Oque voces acham da meditaçao

Autor Mensagem
xmarhunterx
Membro Novato
# out/17


Vocês acreditam que simplesmente ficar sentado só focando na sua respiração pode te ajudar a ser uma pessoa mais sabia e controlada e que esse seria o segredo da felicidade como diz o Sri Sri Ravi Shankar?

brunohardrocker
Veterano
# out/17
· votar


Sim.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/17
· votar


Acho bom, mas acho que tem babaca demais falando sobre.

Wade
Membro Novato
# out/17
· votar


ficar sentado só focando na sua respiração

Não.

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar



Acho bom, mas acho que tem babaca demais falando sobre.

Black Fire
Isso foi uma indireta amigo?

daimon blackfire
Membro Novato
# out/17
· votar


Sri não é um título feminino?

brunohardrocker
Veterano
# out/17
· votar


daimon blackfire

Srsly?

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


Sri Sri Ravi Shankar

Black Fire
Gato OT 2011
# out/17
· votar


xmarhunterx
Não, nem conheço você pra saber se é babaca.

One In A Million
Veterano
# out/17
· votar


Oque voces acham da meditaçao

Queria saber fazer/praticar. Parece ser uma boa saída pra ficar alheio ao que acontece no nosso redor.

moisesbodani
Membro Novato
# out/17
· votar


Black Fire

Acho bom, mas acho que tem babaca demais falando sobre.


+1.

sandroguiraldo
Veterano
# out/17
· votar


brunohardrocker
Prefiro SRV

moisesbodani
Membro Novato
# out/17
· votar


sandroguiraldo

SRV

sandroguiraldo
Veterano
# out/17
· votar


moisesbodani
Não, to falando desse SRV

sallqantay
Veterano
# out/17
· votar


faço mindfulness quando lembro (uma vez por semana). Participei de um grupo de apoio que usava essa técnica.

mais de 5 min eu perco a paciência =X

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


faço mindfulness quando lembro (uma vez por semana). Participei de um grupo de apoio que usava essa técnica.

mais de 5 min eu perco a paciência =X

sallqantay
Alcoólicos anónimos?

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


Eu gosto de meditar, no passado me ajudou MUITO no combate às minhas doenças mentais e vícios em geral. Recomendo.

sallqantay
Veterano
# out/17
· votar


xmarhunterx

ansiedade

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar



Eu gosto de meditar, no passado me ajudou MUITO no combate às minhas doenças mentais e vícios em geral. Recomendo

acabaramosnicks
Sério cara? Que bacana, e no começo é meio difícil se concentrar mesmo, ou eu que sou um fracasso nisso?

sallqantay
Veterano
# out/17
· votar


xmarhunterx

você e o melhor meditador do mundo têm algo em comum: perder a concentração. O lance é sempre voltar à atenção plena ao corpo, sem se punir por isso, somente voltar o quanto for necessário

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


xmarhunterx
Sim. Cara, no início parece impossível, principalmente pra quem é ansioso ou pensa demais ou desordenadamente. Tem gente que usa uns macetes até aprender e pegar o jeito, mas varia de uma pessoa pra outra.

Algumas coisas que podem talvez ajudar: concentrar na sua postura, tipo imaginando uma linha no seu peito puxando pra cima; concentrar na sua respiração, sentindo o ar entrando e saindo, prestando atenção no ar passando pelo seu nariz; deixar os pensamentos fluirem, e pegar um deles e pensar a respeito somente deste pensamento ou assunto, com o intuito de tomar seu foco, melhorar sua concentração, e evitar que venham muitos pensamentos de assuntos desconexos; etc...

Pense na sua mente como um como de água, e os pensamentos como açúcar ou sal. Se tem muita coisa rolando ao mesmo tempo, fica impossível diluir tudo e a água fica turva, fica difícil de ver com clareza. Dando um tempo de tranquilidade, o que está em excesso decanta e sedimenta, melhorando sua visão das coisas.

Outras coisas que podem ajudar: exercício físico, música, chá, alongamento, yoga... evitar estimulantes como café, coca-cola, cigarro. Cara, minha vida mudou depois que cortei o café. Hoje tomo um golinho de vez em quando, o problema é o hábito e o excesso, basicamente o padrão de consumo que acaba virando um abuso de psicoativo sem vc perceber.

Adler3x3
Veterano
# out/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


Meditação é uma arte mental, não existe um único método.
Eu pratico todos os dias, recomendado como o "acabaramosnicks" comentou.

Foi desenvolvida no oriente, então é necessário adaptar ao nosso modo de vida ocidental.
A verdadeira alquimia é uma arte mental, tem um princípio hermético dedicado inteiramente ao plano mental.

