qual e o melhor lugar do brasil p/ se morar?

Autor Mensagem
One More Red Nightmare
Veterano
# fev/17 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


sem sombra de dúvida é o Maranhão

-Dan
Veterano
# fev/17
· votar


Pedro_Borges
Detalhe: financiei em 240 meses ou 20 anos mas quitei com 9, pois as prestações eram decrescentes.

Vc sabe quanto vc quitou no fim das contas ou quanto pagou de juros?

Tem tanta coisa envolvida que generalizar nesse tema pode nos levar a cometer erros. Adoraria ter financiado uma casa em 2006, com a valorização que veio em seguida, na minha regiao. Hoje, ao menos aqui onde moro, essa valorização não existe, e um mesmo financiamento muito provavelmente será um pessimo negocio.

Mas o que vejo é muito brazuca seguindo receita de 10, 20, 30 anos atrás, usando do empirismo dos pais, como se os cenários fossem estáticos, sem ter a mínima ideia de pelo menos qual a taxa de juros irá se submeter.

sallqantay
Veterano
# fev/17
· votar


eu gosto de CWB, que é tipo uma SP em miniatura

sandroguiraldo
Veterano
# mar/17
· votar


Vocês já ouviram falar de INDAIATUBA?

Joseph Conrad
Membro Novato
# mar/17 · Editado por: Joseph Conrad
· votar


Em relação ao assunto casa própria versus aluguel, na questão puramente teórica estou com o Excel, na questão pragmática estou com o Pedro.

Muito embora não dê para ser reckless com dinheiro, a análise não pode se restringir às planilhas, além do que a análise do Excel tem premissas muito otimistas e desconsidera, por exemplo, que a valorização do ativo "imóvel" pode se dar em velocidade maior do que o ativo livre de risco escolhido como comparação, o que torna todo o exercício de projeção inócuo na melhor das hipóteses ou até prejudicial na pior das hipóteses.

Se considerarmos que a análise não considera a relação ambígua entre os ativos (qual o comportamento do nível de preços dos imóveis face ao nível da Selic? É difícil plotar isso, pois temos um interstício temporal de taxas de juros reais "normais" relativamente curto, e uma base muito poluída, mas é possível postular que a queda nas taxas de juros vá pôr pressão no nível de preços de ativos reais), fica ainda mais difícil concluir qualquer coisa.

Para quem tem preguiça de ler, um resumo: concordo em parte com ambos, pois mercado imobiliário no Brasil é peculiar, assim como as taxas de juros, spread e etc. Não dá para cravar nada.

Adler3x3
Veterano
# mar/17 · Editado por: Adler3x3
· votar


A melhor cidade é onde você esta feliz.

É o aqui e o agora, você é que faz, você é quem tem o domínio da situação e assim se relaciona com o seu ambiente.

Sobre Imóveis:
- prevalece a velha máxima: comprar na baixa e vender na alta;
- não tem liquidez imediata, é um investimento de longo prazo;
- evitar os juros, juros são o aluguel do capital, só entrar nesta se os juros forem subsidiados;
- tem que ter uma boa folga no orçamento, não pode dar o passo maior que as pernas, as vezes é melhor alugar do que comprar (nunca comprar na alta, vai dar problemas, e os juros vão tornar impagável);
- e a visão não pode ser somente monetária, tem outros fatores que entram em cena;

MENDIGO_PAISANA
Membro Novato
# mar/17
· votar


Qualquer lugar da Zona Leste de SP, vai que é pampa

Jack Holland
Veterano
# mar/17 · Editado por: Jack Holland
· votar


o que vejo é muito brazuca seguindo receita de 10, 20, 30 anos atrás, usando do empirismo dos pais, como se os cenários fossem estáticos, sem ter a mínima ideia de pelo menos qual a taxa de juros irá se submeter


