Mesa Quadrada - Futebol e Debate: "Finalmente um Brasil que vale a pena!"

Autor Mensagem
Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


makumbator
eu disse isso mesmo, que vcs clamam que o regulamento de 33 não previa rebaixamento, mas então é isso, se você tá dizendo que vale o regulamento (que é como eu acho que tem que ser):

Foi mudado depois de iniciado o campeonato por interferência da CBF.

se foi mudado, é pq o regulamento mudou, então vale o novo regulamento... que diz o que???? que deveriam se enfrentar

e o Flamengo não enfrentou, e portanto é somente penta do Brasileiro, conforme a própria CBF já reiterou.

obrigado pela compreensão caro amigo.

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


renatocaster
Marco Andriotti

Só queria entender o motivo dessa preocupação repentina dos palmeirenses com o Flamengo.


ué, a mesma preocupação que vcs podem ter, por estarmos disputando o título ponto a ponto

alias, no momento, nossa preocupação é bem menor, pq nós dependemos só de nós mesmos, vcs precisam que haja um tropeço palmeirense

#segueolíder

brunohardrocker
Veterano
# set/16
· votar


Solução genial para Porto Alegre:

https://www.facebook.com/LucianaGenroPSOL/photos/a.803309829713920.107 3741843.124632230915020/822533571124879/?type=3

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


Marco Andriotti

Entenda uma coisa, o campeonato de 87 teve o regulamento mudado á fórceps pela CBF, sem a anuência dos clubes que a criaram. Como isso pode ser legítimo? É como se a Globo hoje do nada decidisse que o resto do Brasileiro seria um mata mata. Um ente que não organiza (mas tem força política e econômica) alterar o campeonato durante seu curso não me parece correto.

A CBF no fm das contas havia reconhecido o título duplo em 87 (na saída do Ricardo Teixeira, lembra?) Mas a justiça impediu que ela assim proclamasse. No mínimo, pode-se dizer que o Flamengo é o campeão de um módulo e Sport de outro (mesmo que os módulos fossem uma criação da CBF que não era previsto no regulamento da liga).

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


makumbator
não me parece correto.

é isso que to falando, não me parece correto também existir um regulamento que previna o rebaixamento... e aí?
vcs querem contar pelo que parece mais correto ou pelo que é no papel?

é um ou outro, não dá pra querer os 2
Ou o Flamengo é rebaixado e hexa, ou nunca rebaixado e penta.

agora decidam aí o que vcs acham menos pior

brunohardrocker
Veterano
# set/16
· votar


Uma coisa é seguir o regulamento, outra é seguir o regulamento errado.

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


Marco Andriotti

Um campeonato prever ou não rebaixamento é uma coisa. Se é justo ou não é uma discussão a se ter. Mas igualar isso á interferência externa de quem nem criou o campeonato pra mim é absolutamente errado.

A liga de 87 era o que o nome sugere, uma liga de clubes. Não tinha CBF na história. Os clubes cuidaram de tudo no campeonato. O campeonato da CBF no ano ficou com os outros 800 mil clubes que foram socados em 86.

A CBF entrou á força depois. Não vejo como isso possa ser igualado a se decidir ANTES se haverá ou não rebaixamento. Inclusive, nos primeiros campeonatos do Rio (assim como de SP) nem fazia sentido ter rebaixamento pois eram poucos clubes, ás vezes havia 6,8 ou 10 clubes no total. Nem teria como fazer segunda divisão (a primeira divisão teria 3 clubes e a outra 3?)

renatocaster
Moderador
# set/16
· votar


Marco Andriotti

ué, a mesma preocupação que vcs podem ter, por estarmos disputando o título ponto a ponto

alias, no momento, nossa preocupação é bem menor, pq nós dependemos só de nós mesmos, vcs precisam que haja um tropeço palmeirense


É, acho que vc tem razão. Uma provocação daqui e dali, faz parte.

Mas clubismos e zoeiras à parte, se a briga continuar nessa pegada vai ser o campeonato por pontos corridos mais disputado da história.

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


makumbator
Um campeonato prever ou não rebaixamento é uma coisa. Se é justo ou não é uma discussão a se ter. Mas igualar isso á interferência externa de quem nem criou o campeonato pra mim é absolutamente errado.


eu não ia gostar nem de uma coisa nem de outra
mesmo que anunciassem desde o inicio que não havria rebaixamento, imagina a injustiça com os times que estão na série B? Imagina o Brasileirão 2017 não ter rebaixamento, com certeza a indignação seria geral

Inclusive, nos primeiros campeonatos do Rio (assim como de SP) nem fazia sentido ter rebaixamento pois eram poucos clubes, ás vezes havia 6,8 ou 10 clubes no total. Nem teria como fazer segunda divisão (a primeira divisão teria 3 clubes e a outra 3?)


ahhhhh, engana-se você amigo! Tinham 10 clubes em cada divisão, um número bem considerável!

enfim, não ter rebaixamento e mudar-se o regulamento são absurdos na visão da vasta maioria, mas ou se segue o regulamento e aceitam essas paradas, ou vamos começar a contestar tudo que é injusto...

