【FIXO】 Tutorial: Tocando/gravando bateria pelo Teclado do PC e com boa qualidade!

Autor Mensagem
rafaelsales
Veterano
# jul/05


Ei pessoal, preparei um Vídeo-Tutorial ensinando como se tocar/gravar músicas ou fazer patterns no Fruity Loops tocando a partir do Teclado do computador usando SoundFonts em tempo real.
Preparei esse video para auxiliar aqueles que não tem um Controlador/Teclado Midi para fazer suas Baterias com qualidade razoável.
Link do vídeo: http://rapidshare.de/files/3440028/SoundFonts_pelo_PC_Keyboard.wmv.htm l

Quando clicar na parte superior direita da tela tem um botão com contagem regressiva, quando acabar clique em cima para fazer o Download. Se não estiver vendo o botão é possivel que haja um banner flutuante em cima, então basta clicar no "X" do banner flutuante ou rolar a tela um pouco para baixo, pois o banner acompanha a rolagem da tela.

Esses dias acabei uma música minha que fiz para colocar no Guitar Battle, mas ainda esta sem solo pq ainda não tive tempo de completa-lo, mas como já acabei a base, vocês podem baixar no link que segue logo abaixo.
Estou disponibilizando esta musica, para mostrar que é possivel fazer uma música completa com qualidade razoavel e nem tanto empenho da pessoa utilizando somente o Software FruityLoops, uma Guitarra e efeitos.
No caso desta musica usei para efeitos da base da Guitarra o plugin do Guitar Rig. Para fazer o Baixo da música utilizei também o Guitar Rig com um patch que abaixa uma oitava da guitarra deixando o som da guitarra grave que possa da um encorpamento e ritmo a mais para a música. O Strings e o Piano foram utilizando somente o Fruity Loops com 1 SoundFont que tem ambos patchs de Strings e Piano. A bateria foi feita utilizando somente o Fruity Loops e um SoundFont. Para conseguir os ritmos utilizados criei os Patterns gravando em tempo real utilizando o teclado do PC como mostrado no Tutorial acima.
Link da musica: http://rapidshare.de/files/3385307/Rafael-A_Onda.mp3.html

Qualquer dúvida deixa uma pergunta que logo que possivel responderei.

Marcio Zima
Veterano
# jul/05
· votar


legal cara!

da pra colocar, tipo uma musica ja pronta so faltando a bateria, pra ouvir e gravar a soundfount ao mesmo tempo??

nFall
Veterano
# jul/05 · Editado por: nFall
· votar


Agora sim. Muito bom cara, gostei do Tuto. Eu fazia isso mas usava um esquema um pouco diferente na hora de escolher as teclas no Fruit Loops, mas o jeito que voce ensinou é bem melhor.


Parabens.

Agora so falta liberar pra gente como fazer o baixo.

