Maçonaria

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# fev/13
· votar




Alguém sabe como verificar se uma loja é regular ou não?


Pede pra ver o alvará.

Ken Himura
Veterano
# fev/13
· votar


alexdiffer
Pede as referências ao Grão-Mestre -> os órgãos em que a loja é inscrita, afiliações com grandes potências (GOB, GLB etc), se tem alguma loja madrinha, se tem algum representante no conselho nacional etc etc.

alexdiffer
Veterano
# fev/13
· votar


Ken Himura

Sim já resolvi a questão era uma loja irregular.
É que no site da GLESP e do GOB não tem uma lista de todas lojas reconhecidas.
Obrigado.

Ken Himura
Veterano
# mar/13
· votar


alexdiffer
Outro bom indício é se a loja aceita mulheres como membros (maçonaria é templo solar - só homens, por landmark).

Rob_Nicolau
Veterano
# mar/13
· votar


Ken Himura
.What about that?.

laerte_a7x
Veterano
# mar/13
· votar


"Ela só me dá lucro!"

(Bill Gates)

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


Rob_Nicolau
Caro colega fora do Brasil existem algumas potências que reconhecem a maçonaria feminina como maçonaria regular, mas por enquanto aqui no Brasil não são reconhecidas como maçonaria regular, como também existem lojas independentes que não são reconhecidas.

Aqui oque existe são as ordens para maçônicas :
Estrela do Oriente
Arco Íris
Filhas de Jó
Pledges

Mas nenhuma é MAÇONARIA...

DrZaius
Veterano
# mar/13 · Editado por: DrZaius
· votar


Animal Mother
Não sei nada sobre maçonaria. A única coisa é uma história que eu ouço muito aqui na minha cidade.

Dizem que, próximo à loja maçônica do bairro do Montese, estavam algumas pessoas (adolescentes ou crianças, não sei) jogando bola em um terreno baldio quando aparentemente a bola embarcou pra dentro da tal loja. Eles sortearam um menino pra pular a grade e ir buscar.

Eles pensavam que a propriedade estava vazia, mas, assim que ele a adentrou, apareceu meia dúzia de maçons, e eles o levaram à força porta adentro.

Lá eles, por horas e horas, abusaram sexualmente do tal garoto, o estupraram, cometeram atentado violento ao pudor. Bem... comeram-lhe o rabo.

Quando ele saiu, todos foram perguntar o que havia acontecido e se ele havia descoberto o grande segredo da maçonaria.

A única coisa que ele respondeu: "Não posso dizer. Agora sou maçon."


sallqantay
Veterano
# mar/13
· votar


dou 2 páginas para isso virar um potico PUA-style, só com siglas e sem nenhum conteúdo

fgr
Veterano
# mar/13
· votar


Claro que tem mulher na maçonaria .. afinal, quem iria servir o café?

fgr
Veterano
# mar/13
· votar


Brincadeiras a parte....

O livro O Simbolo Perdido é bem bacana e é basicamente abordando aspectos da maçonaria como tema principal!

Vale a leitura pela excelente obra de ficção e principalmente pra quem se interessa sobre a maçonaria e como ela tá ligada nas raízes dos EUA.

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


sallqantay
dou 2 páginas para isso virar um potico PUA-style, só com siglas e sem nenhum conteúdo


Com.'. Voc.'. Adiv.'.?

Pod.'. Fa.'. em cod.'. se voc.'. des.'.

brunohardrocker
Veterano
# mar/13
· votar


Maçonaria se prepara para escolher seu novo grão-mestre

No próximo dia 9, cerca de 40 mil homens que frequentam rituais secretos semanais, usam códigos para reconhecimento mútuo e se tratam socialmente como "irmãos" irão às urnas para escolher seu líder máximo.

Em quase 3.000 lojas maçônicas pelo país, os maçons que ostentam o título de "mestre" do Grande Oriente do Brasil (GOB) --o maior ramo da maçonaria brasileira-- irão escolher seu próximo soberano grão-mestre geral.

Cheia de simbolismos, a organização reproduz internamente a hierarquia institucional da República, com deputados, juízes, governadores e outros. Dentro da instituição, e guardadas as proporções, o cargo em disputa equivale ao da presidente Dilma Rousseff.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1239836-maconaria-se-prepara-para-e scolher-seu-novo-grao-mestre.shtml

_Excelion
Veterano
# mar/13
· votar


maçonaria é uma meinha oficializada e cerimonial, tipo a ICAR

a eleição do grão-mestre e o conclave dos cardeais pra eleger o papa são as meinhas de mais alto escalão

Jack Kerouac...
Veterano
# mar/13
· votar


meu pai vai voltar a frequentar.

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


Jack Kerouac...

meu pai vai voltar a frequentar.


Será bom para ele e para sua família

Jack Kerouac...
Veterano
# mar/13
· votar


alexdiffer
Será bom para ele e para sua família

na verdade não fará diferença alguma.

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


Jack Kerouac...
na verdade não fará diferença alguma.


Faz sim bródi talvez um dia lá na frente você vá entender oque eu to falando.

Seu pai é maçom regular ou frequenta loja independente, você sabe dizer?

-Dan
Veterano
# mar/13
· votar


Só consigo pensar que é um grupo de favorecimento mútuo, com alegorias.

