Tópico oficial da presidente do banco do BRICS, Dilma Vana Roussef - Seu desempenho e suas gafes

Autor Mensagem
Pedro_Borges
Veterano
# 18/abr/23 12:16 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Ashtar Sheran No privado o bicho pega, não basta saber discursar, ter jogo de cintura, senso de agregação. Tem que ter conhecimento técnico. Nos pequenos negócios o bicho pega mais ainda. Puxassaquismos e favores não funcionam. Aqui é o fazimento da coisa e tem que saber fazer. Jonas Kahnwald agora que sabemos a posição política do ashtar, reduzimos pela metade a possibilidade dos multis Os suspeitos eram todos esquerdistas? JJJ Apesar da grana envolvida e da certa importância do cargo, a coisa toda é bem "low profile"... Não vai ter escândalo nenhum, nem gafe. Mas é necessário ter um controle interno muito forte, um conselho de gestão atuante e um sistema de segregação de funções bem desenhado para que atos mal planejados da presidência não sejam perpetrados. No discurso de posse ela falou que muitos países necessitam de apoio financeiros da instituição, dando a entender que não só os BRICS serão beneficiados. Aí, é um perigo! Comunistas do sul e do norte, vinde a mim.

Wanton
Veterano
# 18/abr/23 14:28
· votar


brunohardrocker Sim, não só sugerindo como constatando: no próprio link que você me mandou eles apresentam as lacunas desta palavra e deixam claro que é um neologismo estatisticamente irrelevante. A precisão e a praticidade na língua está em manter a terminação em -ente sem flexão de gênero. Se a palavra está no dicionário, ela existe na língua oficial. Puta merda, como você é teimoso! Vá estudar como a língua se forma antes de bancar o gramático!

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 14:35
· votar


Lelo Mig É um cargo político, não de economista ou expert em finanças. Você deve saber, mas vou usar seu comentário apenas para ressaltar: Dilma é economista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Aí você vê técnico em contabilidade, "economista" que acredita na falência da Previdência e observador de pixo e etiqueta de meretrício em telefone público confiantes demais dando pitaco sem razão. Valha-me!

brunohardrocker
Veterano
# 18/abr/23 14:41 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Wanton Se a palavra está no dicionário, ela existe na língua oficial. Não há consenso. Diz no próprio link que não consta no Aurélio e nem no Houaiss. Se você quer sustentar o uso desse termo, vai ter que brigar contra a estatística e a praticidade. Ta disposto a abrir precedente para flexionar o gênero em palavras como "incompetentA", "pacientA", "medica residentA"? Ta disposto a chamar o Temer de presidentO?

Drinho
Veterano
# 18/abr/23 14:45
· votar


Presidenta não pode ser uma mera presidente do sexo feminino. Apenas Rousseff possui o direito a este título.

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 14:52 · Editado por: ProgVacas
· votar


brunohardrocker Cara, eu sei que é foda aceitar essas mudanças na língua portuguesa, principalmente quando ela parte de onde você acha que partiu. Mas não, meu caro. Essa questão é polêmica nem sei por quê, pois eu desde pequeno sabia que a palavra presidente é substantivo de dois gêneros e que presidenta é substantivo feminino. O trecho em itálico abaixo é encontrado no endereço https://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_Dilma_Rousseff. Acompanhe: "Presidenta" O Brasil foi o primeiro país de língua portuguesa a ter uma mulher eleita para um cargo de chefe de Estado (embora Carmen Pereira tenha exercido interinamente a presidência de Guiné-Bissau, entre 14 e 16 de maio de 1984). A norma culta da língua portuguesa aceita as duas grafias – presidente e presidenta – como corretas e aceitáveis. Ainda em 1889, o Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo utiliza o termo "presidenta" significando mulher que preside e outros dicionários também o seguem; por exemplo, de acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “presidenta” é o feminino de presidente, embora seja menos usual. Já o Dicionário Aurélio afirma que a palavra pode ser usada no masculino e feminino, apontando “presidenta” como “esposa do presidente” ou “mulher que preside”. O Moderno Dicionário da Língua Portuguesa Michaelis e o Dicionário Brasileiro Globo também atribuem a mesma significação que o dicionário Aurélio. Destaquei todos os dicionários onde a palavra tem significado, citado no artigo da Wikipedia. Ressalto que a palavra não é nova, como se pode notar. Data de 1889. Nesses mesmos dicionários você encontra o significado da palavra "neologismo" para usá-la adequadamente a partir do conhecimento que poderá adquirir. O caso, meu caro, é que você carrega esse vício reacionário de criticar coisas supérfluas, que não têm significado maior. Se a palavra existe e é cabível, em vez de espalhar ignorância, deve-se estimular o uso, pois o enriquecimento vocabular é uma ferramenta importantíssima para a sabedoria. Abraço.

