Sobre a comunicação escrita estar se tornando uma merda

Autor Mensagem
Jack Holland
Veterano
# mar/17


É sabido que, na transmissão de uma mensagem, principalmente num âmbito mais informal, a forma com que se fala (tom de voz, gestual, contexto, etc.) diz mais do que o conteúdo dela em si.

Considerando que hoje em dia estamos nos comunicando muito mais por meio de apps de mensagens de texto, que é uma forma mais fria e direta que suprime todos os elementos não-textuais, isto, pela minha visão, gera um grande problema de maus entendidos e tretas que não aconteceriam se a comunicação tivesse ocorrido pessoalmente, ou pelo menos por ligação.

Junte a isso o fato de brasileiro em geral ser extremamente sensível e adorar levar tudo a mal em nome treta, temos um cenário extremamente desgastante no qual devemos nos policiar e medir tudo o que vamos digitar o tempo todo. Se for uma piada ou ironia então, não pode esquecer de colocar o "rsrs" e "kkkk" de praxe no final pra ninguém ficar magoadinho. E ainda assim sempre tem alguém pra levar a mal ou distorcer o que você disse, o que é um porre.

Por essas e outras que na vida cotidiana com pessoas conhecidas tenho evitado ao máximo essa forma de comunicação, limitando-me a responder somente o necessário, principalmente em grupos.

E vocês, consideram isso um saco? Se sim, como encaram estas situações? Dissertem.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/17
· votar


você que é mole e perde tempo falando com o populacho.

Use um português ilibado, não deixe dúvidas do que quer dizer, e se achar que a verdade é inconveniente, apenas cale-se.

Synth-Men
Veterano
# mar/17
· votar


Eu queria dissertar, mas acabou o papel higiênico.

sallqantay
Veterano
# mar/17
· votar


eu sou direto e reto, as pessoas entendem e fica tudo de boas

brunohardrocker
Veterano
# mar/17
· votar


Cara, no trabalho eu vejo o email cada vez mais obsolescendo.

Tá foda. Atender cliente por zap zap é um lixo.

sandroguiraldo
Veterano
# mar/17
· votar


brunohardrocker
Algumas pérolas que leio / escuto no dia a dia:

"pessa para me mandar o orçamento"
"qualquer dúvida fale com nós"

CindyFerrari
Veterano
# mar/17
· votar


pela minha visão
não pode colocar opiniões pessoais no texto porque dá penalidade

Insufferable Bear
Membro
# mar/17
· votar




Wade
Membro Novato
# mar/17 · Editado por: Wade
· votar


Tudo que dá pra ser conversado pessoalmente dá pra ser conversado por mensagem, e-mail e etc. Só não ser uma mula.

Só gente velha e chata que ainda insiste em ligação e alguns até em reunião (lol).

sandroguiraldo
Veterano
# mar/17
· votar


Wade
Só gente velha e chata que ainda insiste em ligação e alguns até em reunião

São os mesmos que dizem que WhatsApp não serve pra ser usado no ambiente de trabalho... ainda preferem usar Skype ao invés do Web WhatsApp...

Jack Holland
Veterano
# mar/17
· votar


One More Red Nightmare

Era mole. Agora tô nessa pegada aí mesmo. Argumentos mais profundos, agora só no OT.

brunohardrocker

Realmente é um saco. Mas é uma adaptação de mercado... o povo só sabe tratar tudo por whats e há muita demanda por este canal, a empresa que não oferecer perde mercado. Eu, pelo menos, não preciso vender nada, até e-mail é pouquíssimo usado.

CindyFerrari

Pode sim, desde que vc deixe claro que é sua visão pessoal, ou seja, pode ser parcial e enviesada =*

Wade

Concordo, o problema é que tem muito mais mula do que gente inteligente, não entendem as diferenças entre os canais, misturam tudo numa paranoia infantilóide e estragam toda a experiência.

sandroguiraldo

No ambiente profissional ainda vá lá, é opção do gestor e tem fatores de mercado envolvidos, como disse ao bruno... eu me referia mais às comunicações informais.

