Sobre as chamadas escrituras sagradas – a palavra de Deus.

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 15/out/23 13:46


Antes de adentrar ao texto, quero dizer que eu não sou ateu, pois acredito num ser criador, um grande arquiteto do universo; uma força ou centro de Inteligência que organiza tudo isso. Respeito os pensamentos das pessoas que defendem o ateísmo e as razões as quais defendem esse ponto de vista.

Há muitas teses dos ateus que nos incomodam (nós que cremos na existência de Deus), como acredito que muitas das nossas teses não deixam de incomodá-los também. Mas o que vou dizer a seguir é de quem acredito em um Deus onipotente, mas não o Deus que é pregado pelas diversas religiões. E como é Deus? Não sei e nem me arrisco a tentar defini-lo minimamente.

As chamadas palavras de Deus.

Eu trago uma indagação. Se Deus deixou ou ordenou que alguém descrevesse suas leis e estas são voltadas para o comportamento humano no convívio social e para obtenção de uma 2ª vida – espiritual, como não deixou escrito ou ordenou alguém que escrevesse sobre as regras mínimas necessárias a vida biológica?

A vida terrena – a primeira vida.

Por que então Deus não deixou escritos os tratados da natureza ou mandou alguém escrever, tais como dos elementos da natureza, da água, do fogo, do ar e da terra. O funcionamento do ecossistema, da atmosfera, dos pontos cardeais, do dia e da noite, das estações do ano, da medida do tempo, do sistema de rotação e translação, do sistema solar? Das energias que nos banham, dos recursos naturais, da missão não só nossa mais de todos os seres vivos que habitam a terra?

Tudo isso o homem teve que descobrir. No princípio por meios empíricos, adivinhações, e muitos destes homens foram condenados à fogueira quando conseguiam desvendar alguns mistérios.

Não seria mais lógico esse Deus universal deixar primeiramente escrito, como sua palavra, as regras da criação e da manutenção das espécies do ponto de vista biológico, antes mesmo das regras da perpetuação dos espíritos (almas, como queira)?

A segunda vida – a vida eterna

Pois bem, porque então a ausência das primeiras regras escritas, para a vida biológica, física, tendo estas como palavras divinas, advindas do criador? Por que somente Deus se preocupou com as normas comportamentais e especificamente com o fito de garantir a 2ª vida, a vida eterna?

Apesar de ter nascido num lar ICAR e num meio de pouco acesso a informações diversificadas, como também pouco contato com pessoas de diferentes visões de mundo (meio rural), desde a idade de 8 a 10 anos, nunca aceitei que os escritos chamados sagrados tenham partido da intervenção do Deus universal, senão fruto da criatividade humana.

Black Fire
Gato OT 2011
# 15/out/23 13:53
· votar


Por que deveria?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 14:11
· votar


Por que então Deus não deixou escritos os tratados da natureza ou mandou alguém escrever, tais como dos elementos da natureza, da água, do fogo, do ar e da terra. O funcionamento do ecossistema, da atmosfera, dos pontos cardeais, do dia e da noite, das estações do ano, da medida do tempo, do sistema de rotação e translação, do sistema solar? Das energias que nos banham, dos recursos naturais, da missão não só nossa mais de todos os seres vivos que habitam a terra?

Pq a Bíblia não é um livro escolar
Parte da dádiva da vida é permitir que o homem descubra os "mistérios" da criação, e no paraíso o homem poderá fazer isso com todo o tempo e condições apropriados, sem a pressão do sistema, sem ter o medo de não ter oq comer ou não ter tempo suficiente para aproveitar a vida.

O objetivo da Bíblia é que o homem saiba quem é Deus, quais são os objetivos desse Deus e oq Deus espera dos homens.
Tudo e apenas isso

Contudo, quando a bíblia descreve fenômenos naturais ela descreve com precisão... Como o formato do planeta Terra, ou ainda o ciclo da água.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 14:14
· votar


Deus não ensinou microbiologia para os judeus, mas explicou noções básicas de higiene que serviam como prevenção de doenças, como por exemplo, qual a distância do acampamento que os locais para fazer as necessidades básicas deviam ter, para evitar que os dejetos contaminassem a água ou o solo.

Pedro_Borges
Veterano
# 15/out/23 14:18
· votar


Jonas Kahnwald

Essas palavras foram dadas aos escribas vindas das montanhas?

