Tópico do MBA: vale a pena?

    Autor Mensagem
    Snakepit
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Snakepit


    Algo a favor? Algo contra?

    Inútil? Melhor fazer cursinho do SEBRAE? Melhor largar esses pós e fazer mestrado? Melhor fazer um Pronatec?

    Dissertem.

    Edward Blake
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Investir em qualificação sempre vale a pena.

    O problema é o timing.

    Se você está preso na mesmice e quer usar o MBA como trampolim para fazer algo melhor, pode ser uma boa.

    Mas, se as suas opções no mercado são mais interessantes (tanto para agora como para daqui a 5 anos), o melhor é priorizar o que você já está fazendo.

    Snakepit
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Edward Blake
    Se você está preso na mesmice e quer usar o MBA como trampolim para fazer algo melhor, pode ser uma boa.

    Exatamente essa é a ideia. Além de quem sabe aprender algo e networking.

    Mas, se as suas opções no mercado são mais interessantes (tanto para agora como para daqui a 5 anos), o melhor é priorizar o que você já está fazendo.

    Exatamente o oposto. Sou empresário e sei que estou chegando no limite, acabei ficando preso dentro da minha própria "bolha". To precisando dar uma chacoalhada, apesar de ser um investimento significativo, cerca de 1k/mês por 19 meses.

    Os currículos dos MBAs que eu vi são bem interessantes e não creio que seja algo muito difícil. Sem comparação com mestrado, até pq também vou seguir trabalhando normalmente, nada de dedicação exclusiva.

    Edward Blake
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Snakepit
    Exatamente essa é a ideia. Além de quem sabe aprender algo e networking.

    Você já viu os cursos online oferecidos pelas universidades de ponta?

    Stanford, por exemplo, tem muita coisa útil: https://www.gsb.stanford.edu/newsroom/school-news/new-online-course-ne gotiation-how-get-more-what-you-want

    investimento significativo, cerca de 1k/mês por 19 meses.

    Onde?

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # out/16
    · votar


    MBA é muito 2000s. Séŕio mesmo, tá cada vez mais desvalorizado no mercado.
    Sei de empresa (que já trabalhei ou que tenho conhecidos no alto escalão) que considera MBA um negativo, por moldar o cara numa mentalidade que não mais interessa para a empresa.
    Pela minha experiencia com pós, em instituição privada é 99% de chance de ser caça-níqueis. Mesmo assim tem pós lato senso boa por aí, por bem menos que esse valor (pelo menos aqui em Curitiba). Sem contar as que possibilitam passar um tempo exterior, acho bem mais interessante que MBA.

    E mestrado se você não tiver interesse na carreira acadêmica só vai ser um papel a mais para pendurar na parede, que custou muito tempo e dinheiro.

    Mas no longo prazo qualificação sempre compensa.

    Snakepit
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Edward Blake
    Onde?

    PUC-RS. Mas já achei outras faculdades por até 300/mes, a PUC ta muito cara.

    d.u.n.h.a.
    por bem menos que esse valor (pelo menos aqui em Curitiba). Sem contar as que possibilitam passar um tempo exterior, acho bem mais interessante que MBA.

    To vendo por aí tmb. A ideia é voltar a estudar mesmo ano que vem, mestrado fora de cogitação pelo menos no momento.

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Snakepit

    Para minha área de atuação é condição básica ter um. Fiz em instituição de ponta aqui no RJ mais para cumprir rito de passagem do que qualquer outra coisa, mas foi uma experiência válida, do ponto de vista pragmático, que é o que vale no fim das contas.

    Snakepit
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Chamar curso de especialização de MBA é coisa de brasileiro ou no exterior é realmente um mestrado?

    ur2ez4me
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Snakepit,

    É mais uma jabuticaba brasileira.

    CindyFerrari
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    li uma vez que é bom fazer esses cursos quando vc ocupa posição de liderança ou está prestes a ocupar... se a empresa não se preocupar com isso, vc vai só ficar frustrado, igual a mim..

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Snakepit
    Chamar curso de especialização de MBA é coisa de brasileiro ou no exterior é realmente um mestrado?

    Houve um interstício entre o lançamento desses cursos e a regulamentação deles pelo MEC em que quem se formou obteve grau de mestre, salvo engano. Após a regulamentação o entendimento foi de que se tratava de especialização.

    sallqantay
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    foi uma experiência válida, do ponto de vista pragmático

    tradução: foi uma bosta completa e eu queria morrer

    Jack Holland
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Sou empresário


    Tá aí algo que não costuma bater muito bem com carreira acadêmica / títulos

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    carreira acadêmica

    meodeos que nojo!

    sallqantay
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    carreira acadêmica é o maradona tirar um PhD

    moisesbodani
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    CindyFerrari
    é bom fazer esses cursos quando vc ocupa posição d

    Exatamente! MBA é normalmente mais indicado pra quem exerce função de liderança, tem pretensões e/ou chances de exercer cargo nesse patamar.



