Proposições intuitivas e contraintuitivas

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# 18/dez/22 01:54


Intuitiva: a Terra é plana
Contraintuitiva: a Terra é esférica (ou quase).

Lelo Mig
Membro
# 18/dez/22 02:17
· votar


Intuitivo: (1 / 3) × 3 = 1
Contraintuitiva: 0,999... = 1

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/dez/22 02:29
· votar


Wanton
Pq seria intuitivo a terra ser plana?

Wanton
Veterano
# 18/dez/22 04:20 · Editado por: Wanton
· votar


Jonas Kahnwald
Pq seria intuitivo a terra ser plana?

Porque o modelo gravitacional da Terra não é replicável em menor escala, pelo menos, enquanto você estiver na superfície da Terra. No dia a dia, não vemos objetos sendo atraídos gravitacionalmente para outros objetos, vemos eles caindo em direção ao chão. Quando você sobe na balança, você não pensa que está sendo atraído gravitacionalmente para uma esfera de quase 13 mil quilômetros de diâmetro, você pensa: estou gordo.

Isso não quer dizer que você não possa assimilar conceitos abstratos e fazer com que eles se tornem parte do seu dia a dia, mas, a princípio, a esfericidade da Terra é contraintuitiva.

Outra: é intuitivo pensar que a matéria sólida é contígua, o que é posto em dúvida pelas radiografias. Se nossos corpos são sólidos, com é que ondas eletromagnéticas varam nossas camadas de pele, ossos e vísceras e deixam marca na chapa que está do outro lado?

Aí, você vai para escola, estuda os átomos e é convencido de que a matéria é uma grande trama de forças eletromagnéticas repleta de espaços vazios e que a nossa ideia advinda da experiência, de que somos corpos sólidos, não se verifica em escala atômica (Prof. Vacas, qualquer coisa me corrija).

JJJ
Veterano
# 18/dez/22 10:10
· votar


Pra mim a coisa mais contra-intuitiva é contraintuitivo não ter mais hífen...

JJJ
Veterano
# 18/dez/22 10:17
· votar


Ah, tem uma coisa que me martela a cabeça há tempos...

Sabe aquele paradoxo dos gêmeos na relatividade ("se um homem faz uma viagem ao espaço com uma grande velocidade, quando ele voltar, estará mais jovem do que seu irmão gêmeo que ficou na Terra")?

Pois é... Eu aprendi em física (láááá no ensino médio, quando ainda se chamava "científico"), a ideia de REFERENCIAL.

Ou seja: se você coloca a porra do REFERENCIAL no gêmeo que viaja pro espaço, quem se "moveria" a uma grande velocidade seria o irmão dele, na Terra!

E aí? Como fica isso? Eu sei que talvez esteja misturando física newtoniana com a einsteiniana... mas, ainda assim, esse lance do referencial me deixa confuso, justamente porque é bem "intuitivo".

Algum físico perdido pelo fórum?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/dez/22 19:47
· votar


Wanton
você pensa: estou gordo.
Hahahahha essa machucou :(

Wanton
Veterano
# 19/dez/22 17:19
· votar


Todo tudólogo é um intuitivo confiante.

Insufferable Bear
Membro
# 17/jan/23 15:22
· votar


caiu a ficha aqui. isso não é o que Zizek diz que é ideologia? ou eu entendi errado?

makumbator
Moderador
# 17/jan/23 17:12
· votar


JJJ
Algum físico perdido pelo fórum?

O mais próximo é nosso matemágico de plantão.

brunohardrocker
Veterano
# 17/jan/23 17:14
· votar


Falou que o Gui se parece com um físico.
Vou pegar minha pipoca.

Insufferable Bear
Membro
# 17/jan/23 17:19
· votar


Algum físico perdido pelo fórum?
não sou físico, sou melhor que isso
mas a explicação é que o referencial do astronauta não é inercial, nesse experimento aí a gente ignora as forças que agem sobre a terra

makumbator
Moderador
# 17/jan/23 19:07
· votar


Insufferable Bear
as forças que agem sobre o fio terra

Forças poderosas!!!!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 17/jan/23 19:09 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


por conta deste tópico a minha intuição me diz que quando a gente intui algo, a gente está provavelmente equivocado.
e agora?

makumbator
Moderador
# 17/jan/23 19:13
· votar


Jonas Kahnwald

e agora?

Loop eterno!

JJJ
Veterano
# 18/jan/23 08:01
· votar


Insufferable Bear
o referencial do astronauta não é inercial, nesse experimento aí a gente ignora as forças que agem sobre a terra



Wanton
Veterano
# 18/jan/23 10:11
· votar


Jonas Kahnwald
por conta deste tópico a minha intuição me diz que quando a gente intui algo, a gente está provavelmente equivocado.