"Financiei um apê antes do boom, totalmente ao acaso e só porque não sabia fazer nada melhor com o dinheiro, e se ele ficasse comigo eu ia gastar. Nem sei quanto paguei de juros, só sei que somando tudo dava pra comprar dois. Hoje por uma série de fatores que nem sei direito, dizem que ele vale o triplo. Tudo bem que na situação atual ninguém paga o que ele vale, e se eu colocar pra alugar, o retorno só não é pior que o rendimento do FGTS. Mas de qualquer forma, hoje vendo meu caso particular como um puta investimento super pensado, afinal se funcionou pra mim vai funcionar pra todo mundo, pra sempre, em qualquer lugar. Esse negócio de ficar estudando fundos, ações, diversificação, etc. é perda de tempo. Imóvel é sempre o melhor investimento, já dizia meu avô. Ele sim é que sabe das coisas"

One More Red Nightmare
Veterano
# mar/17
· votar


^
ficou putinho

brunohardrocker
Veterano
# mar/17
· votar


Em relação ao assunto casa própria versus aluguel, na questão puramente teórica estou com o Excel, na questão pragmática estou com o Pedro.

É isso, eu podia estar apegado a esse normatismo de econofag se eu ainda estivesse na faculdade escutando professor.

Eu ja to chegando nos 30, então o que eu quero é meter o loco, porque aqui é o Brasil.

brunohardrocker
Veterano
# mar/17
· votar


"Imóveis são péssimos investimentos, por isso eu pago aluguel para quem investe em imóveis."

sandroguiraldo
Veterano
# mar/17
· votar


financiei em 240 meses ou 20 anos
o que for mais rápido né kkkkkkkk

sallqantay
Veterano
# mar/17
· votar


tudo no OT descamba para uma jidad crente VS ateus ou aluguel Vs compra

Jube
Veterano
# mar/17
· votar


brunohardrocker
"Imóveis são péssimos investimentos, por isso eu pago aluguel para quem investe em imóveis."

Agradeço quem pensa assim e aluga meus imóveis.
Mas nem tudo são flores, alugar um imóvel é foda. Estudando fazer um aluguel comercial.

-Dan
Veterano
# mar/17
· votar


"Imóveis são péssimos investimentos, por isso eu pago aluguel para quem investe em imóveis."

Corrigindo a generalização burra para o meu caso específico:

Atualmente e na minha região, Imóveis são péssimos investimentos pra quem não comprou antes da super valorização e não possui uma máquina do tempo, por isso eu pago aluguel remunerando o proprietário em 0.3% bruto ao mês, qdo ele poderia estar recebendo 1% líquido ao mês como eu estou em investimentos mais líquidos e sem riscos como inadimplencia e ociosidade, mas como não tenho todo o montante para um imóvel, opto assim pra não pagar uma taxa bem maior num financiamento de um imóvel num local que nem sei se vou continuar vivendo.

Pra ilustrar os Alugueis na minha região em Bh tiverem redução de 3% em 2016. Consegui renovar sem reajuste.

-Dan
Veterano
# mar/17
· votar


Ressalto que estou na ótica dos investimentos..
Se vc sente um desejo ardente de ter seu teto, se com 30 já sente essa necessidade de se recolher para os seus 70 anos finais, se vc quer ter um guitarra de 10k e etc, whatever!

O valor da utilidade das coisas é vc quem dá é não cabe esse tipo de comparação.

st.efferding
Membro
# mar/17
· votar


investimentos
teto
guitarra de 10k

404 not found

Jack Holland
Veterano
# mar/17
· votar


jidad crente VS ateus ou aluguel Vs compra

ai que delícia cara


"Imóveis são péssimos investimentos, por isso eu pago aluguel para quem investe em imóveis."

Como o -Dan já falou, o argumento parece sedutor mas é uma generalização apressada.
O dono do imóvel até está "ganhando dinheiro", porém, um rendimento ridículo comparado a qualquer aplicação meia boca, até na poupança ele teria o dobro de retorno, sem risco de inadimplência e sem os custos inerentes aos deveres do locador (art. 22 da Lei 8.245/91).
Enquanto isso, o locatário que sabe investir aplica a grana que pagaria no imóvel e consegue ter uma boa sobra além do que paga de aluguel, o que lhe dará um patrimônio maior no longo prazo.

https://dinheirama.com/blog/2016/02/03/fuja-casa-propria-morar-aluguel -otima-alternativa/


Agradeço quem pensa assim e aluga meus imóveis.

