Driver para mixagem multipista! Soluçoes e aperfeiçoamentos...

    Autor Mensagem
    Alken
    Veterano
    # out/05


    Ae galera, tudo beleza?

    EU to com um problema meio chato. Sempre que vou mixar um musica que tenha muitos canais e tenha que usar muito efeitos VST/DXI o sonar alega o famoso Dropout, após alguns segundos de reprodução ( na mixagem, nao na gravação ). Eu estou ciente de qual é o meu problema, meu computador nao é capaz de gerenciar todos os dados para que a musica possa correr leve e solta com tantos plugins ativados. Estou aqui para saber se alguem tem conhecimento de alguma forma de otimizar o gerenciamento de dados no meu computador sem que eu tenha que fazer trocas no hardware.

    Qual é o melhor driver para se utilizar? WDM? ASIO? MME? Qual latency devo escolher ( lembrando que nao estou gravando, apenas mixando )? Quanto devo colocar para tamanho dos buffers? Quais outras configurações posso fazer para otimzar o sistema.

    Eu estou usando o Sonar 4 Studio Pro, mas creio que esse nao seja um problema exclusivamente do Sonar, mas sim de todos os programas de mixagem multipistas que suporte edição online ( ou , nao destrutiva ).

    Meu PC:
    - PIII 750GHz Intel Genuine
    - 256 Ram
    - Placa de som SoundBlaster Live Value

    Observação: Sempre que vou fazer este tipo de trabalho, fecho todos os programas ( inclusive anti-virus e firewall ) e conexões com a internet, deixando o processamento do PC somente para o Sonar

    E isso ae =]

    JLT
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Não sei como ajudar nas configurações mas uma coisa que você pode tentar é exportar cada faixa em wav e abrir nun novo projeto. Aí não precisará usar os pluggins e efeitos que consomem memória e processador. Pode fazer isso só com os canais que estejam usando efeitos. Eu tenho esse problemas usando o guitar rig e soluciono assim. Só que não abro outro projeto, eu exporto o canal em wav depois importo ele novamente pro projeto e desativo a antiga.

    musicplayer
    Veterano
    # out/05
    · votar


    O melhor driver é o ASIO, pois proporciona uma latência bem menor.
    Mas no seu caso talvez vc esteja exigindo um poko d+ da sua máquina e ela nao tá aguentando.
    Vc utiliza que sistem operacional? Se for o XP... recomento um processador + veloz e um poko + d RAM.

    Alken
    Veterano
    # out/05
    · votar


    JLT

    Mas aí eu estaria fazendo o precesso destrutivo, mas pelo jeito vai ser a unica opção


    musicplayer

    Nao creio que menos latencia irá influenciar nisso. E sim, uso windows XP. O ruim que nao tenho condiçoes de trocar o hardware agora =/

    musicplayer
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Alken
    Ah sim, a grande sacada da latencia eh na gravacao com efeito em tempo "real".
    Eu acabei instalando o win200 na outra particao do meu HD soh pra fazer gravacoes. Tenho um Celeron 1.0Gz com 128MB e nao ha como trabalhar nele diversos plugins atuando simultaneamente sobre as pistas. A maquina senta literalmente, DROP OUT!! hehe
    To vendo... acho q logo faco um upgrade!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Driver para mixagem multipista! Soluçoes e aperfeiçoamentos...