Profissão - como escolher?

Autor Mensagem
Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Jeferson.Gomes


Como vocês ajudam as pessoas escolher suas profissões [molecada que está saindo do ensino médio]?

Eu falo para ela ver quais seriam as profissões úteis num apocalipse, seja zumbi ou guerra com armas de destruição em massa e, a partir daí, começar a ver o que gosta.

obs.: meu irmão (16 anos) quer fazer Eng Elétrica e minha cunhada passou para Medicina.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


a primeira coisa que eu faço é desfazer essa confusão entre curso superior e profissão (que não são a mesma coisa)

depois eu mando o moleque bater uma laje e virar gente antes de falar comigo

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


eu digo pra pessoa fazer o que gosta e arrumar um jeito ganhar dinheiro com isso, pq se for pra trabalhar só pelo dinheiro, qualquer coisa serve

One More Red Nightmare
Veterano
# out/16
· votar


você pode virar debatedor proficional de internet. Tem talento.

One More Red Nightmare
Veterano
# out/16
· votar


Estude engenharia, matematica ou computação. Se quiser fazer graça, faça uma pos em economia ou ciencia politica.

Se não gostar de nada disso, so lamento, faça mesmo assim.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar


sallqantay
primeira coisa que eu faço é desfazer essa confusão entre curso superior e profissão (que não são a mesma coisa)
Amplie o pensamento, por favor.

CindyFerrari

eu digo pra pessoa fazer o que gosta e arrumar um jeito ganhar dinheiro com isso, pq se for pra trabalhar só pelo dinheiro, qualquer coisa serve.
Na verdade o financeiro tem que ser levado em conta, eu gosto de politica, e nem por isto fui fazer ciências politica, pois não adianta se formar no que gosta e não conseguir exercer a profissão.

One More Red Nightmare
Estude engenharia, matematica ou computação. Se quiser fazer graça, faça uma pos em economia ou ciencia politica.
Eu concordo. Tem que fazer algo que dê retorno, eu segui este caminho.
Vivemos em um mundo capitalista, então, devemos pensar como um.

obs.: o cara dá várias opções, pois há várias engenharias kk

One More Red Nightmare
Veterano
# out/16 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


Jeferson.Gomes
Não tem nada a ver com o tipo de economia em que vivemos. O ponto é tornar-se um ser humano melhor, aprender a resolver problemas, ser útil. Para isso é preciso aprender a raciocinar com algum grau de formalismo, por isso a base em matemática é importante.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar


One More Red Nightmare

O ponto é tornar-se um ser humano melhor, aprender a resolver problemas, ser útil.

Se tu falar que qualquer Engenharia é mais importante que ciências sociais as pessoas rotulam como preconceito.


Por curiosidade, tu cursa ou cursou qualquer curso?

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


Faça um teste vocacional com um palestrante motivacional.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16
· votar


brunohardrocker
Faça um teste vocacional com um palestrante motivacional.?
Ironia né?

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


One More Red Nightmare
O ponto é tornar-se um ser humano melhor, aprender a resolver problemas, ser útil
pleeeease...
o negócio é ganhar dinheiro. A gente pode se desenvolver dentro de nossa profissão, mas todo mundo sabe que nem sempre é assim. Mas isso que vc falou da base em matemática é interessante mesmo.
Meu caso de exemplo:
Eu não gosto muito de pessoas, mas sei lidar muito bem com elas e manjo um pouco de psicologia etc. Atualmente trabalho na parte técnica operacional (tive uma base matemática boa), porém, as funções que eu desempenho exigem uma grande desenvoltura para lidar com tipos de pessoas diferentes.
Estou me desenvolvendo na minha profissão? Sim, mas poderia ser melhor.
Estou trabalhando com o que eu quero? Mais ou menos.
Estou estudando o que eu quero? Não, estou estudando o que tem a ver com a minha profissão, que dá dinheiro e eu sou bom nisso. Não que eu desgoste tanto assim.
O ponto é que mesmo não trabalhando com algo que eu goste tanto, isso não vira um freio para o meu desenvolvimento, que pode ser alcançado por outros meios que não a profissão.

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks
ganhar dinheiro

Edita isso cara, daqui a pouco aparece um spammer aqui, postando sobre como ganhar dinheiro na internet.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


acabaramosnicks
o negócio é ganhar dinheiro.

Então fuja das universidades. Há campos muito mais rentáveis fora delas. Esse mês mesmo (no dia 2 de outubro) houve um grande processo de seleção nacional com bons salários e diversos benefícios envolvidos.

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


^
^
^
heuheuehe

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar


acabaramosnicks
No caso, seguiu o que tu faz bem ao invés do que gosta.

makumbator

Nem todo mundo tem capacidade de empreender ou passar em processos seletivos.


