Em relação ao aborto

Autor Mensagem
Ana Faleiro
Veterano
# jul/05


Pois é, apenas queria relatar o que se passa cá por este país à beira-mar plantado que se chama Portugal.
O nosso primeiro-ministro prometeu às mulheres portuguesas e à população em geral agendar um referendo sobre o aborto, para ver se era possível uma despenalização desta prática.
No entanto, tal como qualquer político que se preze, é evidente que quer fugi com o rabo à seringa, ou seja, agora já ninguém tem a certeza de que ele vá fazer o que prometeu na sua campanha eleitoral!
A decisão do aborto é uma decisão das mulheres, é algo difícil e doloroso, e são raríssimas as mulheres que recorrem sistematicamente a ele. Imaginem o que é terem de matar o vosso próprio filho, ue vive dentro de vós! Nunca passei por isso, mas de certeza que não é agradável. Mas e se não houver condições para criar a criança? É evidente que há casas de acolhimento - mas todos nós sabemos o que se passa em casas dessas, e o mehor exemplo é a Casa Pia, em Portugal, onde os menores são frequentemente vítimas de pedofilia. Alguém no seu perfeito juízo teria uma criança sem o desejar para a entregar a uma casa destas? Sabendo que a criança viria a ser infeliz?
A ideia do aborto não me agrada, até porqu sou católica e acho que o mistério da vida deve ser o mais sagrado possível; mas não é só em nós que temos que pensar. Temos que pensar no bem estar da criança que virá aí. E no caso de gravidez não planeada? É melhor ter a criança e depois ignorá-la completamente? Não o creio.
A lei em Portugal prevê o aborto apenas para casos de violação, perigo de vida ou mal-fomação do feto. Mas isto tem que ser mudado. Não se fala de abortar aos 6 ou sete meses, as mulheres portuguesas apenas pretendem despenalização do aborto até às 10 semanas.
É uma decisão das mulheres, e acho muito triste vivermos num país em que decisões deste âmbito passam pela legalização por parte dos homens, que nunca passam por situações destas! Quantas vezes se limitam a engravidar as raparigas e a segui a sua vida, como se nada fosse?...
Tenha vergonha, sr. José Sócrates, "excelentíssimo" primeiro-ministro de Portugal!

nathyyy
Veterano
# jul/05
· votar


concordo com vc de q eh preciso despenalizar o aborto,... ateh porque, com leis contra ou a favor,.. sempre existirá pessoas q farão isso em lugares impróprios, com pessos q se dizem profissionais, mas q na verdade naum são,..podendo assim colocar a vida da própria mãe em risco,.........

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


é verdade, ainda ontem estavamos a falar sobre isso, à hora do almoço, e a minha mae dixe, k o referendo vai ser feito, mas que já se sabe que vai ser Não, o que é mais triste ainda, é ver exes padres que sao contra o aborto andarem a pregar exas coisas na missa, que deveria ser um local de culto a deus e nao à politica! eu concordo, axo k é uma decisao que deve ser feita e tomada pela mulher e pelo pai da criança em causa tambem, porke k é k ha-d haver familias na miseria para cuidar dos seus filhos? tudo neste pais é carissimo, dar educaçao a um filho fica muito caro, e a decisao nao pode estar nessas pessoas sem formaçao nenhuma, que acreditam nakilo k ouvem na missa e afins...despenalizem logo o aborto!!! é engraçado como a igreja continua a ser ( em grande parte) contra o uso do preservativo, e continua tbm a ser contra a aborto! parece k kerem k as pexoas só tenham relaçoes sexuais uma vez na vida para conceber! sem eskecer cm a nathyyy dixe, nao despenalizando o aborto vao sempre por em risco as pexoas k vao continuar, insistentemente a fazer o aborto, sem as minimas condiçoes para tal...