Jack Holland
Veterano
# mar/17 · Editado por: Jack Holland
· votar


Quem nunca esteve num grupo de whatsapp em que alguém fez uma crítica ou uma zoeira que se fosse pessoalmente (levando em conta tom de voz, contexto, gestual, etc.) passaria de forma totalmente natural, mas como foi contada por texto e veio só aquela mensagem "fria", ficou aquele clima tenso, criando uma bola de neve de paranoias que cresceu até explodir num mar de textões, tretas, xingamentos, turma do deixa disso e saídas do grupo? É disso que eu tô falando.

brunohardrocker
Veterano
# mar/17
· votar


Sem contar que as redes sociais em aparelhos móveis criaram este conceito de imediatismo nas respostas, e que as pessoas esperam que você não tenha mais hora nem lugar para responder solicitações.

Apesar de eu não ter outra opção além de misturar o particular com o profissional no mesmo whatsapp, consigo ter um certo controle ou um amor próprio suficiente para impedir que as pessoas pensem que eu sou a mãe Joana.

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/17
· votar


Quem nunca esteve num grupo de whatsapp em que alguém fez uma crítica ou uma zoeira que se fosse pessoalmente (levando em conta tom de voz, contexto, gestual, etc.) passaria de forma totalmente natural, mas como foi contada por texto e veio só aquela mensagem "fria", ficou aquele clima tenso, criando uma bola de neve de paranoias que cresceu até explodir num mar de textões, tretas, xingamentos, turma do deixa disso e saídas do grupo? É disso que eu tô falando.


Sei la, eu adoro quando a gentalha pede pra sair.

brunohardrocker
Veterano
# mar/17
· votar


Jack Holland

Mas não dá pra colocar a culpa na linguagem escrita e passar a mão na cabeça dos sujeito envolvidos, que muitas vezes não sabem se expressar corretamente e a outra parte não sabe interpretar corretamente.

Eu vejo amizades ruindo de graça por essas e outras coisas.

sallqantay
Veterano
# mar/17
· votar


ficou aquele clima tenso, criando uma bola de neve de paranoias que cresceu até explodir num mar de textões, tretas, xingamentos, turma do deixa disso e saídas do grupo? É disso que eu tô falando.

por isso eu fico longe do populacho

CindyFerrari
Veterano
# mar/17
· votar


a outra parte não sabe interpretar corretamente.


ontem vi um perfil de empresa postando assim: estamos recebendo currículos entre os dias 14 e 17 de março, das 9h às 17h. nos comentários: "é pra ir deixar aí?", "que horário?", "não entendi, é só dia 14 e 17?"

gent....

brunohardrocker
Veterano
# mar/17
· votar


por isso eu fico longe do populacho

^
^
frequenta bloco de carnaval

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/17
· votar


CindyFerrari
Basicamente uma pré-seletiva.
Kkkkkk!

-Dan
Veterano
# mar/17
· votar


Jack Holland
Considerando que hoje em dia estamos nos comunicando muito mais por meio de apps de mensagens de texto, que é uma forma mais fria e direta que suprime todos os elementos não-textuais

Junte a isso o fato de brasileiro em geral ser extremamente sensível e adorar levar tudo a mal em nome treta, temos um cenário extremamente desgastante no qual devemos nos policiar e medir tudo o que vamos digitar o tempo todo. Se for uma piada ou ironia então, não pode esquecer de colocar o "rsrs" e "kkkk" de praxe no final pra ninguém ficar magoadinho. E ainda assim sempre tem alguém pra levar a mal ou distorcer o que você disse, o que é um porre.

Que isso, emoticons dizem tudo e não é textual. O numero de Ks numa risada também comunica. O numero de pontos de exclamação também comunica. Esses são os recursos para as mensagens de texto emularem melhor a comunicação verbal e visual.


Por essas e outras que na vida cotidiana com pessoas conhecidas tenho evitado ao máximo essa forma de comunicação, limitando-me a responder somente o necessário, principalmente em grupos.

Tu vai virar o velho que não entende essa juventude logo logo

Synth-Men
Veterano
# mar/17
· votar


Eu tive um gerente, que proibiu assuntos de grande importância por e-mails.
Isto devido as várias interpretações e sensações equivocadas que os textos ofereciam.

Nas ocasiões, íamos para sala de reuniões.

Isto demonstrou também que, mesmo o indivíduo que seja membro da academia brasileira de letras, que escreve tudo certo e bonito, pode se comunicar e se expressar através dos textos erroneamente. E o cara que escreve Framengo, fruminense e probrema, pode estar certo.

