Paulo Guedes - Bola Fora/Bola Fora

Autor Mensagem
Insufferable Bear
Membro
# 23/set/22 09:36
· votar


O que eu fiz foi jogar uma justamente para você dar esse chilique aí.

ProgVacas
Membro Novato
# 23/set/22 10:34
· votar


Insufferable Bear

Já escrevi aqui: num ambiente onde Pedro e Evandro são normais eu sou retardado.

Pedro_Borges
Veterano
# 23/set/22 10:41
· votar


ProgVacas
Já escrevi aqui: num ambiente onde Pedro e Evandro são normais eu sou retardado.


E avançando alguns graus na escala, num ambiente em que ProgVacas é normal, Pedro e Evandro são super dotados.

ProgVacas
Membro Novato
# 23/set/22 10:45
· votar


Pedro_Borges

Jamais. Você super-dotado é uma cascata que nem as pessoas que lhes são mais próximas acreditam.

makumbator
Moderador
# 23/set/22 10:58
· votar


ProgVacas

Nem existia bolsonarismo e o Daniel Fraga já estava rico (e ele nem está ligado a nada do Bolsonaro. O cara é absolutamente anti estado, como vai ficar aplaudindo político?).

E sim, ele ficou milionário com criptomoedas pois transformou tudo o que tinha em bitcoins antes do preço delas explodir.

Claro que foi um lance de sorte (ele fez esse movimento no momento perfeito em termos financeiros), mas que ele ficou milionário, é inegável. Para tristeza do Wanton.

brunohardrocker
Veterano
# 23/set/22 11:09
· votar


makumbator
Nem existia bolsonarismo e o Daniel Fraga já estava rico (e ele nem está ligado a nada do Bolsonaro. O cara é absolutamente anti estado, como vai ficar aplaudindo político?).

Pro Vacas, ancaps, liberais, bolsonaristas, conservadores, reacionários, monarquistas, minarquistas, motoristas de sedan, são tudo a mesma coisa.

brunohardrocker
Veterano
# 23/set/22 11:12
· votar


makumbator
mas que ele ficou milionário, é inegável. Para tristeza do Wanton.

Tristeza não. Alegria. O Wanton não gosta, assim como eu, dos bilionários.

*Mas na encolha aqui: o Musk é foda.*

Pedro_Borges
Veterano
# 23/set/22 11:31
· votar


ProgVacas
Jamais. Você super-dotado é uma cascata que nem as pessoas que lhes são mais próximas acreditam.

Você fez a escala matemática do QI, eu só apliquei a lógica, movimentei a escala.

Lelo Mig
Membro
# 23/set/22 11:46 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

"O Wanton não gosta, assim como eu, dos bilionários."

Vou aqui, aproveitar para esclarecer, de forma bem simples, uma coisa que nosso amigo Wanton têm razão e muita gente não consegue entender.

Numa primeira análise, pode parecer que milionário e bilionário não são muito distantes, mas é bem mais do que a maioria acha. Qualquer um pode entender de forma bem simples (pegue uma calculadora, contas simples) e se dar conta do que representa.

Imagine que um milionário resolva gastar (sem ganhar nada) 1 Real por segundo, imaginou?

Se ele fizer isso, ele gasta seu milhão em 12 dias (menos de 2 semanas).

Agora, o bilionário resolve fazer a mesma coisa. Gastar 1 Real por segundo (sem ganhar nada).

Se ele fizer isso, ele leva 32 anos para gastar seu bilhão.

Acho que dá para conceber, agora, a colossal diferença entre uma coisa e outra.

brunohardrocker
Veterano
# 23/set/22 12:12
· votar


Lelo Mig

Tem que pontuar aí a diferença entre renda e patrimônio.

Renda de milhões é difícil de retroagir por gasto, caso consiga manter a renda estável.
Patrimônio de milhões, por si só, sim, se for torrar, em pouco tempo o dinheiro voa.

Lelo Mig
Membro
# 23/set/22 12:24
· votar


brunohardrocker

"a diferença entre renda e patrimônio"

A ideia é só mostrar o abismo de diferença de forma simples, sem exercícios de imaginação, proposições ou considerações. Por isso ressaltei o "sem ganhar nada".

Drinho
Veterano
# 23/set/22 12:43
· votar


Eu nem dei play nessa bosta, carinha.

Não dou audiência pra gente desse nível.

O que eu fiz foi jogar uma justamente para você dar esse chilique aí.