Ana Faleiro
Veterano
# jul/05
· votar


ver exes padres que sao contra o aborto andarem a pregar exas coisas na missa, que deveria ser um local de culto a deus e nao à politica


Mas desde sempre a Igreja esteve ultra-ligada à política, apesar de o negar! Desde os tempos mais remotos, quem proclamava reis e imperadores? Foi sempre a Igreja! E o curioso é ver a hipocrisia que lá reina... são contra sexo antes do casamento, contra meios anticoncepcionais, contra sexo extra-conjugal, contra abortar... mas quando vamos ver, quantos padres e religiosos não têm filhos espalhados pelas paróquias e nem seker os admitem ou reconhecem???
Enfim, este país anda uma tristeza, com uma mentalidade que parece pré-Idade Média em relação a tantos assuntos...


o referendo vai ser feito, mas que já se sabe que vai ser Não


pois é, o problema é que esta é uma situação tal como tantas outras, em que se sabe a resposta quase ainda antes de o problema ser colocado. E é contra isso que todas nós mulheres, quer tenhamos passado por uma situaão destas ou não, devemos lutar!
afinal, o aborto apesar de última opção, deve ser pensado actualmente não como um crime ou tabu mas sim como uma saída de quem não tem mais recursos ou opções!
Tal como a raklita afirma,

porke k é k ha-d haver familias na miseria para cuidar dos seus filhos? tudo neste pais é carissimo, dar educaçao a um filho fica muito caro


Os impostos aumentam, a roupa aumenta, os livros aumenta, a educação e a cultura aumentam...
E entramos num círculo vicioso, em que só kem tem barriga xeia é k tem cultura, e só tem cultura quem a pode pagar, e neste país que caminha para o 3º Mundo...quem raio é k pode pagar seja o k for tirando os políticos que acumulam benesses como kem acumula camisas? Não fazem nada para a qualidade de vida dos portugueses melhorar, aumenam impostos, congelam subidas de salário, mandam-nos trabalhar até morrer (quem é o professor que aguenta ensinar até ao 65 anos?????), e depois admiram-se de as pessoas terem de recorrer a saídas como o aborto!
E depois, com tanta "cultura" k dizem ter, só tomam decisões destas, tristes e pseudo-puritanas...

podendo assim colocar a vida da própria mãe em risco

Pois é, mas a eles, ditos "puritanos" e "moralistas", o k lhes iteressa se a vida da mulher ou rapariga jovem ou sem condições está em perigo? Segundo eles, a sua vda só está em perigo porque ela está a cometer um crime. Quase que dá qu ensar que eles até ficam de consciência tranquila se ela morrer, pois encaram isso como castigo de um suposto "crime"... Se calhar, se ela tivesse a criança mas tivesse k ir pra prostituição para a alimentar, ou se a tratasse mal porque nunca a tinha desejado, se calhar isso não seria tão moralmente condenável como se ela tivesse simplesmente desistido de algo que afinal só lhe iria atrapalhar a vida e quaisquer projectos que ela tivesse para o seu futuro...

UrSinHo
Veterano
# jul/05
· votar


se a mulher nao quer ter o filho eu acho q ela deve tirar sim, pq é melhor do q qdo ele crescer e nao ter o amor da mãe...

NiLLaKettY
Veterano
# jul/05
· votar


UrSinHo
se a mulher nao quer ter o filho eu acho q ela deve tirar sim, pq é melhor do q qdo ele crescer e nao ter o amor da mãe...
ah daí depende
Talvez em relação a um estupro tudo bem. Agora se o casal não teve capacidade pra se cuidar, o q a criança tem a ver com a irresponsabilidade dos pais?

UrSinHo
Veterano
# jul/05
· votar


NiLLaKettY
Agora se o casal não teve capacidade pra se cuidar, o q a criança tem a ver com a irresponsabilidade dos pais?
mew, mas a criança nao vai ser um feto!!! nao vai ter nem 0 meses!!hhuh

NiLLaKettY
Veterano
# jul/05
· votar


UrSinHo
mew, mas a criança nao vai ser um feto!!! nao vai ter nem 0 meses!!hhuh
mas tem o direito de viver.

