A patacoada do livre-arbítrio e suas implicações

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# out/19


Vamos começar pelo básico.

https://veja.abril.com.br/ciencia/o-livre-arbitrio-nao-existe-dizem-ne urocientistas/

"Ah, mas eu escolho o que vou fazer!"

E você escolhe escolher o que irá fazer?

brunohardrocker
Veterano
# out/19
· votar


Picaretagem exatista de merda.

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


brunohardrocker
Picaretagem exatista de merda.

"exatista"

Que idiota! Nem sabe do que está falando!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/19 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Os caras confundem a existência de gatilhos mentais com ausência de livre arbítrio, precisam ler mais Daniel Kahneman
E o que o Bruno quis dizer com exatismo provavelmente é que esses "neurocientistas" ficam procurando um termo técnico "exato" para mudar a concepção de algo. Sendo que na verdade tudo não passa de malabarismo semântico para provar algo estapafúrdio

Ou seja, tem fulano que só pode escolher não entender oq os outros falam

entamoeba
Membro Novato
# out/19 · Editado por: entamoeba
· votar


Jonas Kahnwald
gatilhos mentais

O que é isso?


Daniel Kahneman

Já leu?

brunohardrocker
Veterano
# out/19
· votar


Jonas Kahnwald

Os neurocientistas com ctz não fazem isso. A picaretagem é com o ameba, que joga essa pesquisa contra a questão que estava em dabate no outro tópico.

makumbator
Moderador
# out/19
· votar


entamoeba
A patacoada do livre-arbítrio e suas implicações

Entamoeba justifica o autoritarismo. Nazismo de esquerda confirmado.

Close topic!

Buja
Veterano
# out/19
· votar


O gato ta dentro ou fora da caixa?

brunohardrocker
Veterano
# out/19
· votar


makumbator
Close topic!

Não sem antes falarmos da escravidão.

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


brunohardrocker
A picaretagem é com o ameba, que joga essa pesquisa contra a questão que estava em dabate no outro tópico.

O que posso fazer quando as crenças de vocês estão fundadas em bosta?


makumbator
Entamoeba justifica o autoritarismo.

Ao contrário, essa perspectiva me conduz a uma postura genuinamente democrática.

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


Buja
O gato ta dentro ou fora da caixa?

O acaso não explica a escolha.

makumbator
Moderador
# out/19
· votar


entamoeba
Ao contrário, essa perspectiva me conduz a uma postura genuinamente democrática.

Se a verdadeira liberdade é impossível aos olhos da natureza, o único caminho razoável é a ditadura.

Resumindo, o fascismo é natural.

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


makumbator
Se a verdadeira liberdade é impossível aos olhos da natureza, o único caminho razoável é a ditadura.

É meigo, mas está errado!

Primeiro, porque o ditador também não seria livre, então, não seria legítimo que ele exercesse o totalitarismo.

Depois, porque reconhecer-nos como produtos de uma história (material, política, biológica, cultural etc.) poria em xeque qualquer perspectiva fundada no individualismo metodológico, forçando-nos a nos vermos como iguais em direitos.

makumbator
Moderador
# out/19 · Editado por: makumbator
· votar


entamoeba
Primeiro, porque o ditador também não seria livre, então, não seria legítimo que ele exercesse o totalitarismo.

O ditador também é compelido a agir de maneira totalitária pelos outros, pelo contexto e segundo sua tese, também pela natureza. O fato de ser ele o mandatário não o faz ser livre, ao contrário, ele é mais uma engrenagem no sistema. Sem contar que o predador de hoje pode ser a presa de amanhã. Nenhum problema nisso.

forçando-nos a nos vermos como iguais em direitos.

Fala isso pro ditadores africanos (são tantos que deve ter até sindicato dos caras).

E se o fascismo é natural, como você ousa ir contra algo tão forte?

Mais um resumo: Ecologia é fascismo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/19 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


entamoeba
Daniel Kahneman
Já leu?


não faria sentido eu citar se não tivesse lido

gatilhos mentais

O que é isso?