E não necessita ter uma conotação religiosa.
Os médicos recentemente descobriram os benefícios da boa meditação.

Em outros tópicos aqui do fórum fiz alguns comentários sobre certas práticas.

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


Sai limbo
Sai limbo
Sai limbo

American Jizuz
Membro Novato
# out/17
· votar


Ficar apenas parado com a mente vazia não, pra mim faz mais sentido se eu refletir minha vida, pensar no que fiz e no que posso fazer....

o que pra mim muda muita coisa e me deixa leve é fazer isso e orar
mas pra alguém que não tem uma crença e fé a meditação apenas pode ser uma boa....

smarth
Veterano
# out/17
· votar


eu meditava há uns anos atrás, eu me concentrava bastante na respiração.. seei lá mas depois de uns tempos comecei a ter alguns sonhos lúcidos bem vividos, passei a ser mais calmo e a compreender melhor as coisas

xmarhunterx
Membro Novato
# out/17
· votar


Pessoal, é normal não conseguir meditar com a mesma música 2 vezes? Por exemplo, hoje eu vou meditar com musica x, aí amanhã eu tento meditar com essa música x novamente, mas não consigo mais ficar tão relaxado e concentrado porque eu já conheço a música. Isso é normal mesmo?
Boa noite a todos.

Adler3x3
Veterano
# out/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


xmarhunterx

Bem vou comentar mais sobre a meditação, mas com um foco especial na música.

Olha a música é importante para a fase de preparação, mas não é fundamental.
Assim como o controle da respiração, as pessoas tem que reaprender a respirar, muita gente respira mal.
Com a prática e o passar do tempo a pessoa aprende a respirar e isto se transforma num ato normal e cotidiano.

A meditação se faz no silêncio da mente, a música é somente para ajudar a relaxar.
E quando ouvimos não devemos nos identificar com a música.
É bom variar no repertório e saber escolher a sua dieta musical, não é qualquer música que dá certo.

Música para a meditação não é para prender a nossa atenção.
Não é para ficar o tempo todo ouvindo música.
A parte mais importante é a do silêncio.
Dá para meditar num jardim e até caminhando num ambiente isento de ruídos de máquinas, mas bem treinado dá para fazer em qualquer lugar e ambiente.

A parte mais importante da meditação é saber limpar a mente, não é o mesmo que parar de pensar, sempre temos que estar no domínio da situação.
Não é mente vazia, e sim limpa para que a virtude da claridade possa atuar, limpa de preconceitos, limpa de dogmas e de pensamentos negativos, principalmente de loops (aqueles pensamentos inúteis que não param de voltar.)
Não é também estar relaxado e tranquilo;
Não é também se concentrar num pensamento só (até pode numa certa fase intermediária), o mais importante é ficar com a mente limpa e receptiva, para aí sim meditar, também num estágio intermediário pode até orar de acordo com a sua consciência religiosa, mas não é o estágio final, pode fazer parte também da preparação.

A meditação pode ser usada para diversos fins, e lembro que necessariamente não tem caráter religioso, e pode ser feita por qualquer um, que com o estudo e pesquisa vai aprender a desenvolver o seu método de preparação.
Outro ponto importante na preparação é a ascese física e mental, que começa pela limpeza e higiene pessoal e bons hábitos, pesquise também sobre isto.
Beber bebida alcoólica, usar drogas e querer meditar não dá certo.
Tomar um chá calmante e olha lá, pois se ficamos relaxados mas estamos cansados, vamos adormecer em vez de meditar.

Isto pode ser bom para quem quer dormir, mas se a pessoa nem consegue dormir direito esta com sérios problemas, e estes mesmos entraves que prejudicam o sono prejudicam a meditação.

Tem que ter energia para se manter acordado, mas com as funções fisiológicas em ordem, pressão arterial controlada, corpo relaxado, sem gostos e sabores, sem mal cheiros, sem barulho, sem perturbações de qualquer natureza e acima de tudo privacidade.
Lembre quem tem que ter o controle da situação é você.
Voltando a ascese, tenha controle da mente, domine e não seja dominado.

Pode estar até no estado mais profundo e receptivo você sempre terá o controle da situação, só que aparentemente parece que você até esquece de você, mas você esta lá serenamente, então não existe este propalado vazio, tem gente que fala isto, mas não entende de nada, confunde meditação com concentração e oração, fases intermediárias.
Pois tem o controle, e a qualquer momento pode por vontade própria sair do processo no instante que quiser.

