Voces sentem vontade real de se mudar do Brasil?

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# abr/21 · Editado por: -Dan


Da boca pra fora, creio que todo mundo diz que sim. Naquela hipotese sonhadora a qual a pessoa tem dinheiro infinito pra ir pra qualquer canto.

Mas, na prática, na realidade, voces tem mesmo? Vontade e coragem?

Fora do cenario de ter grana infinita e liberdade ilimitada, eu nunca quis de verdade.Ja tive experiencias no exterior que foram temporárias e suficientes para eu saber que eu gostava do Brasil. É onde me sentia em casa de fato.

Mas eis que, de Home Office ha 12 meses, num pais desamparado e que me dá vergonha, me lembrando da estrutura dos países de primeiro mundo que visitei, hoje essa mudança me deixa muito mais animado.

Alguns vínculos me seguram, como também o pó que a nossa moeda se encontra. Mas hoje, adaptado a essa vida trancada, olho com desejo essa opção de vazar daqui.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


-Dan

Me arrependo de não ter ido quando tive oportunidade.

Eu fui bastante esperançoso e otimista quando mais jovem. Participei ativamente de movimentos políticos, partido, dediquei boa parte de minha juventude na crença de transformar o Brasil e na fé de um País melhor e mais justo.

Infelizmente não tenho mais e me arrependo de não ter ido.

Quem têm alguma experiência, esteve fora a trabalho/estudo ou têm amigos/parentes morando no exterior, não têm ilusões e sabe que todos têm problemas e nenhum é uma maravilha.

Mas, assim como acontece com muitos estrangeiros aqui, você não esta diretamente conectado a estes problemas. Por mais que você adore/adote o novo País, aqueles problemas não são exatamente seus, você não têm como "se meter na briga de família do outro" e acaba menos impactado emocionalmente. É diferente quando é "na sua casa".

Eu me tornei também um "ateu político". Não acho que o brasileiro médio geral queira realmente mudar alguma coisa e acho que quase ninguém esta disposto a ceder minimamente. É um País de um monte de gente que acha que esta certa e que os outros têm que ser convencidos de sua verdade.

Não há como o País dar certo com essa passionalidade/insanidade latina acrescida da tendência a idolatria e esperança por Salvadores da Pátria.

Hoje não tenho como ir embora.

LeandroP
Moderador
# abr/21
· votar


-Dan

Não tenho vontade de morar fora do Brasil. Apesar dos pesares, gosto daqui, e não há lugar parecido no planeta. Exceto Cuba. Se me mandarem pra Cuba, iria de coração aberto, apesar dos pesares.

Rebuke
Membro Novato
# abr/21
· votar


Não é vontade de sair. Mas, vontade de conhecer outros países, com certeza.

Rebuke
Membro Novato
# abr/21
· votar


Se me mandarem pra Cuba, iria de coração aberto, apesar dos pesares.


2

-Dan
Veterano
# abr/21
· votar


Lelo Mig
Me arrependo de não ter ido quando tive oportunidade.

Eu fui bastante esperançoso e otimista quando mais jovem. Participei ativamente de movimentos políticos, partido, dediquei boa parte de minha juventude na crença de transformar o Brasil e na fé de um País melhor e mais justo.


Você me parece um homem cheio de historias. Eu gostaria de ouvir seus causos, em um ambiente menos inquisitório como o daqui.

Patriota eu nunca fui. Quando pequeno tinha orgulho da seleção hahaha.

Adolescencia veio aquela simpatia por metal com folclore europeu e outras coisas importadas via rock. Somente atualmente, apos estudar percussão de ritmos brasileiros, saboreio e me orgulho da nossa cultura musical genuína. Não tenho tocado no meu violao nada alem de bossa e samba. Mas nao considero isso suficiente para eu me sentir orgulho daqui.

Hoje não tenho como ir embora.


Mas tem pra onde ir?

-Dan
Veterano
# abr/21
· votar


LeandroP
Não tenho vontade de morar fora do Brasil. Apesar dos pesares, gosto daqui, e não há lugar parecido no planeta. Exceto Cuba. Se me mandarem pra Cuba, iria de coração aberto, apesar dos pesares.

Eu tambem nao tinha. Isso veio recentemente.

Rebuke

ah, viajar com certeza. Por isso frisei o mudar, uma coisa mais permanente.

Rebuke
Membro Novato
# abr/21
· votar


-Dan

Sei lá. Além de Cuba, talvez, algum lugar do leste europeu. África tem alguns lugares lindos também.

entamoeba
Membro Novato
# abr/21 · Editado por: entamoeba
· votar


-Dan

Não tenho vontade de viver em um lugar em que eu seja estrangeiro. O aumento do neopentecostalismo e da direita no Brasil está me forçando a mudar de ideia. Em caso de reeleição do Bolsonaro, acho que começarei levar essa ideia a sério.