Pelo jeito vc que não leu o referido autor

entamoeba
Membro Novato
# out/19 · Editado por: entamoeba
· votar


makumbator
O ditador também é compelido a agir de maneira totalitária pelos outros, pelo contexto e segundo sua tese, também pela natureza. O fato de ser ele o mandatário não o faz ser livre, ao contrário, ele é mais uma engrenagem no sistema. Sem contar que o predador de hoje pode ser a presa de amanhã. Nenhum problema nisso.

Isso justificaria qualquer sistema. É fatalismo!

E fatalismo é só um efeito psicológico que implora por uma explicação mística (liberdade). A mecânica se assemelha com encarar a possibilidade da inexistência de deus e reagir com "isso não pode ser verdade! Deus tem que existir".

Ademais, o livre-arbítrio não seria revogado. Só admitiríamos que ele nunca existiu, o que traria uma série de implicações éticas que teríamos que lidar.

Na ausência da escolha, nos restaria a experiência, e é esta que passaria a ser valorizada!

entamoeba
Membro Novato
# out/19 · Editado por: entamoeba
· votar


Jonas Kahnwald
Pelo jeito vc que não leu o referido autor

Gosto da promessa da economia comportamental, mas ainda não li a décima parte do que me propus sobre o assunto. Particularmente, dentro dessa vertente, tendo a preferir abordagens antimentalistas.

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


Não sabia que agora os cientistas se dedicam à metafísica. Bom saber

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


O makumbator tá hurricane esses dias

Pleonasmo
Membro Novato
# out/19
· votar


Estou um pouco decepcionado porque a matéria não falou da influência hormonal em nosso cérebro.

Beto Guitar Player
Veterano
# out/19
· votar


Eu escolhi não ler a matéria, logo tenho livre arbítrio.

Fidel Castro
Veterano
# out/19
· votar


Livre arbítrio vai até o momento que Deus coloca ordem no The Sims

Zebreiro
Veterano
# out/19 · Editado por: Zebreiro
· votar


Os cientistas provavelmente estão certos. Provavelmente

Beto Guitar Player
Veterano
# out/19
· votar


E você escolhe escolher o que irá fazer?

Citando um trecho do livro A Torre Negra de Stephen King:
"Você pode decidir fazer algo, pode decidir não fazer algo ou pode decidir não decidir".

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


Zebreiro
Não sabia que agora os cientistas se dedicam à metafísica.

Agora? A luta contra a metafísica sempre foi vã.


Beto Guitar Player
Eu escolhi não ler a matéria, logo tenho livre arbítrio.

Determinismo é contraintuitivo, né?


Pleonasmo
Estou um pouco decepcionado porque a matéria não falou da influência hormonal em nosso cérebro.

Peguei a primeira matéria que o Google ofereceu.

Tem tantas maneiras de mostrar que o comportamento humano é condicionado que seria inviável abarcar tudo em um só texto, ainda mais, se tratando de matéria jornalística, acessível para leigos.

Beto Guitar Player
Veterano
# out/19
· votar


entamoeba
Determinismo é contraintuitivo, né?

Você acha?
Determinismo é algo que limita muito a condição de escolha, porque qualquer escolha, por mais inesperada que possa ser, segue algo já existente como premissa. Somos condicionados assim, seja por genética, por convívio social, por conhecimento, inteligência, etc. Todos os fatores internos e externos contribuem para que tomemos decisões na vida e isso, para mim, não é uma limitação que invalida o livre-arbítrio.

Lelo Mig
Membro
# out/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Cientificamente falando...

Alguém pode me explicar como se escolhe algo que ainda não aconteceu?

E se a escolha que farei amanhã, na verdade é resultado da escolha que fiz hoje, então como posso mudar o que escolhi ontem?

Eu posso escolher se quero comer uma goiaba ou uma maça, mas não posso escolher se vou ganhar na loteria. Porém se eu ganhar na loteira posso escolher entre uma Lamborghni ou uma Porsche.

Livre arbítrio é reducionista e ingênuo.

brunohardrocker
Veterano
# out/19
· votar


Bog faz falta nesses momentos.

st.efferding
Membro
# out/19
· votar


Laje faz falta nesses momentos.

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


st.efferding
Laje

Se você se acha burro demais para encarar o debate, fique à vontade para trabalhar na sua laje. Mas saiba que sem gente pensando sobre assuntos que são pesados demais para sua cabecinha, nem lajes teríamos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A patacoada do livre-arbítrio e suas implicações