No fim, eu acho válido que a molecada pensem em fazer cursos úteis para a humanidade.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


makumbator
brunohardrocker
boa

Jeferson.Gomes
Cara, eu gosto de tocar e dormir, só isso. Daí fica difícil ganhar dinheiro com o que gosta, né? Se um dia eu descobrir como ganhar dinheiro com algo que eu goste bastante com certeza eu mergulharia de cabeça, mesmo que fosse pra ganhar um pouco menos que agora, porque também não é só o dinheiro que importa.
Meu trabalho hoje não é muito útil pra humanidade, só para o consumismo geral mesmo, mas eu nem sei se conseguiria fazer algo realmente relevante para a humanidade que não fosse em menor escala, tipo regional, e para isso não preciso tomar como profissão.

renatocaster
Moderador
# out/16
· votar


O negócio é o marketing. Faça um curso online do SENAI e depois coloque no LinkedIn que estudou no MIT.

/belpesce

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16
· votar


acabaramosnicks
Tem pessoas que falam que mesmo que fossem milionárias iriam trabalhar.
Eu iria só ter lazer!
Estudo e trabalho porque preciso, e questão da profissão ser útil é questão dela ser requirida no mercado de trabalho.

renatocaster

O negócio é o marketing.
E ganhar uma miséria?
Seria melhor fazer ser formado na área tecnológica e fazer uma pós em Gestão e Marketing e usar Inteligencia Artificial no MKT, ai sim vale a pena.
Ou ainda procurar trabalhar com Business Intelligence

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar



O negócio é o marketing.
E ganhar uma miséria?


jesus

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar


Black Fire

O negócio é o marketing.
E ganhar uma miséria?

jesus


Considere a média salarial e como o mercado absorve.
Outra questão é que ainda não é uma profissão para ser indicada para quem não tem o tato.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Eu não sei dizer porque foi a profissão que me escolheu, e não o contrário. Gosto do que faço, mas se fosse pra eu escolher, seria outra coisa.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar


As vezes fico pensando que querer cursar e desenvolver a profissão dos sonhos seria utopia.

O ser humano é dinâmico poderia exercer diversas profissões com qualidade.


LeandroP
Eu sentindo-me útil e ganhando bem, está ótimo.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Jeferson.Gomes
O negócio é o marketing.
E ganhar uma miséria?

Seria melhor fazer ser formado na área tecnológica

É que tem alguns tipos de carreira que é mais fácil ganhar bem, outras é mais difícil. Pensa só que o Google Ads, por exemplo, pode trabalhar com dados que são importantes para consultoria, e que podem ser importantes para marketing. Vai falar que tem pouco dinheiro envolvido aí?

Sobre ser útil. A impressão que deu no seu outro post é que temos que aprender a fazer coisas úteis para o bem comum do povo, entende? Foi isso que entendi, pelo menos. Se a questão da profissão ser útil é questão dela ser requirida no mercado de trabalho, então eu sou muito útil, sem dúvida. Mas sou útil para as empresas, para o capitalismo, o sistema, etc. Pra humanidade não sou nada útil rsrsrsrs
Eu entendo que alguém útil à sociedade é o cara que consegue não apenas trabalhar no sistema, mas implementar melhoras para os indivíduos, entende?

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


Jeferson.Gomes
Ele não disse que era pra cursar marketing, disse que era pra fazer marketing pessoal.

CindyFerrari
Veterano
# out/16
· votar


belpesce
como esquecer da rainha?

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16
· votar


acabaramosnicks
Quem quer ser útil para humanidade é a galera que vende arte na praia.
Tem que ser útil para o sistema.

Podem perguntar sobre qualidade de vida.
Bom, o lazer é uma qualidade de vida, no momento que alguém conseguir explorar os lazeres e ganhar dinheiro com isto, será feito. O sistema funciona!

Não desprezo profissões relacionado a ciências sociais, que fique claro, mas eu não recomendaria. Já que o tópico é: como ajudar a molecada.

makumbator
Moderador
# out/16
· votar


CindyFerrari
como esquecer da rainha?

Deusa do curriculum vitæ

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16
· votar


Black Fire
Ele não disse que era pra cursar marketing, disse que era pra fazer marketing pessoal.
Relacionado que todas as profissões precisam de MKT pessoal, aí concordo.

CindyFerrari
belpesce
como esquecer da rainha?

Puro marketing!

brunohardrocker
Veterano
# out/16
· votar


Eu sentindo-me útil e ganhando bem, está ótimo.

Só mais uma engrenzinha do sistema.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar


brunohardrocker
Só mais uma engrenzinha do sistema.
Desde que o sistema seja o capitalismo, está ótimo!

Pensei inclusive em ir para o Canadá, não só minha profissão mas também da minha esposa são requisitadas lá. Mas nosso inglês não é tão bom, vamos resolver isto.

Vamos ser uma [engrenzinha] do sistema canadense.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Profissão - como escolher?