UrSinHo
Veterano
# jul/05
· votar


NiLLaKettY
mas a mulher pode ficar gravida por acidente, a camisinha tem furado..ela n é obrigada a ter o filho....

NiLLaKettY
Veterano
# jul/05
· votar


UrSinHo
ai, sei la, tivesse colocado duas camisinhas (noxa...hehe). Existe anticoncepcional pra isso tb.

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


sem falar no dinheiro k eles vao gastar para fazer o referendo, podendo gastar exe dinheiro em 'coisas' mais importantes!
Pois é, mas a eles, ditos "puritanos" e "moralistas", o k lhes iteressa se a vida da mulher ou rapariga jovem ou sem condições está em perigo?
aí se vê a mentalidade retrograda das pessoas que estao à frente do nosso país ( na sua maior parte homens ) que ainda olham muitas vezes para a mulher como apenas um instrumento para conceber, isto nao só em relaçao ao aborto e á mulher, mas a todo um leke de coisas que no nosso país ainda sao tabu, e muitas vezes a sociedade tenta esconder, é vergonhoso!!

NiLLaKettY
Veterano
# jul/05
· votar


UrSinHo
e nem sempre é isso q acontece.
é q mts vezes a mulher não tem a capacidade de pedir para o homem colocar camisinha.
e acha q com ela nunca irá acontecer uma coisa dessas.

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


NiLLaKettY
é verdade...mas exa mentalidade ainda presiste, infelizmente,, e ás vezes nem é só o homem k nao ker usar 'camisinha' mas cm voce dixe e acha q com ela nunca irá acontecer uma coisa dessas

faça chuva ou faça sol faça amor com control. Este verao nao eskeças a camisinha, senao recebes d prenda uma criancinha, por ixo ja sabes sxo seguro sempre! ( recebi esta msg hoje de uma amiga ) :P

NiLLaKettY
Veterano
# jul/05
· votar


raklita
faça chuva ou faça sol faça amor com control. Este verao nao eskeças a camisinha, senao recebes d prenda uma criancinha, por ixo ja sabes sxo seguro sempre! ( recebi esta msg hoje de uma amiga ) :P
q massera :)

Ana Faleiro
Veterano
# jul/05
· votar


ainda olham muitas vezes para a mulher como apenas um instrumento para conceber, isto nao só em relaçao ao aborto e á mulher


Infelizmente é verdade. Muitas vezes, este país ainda olha para nós como se o nosso papel fosse apenas o de ficar em casa, dando à luz crianças e passando camisas a ferro, fazendo almoço, lavando chão!
Só assim se percebe que em tantos sítios mulheres sejam despedidas quando engravidam.
Aí o k fazem? são despedidas, têm a criança...mas como a alimentam? Como lhe proporcionam alguma qualidade de vida, alguma educação, alguma cultura, se foram despedidas porque decidiram tê-la? Entramos no ciclo vicioso que há pouco falei!
Axo k os nossos governantes ainda não têm bem noção da realidade social que grassa em Portugal, n é? Sinceramente, é a ideia que dão!

mao
Veterano
# jul/05
· votar


Ana Faleiro
Não sei a facilidade das coisas aí em Portugal,
mas aqui se vc quiser abortar, basta correr um pouquinho atrás.
Remédios como Citotec não são muito dificeis de se adquirir.

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


mao
nao sei quanto ao brasil, mas a nossa politica natalista ( visto que a nossa populaçao está muito envelhecida ) nao permite a venda dexes medicamentos com facilidade, penso eu, nem deixaram atracar o 'barco do aborto' em aguas portuguesas, para dar a oportunidade de algumas mulheres fazerem aborto de forma segura...

mao
Veterano
# jul/05
· votar


raklita
Essa politica natalista é um ciclo.
Aqui no Brasil acredita-se que dentro de 40 anos mais ou menos haverá a necessidade de se fazer algo parecido.