Você super-dotado é uma cascata que nem as pessoas que lhes são mais próximas acreditam.



PT revoltado com a própria estupidez.

Pedro_Borges
Veterano
# 23/set/22 12:44
· votar


Lelo Mig

E o bilionário é um criminoso ou um malfeitor por isso?

O Cara tem uma empresa cujo PL (patrimônio líquido, pois só o Jonas aqui sabe o que é) está avaliado em um bilhão, esse bilhão está na sua declaração de bens como quotas/ações de capital. Na sua C/C pessoa física o saldo é de pouco mais que o valor de seus gastos mensais. Na empresa esse um bilhão é representado por capital de giro, estoques, produtos em elaboração, maquinas e equipamentos e veículos de carga.

O cara é bilionário, mas seu dinheiro não está na sua mão, está entregue à sociedade em forma de capital social. Agora vamos ver o que esse capital social faz? Pois, bem, produz riquezas em forma de bens e serviços, gera desenvolvimento econômico e social, sobretudo à comunidade local, gera empregos, gera renda à sociedade, gera tributos aos entes federais, estaduais e municipais, gera conhecimento e integração, pois treina e aperfeiçoa pessoas, gera lucro, que só é possível se houver geração de bens e serviços.

Para o carinha que tem patrimônio de 10 bilhões a história é a mesma; para o que tem 100 milhões, é a mesma coisa.

O professor Stephen Kanitz (https://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Kanitz) certa vez publicou um texto sobre o capital social (aquela coisinha que aparece nos contratos sociais e estatutos das empresas) demonstrando a função do capital nas empresas e disse: "se Karl Marx entendesse de contabilidade ele deixaria de falar metade das besteiras que disse." Da minha parte eu digo, se ele entendesse de economia também, a outra metade ele também deixaria de falar. Ao contrário era apenas um filósofo metido a entendedor de economia, embora algumas biografias, erradamente dão conta que ele era economista.

Aqui neste forum tem filósofo querendo entender de economia e riqueza, mas nunca sequer ouviu falar do livro do Prof. Rossetti, que é a literatura de entrada em todos os cursos de Contabilidade, Administração e Economia no Brasil.

Lelo Mig
Membro
# 23/set/22 13:25 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"E o bilionário é um criminoso ou um malfeitor por isso?"

Essa conversa de "uma empresa que gera empregos, produtos, gira toda uma economia, e etc.". É a maior história da carochinha. este tipo de empresa leva 150 anos prá ficar bilionária.

Monta uma empresa agora e me conta quando conseguir fazer um bilhão. Sabe quando vai fazer criando uma pequena empresa, criando e produzindo um produto razoável e vendendo? Nunca!

Prá fica bilionário alguém ou algo vai ter que enfiar dinheiro na sua empresa, "apostando" que ela no futuro venha a ser rentável.

(Nossa! quanta gente ousada, empreendedora e corajosa torrando milhões no escuro. Não seria mais fácil e seguro aplicar em imóveis ou na bolsa? ou mesmo apostar em cavalos?)

Vamos pro mundo real, meu amigo, como as coisas funcionam de fato:

Vamos usar como exemplo Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, com US$ 200 bilhões de patrimônio. Jeff fundou sua empresa em 1994, uma loja pra vender livros online.

Até o início da década a empresa praticamente não dava lucro. Então como é possível? Você acha mesmo que ele ficou bilionário em 4 anos (em 1998 ele já era bilionário) com lucro de vendas de livros online?

Você acredita mesmo que o tal “patrimônio dos bilionários” é feito de forma legal?

Você quer mesmo falar em contabilidade e economia, de forma matemática? Porque matematicamente vai ficar bem difícil fechar esse tipo de conta.

Drinho
Veterano
# 23/set/22 13:33 · Editado por: Drinho
· votar


Você acredita mesmo que o tal “patrimônio dos bilionários” é feito de forma legal?

Prá fica bilionário alguém ou algo vai ter que enfiar dinheiro na sua empresa, "apostando" que ela no futuro venha a ser rentável.

A resposta é essa mesmo, isso não é ilegal e normalmente é feito por mercado financeiro.

