Falta de transparência no GB

    Autor Mensagem
    cattan
    Veterano
    # mar/05


    Pessoal,
    Antes deixe-me esclarecer que meu objetivo no GB é apenas apresentar meu material e trocar idéia sobre música com outros integrantes. Mas existem algumas coisas que colocam a credibilidade do GB (que é uma idéia fantástica) em questão.
    A situação é a seguinte: eu estava disputando uma battle (não vou dizer contra quem, não há necessidade), vencia por 8 x 3, e faltava apenas 1 hora e meia para o fim. No dia seguinte, quando fui ver o resultado, eu havia perdido por 7 x 6 (?!). Acontece que subitamente surge um voto de peso 3 (já acho um absurdo existirem pesos nos votos) de um amigo do meu oponente, e inexplicavelmente somem 2 votos meus. Resultado, empate, porém como a música dele tinha tablatura, levou o voto de minerva, apesar de a minha média ser maior (mais um critério injusto, na minha opinião). Resultado, minha música perdeu e foi colocada no limbo.
    Como esse fórum é o único meio de apresentar nosso ponto de vista em relação ao que acontece no GB, gostaria de saber a posição dos responsáveis sobre as questões que levantei aqui. No mais, parabéns pela idéia, que é genial, mas sempre tentando melhorar. Um abraço a todos!

    Jason
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    seu tópico esta fadado à ser deletado brevemente, infelizmente

    Tiruk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tava loco pra participa do gb, com musicas minhas e talz... (há uns 2 meses)

    agora, axo q nao vo mais, por sucessivos acontecimentos desse tipo

    Sam
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    cattan

    As regras do novo site foram criadas a partir de solicitações dos combatentes (peso dos votos, etc). Todas as regras estão dispostas no site de forma clara e objetiva.

    Estamos absolutamente abertos a mudanças nas regras, mas é preciso que a maioria solicite/concorde.

    As regras atuais valem para todos os combatentes, ou seja, o que acontece com você, pode acontecer com todos.

    Votos serem cancelados , infelizmente, é coisa muito comum. Os motivos são vários: votos discrepantes (médias muito diferentes das já dadas), por exemplo, um votante dá somente notas 10 para você e apenas notas 1 para o outro, etc.

    Agora vc dizer que falta transparência, você está sendo, no mínimo, injusto, haja visto todas as ferramentas que dispomos para manter publicado todos os votos e médias do site.

    Como esse fórum é o único meio de apresentar nosso ponto de vista

    Você está enganado. No no fim da página do Guitar Battle há um link CONTATO. É só através deste link que vocês tem a garantia de que sua mensagem sera, no mínimo, lida.

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sam
    O ponto principal é que estão surgindo muitos problemas como esse. Talvez com as mudanças no GB tenham surgido novas técnicas pra se burlar os votos. (É como no Brasil, existem um monte de leis e dobro de meios de fraudá-las).

    O esquema dos votos discrepantes é bem relativo. Quem conhece essa regra e pede prum amigo votar pode dizer: "coloca as notas do meu oponente parecidas com as minhas, só que um pouquinho menor!". Dessa forma o cara garante que o voto em favor dele seja validado.

    Uma sugestão que eu faço é a seguinte: Votos de músicos (participantes) tem peso inicial 3. Esse peso pode ser aumentado como é feito agora (a cada X pontos o voto ganha peso +1). Votos de não participantes tem peso 1, com possibilidade de ter o peso aumentado a cada X batalhas votadas (sem que nenhum dos seus votos tenha sido anulado).

    Acho que dessa forma evita em grande parte o voto dos amigos, apesar de não eliminar o problema das "panelas" entre os competidores.

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Outra sugestão importante seria a de mostrar os votos depois de julgada uma batalha que não teve cinco votantes. Dessa forma o competidor pode ter uma visão melhor se o seu adversário recebeu votos de amigo ou não.

    cattan
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Uma sugestão que dou é deixar explícito de alguma forma por que os votos inválidos foram considerados como tal. Por exemplo, até agora não sei porque "sumiram" dois votos meus... assim o possível fraudador fica mais exposto e assim pensaria duas vezes antes de fraudar.

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cattan
    Essa é boa tb!

    Tamassia
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Muito boa a idéia de no e-mail que recebemos com o resultado, ter explicito o porque os votos foram retirados/anulados. É muito comum perder votos, eu nunca pedi para ninguém votar em minhas disputas entretanto quase sempre some algum voto e eu fico sem entender....

    cattan
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sam
    Não tinha conhecimento desse link. Vou usá-lo a partir de agora se precisar. Quando eu digo que falta transparência, não é na clareza das regras, mas sim nos critérios adotados para anulação de votos (não está claro no regulamento), e na prestação de contas após o julgamento.