Wanton
Veterano
# 18/abr/23 15:04 · Editado por: Wanton
· votar


ProgVacas O caso, meu caro, é que você carrega esse vício reacionário de criticar coisas supérfluas, que não têm significado maior. E o terrível hábito de não dar o braço a torcer quando fica óbvio que ele está errado. Eu não uso a palavra "presidenta": acho feia, desnecessária, ilógica do ponto de vista gramatical e associada a forçações de uma esquerda cirandeira, tentando lançar moda. É uma estupidez brigar por gênero neutro e fazer o oposto em um caso de palavra onde o gênero já é neutro (comum de dois gêneros). Se alguém gostar, que use! Se todos estiverem usando, usarei também. Não sou idiota para ficar arrumando encrenca por causa disso.

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 15:22 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton E por besteira, né. Que explicita uma debilidade vocabular que dá a ele um status muito ruim. Essa coisa era para ser momentânea, para ficar dois ou três dias em alta e olhe lá. Seria aceitável. Mas não. Na falta de argumentos critica-se a sua dicção, o seu vestido, o pedido para que a tratem pelo vocativo em questão e demais coisas sem qualquer valor. brunohardrocker Cara... Larga disso. Reveja. Se você está frequentando lugar de débil mental que escreve muito bem, fala com eloquência, mas o conteúdo é SEMPRE esse lixo que você nos traz aqui, saia já desses ambientes. Use o exemplo maior que você tem aqui no fórum! Olha o perigo, cara! Todos os dias somos brindados com a persona que você poderá se tornar se não desistir logo de comentar essas asneirices!

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 15:23
· votar


Wanton Eu não uso a palavra "presidenta": acho feia, desnecessária, ilógica do ponto de vista gramatical e associada a forçações de uma esquerda cirandeira, tentando lançar moda. É uma estupidez brigar por gênero neutro e fazer o oposto em um caso de palavra onde o gênero já é neutro (comum de dois gêneros) Mas vc sabe que se fosse de direita seria acusado automaticamente de machismo se sustentasse esse mesmo pensamento, não é? Minha opinião nesse ponto é literalmente a mesma que a sua, mas vai explicar pra todo mundo que ás vezes um cachimbo é apenas um cachimbo?

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 15:28 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator Mas vc sabe que se fosse de direita seria acusado automaticamente de machismo se sustentasse esse mesmo pensamento, não é? Você é red pill? Brincadeira.. claro que não. Enfim, é um argumento muito parecido com esses caras que separam o macho em alfa e beta. Se por isso a pessoa for chamada de machista, coisa muito peculiar, de exceção, embora eu nunca tenha atestado coisa assim, seria erroneamente. Em vez de dizer que você "tem o direito de usar a palavra que bem entender e ponto final!" você poderia esclarecer à luz da sabedoria, né? O conhecimento liberta, afinal. Ficar arrumando malabarismo dizendo que é neologismo, por exemplo, só piora e propaga desinformação.

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 15:33 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas Mas é claro que ele seria acusado ou não de machismo dependendo de onde estivesse no espectro político. dizendo que é neologismo Mas é. Isso não desqualifica necessariamente, mas o uso corrente dessa forma é recente, portanto, um neologismo.

JJJ
Veterano
# 18/abr/23 15:36
· votar


Wanton makumbator Eu sigo a opinião dos relatores. "Presidente" já é neutro, por si só. Sim, a palavra "presidenta" existe, mas, convenhamos, nunca foi de uso comum no Brasil. Já em países de língua espanhola, sim, é de uso corrente. Enfim... sigamos.