A intuição é muito funcional para questões do dia a dia, para compor uma música, para criar um produto, para orientar comportamentos, para realizar a maioria dos trabalhos. Mas se você se propor a entender algo um pouco mais difícil – como a política, por exemplo – a intuição começa a capengar.

Por alguma razão, existem pessoas com pouquíssima capacidade de sair do intuitivo. Não sei se é algo que pode ser compreendido como QI baixo, se é problema de formação ou se é uma característica do aparato cognitivo de alguns indivíduos.

Quando encontro algum desses, fico tentado a dizer algo como "você se importa em ser submetido a uma prova de raciocínio lógico?" Ah, se eu pudesse! Andaria com testes nos bolsos.

makumbator
Moderador
# 18/jan/23 10:31
· votar


Wanton
Não sei se é algo que pode ser compreendido como QI baixo, se é problema de formação ou se é uma característica do aparato cognitivo de alguns indivíduos.

Qual a sua intuição sobre isso?

Ah, se eu pudesse! Andaria com testes nos bolsos.

Seria cancelado por racismo intelectual.

brunohardrocker
Veterano
# 18/jan/23 11:44
· votar


Wanton

Perguntas bem honestas:

Por alguma razão, existem pessoas com pouquíssima capacidade de sair do intuitivo. Não sei se é algo que pode ser compreendido como QI baixo, se é problema de formação ou se é uma característica do aparato cognitivo de alguns indivíduos.

Não vejo como novidade, na história, o fato desta compreensão mais aprofundada das coisas, estar sempre na mão de uma classe muito seleta. Talvez tão seleta a ponto de nem entrar numa estatística. E acho que a principal razão seja a limitação material que a grande massa sempre teve. Façamos comparações a quem tinha compreensões de mundo fora da caixa há 3, ha 2 mil anos, ou a 2 seculos atrás e nos dias de hoje.
Tu acha viável uma sociedade formada massivamente por pessoas assim?
As vezes vejo astrofísicos que não se aventuram a falar sobre política e sociedade nem fudendo, mesmo que em algum ponto a sua área tenha o caminho cruzado com esses temas. E nisso tem uma infinidade de exemplos que podemos citar, que nem é bom, para não estender o assunto e se perder no foco. Já tive interações das mais diversas e tenho amigos e conhecidos com suas formações que tem uma puta habilidade em suas áreas, mas capengam quando saem da bolha.
O que vejo é que a necessidade de se falar de assuntos relacionados a politica e sociedade existe e pega todo mundo de qualquer jeito, mesmo que seja aquela pessoa que acha que esse temas são intocáveis. Mas seria complicado exigir muito das pessoas. Cada um é limitado de acordo com sua realidade, sua história, vivência, e em algum momento esse assunto VAI ser discutido, não tem como escapar.

Outra pergunta: Entre quem tem as maiores habilidades de compreensão desses temas, há consenso? Existe uma forma única de comprensão? Esse desafio de lógica, por exemplo, seria superado apenas por uma corrente?

Pedro_Borges
Veterano
# 18/jan/23 11:48
· votar


makumbator
Seria cancelado por racismo intelectual.

Será que a turma do politicamente correto vai criar a cognitofobia?

ProgVacas
Membro Novato
# 18/jan/23 12:09 · Editado por: ProgVacas
· votar


brunohardrocker

As vezes vejo astrofísicos que não se aventuram a falar sobre política e sociedade nem fudendo, mesmo que em algum ponto a sua área tenha o caminho cruzado com esses temas. E nisso tem uma infinidade de exemplos que podemos citar, que nem é bom, para não estender o assunto e se perder no foco.

Olha... Na maioria dos casos esses astrofísicos, e todo cientista natural, são dotados, para o bem ou para o mal, de hiperfoco. Não falam sobre esses assuntos simplesmente porque têm a ciência de que se envolveu muito pouco com o tema e não se arriscam a, por exemplo, cometerem o erro que cometemos todos os dias nesse fórum, que é tratarem a política como entretenimento. Esses semigênios ou gênios são completamente focados no conforto da sua área de domínio.

Não é tão fácil fazer isso.

Pedro_Borges
Veterano
# 18/jan/23 14:51
· votar


"Se você esmagar uma barata, você será considerado um herói. Se você esmagar uma borboleta, você será considerado um vilão. A moral tem sentido estético."

Autor desconhecido.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 18/jan/23 17:22
· votar


"Se você esmagar uma barata, você será considerado um herói. Se você esmagar uma borboleta, você será considerado um vilão. A moral tem sentido estético."