    Sam
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Marisco
    Votos de músicos (participantes) tem peso inicial 3

    Você está indo contra ao que o cattan disse: voto de peso 3 (já acho um absurdo existirem pesos nos votos

    Tá vendo o problema? Não dá prá ouvir uma pessoa só. Todo mundo tem que endossar um pedido.


    cattan
    deixar explícito de alguma forma por que os votos inválidos foram considerados como tal

    Dois motivos:
    1) pesa o banco de dados (resolvível)
    2) estaríamos ensinando "como burlar". Fulano vai pensar: "ah... cancelaram meu voto assim, então se eu fizer assado, talvez passe...".

    A minha opinião é a seguinte: tudo vai funcionar perfeitamente quando o site estiver um pouco mais divulgado e os votos fraudulentos/inválidos forem irrelevantes nas disputas.

    Vocês mesmos podem colaborar com isto VOTANDO EM MAIS DISPUTAS!

    Viram o tópico que eu criei ali sobre o link pra incentivar a votar. Ninguém comentou lá. Cobrar é fácil, quero ver é participar de verdade. ;)

    Tamassia
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sam, concordo contigo, já que na medida que mais pessoas votam as discrepâncias são minimizadas.

    Entretanto ainda acho boa a idéia de se receber no e-mail do resultado pelo menos alguma explicação sobre o porque sumiram os votos.

    Quanto ao novo link, achei legal e eu já utilizei algumas vezes. Sempre que posso tento votar em outras disputas.

    cattan
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sam
    2) estaríamos ensinando "como burlar". Fulano vai pensar: "ah... cancelaram meu voto assim, então se eu fizer assado, talvez passe...".
    Muito pelo contrário. Você não estará ensinando ele a burlar e sim deixando claro que não é permitido burlar votos. Poderia existir até alguma forma de punição para o competidor(caso seja comprovado que o competidor tenha tido participação na fraude), tipo perde pontos, ou suspende a música por alguns dias...
    Faço a seguinte analogia: um preso consegue pular o muro da prisão pq o muro era baixo. Você iria pensar: ah, não vou aumentar o muro pq ele vai construir uma escada ou algo do tipo e vai pular mesmo assim? Tem que cercar por todos os lados. Se alguém "inventar" uma forma nova de burlar e for descoberta, passa a ser critério e todo mundo fica sabendo que ele fraudou, e assim por diante...

    Sam
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Infelizmente é inviável (financeiramente) fazer o Julgador escrever em cada um dos vários votos cancelados nas dezenas de batalhas julgadas diariamente.

    E, infelizmente, não dá para passar o controle dos julgamentos para colaboradores sem remuneração. Já tivemos esta experiência, o pessoal abandona o barco rapidamente.

    Quem sabe não bolamos um plano "Gold"? Daí vc paga uma quantia mensal e tem controle total das suas batalhas. Pode tornar sua solicitação viável, caso mais gente endosse. Mas acredito não, pq soaria impopular e até... anti-ético(?).

    Cá entre nós? O site está excelente. Mata a pau no GB antigo. Vc não vê por aí sites tão complet(x)os quanto o GB.

    Ah, esta é minha última msg aqui. Vcs tão ficando mal acostumados de novo! :)
    Dúvidas, problemas, sugestões, requisições, reclamações:
    http://www.guitarbattle.com.br/contato.php

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cattan
    Realmente, essa de ensinar como burlar foi desculpa esfarrapada, mas o resto eu entendo perfeitamente o Sam.

    JLT
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sam
    Queria endossar o pedido para que o combatente receba uma justificativa sobre a anulação dos votos. O pessoal mais novo, que não conhece a integridade dos administradores pode até ficar com bronca do site, pensando que estão sendo roubados ou que os moderadores fazem algum favorecimento.

    Concordo com você que a única forma de diminuir o problema é com mais votos. Eu tenho votado com bastante frequência mas não vejo isso na maioria. O pessoal reclama da falta de votos na cat. de acesso mas nem os combatentes tem votado. Quase sempre comento justificando o voto.

    Melhor ainda será quando muitos não combatentes votarem. Aí acho melhor rever a questão do peso 2 e 3 pois dá mais poder aos combatentes que formam algum tipo de panela.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Quem conhece essa regra e pede prum amigo votar pode dizer: "coloca as notas do meu oponente parecidas com as minhas, só que um pouquinho menor!". Dessa forma o cara garante que o voto em favor dele seja validado.

    Como o Marisco falou eu assino embaixo. E vou mais alem. E se TODOS os amigos participaremdo GB ? Como fica ?

    Sei que é difícil ter sempre idôniedade no GB. Porem, acho que em termos dos votos esta pior que o GB antigo.

    Conheci muita gente legal no GB não é atoa que tenho os mesmos no meu ICQ/MSN até hoje (Começei a participar na 2° semana de vida do GB em 2003).

    O lance é torcer que acabe com isso. Hoje escuto as músicas de alguns combatentes e me surpreendo com bastante qualidade. O nível subiu bastante. E acho que tem muita gente que merecia ganhar algumas Battles lá e não ganha. Não pelo gosto pessoal meu, e sim pelo critério total de avaliação.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Falta de transparência no GB