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


renatocaster
Marco Andriotti

ué, a mesma preocupação que vcs podem ter, por estarmos disputando o título ponto a ponto

alias, no momento, nossa preocupação é bem menor, pq nós dependemos só de nós mesmos, vcs precisam que haja um tropeço palmeirense

É, acho que vc tem razão. Uma provocação daqui e dali, faz parte.

Mas clubismos e zoeiras à parte, se a briga continuar nessa pegada vai ser o campeonato por pontos corridos mais disputado da história.


com certeza
e por falar em o Palmeiras depender só dele mesmo, a pág Palmeiras mil grau postou uma imagem sobre isso:

notícia boa -> palmeiras só depende dele para ser campeão
notícia ruim -> palmeiras só depende dela para ser campeão

hahahahhaha

Gansinho
Veterano
# set/16 · Editado por: Gansinho
· votar


Marco Andriotti
Cara, você sabia que se o seu Palmeiras tivesse sido campeão da Copa União, ele não jogaria o quadrangular que a CBF propôs? Porque todos os times do Clube dos 13 (que organizou a Copa União após a CBF dizer que não tinha como organizar o Campeonato Brasileiro) assinaram que não jogariam.

A CBF disse que não tinha como organizar o Campeonato Brasileiro de 87. Cedeu a organização ao Clube dos 13. Quando a competição já iria começar, por inveja do sucesso da Copa União, a CBF resolve se meter, pega os times da "série B", cria o módulo amarelo e diz que o campeão e o vice-campeão do módulo verde jogariam um quadrangular final contra o campeão e o vice-campeão do módulo amarelo (que envolvia basicamente só os times de "segunda divisão"). Nenhum time aceitou. Tanto que nem o Inter jogou, não foi só o Flamengo. Você acha justo que tivesse jogado?

Não foi algo definido inicialmente no regulamento do campeonato. Se hoje a CBF decidisse que o campeão brasileiro seria decidido entre o campeão do Campeonato Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil, você como palmeirense aceitaria numa boa? Você acha que o Palmeiras jogaria?

Eu entendo a zueira de falar que o Flamengo não é hexa (porque juridicamente não é, mas todo mundo sabe que é de fato), do mesmo jeito que falam que o Corinthians não é bi-mundial. Mas se começam a realmente falar sério, aí eu não entendo não.

Tá aqui um vídeo que o Juca Kfouri explica bem o que aconteceu em 87.



makumbator
Moderador
# set/16
· votar


Marco Andriotti

Em 1933 não havia 10 times por divisão. Nem havia divisão A e B. Eram dois campeonatos diferentes criados em uma rusga de times. O que o Flamengo jogou tinha 6 clubes apenas. Se ele caísse iria jogar em 1934 com quem? Com si mesmo? Não existia segunda ou primeira divisão. Em 1934 todos se juntaram de novo, mas não havia a quantidade abundante de clubes como hoje.

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


makumbator
Em 1933 não havia 10 times por divisão.

campeonato carioca de 1933

edit: havia 10 times em cada divisão em uma das 3 competições, nas outras tinha mais clubes ainda
mas em todas elas havia segunda divisão, tanto que o campeão da segunda divisão da liga do flamengo foi o Sport Club Anchieta, que disputou entre 8 clubes

então a desculpa de que não havia clubes é furada, e teve uma 2ª divisão da liga que o Flamengo disputou.

Pobre Sport Clube Anchieta...

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


Gansinho
mas aí a discussão seria de o Palmeiras ser enea ou octa, que não é o caso, vcs que falam que são hexa, quando são apenas penta

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


Marco Andriotti

Eram campeonatos diferentes, e não necessariamente divisões como hoje

"Não havia no regulamento do campeonato da LCF, em 1933, a figura do rebaixamento. Nem faria sentido fazer descer o último colocado numa jovem liga onde times jogavam por convite"

O regulamento do que o Flamengo jogou não previu acesso e descenso. A nomenclatura é de divisão, mas não da forma como se entende hoje. Na liga mais amadora (e numerosa) havia essa previsão, mas o Fla não jogou esse campeonato. Eram 3 que no decorrer do ano viraram 2

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


makumbator
O regulamento do que o Flamengo jogou não previu acesso e descenso. A nomenclatura é de divisão, mas não da forma como se entende hoje.

sim, o regulamento não previu rebaixamento, um absurdo, assim como é absurdo a mudança de regulamento

é isso que to falando, ou se vai pelo caminho de contestar o que tá no papel por injustiças, ou se aceita as coisas como elas são

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


Marco Andriotti

Não era questão de injustiça, era uma briga com um monte de clubes separados (a maioria ultra amadora). nem se sabia se cada campeonato iria vingar. Você queria que já houvesse até rebaixamento

Um exemplo de hoje: o que acontece com um clube que chega em último na série D do Brasileiro? Ele cai? Não, pois não há uma série abaixo. Pra você então a série D é injusta?