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


-Dan
Só consigo pensar que é um grupo de favorecimento mútuo, com alegorias.


Para quem vê de fora a ótica da coisa é essa.

-Dan
Veterano
# mar/13
· votar


alexdiffer
Para quem vê de fora a ótica da coisa é essa.

E pra quem ve de dentro?

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


-Dan
E pra quem ve de dentro?


Para quem vê de dentro é uma visão mais filosófica e histórica...
Oque há na maçonaria que faz com que uns ajude os outros é uma lei, um estatuto, como queira entender...são landmarks.

Filosoficamente é um princípio bíblico que está descrito no Salmo 133 ..:

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
Salmos 133:1

-Dan
Veterano
# mar/13
· votar


alexdiffer
Para quem vê de dentro é uma visão mais filosófica e histórica...
Oque há na maçonaria que faz com que uns ajude os outros é uma lei, um estatuto, como queira entender...são landmarks.

Filosoficamente é um princípio bíblico que está descrito no Salmo 133 ..:

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
Salmos 133:1


Legal. Um grupo de auto ajuda que tb discute preceitos filosóficos.
E essas landmarks? Dentro da lei? Ou rola aquele tráfico de influencias?

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


-Dan
Legal. Um grupo de auto ajuda que tb discute preceitos filosóficos.
E essas landmarks? Dentro da lei? Ou rola aquele tráfico de influencias?


Não num é grupo de terapia se é oque você quis dizer.

Sim tudo dentro da lei.

Ken Himura
Veterano
# mar/13
· votar


-Dan
Não tem isso de auto-ajuda. Maçonaria é um grupo esotérico, por mais que se coloque açúcar nisso, e faz os homens extrair de si o seu melhor. Por isso o carinho/consideração entre cada membro e a ajuda mútua em momentos difíceis. Ou você não ajudaria alguém da sua família numa hora difícil?

Aqueles que ousarem navegar de verdade pelos símbolos e mistérios vão desenvolver maravilhosas virtudes, além entrar em contato com sua senda mágicka, usar a magia para transformar o chumbo (ego) em ouro (essência), polir a pedra bruta.

Claro que muitos tão pouco se lixando pra isso - são os profanos de avental. Entram na maçonaria pelo status, não abandonam os dogmas de suas fés ao entrar na loja, não estudam, não investigam e rejubilam-se com títulos, honrarias e indicações - vivem dentro da Augusta Ordem só pra isso e acumular cargos de "importância". Muitos acreditam que existem símbolos lá dentro que nem significado tenham...

Rob_Nicolau
Veterano
# mar/13
· votar


Ken Himura
Se vc vê a ordem só por esse lado recomendo a você uma iniciação na AMORC ou até mesmo na O.T.O.
Não se iluda achando que a maioria dos maçons procuram a ordem pra fins místico/esotéricos... se essa é sua vocação, vai por mim: ROSACRUZ!

-Dan
Veterano
# mar/13
· votar


alexdiffer
Ken Himura
uns ajude os outros
az os homens extrair de si o seu melhor. ...ajuda mútua...

Auto-ajuda. O grupo se ajuda. Isso que eu quis dizer. O termo 'auto ajuda' tem se tornado pejorativo.

E claro, pode existir gambiarras e traquinagens, como em qqer outra associação, como tb pode não ter. Mas obrigado pelos esclarecimentos.

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


-Dan
Auto-ajuda. O grupo se ajuda.

Entendo auto ajuda quando eu me ajudo.
No caso do grupo seria: ajuda mutua

Ken Himura
Veterano
# mar/13 · Editado por: Ken Himura
· votar


Rob_Nicolau
Se vc vê a ordem só por esse lado recomendo a você uma iniciação na AMORC ou até mesmo na O.T.O.
Não se iluda achando que a maioria dos maçons procuram a ordem pra fins místico/esotéricos... se essa é sua vocação, vai por mim: ROSACRUZ!

Sim, eu sei. Eles subestimam a sublime ordem da qual fazem parte e transformam aquilo num Rotary ou Lions, com símbolos esotéricos. Isso é uma imbecilidade - afinal, ser um clube de caridade (e confraternização de amigos) nunca foi objetivo da maçonaria, mas os homens são imperfeitos. Se fosse pra ser um Rotary, não precisaria da maioria dos símbolos esotéricos - como Jachin e Boaz, os símbolos da astrologia dentro da sala capitular, o chão preto e branco, as constantes parábolas alquímicas, o nome dos graus do REAA (por exemplo)...

Graças ao G.A.D.U., a Maçonaria criou soluções para isto. Depois de terminar os estágios da Loja Azul, você pode ir atrás de outros círculos maçônicos onde a maçonaria é feita de verdade*, enquanto os profanos de avental se preocupam em conseguir honrarias e homenagens e cargos na máquina administrativa da Ordem (*SRIA, HOM, CBCS...).

Afinal, de que adianta ser Mestre do Segredo Real se não souber o que é nem pra que serve o Segredo Real?

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


Ken Himura
Bela explanação, pena que nem todos tem as qualidades e a capacidade de enxergar além das palavras e das entrelinhas para compreender certos pormenores.

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Maçonaria