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 15:37
· votar


makumbator Bom... 1889. Ela existe desde então. Fui até o dicionário encontrar o significado de "neologismo". Faça isso também. Precisa tanto quanto o Bruno.

brunohardrocker
Veterano
# 18/abr/23 15:39
· votar


Wanton ProgVacas A minha posição é coerente: "neologismo" na língua portuguesa, me foi passado lá na sétima/oitava série. Ninguém aqui nasceu ontem para não saber o que significa. Mas dada a praticidade secular de um termo sem flexão de gênero, o neologismo pode insistir em querer vir para ficar e não conseguir se estabelecer. Não é regra que torna o neologismo obrigatório. Ele tem que ter sustentação, tem que se tornar usual. E a maior das tentativas, desde 1889, decerto tenha sido a da ex-presidente Dilma durante seus mandatos. Pra ser neologismo tem que ser como "mandar um zap", "tirar uma selfie", tem que pegar.

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 15:42
· votar


ProgVacas Bom... 1889. Ela existe desde então. Isso não é uso corrente.

Wanton
Veterano
# 18/abr/23 15:52
· votar


brunohardrocker Não é regra que torna o neologismo obrigatório. Nenhuma palavra é obrigatória. Tá no dicionário? Ela existe! Já olhei no Michaelis, no Caldas Aulete, no Priberam, em todos consta a palavra. Houaiss e Aurélio são pagos, então, eu não olhei. Mas essa matéria da revista Exame diz que, além desses dois dicionários, ela também é aceita pela Academia Brasileira de Letras.

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 15:56
· votar


Wanton Nenhuma palavra é obrigatória. Avisa isso pra quem processa por conta de uso de pronomes neutros.

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 15:59 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator Claro que não é uso corrente. É o ano em que essa palavra foi descrita pela primeira vez (sinalizei como data). As razões pelas quais a palavra não era usada recorrentemente estão expostas no trecho em itálico que eu destaquei para o Bruno. E assim, é humilhante, para mim, ter que colocar ipsis litteris o significado de neologismo. Não farei isso. Se você quiser continuar a dizer que o uso de uma palavra tão antiga é neologismo, contrariando o próprio prefixo "neo" do termo, tudo o que posso dizer é que você está errado e procurar saber o significado em um dicionário.

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 16:03 · Editado por: makumbator
· votar


ProgVacas Todo mundo aqui sabe o que é neologismo. Vc está sendo pedante. E óbvio, que o que se considera novo ou não pode variar. 1889 é recente ou antigo? Depende...

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 16:13 · Editado por: ProgVacas
· votar


makumbator Bom... Pedantismo é quando se exibe um conhecimento, ou que não tem, ou que não há como checar se você tem ou não, ou quando se fala de maneira ostentativa de cultura e intelecto. Não estou, portanto, sendo pedante. Nem quis ser e por isso não trouxe o ipsis litteris do dicionário quanto à palavra. Acontece que o uso da palavra presidenta não se encaixa no conceito de neologismo. Seu argumento quanto à recorrência da palavra no vocabulário brasileiro, um fato anterior à Dilma Presidenta, não está relacionado a este conceito. É um fato. Sinto muitíssimo se vocês desconhecem e acham isso pedantismo da minha parte. Traga você o conceito então, de uma fonte confiável, com argumentos aceitáveis, que eu me desculpo e reconheço a minha ignorância, que será então sanada. Mas devo acrescentar que o neologismo não é inaceitável. É o que dá vida à nossa língua. É ótimo, portanto.

