Nicotina (pra qm mal saiu das fraldas e pensa q fumar é bonito)

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# mar/05


Bom, esse tópico é uam espécie de continuação do outro tópico q eu criei esses dias, chamado "Vício é bonito?".
Mas agora eu venho mostrar aqui dados, fatos e estatísticas de uma pesquisa q eu consegui.
Eu sei q para muitos o papo pode ser chato, mas eu aconselho a ler. Para q se possa ter plena conciência do q se está fazendo, e ter responsabilidade para não se fazer de desentendido depois.

Nicotina
A nicotina é um composto orgânico, e é o principal alcalóide do tabaco. (Alcalóides são compostos orgânicos nitrogenados provindo de plantas, que tem efeitos fisiológicos nos seres humanos). A nicotina age de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranquilizante, bloqueando o stress. Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações desconfortáveis na abstinência. Em doses excessivas, é extremamente tóxica: provoca náusea, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte. A dose letal (LD50) é de apenas 50 mg/kg.
Na indústria, é obtida através das folhas do tabaco, e é utilizada como um inceticida (na agricultura) e vermífugo (na pecuária)!!

As ações da nicotina se fazem fundamentalmente através do sistema nervoso autônomo. Ocorre uma resposta bifásica, em geral com estímulo colinérgico inicial, seguido de antagonismo dependendo das doses empregadas. Pequenas doses de nicotina agem nos gânglios do sistema nervoso autônomo, inicialmente como estímulo a neurotransmissão e, subseqüentemente, como depressor. O uso altas doses de nicotina tem rápido efeito estimulante seguido de efeito depressor duradouro..
A fumaça do cigarro contém várias substâncias carcinogênicas, como o mitroso nornicotina, monóxido de carbono, acroleína, benzeno, tolueno, cresol, fenol, cloreto de vinila, benzoantraceno, benzopireno, etc.

Fumaça de segunda mão
Os fumantes não sao os únicos afetados pela fumaça do cigarro. A fumaça do cigarro no meio ambiente (FCM), também chamada de fumo passivo ou fumo de segunda mao, é um perigo sério para o não fumante, principalmente para as crianças. A FCM contém mais de 4.000 substancias químicas e, pelo menos, 40 substancias conhecidamente cancerígenas.
Os estudos mostram que o risco de morte por doença cardíaca é aproximadamente 30% maior em pessoas expostas à fumaça do cigarro no meio ambiente e em casa. Os filhos de fumantes apresentam muito mais casos de infecção do que crianças de não-fumantes. Mulheres não-fumantes expostas à fumaça de cigarro também têm mais chances de dar a luz à bebês de baixo peso.

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Estatísticas
Depois que um fumante traga, ela demora apenas nove segundos para chegar ao cérebro e desencadear a liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Esse processo é conhecido, mas os pesquisadores se perguntavam por que motivo uma pessoa viciada em nicotina sente necessidade de fumar de cinqüenta em cinqüenta minutos, em média. Segundo estudos a compulsão por nicotina obedeceria a um ritmo biológico. Que só não tem precisão porque há de se levar em conta as peculiaridades e circunstâncias de cada fumante. Em artigo publicado na revista científica Neuron, o médico Daniel McGehee e sua equipe relatam que duas substâncias produzidas no cérebro, os neurotransmissores GABA e glutamato, ajudam a manter alto o nível de dopamina liberado graças à ação da nicotina. O efeito dura cerca de uma hora, justamente o tempo que um fumante leva entre um cigarro e outro.

Há 1,1 bilhão de fumantes em todo o mundo e ocorrem 4 milhões de mortes por ano relacionadas ao tabaco. O vício está vinculado a 90% dos casos de câncer de pulmão, 80% dos de enfisema pulmonar, 25% dos de infarto e 40% dos de bronquite crônica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a nicotina é, depois da morfina, a droga que mais provoca dependência. De cada 100 dependentes, apenas três, ao final de um ano, conseguem abandonar o cigarro. Há 1,1 bilhão de fumantes em todo o mundo e ocorrem 4 milhões de mortes por ano relacionadas ao tabaco. O vício está vinculado a 90% dos casos de câncer de pulmão, 80% dos de enfisema pulmonar, 25% dos de infarto e 40% dos de bronquite crônica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a nicotina é, depois da morfina, a droga que mais provoca dependência. De cada 100 dependentes, apenas três, ao final de um ano, conseguem abandonar o cigarro.
A cada 24 horas, cerca de 10 mil pessoas morrem no mundo por causa do cigarro, apesar desses números assustadores, o número de dependentes aumenta a cada dia – e o de mortes causadas pelo tabagismo também. Baseados nos atuais padrões de consumo de derivados do tabaco, especialistas estimam que mais de 500 milhões de pessoas, entre as quais 200 milhões de crianças e jovens, morrerão por causa do fumo. Cerca de metade dessas mortes ocorrerá entre pessoas com idade entre 35 e 69 anos de idade, que perderão, em média, 20 anos de vida.

