Tópico oficial da arte pré-histórica

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18 · Editado por: Black Fire


"Altamira é uma caverna na qual se conserva um dos conjuntos pictóricos mais importantes da Pré-história.[1] Fica no município espanhol de Santillana del Mar, Cantábria, num prado do qual tomou o nome.[2] Por volta de 11 000 a.C., a queda de uma rocha bloqueou a entrada da caverna, impedindo a continuidade da ocupação humana e assim preservando o seu interior.

As pinturas e gravuras da caverna pertencem ao Paleolítico Superior, principalmente aos períodos Magdaleniano (entre 14 500 e 12 000 a.C.) e Solutreano (16 500 a.C.)[3], embora testes usando séries de urânio avaliem a data para cerca de 32 000 a.C., no começo do Aurignaciano.[4][5][6][7] O estilo de grande parte das suas obras enquadra-se na denominada "escola franco-cantábrica", caracterizada pelo realismo das figuras representadas. Contém pinturas policromáticas, gravuras, pinturas pretas, vermelhas e ocres que representam animais, figuras antropomorfas, desenhos abstratos e não figurativos.[8]
Ilustração
Qualificativos como: "Capela Sistina" da arte rupestre;[8][9][10] "...a manifestação mais extraordinária desta arte paleolítica...",[11] "... a primeira caverna decorada que se descobriu e que contínua sendo a mais esplêndida";[12] e "...se a pintura rupestre [paleolítica] é o exemplo de uma grande capacidade artística, a caverna de Altamira representa a sua obra mais sobresselente",[13] indicam a qualidade e a beleza do trabalho do homem magdaleniano neste recinto.

Foi declarada Património da Humanidade em 1985.[14] Em 2008, a nomeação foi estendida para outras 17 cavernas do País Basco, das Astúrias e da própria Cantábria, chamando o conjunto "Caverna de Altamira e arte rupestre paleolítica do norte da Espanha".[8][15]"

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna_de_Altamira


Aula sobre



Dissertem sobre estas incríveis manifestações que foram feitas milhares de anos antes da invenção da escrita, e já sugerem um alto nível de sofisticação e especialização do trabalho artístico, tudo isso com mais de 300 séculos de existência. 300 séculos

brunohardrocker
Veterano
# jun/18 · Editado por: brunohardrocker
· votar


se a pintura rupestre [paleolítica] é o exemplo de uma grande capacidade artística

zakk approves

brunohardrocker
Veterano
# jun/18
· votar


Black Fire

Já leu ou viu algum material sobre sistemas de datações?

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


brunohardrocker
Alguma coisa sim, mas não entendo muito não. Tipo entender a nível de saber detalhadamente o processo.

brunohardrocker
Veterano
# jun/18
· votar


Black Fire

Vou procurar algum documentario para hoje a noite.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


brunohardrocker
Assista as aulas desse professor aí, melhor que qualquer documentário.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/18
· votar


Black Fire
vc acredita na versão científica ou bíblica para a idade da humanidade?
to perguntando sem sacanagem mesmo...

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


Jonas Kahnwald
Eu não sou retardado.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


talvez um pouco.

sallqantay
Veterano
# jun/18
· votar


Organismos possuem C em sua composicao, com uma quantidade constante do isotopo C14, uma vez que existe um fluxo de C devido ao seu metabolismo.

Quando compostos organicos saem do organismo, esse fluxo de C para, e os isotopos C14 comecam a decair para C13 e C12. Esse dacaimento eh temporalmente conhecido e a origem do C organico pode ser datado.

Claro que eu nao acredito em nada disso, creio em um livro cheio de falhas de edicao e lacunas de toda sorte

RATAZANA NOOB
Membro Novato
# jun/18
· votar


Arte de verdade é a expressão urbana nas portas de banheiros de supermercados; detrás de bancos dos fundos de ônibus que circulam nas grandes metrópoles; nas pichações de túneis e viadutos, no preservativo usado e esquecido no vão da calçada, no olhar insandecido de um mendigo e não estas babaquices acadêmicas enlatadas do título do tópico.

brunohardrocker
Veterano
# jun/18
· votar


Organismos foram feitos do barro. Todos eles.

One More Red Nightmare
Veterano
# jun/18
· votar




Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


sallqantay
One More Red Nightmare

Ah sim, isso aí, salvo engano, o professor fala em uma das aulas da Univesp, o que eu não sei.é como fazem na prática, nunca vi o processo.

Insufferable Bear
Membro
# jun/18
· votar


pré-história se chama pré-história porque aconteceu antes da história, ou seja, antes de deus criar o mundo há 500 anos atrás.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/18
· votar


Black Fire
Jonas Kahnwald
Eu não sou retardado.


sei lá, acho muito retardado acreditar em Deus e ao mesmo tempo acreditar que ele seja imperfeito

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


Jonas Kahnwald
Não cara, não precisa comprar tudo que essas seitas malucas exigem pra acreditar em Deus, isso aí é coisa de maluco. Qual o próximo passo de quem acredita em Terra Jovem? Geocentrismo? Terra-Plana?

