Sobre a greve dos caminhoneiros

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# mai/18
· votar


Jonas Kahnwald

Vi dados de 2016 que apontam que há entre 46 a 50% de caminhoneiros autônomos no Brasil. Não me parece pouco.

Skider
Veterano
# mai/18 · Editado por: Skider
· votar


Ademais, a porcentagem de caminhoneiros autônomos é mínima

Cerca de 45% dos caminhoneiros no Brasil são autônomo. Provavelmente, a maioria dos caminheiros que meteram o pé no primeiro ou segundo acordo com o Governo são frotas de empresas.

sallqantay
Veterano
# mai/18
· votar


nego leva a sério o lixo do jonas?

makumbator
Moderador
# mai/18 · Editado por: makumbator
· votar


sallqantay

Ele está se tornando o rei das porcentagens fakes. Depois quer que alguém confie nos conselhos do cara pra investir. Assim não dá.

st.efferding
Membro
# mai/18
· votar


makumbator

Segundo o próprio Jonas, entre 3 a 75 % das postagens dele sobre porcentagens podem ser mal embasadas. Acho que está na hora de auditar essa empresa Datajonas

sallqantay
Veterano
# mai/18
· votar


entre 3 a 75 % das postagens dele sobre porcentagens podem ser mal embasadas

confiança: 2%

sandroguiraldo
Veterano
# mai/18
· votar


Ademais, a porcentagem de caminhoneiros autônomos é mínima
entre 3 a 75 % das postagens dele sobre porcentagens podem ser mal embasadas

Caraca mano... você tá muito por fora da realidade do mundo, não é possível!

Parece um cara que veio fazer entrevista pra vendedor técnico uma vez e disse que na carteira de clientes dele ele faturava entre 80 e 150 mil... tipo, o dobro ou nada...

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/18
· votar


Mas alguém me podia explicar uma coisa: o problema dos caminhoneiros é o preço dos combustíveis, ou o fato de não coseguirem repassar o reajuste no preço do frete?

Skider
Veterano
# mai/18
· votar


Black Fire
Sem pergunta retórica. Deixa de xurumelas e passa logo a régua moral.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/18
· votar


Skider
Nao é pergunta retórica.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# mai/18
· votar


Black Fire

Nao conseguir passar o reajuste no frete

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/18
· votar


Wild Bill Hickok
E vai adiantar alguma coisa baixar o preço do diesel? Ou as grandes empresas do setor simplesmente vão segurar a mesma margem e forçar uma baixa do preço do frete e nao mudar em nada a situação dos autônomos?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mai/18
· votar


Black Fire
Exatamente, por isso que essa greve é estúpida

Skider
Veterano
# mai/18
· votar


Black Fire

As reivindicações sobre preço de diesel e frete já foram parcialmente atendidas. A maioria das representações/empresas ja meteram o pé da greve/locaute. Obviamente você sabe disto.

O que resta é um movimento metendo o louco com várias vozes, algumas políticas. A pauta em comum é a redução do imposto sobre os combustíveis. Isso você também já deve saber.

Não acho que deste ponto em diante seja um movimento classicista. Veja mais como um movimento de cunho popular alimentado pelo feedback do povo.

Skider
Veterano
# mai/18
· votar


Acho bem digno até... pena que não para tudo para que a babilônia pegue fogo.

sandroguiraldo
Veterano
# mai/18
· votar


Black Fire
Jonas Kahnwald

Ora, ora, os senhores concordam em algo!

brunohardrocker
Veterano
# mai/18
· votar


A pauta principal deveria ser o Privatize Já.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/18
· votar


brunohardrocker
Em que isso favoreceria os caminhoneiros?

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/18
· votar


Enchemos o tanque hoje, sem fila. Cidades com ferrovia são demais, cara.

makumbator
Moderador
# mai/18
· votar


Black Fire
E vai adiantar alguma coisa baixar o preço do diesel? Ou as grandes empresas do setor simplesmente vão segurar a mesma margem e forçar uma baixa do preço do frete e nao mudar em nada a situação dos autônomos?


Mas o autônomo vai ser beneficiado com a redução do diesel e do pedágio em caminhão sem carga mesmo que o frete continue igual. Se ele vai gastar menos para encher o tanque e em pedágios não seria óbvio que vai sobrar mais lucro para o cara em cada viagem?

RATAZANA NOOB
Membro Novato
# mai/18
· votar


undefined

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/18
· votar


makumbator
Bem pensado, mas isso aí é relevante pro custo do trabalho? Quanto se gasta andando com um caminhão sem carga?

Bizet
Veterano
# mai/18
· votar




"o maior comunista do brasil é marco antonio villa"

makumbator
Moderador
# mai/18
· votar


Black Fire
Bem pensado, mas isso aí é relevante pro custo do trabalho? Quanto se gasta andando com um caminhão sem carga?