Quando há ilegalidades, tipo eike batista, aí passa por investigação e tudo mais, só que esse tipo de valorização quando uma empresa abre capital é um processo comum e tem no mundo inteiro…

Além do mais esse cara que fundou a parada e virou o maior acionista na sequência não vai conseguir vender tudo na cabeça do mercado pra sacar o dinheiro e sei lá, ir na zona…


Agora, longe disso ser problema decisivo para o mundo como dizem alguns militantes, concordo que não é saudável, concordo que é um dinheiro improdutivo, concordo que o ideal é que não existissem bilionários, mas antes um mundo com grandes fortunas para taxar do que um mundo com grandes misérias para taxar, já que confiscar tudo e igualar na base da porrada já se mostrou um fracasso.

Lelo Mig
Membro
# 23/set/22 13:59
· votar


Drinho

"A resposta é essa mesmo, isso não é ilegal e normalmente é feito por mercado financeiro."

A ingenuidade é acreditar que alguém iria simplesmente "apostar" na Amazon, uma empresa que nem lucro dava, e torná-la bilionária em 4 anos porque achou o Bezzos uma gracinha. É isso que você não entende.

-Dan
Veterano
# 23/set/22 14:01
· votar


Lelo Mig

Boa explicação. Ja que as pessoas tem real dificuldade em entender que 1 bilhao tem mil milhoes.

Mas acredito que ninguem por aqui ache saudavel um bilionário nao. Pessoal ja tá safo pra fazer as contas. O conflitos nas discussões nesse assunto aqui é mais por ruído mesmo. É claro, tem sempre o pessoal idólatra, que precisa de herois, e um bilionario é uma figura parecida com isso pra quem nao pensa muito profundamente e vai na inercia de um fenomeno de massas. Na sociedade capitalista, as pessoas amarem cegamente os grandes capitalistas não é peculiar.

Tem um documentario interessante na Netflix sobre a fraude do Wirecard. Alguem ja viu?

Pedro_Borges
Veterano
# 23/set/22 14:13
· votar


Lelo Mig

Lelo, qual profissão você exerce?

Monta uma empresa agora e me conta quando conseguir fazer um bilhão. Sabe quando vai fazer criando uma pequena empresa, criando e produzindo um produto razoável e vendendo? Nunca!

Lelo, até dois anos atrás eu fui auditor independente, inclusive registrado na CVM. Baixei minha inscrição tem dois anos, portanto. Conheci muitas e muitas empresas que saíram do nada a um bilhão em coisa de trinta a quarenta anos. Inclusive uma para a qual fui convidado para ser controller. Viajei o Brasil inteiro nesse trabalho. Portanto essas suas premissas não são a realidade na grande parte dos casos.

Agora voltando ao meu texto, eu não entrei no mérito de quanto tempo e como chegar a um milhão, um bilhão ou cem bilhões. Eu apenas quis demonstrar como esses valores são aplicados e como giram. Ou seja mostrei que a riqueza não fica imobilizada. Ela fica investida na sociedade gerando riqueza.

E por último, eu, além de auditor independente exerci cargos de contador, de gerente administrativo e financeiro e também de controller.

Lelo Mig
Membro
# 23/set/22 14:32 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Pedro_Borges

"Lelo, qual profissão você exerce?"

Sou Designer Gráfico, de formação, trabalhei no ramo de publicidade e propaganda por 15 anos, boa parte desse tempo fui paralelamente músico, considero que fui profissional pois ganhei dinheiro tocando muito tempo, ainda que sempre trabalhando com publicidade ao mesmo tempo.

Mas a vida, como um oceano, me carregou para diversos lugares. Alguns nem sei como, outros por necessidade.

Tive lojas de CDs por 10 anos, trabalhei com transportes, lecionei em escola pública e ultimamente atuo em instalações e manutenções prediais, residenciais e industriais, principalmente com elétrica, rede de dados, monitoramento por câmeras e telefonia.

Já ganhei muito dinheiro, já perdi tudo.

Drinho
Veterano
# 23/set/22 14:35 · Editado por: Drinho
· votar


A ingenuidade é acreditar que alguém iria simplesmente "apostar" na Amazon, uma empresa que nem lucro dava, e torná-la bilionária em 4 anos porque achou o Bezzos uma gracinha. É isso que você não entende.


Ah sim, a maior parte das pessoas não está habituada com fontes de financiamento e desconhecem como é possível alguém fazer um patrimônio deste tamanho na pessoa física muitas vezes sem nem o próprio negócio ter gerado isso ainda.

Eu não acho que seja saudável e também acho que seja criticável, o remédio até o momento é confisco (que não funciona) ou tributação (que existe).