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


É sempre bom usar a realidade como princípio hermenêutico, evita esses literalismo toscos e essa criação de teorias da conspiração malucas. Agora pare com esses negócio de religião que meu tópico não é pra isso.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/18
· votar


Black Fire
Qual o próximo passo de quem acredita em Terra Jovem? Geocentrismo? Terra-Plana?

Isso explica muito bem, você é quem não estuda direito a bíblia

eu não falo dos seis dias figurativos de criação, que podem ter durado sei lá quanto tempo

falo dos registros bíblicos da linhagem de Jesus até Adão, que não são figurativos

Mas se você prefere acreditar que o mesmo Deus que criou o mundo inspirou os escritores da bíblia errado, ou permitiu que um dado importante como esse fosse copiado incorretamente, qual o próximo passo, acreditar que Deus usou a evolução das espécies para criar o homem?

Agora pare com esses negócio de religião que meu tópico não é pra isso.
peace out

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


Jonas Kahnwald
Nem li e nem lerei.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18 · Editado por: Black Fire
· votar


duplo.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/18
· votar


RATAZANA NOOB
Arte de verdade é a expressão urbana nas portas de banheiros de supermercados; detrás de bancos dos fundos de ônibus que circulam nas grandes metrópoles; nas pichações de túneis e viadutos, no preservativo usado e esquecido no vão da calçada, no olhar insandecido de um mendigo e não estas babaquices acadêmicas enlatadas do título do tópico.

Nhoque on forevis door (Odion) aprova esse post.

Jonas Kahnwald
eu não falo dos seis dias figurativos de criação, que podem ter durado sei lá quanto tempo

falo dos registros bíblicos da linhagem de Jesus até Adão, que não são figurativos


Decidir o que é e o que não é figurativo na bíblia, pra mim, é a maior das heresias.
Se for pra acreditar, acredite no pacote completo.

Pleonasmo
Membro Novato
# jun/18
· votar


Black Fire
Nem li e nem lerei.

Cara, você fez muito bem, li e me arrependi.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


Pleonasmo
Sim, nem li porque sei que não posso desler.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/18
· votar


sandroguiraldo
Decidir o que é e o que não é figurativo na bíblia, pra mim, é a maior das heresias.

Sim, então imagino que você acredite que quando Jesus disse que é mais fácil um camelo passar por dentro de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus ele falava no sentido literal...

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar



Decidir o que é e o que não é figurativo na bíblia, pra mim, é a maior das heresias.

Obviamente esta é uma prerrogativa da Santa Igreja Ortodoxa.

Comparem este hino jeovasístivo com esse piano de karaokê:



com este hino romeno (que é a Igreja Ortodoxa mais fuleira)



Quem está certo?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# jun/18 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


claro, pq um arranjo musical bem elaborado atesta a veracidade dos dogmas de uma igreja

e isso tem tudo a ver com se aceitar ou não a literalidade de tudo na bíblia

acredito que você já está se aproveitando das drogas experimentais que o Trump liberou

sallqantay
Veterano
# jun/18
· votar


Black Fire
o que eu não sei.é como fazem na prática, nunca vi o processo.

compre uma centrífuga e um espectômetro de massa. Acho que um foto espectômetro pode servir, além de uma balança com 10 casas decimais. Aí veja o tutorial no youtube e tente fazer igual.

nem tem erro, é batata

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/18
· votar


Jonas Kahnwald
claro, pq um arranjo musical bem elaborado atesta a veracidade dos dogmas de uma igreja


Óbvio que sim, a única coisa que pode superar isso é uma batalha de break dance.
E tem mais:

Civilizações criadas pela Igreja Ortodoxa > várias
Civilizações criadas pelos Jeovás > nenhuma

Igreja Ortodoxas: Povos fodões, vão pra guerra, dão tiro, ratatatá

Jeovás: não vai pra guerra, se se cortar morre porque não pode receber sangue.

Perdeu,

sandroguiraldo
Veterano
# jun/18
· votar


Jonas Kahnwald
Sim, então imagino que você acredite que quando Jesus disse que é mais fácil um camelo passar por dentro de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus ele falava no sentido literal...
claro, pq um arranjo musical bem elaborado atesta a veracidade dos dogmas de uma igreja

e isso tem tudo a ver com se aceitar ou não a literalidade de tudo na bíblia

acredito que você já está se aproveitando das drogas experimentais que o Trump liberou


Você mesmo responde suas perguntas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial da arte pré-histórica