makumbator
Moderador
# 18/abr/23 16:31
· votar


ProgVacas Depende, 1889 foi ontem, logo, pode-se atestar como neologismo sem qualquer problema.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/abr/23 16:37 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Dessa poha toda de gênero o bom mesmo é o inglês da terra da liberdade, só existe gênero para homem e mulher o resto é It e o artigo é The e papo final. ProgVacas Aí você vê técnico em contabilidade, "economista" que acredita na falência da Previdência e observador de pixo e etiqueta de meretrício em telefone público confiantes demais dando pitaco sem razão. Oh malcriadinho, você não sabe fazer um texto sem insinuações e indiretas maldosas. Sei que o termo 'técnico em contabilidade' foi veneno ejetado de suas glândulas salivares sobre mim, ainda bem que suas presas embebidas com tal toxina não me feriram a pele. Sou orgulhoso de ter sido técnico em contabilidade, ocasião em que, com 25 eu já era responsável tecnico de uma empresa de 500 empregados. Depois bacharelei e segui minha carreira. Posteriormente fiz três pós latu senso e dois MBA. Sou auditor independente e com registro na CVM (hoje paralisado). Desenvolvi carreira na área financeira. Penso que sobre o que falo por aqui, eu tenho conhecimento. Nunca dei palpite sobre a sua área de conhecimento. Sou leigo e não tento arranjos, mas você sim e posso afirmar sem pestanejar: nos assuntos que envolvem micro economia eu sei mais que você. Em macro economia vejo que tenho visão mais clara também. Quanto a Dilma Rousset, ela passou a maior parte de seus dias letivos nos DCEs e CAs fazendo política. Com certeza achou muitos "companheiros" lecionando e facilitando umas notinhas. Dizem que bacharelou, mas se obteve registro no CORECON pra ser chamada de economista, ninguém sabe. Uma coisa é certa, nunca exerceu a profissão.

Lelo Mig
Membro
# 18/abr/23 16:57
· votar


Este é o naipe dos "especialistas" em BRICS da direita:

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 18:07
· votar


Pedro_Borges Oh malcriadinho, você não sabe fazer um texto sem insinuações e indiretas maldosas. Sei que o termo 'técnico em contabilidade' foi veneno ejetado de suas glândulas salivares sobre mim, ainda bem que suas presas embebidas com tal toxina não me feriram a pele. Você também não. Foi para te provocar, mesmo. É claro que você não é, hoje, um mero técnico em contabilidade. Foi apenas para mostrar, ironicamente, a discrepância de um auditor independente pormenorizando a competência de uma economista formada em Universidade Federal. É ridículo por si, mas ela não é só economista, né. Nem preciso pontuar. Não tem valor prático nenhum, claro. Afinal somos nós, aqui, sem relevância nenhuma, trocando carícias por causa da honra da presidenta do BRICS. Os seus ataques e as minhas defesas são inócuas. Mas ainda assim, nessa esfera, há de se ter bom senso. Dizer que ela foi incompetente politicamente pode ser um ponto convergente em nossas opiniões. Eu penso isso. Já coloquei os porqueres aqui, determinada vez, mas ainda que não estejamos sendo "ouvidos", acho decente ser honesto na crítica.

Drinho
Veterano
# 18/abr/23 18:27
· votar


makumbator E sinta-se feliz por eu não mudar para presidentO. Vampirão? Resolveu o Brasil em 3 meses.

Wanton
Veterano
# 18/abr/23 21:31 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig Este é o naipe dos "especialistas" em BRICS da direita: "Vou gravar um vídeo fingindo que entendo do assunto que ninguém vai notar" Tênisson! É o filho do tênis.

ProgVacas
Membro Novato
# 18/abr/23 23:00
· votar


Nossa mas que retórica madura!!!

Lelo Mig
Membro
# 18/abr/23 23:09
· votar


edsm100 Claro, ela foi sabatinada por ministros da economia dos Países que fazem do Bricks pros caras deixarem o cofre aberto prá ela fazer o que quiser, gastar tudo em doce. Todo mundo tá nadando em grana mesmo.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/abr/23 23:18 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Lelo Mig Este é o naipe dos "especialistas" em BRICS da direita: Cara você pega um pescador idiota falando merda e infere isso à direita? Você me dá o direito de pegar um jumento relinchando como símbolo da esquerda.

Wanton
Veterano
# 19/abr/23 00:50
· votar


Pedro_Borges infere* isso à direita? Você quis dizer "imputa", né? Mas a direita é alguém? Como esse conceito se expressa? É um grupo de pessoas? É um conjunto de ideias? Quem é que está sendo difamada com a associação entre esse sujeito e a direita?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial da presidente do banco do BRICS, Dilma Vana Roussef - Seu desempenho e suas gafes