Querer mandar o bilionário que tira proveito do mundo, para a vala enquanto você está no seu quarto triste pensando em como você gostaria que fosse o mundo só porque você acha ele uma aberração é infantil demais, tão infantil quanto achar que jeff bezos ficou bilionário vendendo livrinho.

E é isso que a militância precisa rever, não estou falando isso pra você porque sei que não é seu caso.

-Dan
Veterano
# 23/set/22 14:44
· votar


Pedro_Borges

Que carteirada gigante hein. E não sabia que pessoas fraudam a declaração de imposto de renda? Sei lá hein

Wanton
Veterano
# 23/set/22 14:58
· votar


Pedro_Borges
produz riquezas em forma de bens e serviços, gera desenvolvimento econômico e social...

Quem está negando isso? O que isso tem a ver com as críticas que foram feitas?


Stephen Kanitz

Stephen Kanitz não é ninguém! Usá-lo no intuito de apelar à autoridade não faz o menor sentido. Kanitz não é lido na academia e não exerce qualquer influência na produção de conhecimento.


Aqui neste forum tem filósofo querendo entender de economia e riqueza, mas nunca sequer ouviu falar...

Cuidado, porque a falta de pré-requisitos derruba quase todos os economistas. Não tem um que saiba uma linha sobre epistemologia, o que justifica autores como Bunge dizerem que a área é abarrotada de pseudagens.

Ademais, meus questionamentos não tem nada a ver com economia. Não estou questionando a eficiência do capitalismo. Estou discutindo poder, ética, sociedade, democracia.


Lelo Mig
Você acredita mesmo que o tal “patrimônio dos bilionários” é feito de forma legal?

Isso não é tão importante, já que muitas das leis são encomendadas por bilionários. As maiores putarias que acontecem no País estão de acordo com a lei.

Pedro_Borges
Veterano
# 23/set/22 15:24 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


-Dan
Que carteirada gigante hein. E não sabia que pessoas fraudam a declaração de imposto de renda? Sei lá hein

Quanta estupidez, hein -Dan, justo você que é um dos mestres em chamar os usuários daqui de burro. Ninguém falou em nenhum momento em registro ilegal, vé lá onde eu falei da Declaração de Bens.

Pedro_Borges
Veterano
# 23/set/22 15:30
· votar


Wanton
Stephen Kanitz não é ninguém! Usá-lo no intuito de apelar à autoridade não faz o menor sentido. Kanitz não é lido na academia e não exerce qualquer influência na produção de conhecimento.

Não só é lido como tem inúmeras obras escritas como também é criador de inúmeros métodos que são aplicados no mundo inteiro. É um dos intelectuais mais respeitados dentro da FEA/USP.

makumbator
Moderador
# 23/set/22 15:36
· votar


qual profissão você exerce?


Eu sou attention whore.

Insufferable Bear
Membro
# 23/set/22 15:59
· votar


makumbator
mas isso não é profissão, é hobby

Wanton
Veterano
# 23/set/22 16:00
· votar


Pedro_Borges
Não só é lido como tem inúmeras obras escritas como também é criador de inúmeros métodos que são aplicados no mundo inteiro. É um dos intelectuais mais respeitados dentro da FEA/USP.

O cara não é citado em artigos científicos da área, não tem publicações avaliada por pares, só artigos na revista Veja e meia dúzia de livros comerciais. Estou me baseando em evidências, e você? De onde tirou tantos elogios para o sujeito? Achismo?

Insufferable Bear
Membro
# 23/set/22 16:09
· votar


O cara não é citado em artigos científicos da área, não tem publicações avaliada por pares, só artigos na revista Veja e meia dúzia de livros comerciais.
eu me esforcei bastante e só consegui achar a tese dele. sempre dou o benefício da dúvida, talvez a gente que não sabe procurar

Wanton
Veterano
# 23/set/22 16:20 · Editado por: Wanton
· votar


Insufferable Bear
talvez a gente que não sabe procurar

Não tem ORCID ou Lattes e é praticamente inexistente no portal de periódicos. Índice h: 1 na Scopus. 5 citações na Web of Science, em um artigo de 1997.

Relevante pra caralho, hein?!

Drinho
Veterano
# 23/set/22 16:40
· votar


Que carteirada gigante hein.

makumbator

Acho que você precisa agendar uma reunião com a diretoria do FCC para criar o troféu carteirada.

Voto no Wanton para o prêmio porque ele já nos avisou que é mestre formado no ensino privado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Paulo Guedes - Bola Fora/Bola Fora