Wanton
Veterano
# 15/out/23 14:23 · Editado por: Wanton
· votar


Se eu fosse deus, deixaria um artefato mágico. Uma evidência inequívoca do meu poder, de modo a unificar todas as religiões. Um oráculo itinerante para quem quiser ver ou consultar. Votem em mim.

Lelo Mig
Membro
# 15/out/23 14:24 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Na qualidade de ateu nem vou dar pitaco sobre algo que não creio que exista ter ou não ter feito, seria incongruente.

Só irei acompanhar as dissertações.

Wanton
Veterano
# 15/out/23 14:39
· votar


Pedro_Borges
acredito em um Deus onipotente

Por que você acredita nisso se não acredita na Bíblia? A descrição de um deus onipotente veio de lá, não?

Pedro_Borges
Veterano
# 15/out/23 14:41
· votar


Wanton

Ela partiu, nesse caso, de um raciocínio lógico. Um só Deus.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 14:51
· votar


Essas palavras
quais palavras? as que eu acabei de escrever ou a bíblia?

escribas vindas das montanhas?
vc tá confundindo os 10 mandamentos com a bíblia toda?

Pedro_Borges
Veterano
# 15/out/23 14:56
· votar


Jonas Kahnwald

Não, quero saber as demais palavras mesmo.

makumbator
Moderador
# 15/out/23 15:07
· votar


Jonas Kahnwald
vc tá confundindo os 10 mandamentos com a bíblia toda?

Os dez mandamentos não é a versão ultra resumida da bíblia? Tipo a versão twittada?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 15:07
· votar


Pedro_Borges
quero saber as demais palavras mesmo

pergunto novamente, tá confundindo a bíblia toda com os 10 mandamentos?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 15:09
· votar


makumbator
não é a versão ultra resumida da bíblia?
ta mais pra versão ultra resumida da lei mosaica

a bíblia vai muito além deles

makumbator
Moderador
# 15/out/23 15:12
· votar


Jonas Kahnwald


Deus não ensinou microbiologia para os judeus, mas explicou noções básicas de higiene que serviam como prevenção de doenças, como por exemplo, qual a distância do acampamento que os locais para fazer as necessidades básicas deviam ter, para evitar que os dejetos contaminassem a água ou o solo.

E aquelas partes de submeter a mulher ao comando do homem, poder manter escravos, casar com crianças e tudo mais? Essas partes ele ensinou ou foram os escribas que fizeram edição criativa?

Pedro_Borges
Veterano
# 15/out/23 15:16
· votar


Jonas Kahnwald
pergunto novamente, tá confundindo a bíblia toda com os 10 mandamentos?

Os dez mandamentos são as únicas palavras que a Bíblia afirma que recebeu vozes das nuvens à montanha. Queria saber se as demais "palavras de Deus" vieram também da mesma forma para a pena do escriba?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 15:18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


makumbator
submeter a mulher ao comando do homem

a mulher cristã casada entende que o marido é o líder da família, mas nao um ditador
assim como os pais (ambos) sao os líderes dos filhos, Jesus o líder da congregação, e Deus o líder de Jesus

poder manter escravos
foi algo tolerado, quando o escravo era de uma outra nação (não judeu), e portanto tinha entre suas práticas, o sacrifício de bebês

casar com crianças
daonde vc tirou essa? pq da bíblia nao foi

makumbator
Moderador
# 15/out/23 15:24 · Editado por: makumbator
· votar


Jonas Kahnwald
a mulher cristã casada entende que o marido é o líder da família

Explica isso pra uma feminazi.

foi algo tolerado,

Mas essa tolerância foi algo emanado de Jeová ou não? Esse é o ponto! E se foi de Jeová, ele mudou de ideia ou estamos hoje em dia em pecado desde a abolição da escravatura?


daonde vc tirou essa? pq da bíblia nao foi

Ué, na Bíblia o povo todo não se casava com 12 anos? Não tinha velho casando com novinha?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 15:29
· votar


Pedro_Borges
vieram também da mesma forma para a pena do escriba?

então, primeiramente, nenhum escriba foi inspirado, eles eram apenas homens dedicados e estudiosos que copiaram os escritos sagrados, registrando-os assim para a posteridade.

Agora sobre a forma que os escritores originais da bíblia foram inspirados, há muitas formas.