Os jovens fumantes que se cuidem! Começar a fumar antes dos 20 anos pode representar um caminho mais rápido para a morte ou pelo menos para o surgimento de problemas de saúde no futuro. Os cientistas já sabem que o desenvolvimento de tumores malignos está relacionado com alterações no DNA e as substâncias tóxicas do cigarro têm o poder de alterar o DNA, principalmente em crianças e jovens. É um risco enorme. De cada três casos de câncer em geral, um está relacionado ao tabagismo. Nos Estados Unidos, existem 3 milhões de adolescentes que fumam. Desses, um terço deve morrer em conseqüência do cigarro. No Brasil, a população de fumantes abaixo dos 19 anos é de 2,7 milhões. Mantida a proporção, 900 mil deles devem morrer por causa do fumo.
A melhor forma de evitar o vício do cigarro é não começar a fumar. A chance de um fumante largar o mesmo por conta própria é de 1%. Segundo um estudo da OMS, 74% dos fumantes desejam parar, mas não conseguem e, dos que abandonam o vício, 80% voltam a fumar em 5 anos. A médica Jaqueline Scholz Issa, do Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, diz que existem duas formas para largar o cigarro sem depender de produtos farmacológicos. A primeira é o fumante simplesmente decretar que não quer mais fumar. A segunda é mais gradual. O fumante diminui a quantidade de cigarros até parar. É um método que exige muita disciplina. A recompensa para quem larga o fumo pode ser a garantia de mais alguns anos de vida. Se uma pessoa fuma um maço (20 cigarros) por dia durante 5 anos, vai precisar de 2 anos para ter seus pulmões "restaurados". Quem fuma por mais de 20 anos, ainda pode reduzir em 80% as chances de desenvolver câncer e problemas cardíacos se parar de fumar.

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar


Não planejo fumar, não vou ler.

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar


Só li o segundo tópico.

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Verdades e Mentiras
Cigarro melhora a memória.
Mentira. A nicotina pode até melhorar a capacidade de concentração, ao agir como estimulante do sistema nervoso central, mas cada cigarro chega a destruir 5.000 neurônios. Com o tempo, a memória piora.

Quem fuma sente mais prazer em comer.
Mentira. O hábito de fumar causa inflamação das papilas gustativas e dos nervos olfativos. Depois de um tempo, o fumante quase não sente cheiros ou sabores.

Quem para de fumar engorda.
É uma meia verdade. A maioria das pessoas ganha alguns quilos nos primeiros meses após deixar de fumar. Porém, com alguma força de vontade e a abolição das balas e chocolates, o excesso de peso vai embora.

Cigarro pode causar impotência.
Verdade. Com o estreitamento e o endurecimento das artérias causados pela nicotina, torna-se mais difícil manter a ereção do pênis. Com o tempo, o fumante pode ficar impotente

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Detalhes a serem considerados
A Vida de uma pessoa que fuma 15 cigarros por dia é reduzida, em média, 5 anos.

Uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia tem probabilidade 20 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão do que uma pessoa que não fuma.

Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa q não fuma.
Uma pessoa que fuma tem 20 vezes mais chances de desenvolver bronquite crônica (os brônquios secretam excesso de muco e os cílios responsáveis pela eliminação desse muco passam a funcionar mal; o muco fica assim acumulado nos brônquios e bronquíolos, que inflamam, e a pessoa passa a tossir muito e a ter dificuldade em respirar) e enfisema pulmonar (rompimento dos alvéolos, com redução da área para as trocas gasosas) do que uma pessoa que não fuma.

O fumante tem 7 vezes mais chances de desenvolver úlceras e câncer de estômago que os não-fumantes.