rafaelsales
Veterano
# jul/05
· votar


Marcio Zima
Da sim kra... Só recomendo isso se vc tiver gravado a base seguindo bem direitinho um metronomo... E na hora de colocar a bateria também recomendo fazer isso com o metronomo ligado de modo que ele fique até mais alto que a base para nao se perder, pois se a base for tipo balada as vezes confunde um pouco... Nesse meu caso tocava na guitarra o ritmo pra saber como ia fazer a bateria no trecho e ia fazendo... e dps de a bateria estar pronta que fiz a base definitiva, dps o baixo e dps teclado.
Pra vc escutar uma gravacao e tocar a bateria ao mesmo tempo basta clicar no menu Channels => Add One => Audio Clip, dps clica no canal que vc criou pra abrir a janela de propriedades, e então na guia Plugin mesmo... proximo ao topo tem uma caixa escrito (None), e do lado tem um botao para carregar um arquivo. Dps disso pra fazer com que ela toque ao dar o play, vc abre a playlist e na região de baixo vc clica utilizando o pincel e ele colocara um dos canais de audio pra tocar junto a playlist. Se tiver mais de um canal de audio para tocar, clique na seta do canto superior esquerdo do trecho do audio que ele criou na Playlist, dps clique em Select Channel e em seguida verifique se ele esta associado ao audio que vc quer... Tente isto e leia com atencao, se nao conseguir avise que mando screenshots detalhados.
nFall
Kra, o baixo fiz na guitarra... Vc escutou a musica: http://rapidshare.de/files/3385307/Rafael-A_Onda.mp3.html ????????
O baixo dela eu fiz usando um Patch que abaixa uma oitava da guitarra... Eu achei que ficou legal... Eh claro que vc nao vai poder dar altos slaps... heheh
Mas tipo o baixo serve mais pra marcar o ritmo das notas... pelo menos é isso que acho... isso eu acho que ele faz muito bem... Na minha musica nao ficou bom... o baixo inventei e deixei esse que ta ai logo na segunda gravação... Se vc quizer posso te passar meu patch do Guitar Rig que usei pra fazer o Baixo...

Marcio Zima
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales

tem como passar o patch do Guitar Rig q vc uso pra fazer o baixo?

Midgard
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales

como vc grava utilizando o guitar rig??

rafaelsales
Veterano
# jul/05
· votar


Marcio Zima
Aqui esta o arquivo com todos os patchs que usei nesta musica: Baixo na guitarra, Guitarra limpa, guitarra distorcida e guitarra solo:
http://rapidshare.de/files/3463369/Efeitos_Musica.bnk.html
Coloque o arquivo nesta pasta antes de abrir o Guitar Rig:
C:\Arquivos de programas\Native Instruments\Guitar Rig\Preset Banks
Se vc for utilizar os patchs de guitarra distorcida e guitarra solo, é importante que seu Guitar Rig esteja na versao 1.2 pois nesses dois patchs utilizo o ProCo Rat que so esta disponivel a partir desta versao.
Midgard
Qualquer programa que suporta VST pode gravar usando o Guitar Rig como plugin como: Ableton Live 4, Fruity Loops, Cubase, e por ai vai...
No Fruity Loops vc tem que configurar a pasta que ele procura os plugins VST, e com certeza se vc tiver habilitado na instalacao do Guitar Rig a opcao de instalar Guitar Rig VST, o Plugin do Guitar Rig estara na pasta C:\Arquivos de programas\Steinberg\VstPlugins.
Para configurar no Fruity Loops esta pasta, vc deve clicar no Menu Options => File Setings e na tela que aparecer vc vai configurar como esta essa: http://img14.imgspot.com/u/05/209/10/Tuto1.JPG
Dps feche a janela... Dps, ainda no Guitar Rig vc aperta F9 para abrir a janela do Mixer, selecione o canal da mesa onde vc quer gravar e selecionar para ser a entrada da Guitarra, dps, no meio da tela do Mixer à esquerda vc clica em qualquer uma das setas para baixo das barras onde se coloca efeito, clique em Select => More... lá em cima da lista e na janela que aparecer procure pelo Guitar Rig que deve estar logo abaixo de "- VST Plugins" que estará em negrito e clique duas vezes em cima de Guitar Rig, então a janela do Guitar Rig abrirá...
Retorne a janela do Mixer, e ainda no canal que vc escolheu pra gravar a guitarra lá em baixo à esquerda haverá escrito "IN", então ao lado, na barra preta vc clica e seleciona o canal de entrada da sua placa de som, dps no lado direito haverá: REC. Clique em cima e selecione o arquivo de saida para gravar a Guitarra.
Para finalizar e executar a gravacao, lah em cima da dela do Guita Rig ao lado do botão Play selecione Song ao invés de Pat, então clique no botão Rec e para comecar a gravacao clique no Play. Pronto.
Leia atentamente, e se nao conseguir envie outra mensagem que criarei um video turoial.

nFall
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales
Ouvi a musica sim, mas quando eu ouvi tava a 64kbps nao deu pra reparar em "detalhes" mas ficou bem legal.