A diferença é que a borboleta não sai do esgoto pra infestar a sua casa, contaminando drasticamente a higienização do ambiente

Wanton
Veterano
# 18/jan/23 23:28
· votar


makumbator
Seria cancelado

Só beta é cancelado.


brunohardrocker
Tu acha viável uma sociedade formada massivamente por pessoas assim?

Por que não seria? Não entendi qual ameaça que tal grupo poderia representar. O problema que vejo é que a diversidade pode ser mais vantajosa do que desvantajosa. Mas, pensando em termos de ensino, por exemplo, é mais fácil ensinar pessoas que consigam aprender da mesma forma que aquele que as ensina.


As vezes vejo astrofísicos que não se aventuram a falar sobre política e sociedade nem fudendo, mesmo que em algum ponto a sua área tenha o caminho cruzado com esses temas.

O ProgVacas matou essa: hiperfoco. Às vezes, o sujeito é tão bom em uma coisa que ele se sente um impostor quando trata de outras. Às vezes, apenas acha todo o resto desinteressante ou menos importante. Gostar de áreas de estudo menos populares costuma dar ao sujeito o status de super inteligente, mas às vezes é só uma questão de gosto.


O que vejo é que a necessidade de se falar de assuntos relacionados a politica e sociedade existe e pega todo mundo de qualquer jeito, mesmo que seja aquela pessoa que acha que esse temas são intocáveis.

Esses dias, você postou o vídeo da Tabata para fazer flamenguices, mas é aquilo que ela fala ali. Política não só se discute, política só existe na discussão. Onde há consenso, a política é desnecessária.


Outra pergunta: Entre quem tem as maiores habilidades de compreensão desses temas, há consenso? Existe uma forma única de comprensão? Esse desafio de lógica, por exemplo, seria superado apenas por uma corrente?

O desafio de lógica foi apenas um jeito de expressar o sentimento sobre o problema. Um autista com pouco comprometimento deve se sair muito bem em um teste de lógica, mas pensa de uma maneira muito literal. Outro, que não se sai tão bem em lógica, pode ser um cara que acha aquelas soluções engenhosas que ninguém enxerga.

makumbator
Moderador
# 19/jan/23 00:56
· votar


Wanton
Só beta é cancelado.

Claro! Eu sei que vc é no fundo um alfa adepto da cultura redpill.

brunohardrocker
Veterano
# 19/jan/23 10:53
· votar


Wanton
Por que não seria? Não entendi qual ameaça que tal grupo poderia representar.

Não usei o termo ameaça, usei viabilidade.

hiperfoco

Sim, o astrofísico é superfocado. Mas o assunto política/sociedade atinge a todos. Quase sempre o marceneiro, o pedreiro, o taxista, precisam hiperfocar suas vidas em seus trabalhos. E o assunto permeia suas vidas também.
E não teriamos como proibir os leigos de falarem, assim como, de errarem.

Wanton
Veterano
# 19/jan/23 15:44
· votar


makumbator
redpill

Redpill é o novo ancap.


brunohardrocker
usei viabilidade

Sim, e eu não entendi qual a ameaça à viabilidade.


Quase sempre o marceneiro, o pedreiro, o taxista, precisam hiperfocar suas vidas em seus trabalhos.

Como seria um taxista hiperfocado? Alguém com profundo entendimento das leis de trânsito, da física envolvida no deslocamento do veículo, das demandas de deslocamento no meio urbano? Que tipo de artigos os taxistas leem e produzem? Como a taxística tem se desenvolvido nos últimos anos e qual as tendências na área? Não, cara. Hiperfoco é outra coisa.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 19/jan/23 15:52
· votar


Wanton
pq me ignoras, brutus?

ProgVacas
Membro Novato
# 19/jan/23 16:02
· votar


brunohardrocker

Sim, o astrofísico é superfocado. Mas o assunto política/sociedade atinge a todos. Quase sempre o marceneiro, o pedreiro, o taxista, precisam hiperfocar suas vidas em seus trabalhos. E o assunto permeia suas vidas também.
E não teriamos como proibir os leigos de falarem, assim como, de errarem.


Cara, por favor né... Sobe o nível!

brunohardrocker
Veterano
# 19/jan/23 16:02
· votar


Wanton
Sim, e eu não entendi qual a ameaça à viabilidade.

A viabilidade de uma sociedade que discute o sexo dos anjos. Eles continuariam assentando tijolo, batendo laje, descarregando um caminhão?

Como seria um taxista hiperfocado?

Hiperfocado em trazer sustento para sua casa. Depois, talvez, cuidar de seus filhos, descansar para o dia seguinte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original