CLT ou PJ - Qual o melhor? Discutam!

Autor Mensagem
Wade
Membro Novato
# mar/18 · Editado por: Wade


Pelo qual você recebe o seu suadinho dinheiro?

Samá Samutte
Membro Novato
# mar/18
· votar


CLT. Badeco forever.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/18
· votar


PJ

makumbator
Moderador
# mar/18
· votar


O lance é meter o louco e receber sem declarar nada pros vermes do governo.

sallqantay
Veterano
# mar/18
· votar


PF > all

Por fora, a saber. De preferencia em cash

Wade
Membro Novato
# mar/18
· votar


makumbator
sallqantay

Enquanto você tá recebendo, ok. O problema é quando para de receber. É tipo ateu que quando a situação aperta começa a rezar.

sallqantay
Veterano
# mar/18
· votar


Wade

quem nao sabe encostar nego na parede não é homem

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/18
· votar


^
assaltante

Juiz Federal
Membro Novato
# mar/18
· votar


O lance é meter o louco e receber sem declarar nada pros vermes do governo.

Concordo, por um lado.

Só que isso vai afetar nosso aumento de subsídio de 24k para 37k :(

st.efferding
Membro
# mar/18
· votar


quem nao sabe encostar nego na parede não é homem


guei

Fidel Castro
Veterano
# mar/18 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Wade

Só se sua área for frilável e der pra tocar mais de um trampo, vai de PJ, senão CLT.

Mas se for pra entrar com trabalhista depois, PJ. Nego não manja de PJ, tão contratando PJ pra usar o uniforme da empresa, sentar na mesa e teclar no PC da empresa.

Adler3x3
Veterano
# mar/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


Wade
escreveu:
"Enquanto você tá recebendo, ok. O problema é quando para de receber. É tipo ateu que quando a situação aperta começa a rezar"

Ou quando perde um documento ou chave e fica desesperado e chega a procurar até dentro da geladeira.

Adler3x3
Veterano
# mar/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


Agora a realidade é que o emprego CLT mesmo com a reforma esta inviável para muitas empresas, pois de outro lado tem uma burocracia infernal.

Para quem trabalha a melhor opção é a CLT.
Já como autônomo a coisa tá feita, ninguém quer ficar com o mico de pagar o INSS, e o autônomo no seu dia a dia para sobreviver acaba não pagando o carne, e quando paga o valor é pequeno, o que não garante uma aposentadoria digna.
A carga tributária para o autônomo é absurda, só no INSS gera um recolhimento de 31% (20% pela empresa, e 11% do autônomo) fora o ISS da prefeitura de 5%, mais o imposto de renda na fonte conforme a tabela progressiva.
Já quem trabalha como PJ, esta sendo sendo explorado, também por causa do mico do INSS, além de pagar outros impostos e contribuições.
As empresas contratam PJ para fugir dos 20%.

Na verdade a legislação deveria ser alterada, beneficiando o autônomo em vez de ficar criando estas falsas empresas, que não são empresas de verdade, tem CNPJ mas é uma empresa de uma pessoa só, então teria que ser autônomo.
E se os serviços prestados são constantes e seguem um horário normal como os empregados, na verdade não passam de empregados disfarçados de empresa, esta tal de terceirização é um absurdo, e por mais que tenha legislação não é legal, mas insistem neste erro, e fica tudo confuso e só complica a situação do trabalhador e das empresas.
Este tal de MEI é um outro embuste, vejam que nos últimos tempos ocorreram mais de 1 milhão de cancelamentos de CNPJ.
Isto é mais de um milhão de pessoas com problemas, como é que podem dizer que este sistema é um sucesso?
Os limites e valores são muito baixos o que leva a fraudes.
E mesmo no tempo que o MEI tinha que pagar só 40 e poucos reais por mês, a realidade se mostrou cruel, nem isto conseguem pagar por mês, as pessoas mal sobrevivem com o que ganham.
Se são empresas de uma pessoa só, imaginem o transtorno quando a pessoa falece.
Então porque não ser enquadrados como autônomos, porque tem que ter CNPJ?
Por que fazem propagandas mentirosas na TV? Governo, Sebrae e outras entidades de classe.