Para meditar tem que estar descansado para atingir a lucidez que vem com a claridade (A Luz!).

E isto requer treinamento, paciência, perseverança e dedicação.
No começo da prática só vai atingir alguns graus ou níveis intermediários, lembre a prática conduz a perfeição, e mesmo que só consiga atingir alguns níveis iniciais já poderá sentir benefícios.

Outro bom caminho é aprender a usar os hemisférios cerebrais para controlar melhor a mente, pesquise sobre isto.

O ideal é escolher músicas lentas como por exemplo com pads com compassos longos de sustentação.

Eu gosto de música ambiente e até componho para a minha meditação, o uso de sons isocrônicos traz benefícios.

Um bom software é o Neuro Programmer 3, que uso junto com uma DAW para produzir. (uso o Mixcraft Pro Studio, o Cubase, Sonar e FL Studio)
Você cria sons de fundo nas Daws e importa no programa, depois trabalha na produção, e por fim reexporta para a DAW e finaliza.
Mas dá para produzir e ouvir somente no software.
O bom deste processo que você tem o controle e pode dirigir a produção musical do seu jeito, do seu gosto, atendendo detalhadamente as suas necessidades.
O que pode ser bom para um ouvir, pode não ser bom para outra pessoa, cada uma tem a sua individualidade, suas virtudes e seus defeitos a corrigir, suas doenças, seus problemas.

https://www.transparentcorp.com/products/np/?c=7039201

Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=cJB2wy_wrL8

É um dos melhores softwares dedicados para fazer sons binaurais e isocrônicos, feito por uma empresa séria e profissional, e tomar cuidado com muitos softwares que não são sérios, e aí reside o perigo, e tomar cuidado com muita receita milagrosa que tem no you tube sobre as frequências, pois não sabem o que estão fazendo frequência de afinação é uma coisa, frequência dos canais uma coisa e frequência das ondas mentais é outra coisa diferente, e como atingir isto requer estudo e conhecimento até para selecionar o que você vai escutar no dia, não é nada aleatório e a aplicação de técnicas com coerência livre de mitos.

E não é música somente para a meditação, dá para produzir músicas para acelerar a atividade mental e corporal, para controlar a ansiedade, para melhor o foco e muito mais, e combater muitos males da nossa era.

Se estudar mais a fundo dá para aprender a fazer também no Audacity e também na versão gratuita , antiga mas poderosa do Adobe Audition 3.0, versão 32 bits.
Faça download dos demos que dá para aproveitar muita coisa.

Bem lá foi mais um texto longo, e nem de longe esgota o tema, aproveite quem quiser.
É mais fácil dizer o que a meditação não é do que dizer o que é, o dizer não importa, o que importa é sentir por si mesmo e ser livre nas profundezas de sua mente.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


procure por lofi hip hop, ou então por chillhop
leve em consideração que isso está vindo de um metalhead
no regrets at all

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/17
· votar


Aliás, considere que meditar não é somente tentar chegar a não pensar em absolutamente nada ou coisa do tipo, existem outros "tipos" de meditação com objetivos diferentes. Por exemplo, experimente simplesmente deixar os pensamentos fluirem sem tentar repreendê-los ou contê-los, tenta ver eles como se fosse um terceiro e pense conscientemente a respeito dos pensamentos que lhe vêm espontâneamente. Pode ser uma experiência interessante.

Recomendo esse vídeo, principalmente por causa da passagem do livro:

https://www.youtube.com/watch?v=M3Zv48B0hLs

Adler3x3
Veterano
# out/17
· votar


acabaramosnicks
Escreveu:
Por exemplo, experimente simplesmente deixar os pensamentos fluirem sem tentar repreendê-los ou contê-los, tenta ver eles como se fosse um terceiro e pense conscientemente a respeito dos pensamentos que lhe vêm espontâneamente.


Bom exemplo, o ponto essencial é não se identificar com os pensamentos que aparecem na mente e se movem como uma nuvem.
Os pensamentos passam como nuvens passageiras.
A medida que não nos identificamos com nenhum pensamento aos poucos a intensidade dos mesmos vai diminuindo e a mente começa a ficar limpa.
Este exemplo demonstra que muitos destes pensamentos não são reais e tão importantes como possam parecer.
Assim como veem a mente objetiva desaparecem, são instantâneos que não merecem a nossa atenção.

Num belo dia com sol entre nuvens podemos a ficar a observar o céu por alguns minutos e vamos perceber como as nuvens se movem, como tudo esta em movimento, e como as imagens se transformam, e como aqueles instantes são frágeis e ilusórios.
Assim ocorre com os pensamentos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Oque voces acham da meditaçao