Artigo Sugerido: Crise da Macroeconomia - Lara Resende

    Autor Mensagem
    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # mar/19 · Editado por: Joseph Conrad


    Recentemente André Lara Resende escreveu um artigo sobre as bases de Macroeconomia que atualmente estão em xeque. Para não economistas, a versão que saiu no Valor é bem acessível, desde que se goste um pouco do assunto e que se se disponha a pesquisar quando a coisa não puder deixar de ser técnica; para economistas, o artigo é interessante pois mexe no arcabouço que todos nós temos que ter quase como sagrado, e que a realidade tem teimado em desmentir.

    Para quem se interessa pelo assunto pelo viés político, vale a leitura pois eu enxergo o artigo como um ponto de virada corajoso no debate que acaba mais cedo ou mais tarde pautando a vida política, para quem se interessa pelo assunto pelo viés econômico, a leitura é valida pois coloca a discussão em um nível de maturidade com o que está lá fora. É uma voz quase que solitária na vida acadêmica/política, mas que em minha humilde opinião, é um visionário.

    No mínimo interessante um artigo desses em um momento em que temos um liberal-monetarista-fiscalista-a-qualquer-custo no "Ministério da Economia".

    Para quem gostar de fato, sugiro o último livro dele sobre Ortodoxia, Juros e Moeda.

    Segue o link do artigo:

    https://mobile.valor.com.br/cultura/6149939/andre-lara-resende-escreve -sobre-crise-da-macroeconomia

    Snakepit
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Aqui deu "matéria exclusiva para assinantes".

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # mar/19 · Editado por: Joseph Conrad
    · votar


    Edit: direitos autorais.

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # mar/19 · Editado por: Joseph Conrad
    · votar


    Snakepit

    Eu acessei sem logar no site do Valor. Achei que estivesse aberto. Acessei novamente sem logar e consegui ler.

    .

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Usem o outline.com, meus filhos!

    Só colar o link da matéria lá e vocês vão conseguir ler.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Joseph Conrad
    Ele verifica os cookies do navegador, então se você é assinante pode ser que ainda tenha alguma coisa lá que autorize o acesso mesmo sem logar.

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    É uma visão interessante.
    Porém, eu que já fiz/faço parte de instituições diretamente envolvidas com a temática do artigo (BC e órgãos de controle - TCs), diria que quando o autor parte para ideias de que o estado deveria fazer isso ou aquilo, já é uma visão um tanto ilusória para a realidade de hoje, pois nenhuma dessas instituições tem autonomia o suficiente para tal, e sempre esbarrarão na política.
    Existem muitas amarras no nosso arcabouço legal, e qualquer alteração mais significativa demandada pelos gestores, seja boa ou ruim, dependerá do legislativo. Aí já viu... isso sem contar as brigas de poder e influência que acontecem a todo momento.
    No dia em que houver vontade política para melhorar as coisas, seja de uma forma ou de outra, já será um grande avanço.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: sallqantay
    · votar


    Joseph Conrad

    e a concorrência entre moedas, entra onde?

    As expectativas se formam das maneiras mais diversas, dependem das circunstâncias, e os economistas não têm ideias precisas sobre como são formadas.

    para isso que existe microeconomia, que o autor parece ignorar por completo, a não ser como ferramenta de contabilidade

    a segunda "lei das finanças funcionais", é microeconômica: os impostos e os gastos do governo devem ser avaliados segundo uma análise objetiva de custos e benefícios, nunca sob o prisma financeiro.

    dado que todo e qualquer outro agente, as empresas, as famílias, os governos estaduais e municipais, estão obrigados a respeitar o equilíbrio entre receitas e despesas, sob pena de se tornar inadimplentes.

    pfff, no BR o calote é lei. Esse cara vive no mundo da teoria. Teoria por teoria eu prefiro reduzir a macroeconomia à micro e jogar todo esse blablabla na privada com meia dúzia de teoremas da teoria dos jogos (muito mais robusta que esse misticismo macro de merda)

    o objetivo de aumentar a produtividade e equidade.

    tava demorando para meter o loko dando free lunch pra geral

    sallqantay
    Veterano
    # mar/19 · Editado por: sallqantay
    · votar


    mas PQP, esse título é uma bosta completa. Iniciais em caixa alta, signos gráficos mal dispostos, informação mal organizada. Que designer assinou essa bosta? Mete um vancouver nessa porra:

    artigo sugerido: Crise da macroeconomia (AL Resende)

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    sallqantay
    Iniciais em caixa alta

    O que você tem contra? É outra modinha gay que você segue?

    sallqantay
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    errata:

    Mete um vancouver nessa porra:

    (Resende AL)

    Discípulo do fogo preto
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    sallqantay

    Eu te amo, mestre.

    sallqantay
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Discípulo do fogo preto

    cale a boca e vai lá organizar a bibliografia

    Discípulo do fogo preto
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Tudo que o senhor mandar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Artigo Sugerido: Crise da Macroeconomia - Lara Resende