Na verdade tudo isto tem que ser revisto considerando:
- autônomos de verdade, que fazem trabalhos esporádicos para uma empresa, e não estão sujeitos a jornadas de trabalho com horários pré-definidos;
- empregado, é aquele que trabalha em tempo integral e exclusivo para uma empresa;
- empresas de verdade, que além dos sócios trabalharem tem empregados;

Ta tudo mal feito o que só causa transtornos, insegurança jurídica, burocracia excessiva, e um imenso problema social, pois lá mais na frente estes trabalhadores quando forem se aposentar vão ganhar uma merreca, além do desemprego geral que é o resultado de falsas políticas para o trabalhador, uma falsa proteção.

E por ganharem uma merreca mesmo aposentados vão ter continuar fazendo bicos para sobreviverem e serem explorados pelo atual sistema.
Um flagrante desrespeito ao trabalhador.

E quem se beneficia disto tudo? Os funcionários públicos que se aposentam com o salário integral, e contribuem pouco.

xmarhunterx
Membro Novato
# mar/18
· votar


Adler3x3
Velho, onde tu arranja esses textões?

Adler3x3
Veterano
# mar/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


Eu escrevo direto.
Não arrumo, sai do que tenho conhecimento sobre o assunto.
E isto que escrevi é o retrato da situação atual do trabalhador autônomo no Brasil.
Sai no momento e não gosto de ser superficial, ou postar por postar frases sem sentido, tudo que escrevo tem sentido e acima de tudo conteúdo.
Apesar da minha idade sou super ativo e tenho uma boa memória.
O texto postado acima é original escrevi direto naquele momento, não copiei de lugar nenhum.
Pode até conter alguns erros de português, mas quando percebo algo errado edito, mas não é perfeito pois foi feito no momento, e é o tipico texto de internet de fórum, que como todos sabem temos que ter tolerância neste ponto.

Wade
Membro Novato
# mar/18 · Editado por: Wade
· votar


Na minha área já era raro encontrar quem contratasse por CLT. Depois desse bafafá todo agora é que não encontra mais um. Ninguém assina carteira.

Agora tá tudo no PJ. Uma empresa contratando umas outras 20 (que na verdade são os funcionários haha).

Mas fazer o quê. Melhor pagar 50 conto por mês e pelo menos ter o mínimo de direito a alguma coisa do que passar a vida toda ganhando dinheiro sem garantia nenhuma como um hippie.

makumbator
Moderador
# mar/18 · Editado por: makumbator
· votar


Wade

O lance é que quando essas empresas demitirem esse povo de PJ eles vão todos correr pra justiça do trabalho pra serem reconhecidos como CLT (e em muitos casos é quase impossível o funcionário perder a ação). No fim pode ser uma merda pra empresa. Vão ter que pagar as paradas todas mais as multas.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/18
· votar


jogo do bicho

Adler3x3
Veterano
# mar/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


makumbator
escreveu:
O lance é que quando essas empresas demitirem esse povo de PJ eles vão todos correr pra justiça do trabalho pra serem reconhecidos como CLT (e em muitos casos é quase impossível o funcionário perder a ação). No fim pode ser uma merda pra empresa. Vão ter que pagar as paradas todas mais as multas.

Concordo!
É uma questão básica de direito, estes empregados com CNPJ são ilegais.
Onde já se viu um empregado ter que pagar, ISS, alvará, PIS, COFINS e Contribuição Social, a ação que der conta desta injustiça tem que solicitar o reembolso e mais uma indenização sobre estas despesas indevidas e outras (legais e de funcionamento da falsa empresa), além do sindicato patronal destes CNPJs fajutos.
E o pior de tudo com o apoio do governo e de outras entidades, uma coisa ilegal, que querem deixar com ares de legal.

Todos:
É importante debater, mas mais importante ainda é pressionar o legislativo para mudar seriamente a legislação.
Só reclamar não adianta, tem que reclamar com quem ouve e pode fazer algo para melhorar.
Ficar só assistindo passivamente não leva a nada, temos que formar opinião sobre os problemas brasileiros e apresentar soluções.

sallqantay
Veterano
# mar/18
· votar


quando essas empresas demitirem esse povo de PJ eles vão todos correr pra justiça do trabalho

nao vão. Acordo de cavalheiros, a nao ser que tu nunca mais queira trampar na área, aí tu mete o loco e nunca mais te contratam

Adler3x3
Veterano
# mar/18 · Editado por: Adler3x3
· votar


sallqantay
Escreveu:
nao vão. Acordo de cavalheiros, a nao ser que tu nunca mais queira trampar na área, aí tu mete o loco e nunca mais te contratam

A maioria das empresas que contratam estas falsas empresas de CNPJ de fachada não sabem o tamanho da besteira que estão fazendo.