Sei lá, mas pedágio pra caminhão é caro pra diabo. Talvez o lance do desconto do combustível seja mais relevante pra economia dos caras.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/18
· votar


makumbator
Mas esses custos também não incidem nas grandes empresas de qualquer forma? Se incide o preço do frete vai pra baixo de qualquer maneira.

makumbator
Moderador
# mai/18 · Editado por: makumbator
· votar


Black Fire
Mas esses custos também não incidem nas grandes empresas de qualquer forma? Se incide o preço do frete vai pra baixo de qualquer maneira.

Sim incidem, mas no caso do caminhoneiro de empresa ele pode não ter ganhos visíveis com a mudança (uma vez que quem paga pelo combustível, manutenção do veículo, seguros e pedágios é a empresa) se a transportadora absorver a economia de custos aumentando sua margem de lucro (ou seja, sem reduzir o valor de frete que o contratante paga).

No caso do autônomo o cara vai sentir a diferença já na primeira abastecida, uma vez que ele paga do próprio bolso tudo pra manter o negócio. Mesmo que o frete fique igual ele vai ter mais dinheiro sobrando.

Pelo menos isso é o que eu entendi que aconteceria.

Mas tem também o autônomo que não é dono do caminhão e paga aluguel para o proprietário (e que pode ser até pessoa física, sem ter formalizado uma empresa. Inclusive em contrato de boca). Nesses casos não sei como é a divisão de quem paga o quê.

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/18
· votar


makumbator
se a transportadora absorver a economia de custos aumentando sua margem de lucro

Aí que está o pulo do gato, é do interesse das empresas aumentar a margem de lucro, ou é do interesse das empresas manter a margem de lucro e baixar o preço do frete pra expandir o mercado? Qual é a tendência que tem se apresentado até agora no setor? (eu não sei mesmo, por isso estou perguntando)

makumbator
Moderador
# mai/18 · Editado por: makumbator
· votar


Black Fire
Qual é a tendência que tem se apresentado até agora no setor? (eu não sei mesmo, por isso estou perguntando)

Também não sei. Parece que os fretes baixaram de preço nos últimos anos por conta de ter muito mais autônomo (crédito mais fácil pra comprar caminhão) e mais empresa de transporte no mercado. Talvez as empresas até queiram, mas não consigam repassar a economia unicamente para a margem de lucro.

De qualquer maneira, para elas é ótimo. Se der para absorver como lucro o todo ou parte é excelente. Mas se não der, elas pelo menos terão mais margem pra conceder descontos aos contratantes para enfrentar a concorrência e também atrair melhores motoristas com fretes mais caros.

Skider
Veterano
# mai/18
· votar


makumbator
Black Fire

Voces estão considerando o frete mínimo PL 121 e a reserva de transporte da conab para autônomos?

brunohardrocker
Veterano
# mai/18 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Black Fire
Em que isso favoreceria os caminhoneiros?


Bom, pra começar eu creio que você considere que o debate não é raso. Não se pode parar em privatização. Se falar que basta privatizar, dá tempo dos coxinhas fazerem festa e dos petistas chegarem com sua chuva de merda.

Acho que ninguém aqui nunca esteve a par de gestão publica a ponto de conhecer os numeros.

Mas foda-se. Opinião aqui é gratuita. Ok? Então vamos lá.

Compactando ao máximo, porque isso é um post e não uma pesquisa acadêmica, então tem que considerar mais o que não foi escrito do que o que foi escrito:

Desregulamentação/Desburocratização:

Numa analogia, temos fabricas de Etanol a partir do milho se espalhando pelo centro-oeste. Todo este etanol, não pode ser vendido para quem as fabricas quiserem. Todas elas tem que dizer amém para a Petrobrás. O etanol é enviado para outro estado e depois é distribuido, com custos adicionais de frete e impostos estaduais. Ou seja, a região que produz paga o litro mais caro.
Tu acha isso correto? No meu pouco conhecimento, não é perceptível que o país deveria ter um planejamento inteligente para não quebrar nossas proprias pernas? Por que o produtor do etanol não pode distribuir para quem ele quiser?

Privatização:

Por que o assunto não pode parar em privatização? Porque simplesmente vender, não nos favorece. Um governo corrupto pode muito bem entregar para grupos de interesse e a gente acreditar que está resolvido. Teria que ter uma equipe de abençoados que montassem um bom plano para assegurar concorrência. Dividir a porra toda, vender para uns 20. Foda-se se são estrangeiros.
Arrecada com a venda, usa para tapar outro canyon aberto nas contas publicas. Se o Bizet diagnosticar isso como câncer no cérebro eu vou ficar satisfeito.

Oportunidades:

-Governo se concentra nos tributos a arrecadar.
-Concorrência.
-Fabrica de corrupção politica demolida em 70%. Os outros 30% correspondem ao lobby - que será um desafio para os próximos 100 anos.
-Preços mais próximos ao mercado.
-Liberdade na cadeia produtiva.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a greve dos caminhoneiros