Bota o seu patch ae pra nos baixa.

rafaelsales
Veterano
# jul/05
· votar


nFall
O patch ja tava na resposta de cima: http://rapidshare.de/files/3463369/Efeitos_Musica.bnk.html
Botei essa qualidade pq ia sair ai ia UPLOADear mais rapido... heheh
Vc nota que no momento que eu mudo de Clean para Distorcido na musica tem um lag de 0,3 segundo... Acho que se meu computador fosse melhorzinho nao teria esse lag do Guitar Rig...
Acho que quando eu colocar o solo é que vai cair um pouco a qualidade pois em efeitos de computador com Hi Gain fica xiando um pouco...

Midgard
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales

vlw cara putz muito dez cara to muito feliz aqui q vo pode grava com uma distorçao decente :)

Midgard
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales

putz nao consegui seleciona as tecla tipo quando eu vo ve q coisa eu quero bota pra cada tecla simplesmente nao toca as baterias :( eu seleciono com o bota direito neh?? Aih depois fica uma luzinha laranja encima da tecla desejada neh?? Mais nao queh saih som de jeito nenhum
help

rafaelsales
Veterano
# jul/05 · Editado por: rafaelsales
· votar


Midgard
Perguntas frequentes: hehehe
Vc ja tentou em varias areas do tecladozinho?
Vc selecionou o patch da bateria como ressaltado no vídeo?
Testou outro soundfont? (As vezes vc encontra um que nao presta realmente)
Tem certeza que vc setou com o botão direito teclas de referência que correspondem a sons no soundfont? => O funcionamente da tecla de referencia definido pelo botão direito do mouse é feito deslocando a nota principal do teclado (a do meio) para direita, para que as teclas da esquerda (que no caso da bateria sao as que tem som) fiquem no centro, fikem como notas de referencia e toque...

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


(!)

rafaelsales
Veterano
# jul/05
· votar


LeandroPanucci
Vlw doutor! Que emoção! Mas minha intenção é só ajudar mesmo, principalmente aqueles que não dispõem de recursos financeiros/tecnológicos. hehehehe

Midgard
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales

a nota principal eh aquela q tem um bagulhetes laranjinha encima ??

Midgard
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales

tipo eu consegui seleciona uma peça mais aii eu clono e todas ficam co memo som :(

rafaelsales
Veterano
# jul/05
· votar


Midgard
O video detalha isso... vc clona pra nao ter o mesmo trabalho de selecionar o patch e etc...
Mas em cada uma vc tem que mudar a tecla de referencia que eh marcada utilizando o botão direito mouse e sinalizada pela bagulheta amarelinha sim...

Midgard
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales

mas tipo eu mudo de posiçao o bagulhets mais mesmo assim sai o mesmo som quando clico no teclado sai um som diferente mais aih quando eu ponho o bagulhets ele fica com o memo som

Notas
Veterano
# jul/05
· votar


mas ow, coloca o patch da bateria Tama ai pra nois :D!

rafaelsales
Veterano
# jul/05
· votar


Midgard
Se sai sempre o mesmo som, você deve ter esquecido de uma coisa somente: na janela "Channel Settings", clique na aba "MISC" e ative a caixa "Add to key".
Se nao ativar essa opção, ao mudar a tecla de referencia, o que ele fará e mudar o pitch da nota principal. Como a nota principal da bateria é um prato, vc so vai ouvir pratos com afinações diferentes.

PARA: Notas e o resto do pessoal:
http://www.soundfonts.it/soundfonts/TamaRockSTAR.zip

Notas
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales
valeu!