Envelhecimento precoce de todas as células do organismo pela diminuição do aporte de oxigênio no sangue (5% menos) e consequente aumento de radicais livres, bem como diminuição do tempo de vida.

Fumar na gravidez representa perigo para o feto: há o dobro de risco de aborto, de nascimentos prematuros e de morte de fetos; quando isso não ocorre, o bebê de uma gestante fumante terá menor peso no nascimento.

Os fumantes obrigam os não-fumantes a fumar, pois os não-fumantes confinados em ambientes fechados, como carros, escritórios, salas de espera, bares, restaurantes e outros, são afetados pela fumaça do cigarro dos fumantes; respirando passivamente essa fumaça, os não-fumantes podem, ao longo do tempo, desenvolver os mesmos problemas circulatórios e respiratórios que os fumantes. Filhos de pais fumantes, por exemplo, têm o dobro de chance de contrair pneumonia ou bronquite no primeiro ano de vida.

Aparecimento de asma, gripes constantes com recuperação lenta. O fumante perde o folego aos menores esforços, com tosses frequentes, pigarro ou catarro constantes.

Agravamento de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, cardiopatias, doenças vasculares - derrames (principalmente em associação à pípula anticoncepcional-AVC) e doenças pulmonares.

O alcatrão, assim como algumas das centenas de substâncias catalogadas contidas na fumaça do cigarro, são considerados de grande potencial cancerígeno, sendo responsável pela maior incidência de câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, prostata, bexiga, cólon e outros órgãos.

Maiores riscos e maior dificuldade na recuperação após intervenções cirúrgicas.

Pele do rosto acinzentada, dentes escuros e dedos da mão amarelados.

Suspeita-se que algumas das mais de 4.000 substâncias presentes na fumaça do cigarro possam causar alterações genéticas.

No homem, maior tendência à impotência sexual, principalmente em associação a outros fatores de riscos como stress, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, etc. Diminuição da mobilidade dos espermatozóides, aumentando a possibilidade de infertilidade masculina.

Dependência física e psíquica de uma substância, que nem sempre encontra-se à mão, além do número cada vez menor de locais públicos onde é permitido fumar.

Dificuldade de convivência com outras pessoas ou parceiros que não fumam, além da transformação de seus filhos em fumantes passivos indefesos, sem considerar o mau exemplo.

Má aceitação social por parte de número cada vez crescente de amigos que não fumam ou que deixaram de fumar, e o consideram uma pessoa displicente com sua própria saúde, sem força de vontade e, pior ainda, egoísta por impor-lhes sua poluição particular.

Mau hálito e impregnação de roupas, cabelo, objetos e ambiente doméstico pelo cheiro do cigarro.

Maior dificuldade de emprego, visto a tendência atual de preferência a não fumantes.

Aumento dos gastos mensais com pacotes de cigarro, medicamentos para tratar as doenças relacionadas ao tabagismo e custos mais altos das apólices de seguro de vida e de saúde para fumantes.

tncv
Veterano
# mar/05
· votar


desculpa, perdoa sei lá mais


mas não vou ler,

quem quiser fumar q fume, pq com tantas informações q tem por ai

o cara vai saber se quer ou não

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


Pelo menos 25 doenças estão comprovadamente associaas ao cigarro.
Aqui algumas

1. Cérebro - risco de derrame triplicado.

2. Pulmão - bronquite, enfisema e asma e eleva em 22 vezes o risco de câncer; maior chance de infecções virais e pneumonia.

3. Circulação - maior risco de trombose, doença vascular periférica, inflamação dos vasos e gangrena.

4. Rins - substâncias inaladas causam insuficiência renal e câncer.

5. Bexiga - risco de câncer elevado em 3 vezes.

6. Ossos - mulheres na pós-menopausa correm maior risco de osteoporose.

7. Aparelho digestivo - provoca câncer de estômago, pâncreas e esôfago, refluxo esofágico, azia, gastrite e úlcera.

8. Sistema reprodutor - Mulheres: favorece câncer do colo do útero e bexiga, menopausa precoce, menor lubrificação vaginal, diminuição de desejo sexual e infertilidade. Homens: dificuldade de ereção, ejaculação precoce, infertilidade e diminuição do desejo sexual. Bebês: abortos espontâneos, bebês prematuros, com peso abaixo do normal e natimortos.