Quando não havia série D a C era a mais baixa, e ela era injusta também?

renatocaster
Moderador
# set/16
· votar


Tabela do Flamengo daqui pra frente é bem indigesta...SP fora, Inter fora, Atlético-MG fora, Atlético-PR fora, dois clássicos...e são todos adversários que tem objetivos no campeonato. Título, vaga no G-4, fuga de rebaixamento...

brunohardrocker
Veterano
# set/16
· votar


Marco Andriotti

Para de chorar.

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


makumbator
mas tinha uma segunda divisão, para a liga do flamengo já naquela época, vc está omitindo os fatos que te interessam

brunohardrocker
Para de chorar
quem chora são os flamenguistas que não aceitam ser pentas de acordo com a entidade máxima do futebol brasileiro cbf hahahaha


renatocaster
Tabela do Flamengo daqui pra frente é bem indigesta...SP fora, Inter fora, Atlético-MG fora, Atlético-PR fora, dois clássicos...e são todos adversários que tem objetivos no campeonato. Título, vaga no G-4, fuga de rebaixamento...

sim, mas a do palmeiras tb não é lá muito mais facil, até pq eu tenho ate mais medo de santa cruz e américa mg fora do que um botafogo em casa por exemplo

Gansinho
Veterano
# set/16 · Editado por: Gansinho
· votar


Marco Andriotti
mas aí a discussão seria de o Palmeiras ser enea ou octa, que não é o caso

O que que tem a ver com o que eu falei?
Enfim, nem vou falar mais nada quanto a essas coisas que você tá falando.
Não consigo identificar se você tá falando sério, se é sarcasmo ou se é burrice.

Will Bejar
Veterano
# set/16
· votar


Penta. Não rebaixado.

JJJ
Veterano
# set/16
· votar


carái... que celeuma...

eu me referia a brasileiros, não a estaduais, mas enfim...

Santos? Acho que já jogou a série B... estou enganado?

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


Marco Andriotti
mas tinha uma segunda divisão, para a liga do flamengo já naquela época, vc está omitindo os fatos que te interessam

O que o Flamengo disputou não tinha acesso e descenso ou rebaixamento no regulamento. O que o link da Wikipedia chama de sub liga não era uma segunda divisão da liga de seis clubes. Tenho alguns livros sobre a história do campeonato carioca que ajudam a solucionar essa dúvida (principalmente nos primórdios), um deles é o do Clóvis Martins. A liga e a sub liga eram disputas independentes que não se comunicavam (a tal sub liga não previa a subida para a liga). Eram como campeonatos diferentes feitos pela mesma organização ao mesmo tempo.


quem chora são os flamenguistas que não aceitam ser pentas de acordo com a entidade máxima do futebol brasileiro cbf hahahaha

Não era a CBF que organizava a Copa União, logo, não cabia a ela definir quem a venceu. A verdade é que o Brasil construiu uma liga de clubes antes de vários países da Europa. O que muita gente prega como a solução para o futebol brasileiro de hoje já se tentou no passado, e foi soterrada pela amada CBF e federações locais.

Pergunto novamente:

Um exemplo de hoje: o que acontece com um clube que chega em último na série D do Brasileiro? Ele cai? Não, pois não há uma série abaixo. Pra você então a série D é injusta?

Quando não havia série D a C era a mais baixa, e ela era injusta também?

Will Bejar
Veterano
# set/16
· votar


Tava lendo a parada da libertadores e só digo uma coisa: não digo nada.
É digo mais: não digo mais nada.

renatocaster
Moderador
# set/16
· votar


Porra galera, campeonato estadual de 1933? É sério mesmo??Ces tão parecendo os torcedores do Botafogo.

makumbator
Moderador
# set/16 · Editado por: makumbator
· votar


renatocaster
Porra galera, campeonato estadual de 1933?

O mais engraçado é que nem se o Flamengo quisesse poderia disputar uma segunda divisão, uma vez que o campeonato que ele chegou em último (com 6 participantes) não previa isso no regulamento. Querem que o Flamengo fizesse o impossível.

renatocaster
Moderador
# set/16 · Editado por: renatocaster
· votar


makumbator

Hehehehehe! Cara, nem dou idéia para essas paradas...na verdade eu nem consigo ficar puto, no fundo eu acho é engraçado. Principalmente essa história aí do estadual de 1933.

Eita, olha essa Chape maravilhosa eliminando o Independiente na Sula!

Will Bejar
Veterano
# set/16
· votar


makumbator
Quica fosse o Fluminense e os coleguinhas do STJD... Kkkkkkk

Will Bejar
Veterano
# set/16
· votar


Tô vendo o Mano Menezes nesse jogo... Nunca gostei dele pq é muito chorão, fala muita merda... Mas pelo menos no jogo, ele não fica paradão, com cara de cu, olhando o time se lascar e não falando nada. Ele participa do jogo.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Mesa Quadrada - Futebol e Debate: "Finalmente um Brasil que vale a pena!"