Notas
Veterano
# jul/05
· votar


rafaelsales
ah!outra coisa, quando eu adiciono os patches de novo sons no guitar rig, os patches não funcionam! vc sabe pq?

rafaelsales
Veterano
# ago/05
· votar


Notas
Eles aparecem lah legal?
Verifique se o seu Guitar Rig é da versão 1.2. Só funcionam nesta versão, pois criei nela.

Anão
Veterano
# ago/05
· votar


Ae... mto bom o seriall !!!.. mass assim.. alguem tem uma soundfont de batera e baxo com o link ae pra passa??? ... eh q eu n curto mto essa tama aii kra.. vlw

Marcio Zima
Veterano
# ago/05
· votar


rafaelsales
Eu fiz aquele negocio da bateria, de cada peça ficar em uma tecla.

Mas agora eu não consigo voltar a configuração original.
Tipo pra tocar violino como se cada nota fosse uma tecla.
Eu coloco soundfont de guitarra, baixo e violino, mas so sai uma nota de cada instrumento.

Ajuda ae

rafaelsales
Veterano
# ago/05
· votar


Marcio Zima
A configuração original é assim?
Quando vc cria um arquivo novo ele tira todas as configurações dessas que eu mostrei nesse tutorial.
Se não for este o problema, explica melhor...

nothing else matters
Veterano
# ago/05
· votar


ô Loko meu!

Show de bola.

nothing else matters
Veterano
# ago/05 · Editado por: nothing else matters
· votar


Marcio Zima
Da sim kra... Só recomendo isso se vc tiver gravado a base seguindo bem direitinho um metronomo... E na hora de colocar a bateria também recomendo fazer isso com o metronomo ligado de modo que ele fique até mais alto que a base para nao se perder, pois se a base for tipo balada as vezes confunde um pouco... Nesse meu caso tocava na guitarra o ritmo pra saber como ia fazer a bateria no trecho e ia fazendo... e dps de a bateria estar pronta que fiz a base definitiva, dps o baixo e dps teclado.
Pra vc escutar uma gravacao e tocar a bateria ao mesmo tempo basta clicar no menu Channels => Add One => Audio Clip, dps clica no canal que vc criou pra abrir a janela de propriedades, e então na guia Plugin mesmo... proximo ao topo tem uma caixa escrito (None), e do lado tem um botao para carregar um arquivo. Dps disso pra fazer com que ela toque ao dar o play, vc abre a playlist e na região de baixo vc clica utilizando o pincel e ele colocara um dos canais de audio pra tocar junto a playlist. Se tiver mais de um canal de audio para tocar, clique na seta do canto superior esquerdo do trecho do audio que ele criou na Playlist, dps clique em Select Channel e em seguida verifique se ele esta associado ao audio que vc quer... Tente isto e leia com atencao, se nao conseguir avise que mando screenshots detalhados.


Não achei a barrinha escrita "none".

Tenta tirar um screen ae.
Valeu.


Ps:tem Msn?
Meu msn/email é lkwruckARROBAhotmail.com
Só substituir o ARROBA por @.
;]

Marcio Zima
Veterano
# ago/05
· votar


rafaelsales
Não sei se é a original, mas antes tava assim.

Por exemplo quando vc coloca a soundfont de guitarra.
As teclas do teclado seriam as notas do instrumento. Tipo eu apertava Z saia um Lá, apertava X saia um Dó. Automatico

Mas agora eu aperto Z toca uma nota da guitarra, aperto X sai som da soundfont do contra-baixo, C sai som do prato da bateria.
Fica tudo misturado. Não sei se deu pra entender, mas é mais ou menos isso

rafaelsales
Veterano
# ago/05
· votar


nothing else matters
Fiz um mini-tutorial aqui... mas nao falei nada por voz... presta atencao que vc acerta rapidinho...
http://rapidshare.de/files/3631293/Tocando_com_playback.wmv.html
Marcio Zima
http://img14.imgspot.com/u/05/214/20/FL1.jpg

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tutorial: Tocando/gravando bateria pelo Teclado do PC e com boa qualidade!