Não é tão simples assim, um amigo entrou com uma ação e ganhou por três anos sendo explorado, ganhou mais de R$ 900.000,00 e aí sim pode montar uma empresa de verdade, cada caso é um caso em particular.
Além dos quase 900.000 a empresa ainda vai ter que pagar o INSS, com multas, juros e correção monetária, além dos custos judiciais do processo, que envolvem perícias e muito mais,um rombo considerável que pode quebrar a empresa.
Agora imaginem diversos ex funcionários de CNPJ fazendo isto.

E o trabalhador mesmo se não montar nenhuma nova empresa se souber administrar o patrimônio vai se dar bem, e pode trabalhar para gente séria, não estas exploradoras de mão de obra que tem mais que se explodirem.

makumbator
Moderador
# mar/18 · Editado por: makumbator
· votar


sallqantay
nao vão. Acordo de cavalheiros, a nao ser que tu nunca mais queira trampar na área, aí tu mete o loco e nunca mais te contratam


Deveria ser assim, mas nego vai entrar contra a empresa principalmente se a demissão não tiver sido amigável (se houve barraco ou trairagem na demissão aí é certeza do processo trabalhista)

Até nego rico entra. Não faz muito tempo havia atores e atrizes (do primeiro escalão) ex funcionários da Globo processando a empresa por serem PJ. Tanto que por causa disso a Globo não faz mais PJ com ninguém nem da área artística e nem do jornalismo.

Wade
Membro Novato
# mar/18 · Editado por: Wade
· votar


makumbator
O lance é que quando essas empresas demitirem esse povo de PJ eles vão todos correr pra justiça do trabalho

Exato. Mas isso é mais provável em empresas grandes. Grupos com centenas de funcionários onde você é só mais um que foi contratado por um setor de RH.

No minha área são poucos funcionários, você entra falando diretamente com o dono da porra toda e lida com ele no dia a dia ali próximo e tal. E a panelinha rola solta, então é muito fácil do seu filme ficar permanentemente queimado.

Mas nos casos de demissão com treta e barraco aí sim, mete o loco mesmo.

Juiz Federal
Membro Novato
# mar/18
· votar


Esse tópico tem muito textão, dessa vez eu passo..não tô com muito tempo livre.

Pleonasmo
Membro Novato
# mar/18
· votar


Acho que PJ, MEI é o futuro de muita gente. Tem alguns problemas para quem é CLT.

Tecnologia: Toda vez que uma empresa aparece aqui para me apresentar novas soluções empresariais, eu consigo ver um corte enorme no quadro de funcionários porque o sistema fará boa parte do trabalho dos setores, é assustador também quando apresentam novas máquinas para o chão de fábrica, algumas cortaram metade o número de trabalhadores.
Eu imagino um futuro semelhante à criação de um pequeno/médio ecommerce onde você contrata uma plataforma pronta, edita você mesmo, contrata um ERP simples, chatbot e nisso já não precisou de programadores, designers, webdesigners, atendentes, etc ,etc.

China: Os caras entraram com tudo, imitam tudo e o preço é minimo. Você acaba se obrigando a importar para ter um preço competitivo e perdendo mais pessoas na fábrica. O que era uma fábrica se torna um importador.

Alta competitividade para vagas de emprego: Você resolve abrir vagas para contratar um funcionário analista e no outro dia tem 1000 currículos na mesa, todos com o mesmo perfil, é praticamente sorte quem vai entrar na vaga.

Wade
Membro Novato
# abr/18
· votar


Agora sou oficialmente um micro-empreendedor hahahaha.

É engraçado porque eu me conheço.

makumbator
Moderador
# abr/18
· votar


Wade
Agora sou oficialmente um micro-empreendedor hahahaha.

Agora você virou o inimigo para o Bizet.

Wade
Membro Novato
# abr/18
· votar


makumbator
É a vida.

sallqantay
Veterano
# abr/18
· votar


inimigo para o Bizet

basta usar lógica ao discursar que tu já é inimigo dele na hora

sandroguiraldo
Veterano
# abr/18
· votar


Adler3x3
Apesar da minha idade sou super ativo e tenho uma boa memória.

Apenas um comentário: eu leio seus textos e imagino a voz do Sr. Duncan, personagem do filme Esqueceram de mim, aquele da loja de brinquedos...

Aliás, leio todos seus textos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a CLT ou PJ - Qual o melhor? Discutam!