A escrita correta diz tudo e não diz nada e a escrita errada, ainda pode está certa.

Jack Holland
Veterano
# mar/17 · Editado por: Jack Holland
· votar


brunohardrocker
Mas não dá pra colocar a culpa na linguagem escrita e passar a mão na cabeça dos sujeito envolvidos, que muitas vezes não sabem se expressar corretamente e a outra parte não sabe interpretar corretamente

Não estou botando a culpa na linguagem escrita, apenas reconhecendo o fato de que ela é diferente, pois não permite a transmissão de outros elementos não-textuais Muita gente não se dá conta disso, o que permite más interpretações e gera tretas. Logo, não estou passando a mão na cabeça de ninguém, pelo contrário!

Synth-Men
mesmo o indivíduo que seja membro da academia brasileira de letras, que escreve tudo certo e bonito, pode se comunicar e se expressar através dos textos erroneamente. E o cara que escreve Framengo, fruminense e probrema, pode estar certo

Exato.

-Dan
Que isso, emoticons dizem tudo e não é textual. O numero de Ks numa risada também comunica. O numero de pontos de exclamação também comunica. Esses são os recursos para as mensagens de texto emularem melhor a comunicação verbal e visual.

Sim, esses recursos no geral dão uma leve ajudada, mas não muda o fato de que vc tem que ter a preocupação de não se esquecer de usá-los sempre.

Tu vai virar o velho que não entende essa juventude logo logo

Já virei faz tempo, e nem precisou chegar nisso oO

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mar/17
· votar


Nunca tive esse tipo de problema, tirando com gente que escreve de maneira absurdamente errada e ambígua. Mas nesses casos eu trato logo de cortar contato com a pessoa.

sandroguiraldo
Veterano
# mar/17
· votar


brunohardrocker
Apesar de eu não ter outra opção além de misturar o particular com o profissional no mesmo whatsapp, consigo ter um certo controle ou um amor próprio suficiente para impedir que as pessoas pensem que eu sou a mãe Joana.

Quando eu estava na empresa da cenografia, não era raro os casos de cliente chamando no zap às 2 da manhã querendo saber preço de buffet, ou domingo 9h da matina...

Hugo Matheus
Membro Novato
# mar/17
· votar


Eu costumo escrever corretamente, até porque aprendi português depois de velho de forma totalmente formal, mas nem sempre consigo saber a palavra certa a ser utilizada, apenas quando estou no smartphone e o teclado de deslize falha, acabo abreviando algumas coisas quando estou com pressa.

makumbator
Moderador
# mar/17
· votar


sandroguiraldo
Quando eu estava na empresa da cenografia, não era raro os casos de cliente chamando no zap às 2 da manhã querendo saber preço de buffet, ou domingo 9h da matina...

funções tipo "não perturbe" resolve tudo isso. Você define os horários em que não será perturbado pelo smartphone e quem ficará em uma lista de liberação que permite ter pessoas fora dessa restrição.

Pra mim essa é uma função extremamente importante em um smartphone

Hugo Matheus
Membro Novato
# mar/17
· votar


Eu desligo o wi-fi nesse horário, bem mais simples.

makumbator
Moderador
# mar/17
· votar


Hugo Matheus
Eu desligo o wi-fi nesse horário, bem mais simples.

A vantagem do "não perturbe" é que você não precisa lembrar de fazer nada (basta configurar uma única vez ou quando decidir mudar os horários e ou pessoas livres). A função liga e desliga pra você automaticamente.

E ele também bloqueia todas as chamadas vindas além do wi-fi (ligações, sms, outros apps que conectem na linha normal). Além de permitir que você deixe algumas pessoas livres para entrar em contato com você (algum familiar que pode ter uma emergência, etc...)

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/17
· votar


Hugo Matheus
Eu costumo escrever corretamente

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/330271/p1#9241393
a cerca do futuro próximo


Bem vindo ao OT!

makumbator
Moderador
# mar/17
· votar


One More Red Nightmare
Hugo Matheus
Eu costumo escrever corretamente

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/330271/p1#9241393
a cerca do futuro próximo


Bem vindo ao OT!


Hahhaahha! Pego no flagra!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a comunicação escrita estar se tornando uma merda