauta Doce
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/8-Agora%20pode ,%20minha%20doce.mp3

    9-Há dois -Ivan Meyer-Sax Alto
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/9-Ha%20Dois.mp 3

    10-Chorinho pra ele e bolerinho pra nós ! -Ivan Meyer-Sax Tenor
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/10-Chorinho%20 pra%20ele%20e%20bolerinho%20pra%20nos.mp3



    12-Perfume da Lua - Ivan Meyer-Sax Tenor
    http://www.explicasax.com.br/escola/downloads/Cd%20Ivan/12-Perfume%20d a%20Lua.mp3

    Neste cd estão tocando os músicos :

    Claudinho Mendonça-Bateria
    Claudio Kafé-Guitarra
    Osmar Fontes-Teclados
    Rafhael du Valle -Contra Baixo
    Ivan Meyer- Saxofones,Violoncello ,flautas e Oboé

    Todas as músicas e arranjos são de minha autoria.


    Abração
    Prof.Ivan Meyer

    luizgajo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Prof Ivan Meyer
    Prof Ivan Meyer
    Prof Ivan Meyer
    Prof Ivan Meyer

    luizgajo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    entre violino e cello
    bom , isso vai ser dificil mas vou tentar
    melhor nenhum porque se vc não tem convicção não tem condição
    para estudar qualquer instrumento pois é um estudo arduo e infinito
    desculpe se estou sendo rude melhor um exemplo
    ja com 5 anos de studo perguntei ao meu professor quanto tempo precisaria para tocar bem no ritmo que eu andava
    ele me disse aroximadamente uns 10 anos ainda
    duvidei mas aceitei batata 10 anos de suor e lagrimas a mais fizeram de mim não so um viloncelista bastante razoavel mas tb um
    homem com uma otima formação para a vida
    mas nem todo mundo nasceu para a musica e graças a isso temos picasso corbusier etc
    sugiro que procure algo que vc realmente se interessa e manda ve
    um abraço

    Morgenstern
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    A minha dica pra quem está começando é , saber qual dos dois instrumentos melhor se adapta à sua fisiologia e se pretende partir para profissionalismo , deve pesquisar qual tem maior campo.
    O resto é escolha pessoal , cada um tem um gosto.

    luizgajo

    http://3.bp.blogspot.com/_jqtPCYsHsFM/S6KkkTLV-WI/AAAAAAAAASk/m1RDDGHQ P7A/s400/p%C3%A1DeOuro.jpg

    VitorProc
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Oi Pessoal! Estou interessado em aprender a tocar violoncelo, procurei em BH escolas e professores particulares, quanto às escolas não há vagas para começo imediato, quanto aos professores não encontrei nenhum. Vc Têm alguma indicação? Agradeço a atenção e desejo sucesso a todos!
    Vitor

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violino e Violoncelo