    Jack Holland
    Sou empresário

    Tá aí algo que não costuma bater muito bem com carreira acadêmica / títulos


    Depende! Se for empresário e quiser ter uma noção melhor de certas tendências/novidades do mercado e fazer network, é o caminho!

    Particularmente, eu estou cursando MBA em Gestão da Inteligência Competitiva e Inovação e estou tendo muitos benefícios. Várias coisas que eu não tinha conhecimento ou aprofundamento surgiram, o network está legal e, de fato, até agora, só um professor decepcionou em termos de didática, apesar de ser referência profissional na área específica da matéria (no caso, a matéria era Gestão de Projetos). Posso ter dado sorte, mas tem sido uma ótima experiência.

    Entretanto, já fiz MBA de Gestão em Negócios na Estácio e achei uma bosta, a ponto de trancar o curso no meio e ir pra outra instituição (a atual).

    Snakepit
    Veterano
    # set/17 · Editado por: Snakepit
    · votar


    sallqantay
    moisesbodani
    Acabei fazendo um MBA a distância sobre gestão e marketing na PUC. 1/4 do valor do presencial e assiste as mesmas aulas, porém no computador.

    Perde o networking, é bacana conviver com outros alunos e isso faz parte, mas pagar 4x mais apenas pra bater papo com colegas é um exagero.

    Como aprendizado está bem interessante, achei um curso com currículo que era exatamente o que tinha interesse em ver mesmo.

    moisesbodani
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Snakepit

    No meu caso, por ter sido aluno da instituição, ganhei 30% de desconto para o presencial. A grade do EAD era diferente também, o que foi decisivo para minha escola pela presencial.

    Inclusive, aqui (sou de SP, mas moro em Aracaju), MBA é algo que não é tão caro. Na faixa dos R$400 se consegue coisa interessante.

    Snakepit
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: Snakepit
    · votar


    Snakepit
    Acabei fazendo um MBA a distância sobre gestão e marketing na PUC. 1/4 do valor do presencial e assiste as mesmas aulas, porém no computador.

    Estou em fase de conclusão, falta detalhes e TCC, mas de aprendizado era isso.

    Minhas conclusões sobre o MBA:

    - Se vc está fazendo por currículo, não ache que é a salvação da lavoura. MBA foi orkutizado, o curso que eu fiz tem deve ter mais de mil alunos no EAD e o diploma é o mesmo do presencial. Como eu não fiz por currículo, não sei precisar direito o valor disso numa entrevista de emprego, mas não deve ser grande coisa.

    O MBA de muita gente foi pago por empresas, ou ao menos foi exigido pela empresa. Então tem gente que não assiste as aulas e até pede pra algum amigo fazer a prova. É uma grande bagunça que obviamente desvaloriza o título em si.

    - Eu fiz pelo aprendizado, pelo conhecimento. Sem pressão, assisti todas aulas, estudei o material complementar, fiz pq eu realmente queria adquirir o conhecimento, e lógico, fazer valer meu dinheiro investido.

    Então digo que foi muito, muito proveitoso. Muita coisa legal, visões diferentes sobre assuntos da minha área que abriram a cabeça pra novas possibilidades e caminhos. Nada foi visto a fundo, mas os professores mostram o caminho. Então se vc quer buscar mais conhecimento em uma área bem específica, os professores mostraram esse caminho que vc deve ir atrás. Achei muito legal e proveitoso.

    Difícil dizer exatamente o tamanho da influencia do curso na minha vida profissional, mas certamente influenciou de forma bem positiva o caminho que eu vou seguir.

    Edward Blake
    Se você está preso na mesmice e quer usar o MBA como trampolim para fazer algo melhor, pode ser uma boa.

    Foi isso aí.

    Quem está pensando em fazer pra aprender, pesquise bem os cursos, as faculdades, escolha algo que seja exatamente o que vc quer. Se vc quer fazer por currículo, concordo com o que o pessoal falou aqui no tópico.

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    Snakepit
    Edward Blake
    Se você está preso na mesmice e quer usar o MBA como trampolim para fazer algo melhor, pode ser uma boa.

    Foi isso aí.


    pow véio, respondendo o vigésimo nick do josefo depois de anos? hahahah

    makumbator
    Moderador
    # ago/18
    · votar


    Jonas Kahnwald
    pow véio, respondendo o vigésimo nick do josefo depois de anos? hahahah

    Você tem razão, mas o senhor também coleciona alguns nicks ao longo da história, não é mesmo?

    Jonas Kahnwald
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    makumbator
    o problema não é ter varios nicks, o problema é querer que eu responda através do meu primeiro nick, por exemplo

    Snakepit
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Alguém cria um tópico com pra mostrar o histórico dos multis dos multis dos multis. Vai facilitar.

    moisesbodani
    Membro Novato
    # out/18
    · votar


    Sobre o MBA:

    Estou no último módulo e, no geral, foi um ótimo curso. Surgiu dele a oportunidade de passar 10 dias na Espanha, em um curso intensivo em parceria da minha Universidade com uma instituição de Valladolid em fevereiro/19, a um custo relativamente baixo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tópico do MBA: vale a pena?