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


mao
pois é, a qualidade de vida aumenta ( pelo menos é o que dizem ) ha mais longevidade, as pexoas vivem mais, mas por outro lado, a cada vez menos dinheiro para criar os filhos, e dar-lhes uma vida digna, a maior parte dos casais ja nao têm mais d 2 filhos...mas acho que a despenalizaçao do aborto nao traria causas ' irreversiveis' à natalidade...

mao
Veterano
# jul/05
· votar


raklita
Hehehe, tudo isso deve-se a inclusão da mulher no mercado de trabalho.
A mulher não tem mais condições de cuidar de uma familia, como acontecia anteriormente a década de 70, mas não acredito que seja por causa da diminuição do poder aquisitivo.

aFFF
Veterano
# jul/05
· votar


É evidente que há casas de acolhimento - mas todos nós sabemos o que se passa em casas dessas, e o mehor exemplo é a Casa Pia, em Portugal, onde os menores são frequentemente vítimas de pedofilia.

isso eh uma excessao(espero), mas mesmo assim, vai la e pergunta pra essas crianças, quantas gostariam de estar mortas....

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


aFFF
é verdade, crianças, adolescentes, provavelmente muitos deles gostariam de nunca ter existido!!! para alem do escandalo da casa pia, eu nunca ouvi falar da instituiçao, nem bem, nem mal, mas é bem melhor ter um lar, um ambiente familiar, do que viver em instituiçoes como a casa pia, e outras que ca existem, ou ainda melhor seria optar por nao ter estas crianças cujos pais, nao têm condiçoes para educacar, e muitas vezes nem alimentar.

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


mao
voce tem razao, deve-se muito à gradual emancipaçao da mulher! mas muitas mulheres continuam a ter condiçoes para cuidar da familia ( como a minha mae ) o que é preciso é um trabalho em conjunto do homem e da mulher como casal, e é preciso que a ideia de que é apenas a mulher que tem de cuidar das actividades domesticas desapareça!

mao
Veterano
# jul/05
· votar


raklita
O aborto aqui acaba sendo algo até que positivo.
Pois é muito decorrente gravidez na adolescência.

aFFF
Veterano
# jul/05
· votar


raklita

mesmo q exista alguns q prefiram morrer, existem akeles q querem viver(suponho q seja maioria)...mas, quem tem poder pra decidir???

e nessa casa q citaram, existe muitos suicidios?

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


mao
outro grande problema...onde é que esta juventude anda com a cabeça :P

aFFF
acho que o poder de decisao esta nas pessoas que vao ter de os sustentar de os criar, dar o minimo de educaçao, amor, carinho, respeito...se as pessoas nao se sentem aptas a dar isto tudo, nao vale a pena trazer um ser ao mundo!!! quanto à instituiçao, nao sei, mas acho que ja se suicidaram por serem alvos de pedofilia nessas instituiçoes! em outros casos nao tenho conhecimento.

mao
Veterano
# jul/05
· votar


raklita
Sabe como é né...
Ser pobre, ou estar a beira de um ato sexual.
Acaba-se não pensando em camisinha...

aFFF
Veterano
# jul/05
· votar


raklita

acho que o poder de decisao esta nas pessoas que vao ter de os sustentar de os criar, dar o minimo de educaçao, amor, carinho, respeito...se as pessoas nao se sentem aptas a dar isto tudo, nao vale a pena trazer um ser ao mundo!!!

aposto que se tu for pergunta a garotos de rua, a maioria preferiria viver.

o filho naum pode ser responsabilizado pela ignorancia dos pais...ou sera q pode?

raklita
Veterano
# jul/05
· votar


mao
aí ha distribuiçao de preservativos gratis? aqui ainda vai havendo junto das universidades e axim, fora isso, há que pagar...

aFFF
por isso mesmo, nao vale a pena nem nascer, se nao vai ter as condiçoes minimas de sobrevivencia...

aFFF
Veterano
# jul/05
· votar


raklita

voce preferiria viver na rua ou morrer?? e como eu ja tinha falado antes, pergunta pra esses garotos de rua, se eles queriam morrer...so a propria pessoa pode decidir sobre a vida dela...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em relação ao aborto