E eu agradeço quem pensa que comprar imóvel ainda é o melhor investimento, com a maioria querendo ser dono e uma minoria querendo alugar, a oferta/demanda continua favorável e o preço do aluguel mais em conta.

sallqantay
Veterano
# mar/17
· votar


alugar casa no AirBnB por 4 vezes o valor do mercado >>> all

Jube
Veterano
# mar/17 · Editado por: Jube
· votar


Jack Holland
E eu agradeço quem pensa que comprar imóvel ainda é o melhor investimento, com a maioria querendo ser dono e uma minoria querendo alugar, a oferta/demanda continua favorável e o preço do aluguel mais em conta.

Financeiramente falando: se você não tem onde cair morto, não recomendo investir no imóvel também, salvo exceções é claro, porque existem algumas oportunidades tentadores e muito boas, mas são exceções.

Emocionalmente falando: recomendo a compra de um imóvel para então pararem de encher o saco em todo tópico sobre economia falando como é delicioso viver de aluguel.

Joseph Conrad
Membro Novato
# mar/17 · Editado por: Joseph Conrad
· votar


Vocês estão nessa discussão tola, chata e burra pois estão utilizando o termo investimento indiscriminadamente.

Comprar um imóvel para morar não é investimento. É adquirir um ativo conjuntamente com um "passivo" (despesas de manutenção, juros pagos etc), e que tem algum potencial de upside, mas cuja aquisição tem o objetivo precípuo de fornecer um teto para pôr sobre a cabeça. Obviamente tal aquisição não pode ser analisada somente sob aspectos "monetários". Assim como não pode ser analisada sob a ótica meramente sentimental.

Claro que há quem proponha a comprar imóveis com o intuito exclusivo de investimento, ou seja, adquire o ativo e passa a ter algum retorno sobre ele, sob a forma de aluguel, por exemplo. Esse sim é um investimento e merece ser analisado de forma mais cautelosa e contraposição a alternativas que lhe sejam comparáveis: poupança, cotas de fundos de investimento, títulos de dívida e mesmo ações.

Mesmo nesse caso, a análise tem que ser menos jihadista e mais honesta. Simplesmente comparar o retorno de um aluguel ao da poupança e cravar que até a poupança seria melhor é simplista, pois exclui da análise elementos que poderiam favorecer o ativo real (imóvel e a materialização do retorno, o aluguel), e só considera as desvantagens: risco de inadimplência, vacância, iliquidez etc.

Em suma: parem de analisar tudo da forma simplória e estática como é ensinado nas faculdades de Administração e Economia e repetido em fóruns de internet e passem a olhar casos concretos, utilizando só o ferramental aprendido. Tirem as conclusões após a análise. Princípio básico esse, mas largamente esquecido.

-Dan
Veterano
# mar/17
· votar


Joseph Conrad

Nos meus posts está mais do que frisado que falo somente sobre a ótica do investimento, tentando responder as generalizações estapafúrdias com meu caso concreto. Comprar pra morar e realizar um sonho, comprar a guitarra dos sonhos e etc, não é uma coisa comparável, como eu disse.

No mais, bela reguada.

brunohardrocker
Veterano
# mar/17
· votar


https://media.giphy.com/media/LvtKS6f1WatQ4/giphy-downsized-large.gif

Joseph Conrad
Membro Novato
# mar/17
· votar


-Dan

Exatamente. O pessoal trata com muita paixão ou com muita "razão" o assunto. A virtude está no meio, como em quase tudo na vida.

sallqantay
Veterano
# mar/17
· votar


se não fosse esse monte de aspas, seria a régua moral final

Snakepit
Veterano
# mar/17
· votar


qual e o melhor lugar do brasil p/ se morar?

Miami.

CindyFerrari
Veterano
# mar/17
· votar


Miami.
pfff
qualquer cubano que consiga vencer o mar faz isso, quero ver morar em malibu

Snakepit
Veterano
# mar/17
· votar


CindyFerrari
Malibu não fica no Brasil. O título foi bem claro.

Então voto em Miami.

CindyFerrari
Veterano
# mar/17
· votar


Snakepit
damn it

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a qual e o melhor lugar do brasil p/ se morar?