9. Coração - aceleração dos batimentos cardíacos eleva o risco de infarto; dobra o as chances de morte por doenças cardíacas.

10. Laringe - câncer, laringite crônica e rouquidão.

11. Boca - mau-hálito; nicotina inflama a gengiva e alcatrão escurece os dentes

12. Nariz - o alcatrão reduz a capacidade olfativa. Perda do fôlego e sinusite.

13. Pele - alteração na coloração e envelhecimento precoce.

III_SlasH_III
Veterano
# mar/05
· votar


qnd eu tiver precisando de uma liçao de moral sobre cigarro eu leio....

Mas boa iniciativa

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/05
· votar


não vou ler.
mas não vou ler,
Por isso que ainda há quem diga que o problema é falta de informação.

Não estou me referindo a vocês.

desativado1
Veterano
# mar/05
· votar


E TEM GENTE CABAÇA Q FUMA ESSA PORRA AINDA

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


SoldierOfFear
não vou ler.
tncv
mas não vou ler,

É oq eu espero da maioria das pessoas desse fórum.
Se fosse alguma coisa falando de pornografia, eu garanto q teria neguinho babando nesses posts.
Mas fazer oq?
É um povo q insiste em continuar ignorante, não dando a real importância ao q importa.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# mar/05
· votar


e aquele velho ditado "a pessoa que fuma é o baseado do diabo"

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


III_SlasH_III
Não é lição de moral cara, são informações.

desativado1
Veterano
# mar/05
· votar


Soulface
eh kra...eu li td...

mas naum vi nd de mto diferente...
tipow eu sei sobre o cigarro...o q essa merda faz

Naty_LP
Veterano
# mar/05
· votar


Soulface
naum krte esse negocio de drogas , cigarro e bebida......
entaum...se vc q saber existe um vicio pior q drogas , cigarro e bebida....
sbe oq eh....
o FORUM CIFRA CLUB.....eh mto pior q drogas , cigarro e bebida......

SoldierOfFear
Veterano
# mar/05
· votar


Soulface
pra qm mal saiu das fraldas e pensa q fumar é bonito

Definitivamente não sou o público alvo.

TASIVA
Veterano
# mar/05
· votar


ce realmente ta revoltado com os jovens fumantes hein amigo :P

Atum Hendrix
Veterano
# mar/05
· votar


Nunca vi tanta mina de 15 anos fumar como agora, eu nem fiko com mina q fuma.

Tuarelli
Veterano
# mar/05
· votar


Não planejo fumar, não vou ler.

Soulface
Veterano
# mar/05
· votar


TASIVA
Sou revoltado com muita coisa de errada q existe nesse mundo tia! =P
Eu tenho mais coisas pra postar aqui, mas essa merda de regra q só pode criar 1 tópico por dia me mata! hahahahaha

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/05
· votar


Atum Hendrix
nem fiko com mina q fuma
nem eu, mas se cheira, toma todas, poe a linguinha pra fora e ve duendes, tamo ai na luta

deathmeister
Veterano
# mar/05
· votar


Nunca vi tanta mina de 15 anos fumar como agora, eu nem fiko com mina q fuma.

Eh verdade, tudo começou com essa onda dark, gotica, quando eu terminei o colegio a minoria fumava, agora eu passo na frente do ponto de onibus do colegio e soh da fumante tosko

TASIVA
Veterano
# mar/05
· votar


Soulface
essa merda de regra q só pode criar 1 tópico por dia me mata!
huoahiuahouiahiua logo tu ananias....diz isso!!h uoiehioehiuee

Atum Hendrix
Veterano
# mar/05
· votar


Eh q a maioria quer se sentir mais velha

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/05
· votar


A maioria nem sabe fumar, se quemia com o cigarro, auhheuheu, é só pra "ser mau".

Jean
Veterano
# mar/05
· votar


n li tudo mas vlw,eu fumo so de vez em quando mesmo!

Alessandra
Veterano
# mar/05
· votar


Eu sou fumante passiva aqui em casa, minha mãe fuma e então vai todo mundo an crista da onda.

Lucas_r2
Veterano
# mar/05
· votar


pode cre alface, mulher pra mim qw fuma não eh uma mulher que mereca meu respeito

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/05
· votar


eu acho que quem fuma é sux e quem não fuma é rox (agora vai ën)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nicotina (pra qm mal saiu das fraldas e pensa q fumar é bonito)