Portugal seria um bom destino por causa da língua em comum, mas brasileiro já deve estar sendo visto como uma praga por lá. Os outros países de língua portuguesa são muito pobres. Só iria se fosse para contribuir com algo, e não para roubar vaga de trabalho.

Opções um pouco mais distantes são os países de língua espanhola, desde que abertos a estrangeiros. Se há alguma língua estrangeira que posso assimilar bem e me sentir quase como um nativo, esta é a língua espanhola.

Não tenho sequer o fetiche por viagens. Posso ler, ver vídeos, aprender idiomas, conversar com pessoas de outros países. Não tenho a necessidade de estar nos lugares. Só mudaria por necessidade.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


-Dan

"não considero isso suficiente para eu me sentir orgulho daqui."

Sou muito eclético, sempre fui. Nunca tive vocação para fã de nada, nunca me liguei em moda ou ídolos. Sempre fui o "esquisito" da escola, que interagia, razoavelmente, com todos, mas não fazia parte de turma alguma.

Isso facilitou um bocado algumas coisas, culturalmente, principalmente. Gosto de muitas coisas distintas, sou realmente muito eclético, aprecio bastante a cultura brasileira; Usando a música como exemplo, gosto de música regional nordestina, gosto de samba de roda e raiz, de MPB em geral, de choro, de música caipira. E, concilio de boa, com o jazz, com o rock, a música erudita, com o funk, soul e black music 70; reggae, folk de vários países, absolutamente tudo...

Mas, não confundo a cultura com a Nação no sentido político. Eu posso sentir orgulho de nossa música e nossa literatura e não sentir o mesmo por nossos políticos e mesmo por boa parte do que nossa sociedade se tornou.

Eu prezo com orgulho Machado de Assis ou Guimarães Rosa e não prezo nenhum governante.

Eu fui patriota porque vivi a infância e adolescência sob o regime militar. Fui "moldado" na esperança de ver renascer um País livre, justo e democrático. Não foi o que aconteceu e a esperança foi minguando.

"Você me parece um homem cheio de historias."

Apesar de hoje ser bastante quieto, pouco social, caseiro.... quase um ermitão, eu fui um jovem muito inquieto e curioso. Fiz muitas coisas diferentes da grande maioria e vivi algumas experiências pouco comuns.

Sempre fui muito prudente e não muito ousado à riscos desnecessários, mas devido a curiosidade, pude correr alguns riscos calculados e viver algumas boas histórias sim. Fora isso, independente de como sou, a vida também me empurrou para situações muito distintas. Sei o que é fartura e sei o que é passar fome... e não é força de expressão não.

Mas meu querido, manja cientista louco? de filme? que têm laboratório no fundo do quintal? Com telescópio e um monte de aparelho esquisito cheio de botões e antenas? Tubos de ensaios, microscópios, milhares de ferramentas e plantas e projetos eletrônicos e mecânicos esticados na parede?

Esse era meu pai! Enquanto os pais dos meus amigos jogavam futebol de botão com eles, o meu se deitava na grama comigo e ficava me descrevendo as constelações, planetas e estrelas. Com um pai destes, alguma coisa tinha que dar errado...rs.

Se me conhecer um dia, será um prazer, mas, adianto, me achará esquisito prá caralho...rs.

Drinho
Veterano
# abr/21 · Editado por: Drinho
· votar


Viver fora do Brasil é uma hipótese muito mais tangível do que viver no Brasil.

Vida e Brasil são palavras que não coexistem, homicídio e Brasil, sim.

Mas falando sério, se você tem condição financeira, não está exposto a risco na rua e não tem intenção de experimentar outras culturas não há motivo para tentar a vida fora do Brasil, o Brasil é extremamente desigual e essa desigualdade canta muito a favor de quem tem um pouco mais de condição financeira, principalmente se não tiver filho para sustentar.

Em país de primeiro mundo tá todo mundo sendo taxado e igualado por baixo, é legal para um brasileiro pobre tentar melhorar de vida, não para quem ganha 4 (ou mais) salários mínimos aqui....

O cara que ganha 5 salários aqui não precisa sonhar com a qualidade do transporte público, basta ele meter o carnê em um carro....

Brasil é tipo assim

2 salários mínimo ou menos - quase todo mundo

3 a 10 salarios mínimos - galera do home office

30 salários mínimos - parasitas

30 salários para cima - empresários malvadões


Portugal é tipo

2 salários mínimos - quase todo mundo

8 salários mínimos - parasitas e empresários malvadões

Do ponto de vista financeiro só vale a pena sair se você ganhar menos de 2 salários aqui, do contrário você já é burguês no Brasil e vai cair de padrão no exterior....