Alguns receberam sonhos proféticos (como o profeta Daniel), outros recebram visões em plena luz do dia (como o apóstolo Paulo), outros fizeram pesquisas e as relataram (como o médico que escreveu o evangelho de Lucas), outros apenas registraram o que viram, como o apóstolo Mateus

Mas em todos os casos, Deus os abençoou de forma que os escritos seriam relatados com perfeição em luz daquilo que presenciaram

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 15:32
· votar


Mas essa tolerância foi algo emanado de Jeová ou não?
sim, foi ele quem tolerou, ele apenas regulou uma prática que os homens começaram a fazer por si só
e essa regulamentação era de que um irmão judeu nao poderia ser escravizado, apenas um residente forasteiro

na Bíblia o povo todo não se casava com 12 anos?
quem por exemplo?

makumbator
Moderador
# 15/out/23 15:47
· votar


Jonas Kahnwald
quem por exemplo?

Eu sei lá, o conhecedor de bíblia aqui é vc. Tem algum véio que casou com novinha na bíblia e isso foi tolerado ou incentivado nos escritos?

makumbator
Moderador
# 15/out/23 15:47
· votar


Jonas Kahnwald
ele apenas regulou uma prática que os homens começaram a fazer por si só

Jeová compondo com o centrão.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 15:50
· votar


makumbator
eu acho que vc tá confundindo com uma galera mais próxima da sua geração, que além de ter o costume de casar jovem também eram religiosos

mas isso é costume social, nao bíblico

makumbator
Moderador
# 15/out/23 15:54
· votar


Jonas Kahnwald
que além de ter o costume de casar jovem também eram religiosos


Coincidência?

mas isso é costume social, nao bíblico

Mas se Jeová não se zangou é pq tá tudo liberado. Pois se ele não tivesse gostado teria "inspirado" os caras lá a escreverem contra, não é?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 16:01 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


makumbator
teria "inspirado" os caras lá a escreverem contra, não é?

ele escreveu sobre isso sim
basta ver com que idade que os homens tinham filho que vc vai ver com que idade eles casaram
salvo em casos onde um de ambos era infértil ou estava se dedicando especialmente a alguma atividade que demandava muito tempo, como comandar o exercito ou ser um juiz ou um sacerdote, o ano em que tiveram filhos é o ano do casamento!

Na linhagem de Jesus, por exemplo, você consegue ter uma ideia que a idade média era com 25~35 anos
Coincidência?
talvez não, mas aí seria distorção de uma religião que claramente nao tem o favor divino
nunca foi costume das TJs, por exemplo

A propósito o apóstolo Paulo aconselhou os cristão a se casarem após a flor da juventude, ou seja, mesmo quem tivesse 18 anos seria considerado jovem demais, segundo o conselho dele

makumbator
Moderador
# 15/out/23 16:03
· votar


Jonas Kahnwald

E vc diria que qual era a média de idade em que homens e mulheres se casavam? Imagino que a de homens seja maior que a das mulheres, ou não?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 16:07
· votar


makumbator
eu editei o post acima com 2 informações
1) a idade média com que os homens da linhagem de Jesus tiveram filhos
2) o conselho de Paulo que se aplica nao só aos homens, mas também às mulheres

makumbator
Moderador
# 15/out/23 21:23
· votar


Jonas Kahnwald

25 anos? Mas que reaças! Hahaha!

JJJ
Veterano
# 15/out/23 21:35
· votar


O Pedro não queria um livro sagrado, queria um "Manual do Mundo pra Leigos".

Eu não faço ideia do porquê disso, porquê daquilo... nem me aventuro em tentar adivinhar, mas numa coisa eu acredito firmemente: livre arbítrio, permeado em tudo. De modo que o que acontece a nós, aos demais animais, às plantas, a todos os seres deste e de outros planetas, assim como aos objetos sem vida, minerais, matéria, antimatéria e tudo mais que existe no Universo é livre, totalmente sem freios, sem amarras e sem alguém pré-determinando como vai ser.

Pontualmente, acredito que haja eventual intervenção divina (não seria cristão se não acreditasse), mas acho que é algo raro, em comparação com todos os eventos que ocorrem a cada instante. A regra é o caos. Basta observar a vida pra perceber isso.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/out/23 21:40
· votar


makumbator
Jonas Kahnwald

25 anos? Mas que reaças! Hahaha!


ué, pq?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre as chamadas escrituras sagradas – a palavra de Deus.