Agora para dar um rolê, aprender idiomas, estudar, tocar nos botecos, trabalhar de tudo quanto é coisa, ter história pra contar é muito válido....

entamoeba
Membro Novato
# abr/21
· votar


Sobe!

entamoeba
Membro Novato
# abr/21
· votar




LeandroP
Moderador
# abr/21
· votar



https://www.youtube.com/watch?v=mJe_2ShCcqQ

ProgVacas
Membro Novato
# abr/21
· votar


Morar em outro país... Eu penso se nossa situação econômica não mudar favoravelmente após 2022.

Levy Esminets
Membro Novato
# abr/21
· votar


vontade naum falta mas tem q ver se vao aceitar brasileiros até lah

brunohardrocker
Veterano
# abr/21
· votar


Rebuke
algum lugar do leste europeu

Hmm aqueles países que não querem mais nem ouvir falar em comunismo.
Vai pra lá. Vai pra Estônia.

Levy Esminets
Membro Novato
# abr/21
· votar


Hmm aqueles países que não querem mais nem ouvir falar em comunismo.


naum existe nem esquerda direito. quanto mais comunismo. imagine a tristeza dos que morreram com a esquerdalha de agora. aqueles tinham ideal pelo menos. a esquerdalha de agora so quer mamata do estado

Pigeonsslayer
Membro Novato
# abr/21
· votar


-Dan
Mas, na prática, na realidade, voces tem mesmo? Vontade e coragem?

Muita vontade, pouca coragem. Com família formada e dois filhos com menos de 10 anos, um deles sendo autista, o ruim aqui ainda é melhor que arriscar tudo lá fora, ainda mais sem ter parentes sem dar suporte pros primeiros meses, dar dicas sobre emprego, custo de vida, essas coisas.

Até tenho parentes fora. Tenho uma prima morando em Portugal, mas ela acabou de se estabelecer por lá, e não é uma prima tão próxima assim para pedir ajuda. Minha esposa tem primos morando na Bélgica, mas a mesma situação, não são primos tão próximos assim que pudéssemos contar. Ela tem um primo bem próximo morando nos EUA, que vive insistindo pra gente ir pra lá, mas pra lá a gente não quer ir, só se fosse um caso de extrema necessidade e falta de outras perspectivas.



Lelo Mig
Me arrependo de não ter ido quando tive oportunidade

Tive a chance de uma oportunidade de emprego no Canadá, em 2008. Não tinha filho ainda. Mas a patroa amava tanto o Brasil que não queria sair daqui de jeito algum, deixar familiares, coisa e tal. Hoje, com a maioria da família dela sendo bolsominion e a situação atual, ela se arrepende de não ter entrado nessa comigo. Agora, estamos meio que amarrados aqui.

-Dan
Patriota eu nunca fui. Quando pequeno tinha orgulho da seleção hahaha.

Também tinha orgulho da seleção, mas a seleção antigamente dava prazer de torcer e asistir. A copa de 94 foi emocionante. Mas eu era criança e iludido da vida, acho que isso pesou mais que o futebol em si.

Eu acho que sempre fui patriota, mas o meu conceito de patriotismo é o de desejar que seu país melhore e acreditar que de alguma forma pode contribuir pra isso, não tem nada a ver com esse ultranacionalismo do grande líder, salvador da pátria, ou de vestir verde e amarelo pra idolatrar um genocida. Desse rótulo de patriota atual, faço questão de passar longe.

entamoeba
Não tenho sequer o fetiche por viagens. Posso ler, ver vídeos, aprender idiomas, conversar com pessoas de outros países. Não tenho a necessidade de estar nos lugares. Só mudaria por necessidade.

Também tenho estes hábitos, me interesso muito por cultura estrangeira, em geral, mas gostaria de poder viajar muito e sentir essas culturas in loco. É diferente. O filtro das mídias e dos influencers enviesa um tanto as coisas.

Não tenho vontade de viver em um lugar em que eu seja estrangeiro. O aumento do neopentecostalismo e da direita no Brasil está me forçando a mudar de ideia. Em caso de reeleição do Bolsonaro, acho que começarei levar essa ideia a sério.

Eu sempre acreditei em um Brasil do futuro, só que não vejo esse futuro chegando, sempre fica essa noção de futuro. Assim como vc, em caso de reeleição do Bozo até penso em abandonar a minha relativa estabilidade aqui e vazar.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# abr/21
· votar


Levy Esminets
naum existe nem esquerda direito. quanto mais comunismo. imagine a tristeza dos que morreram com a esquerdalha de agora. aqueles tinham ideal pelo menos. a esquerdalha de agora so quer mamata do estado


Veio direto da Jovem Pan pra cá? Trouxe pelo menos um cafezinho?

Levy Esminets
Membro Novato
# abr/21
· votar


Pigeonsslayer

a esquerdalha pira kkkkkkkkkk

Pigeonsslayer
Membro Novato
# abr/21
· votar


Levy Esminets
a esquerdalha pira kkkkkkkkkk

Ei Kid, vou mandar uma chuva de cá cá cá ao final do meu próprio comentário, só pra não deixar vc passando vergonha sozinho. Kkkkkkkkkkkkkk

Levy Esminets
Membro Novato
# abr/21
· votar


Pigeonsslayer

eu piro mesmo é num homem fardado que cheira a cavalo
o meu brioco da coceirinha

6Strings
Membro Novato
# abr/21
· votar


Tive duas experiências mais longas no exterior, à trabalho:

México (2017) - 1 Ano

Não me adaptei. Apesar de ter sido muito bem acolhido pelos mexicanos, não consegui me acostumar com aquela bagunça toda.
Morei perto da cidade do México. Trânsito caótico, falta de infraestrutura total, cheiro de esgoto para todo lado. Estava muito bem instalado, porém a cada saída de casa era um caos. O Trânsito de São Paulo parece um passeio divertido perto da Cidade do México.

Espanha (2016) - 2 meses

Fiquei em Beasain, no norte da Espanha. Cidade pequena, maravilhosa, tudo muito organizado. Comida excelente, perto da praia, perto da França, lugar fantástico.
No entanto, o povo de lá detesta estrangeiros, então não me senti acolhido. Até mesmo em restaurantes, ficava nítida a diferença quando eu ia sozinho ou acompanhado de algum local.

Hoje não tenho vontade de sair, gosto da cidade onde moro (interior de SP), apesar dos pesares...Porém, não é uma opção totalmente descartada.

Lelo Mig
Membro
# abr/21
· votar


6Strings

Essa duas experiências suas, resumem bem situações muito comum. O povo europeu e americano do norte, não é muito chegado em estranhos, eles são bastante xenofóbicos e meio paranóicos, sentem o "equilíbrio da comunidade" ameaçado pelo "de fora". Quanto menor as cidades e mais "interioranas" pior.

Já o povo mexicano é sensacional. Eles tratam a gente como reis (eles só não gostam, com razão, dos estadunienses), são super simpáticos e alegres. Mas o México é uma zona, alegre e divertida, mas é uma zona.

-Dan
Veterano
# abr/21
· votar


Pessoal resumiu bem. Paises de primeiro mundo parecem ter mais alergia a estrangeiros.

Os paises subdesenvolvidos amam estrangeiros, vide aqui.

Lelo Mig
Membro
# abr/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


-Dan

"Paises de primeiro mundo parecem ter mais alergia a estrangeiros."

Independente do reducionismo e simplismo do certo vs errado, e da necessidade de mudança, é possível compreender um pouco pelo contexto histórico.

No passado estes povos que viviam em guerras por territórios e liderança politica e comercial e viriam a se tornar a europa, a questão racial (mouros, nórdicos, balcãs, celtas, árabes) era uma forma de "identificação", estes caras se viam como predadores, tipo um leão e um tigre, não se viam como "homo sapiens" e sim cada qual no seu quadrado. E depois, com a propagação das grandes religiões, elas ajudaram a fomentar ainda mais este preconceito, porque no início ela não pregava "somos todos irmão", muito pelo contrário.

A questão racial neste momento da história não têm nada a ver com "superioridade branca", no sentido de que todo povo acreditava ser o superior e escravizava o outro ou o aniquilava. É bem como na natureza, os grandes felinos, não são "amigos". Tanto é que o Homo Sapiens ajudou a exterminar os Neandertais. Ou seja, esta merda esta em nosso DNA, romper com isso leva uma cara.

Já o latino americano nasceu e cresceu no meio da mistura de pretos, índios e europeus, bem ou mal, foi melhor educado com relação a isso.

renatocaster
Moderador
# abr/21
· votar


Acho que o Drinho destrinchou bem a questão.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# abr/21
· votar


Levy Esminets
eu piro mesmo é num homem fardado que cheira a cavalo
o meu brioco da coceirinha


Cara, guarde pra vc. Eu nem uso farda.

-Dan
Veterano
# abr/21
· votar


Drinho
Do ponto de vista financeiro só vale a pena sair se você ganhar menos de 2 salários aqui, do contrário você já é burguês no Brasil e vai cair de padrão no exterior....


Não entendi muito essa baliza, como se o objetivo da coisa fosse ser ou não burgues.

2 salarios minimos no brasil = 2 mil reais.
2 salarios minimos na holanda = 3200 euros.

Acho relevante pensar em qualidade de vida. Usando a holanda como exemplo, 2 salarios minimos voce vive bem legal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voces sentem vontade real de se mudar do Brasil?