Quem apoia a tortura tem um sério problema

Autor Mensagem
CindyFerrari
Veterano
# set/16


Uma pessoa perde um olho numa manifestação e vem uma pá de gente dizer que foi bem feito, que mereceu.

Tem os Bolsonaros da vida que ovacionam um torturador militar, tem a galera da esquerda que cita Nariguela com orgulho, junto com Che e Fidel.

Eu assisti 5 filmes da franquia Jogos Mortais e achava que tava ok, porque era só filme, ficção.. mas sempre pensava: "como será a mente do cara que pensou nisso tudo"?

Isso, pra mim, não é normal, não é bem feito, não é ok.. esse lado animalesco do ser humano é assustador, mas mais assustador é que existam pessoas que concordem com ele, que incentivem, apoiem e utilizem como meio necessário e válido para justificar qualquer coisa.

"Tortura não legal" se você não consegue convencer uma pessoa com essa simples frase, ela não é uma boa pessoa.

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


CindyFerrari
Filme é filme, guerra é guerra. Também não concordo, EU, PESSOALMENTE, não creio que seria capaz de torturar ou ser conivente com a tortura de qualquer pessoa ou animal. Entretanto, numa guerra por exemplo, onde todas as tratativas humanas de se chegar a um acordo falharam, tortura se torna incidental. Infelizmente o ser humano faz isso, da mesma forma que faz aborto, que faz violação de cadáver, que coloca bombinha dentro do ouvido de um gato e deixa explodir... Isso só revela a perversão do coração humano, que é maligno (Jeremias 17:9)

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


sandroguiraldo
numa guerra por exemplo, onde todas as tratativas humanas de se chegar a um acordo falharam, tortura se torna incidental
é terrível ter que assumir que isso é verdade.. mas é mais terrível ver pessoas exaltando essa prática como se fosse, de fato, motivo de orgulho, quando nem de longe é.

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Três coisas:

1) O Coronel Ustra não foi condenado pela justiça. Não há nenhuma sentença transitada em julgado afirmando que ele torturou quem quer que seja.

2) A tortura é necessária em situações policiais extremas (embora, por razões óbvias, não sirva como prova em um processo judicial). Quem discorda assista apenas a uma temporada do Jack Bauer.

3) O Estado, por sua própria natureza, detém o monopólio constitucional da violência e tem por função usar essa violência para manter a ordem pública. Logo, quem comete atos contra a ordem pública se expõe à violência constitucional das forças de segurança do Estado e não pode reclamar das borrachadas que leva na rua.

strinbergshredder
Veterano
# set/16
· votar


Edward Blake

Não poderia concordar mais!

Black Fire
Gato OT 2011
# set/16
· votar


Qual a ligação de perder um olho em um confronto com a polícia e ser torturado?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/16
· votar


Mas é interessante como esse tópico utliza a velha técnica militante do malabarismo semântico pra demonizar o contraditório: você amplia o significado de alguma palavra e inclui aí tudo o que interessar. Assim "a" passa a não significar "x", mas "x", "y", "z", etc. Então, se você concorda com x, mas nao com y, a partir do malabarismo semântico/ideologico te rotulam como um defensor de ambos. É por isso que a autora coloca o fato de alguém perder o olho num confronto com a polícia no meio de um quebra-quebra como "tortura": se você se posicionar a favor da PM nesse caso, pelo malabarismo, estará se posicionando a favor de a PM dar choque nos testículos de alguém em algum porão de uma delegacia.
É uma técnica muito batida, nao caiam nessa.

st.efferding
Membro
# set/16
· votar


^

close potic.

brunohardrocker
Veterano
# set/16 · Editado por: brunohardrocker
· votar


O caso dessa menina do olho está interessante.

De qualquer forma perder a visão é algo muito triste, pra qualquer um. De forma alguma veria algo merecedor nisso. Nem motivo pra deboche.

Dito isso, agora analiso a outra parte da história. Observei pela internet que ela corresponde aqueles casos de "antes e depois da federal". Onde tem fotos seguindo o padrão sorridente-maquiada-com-chapinha-segurando-a-cerveja-na-balada. E depois da federal, aquele estereótipo esquerdopata já muito conhecido. Posts fazendo apologia à depredação publica/privada em prol das suas idiossincrasias.

Não sei qual é a magia transformadora que um portão de universidade de humanas possui. Deve ser como aqueles programas de TV em que o ser entra numa sala e se transforma no artista.

Galera, vamos nos controlar. Buscar equilibrio na vida é algo clichê, porque é o correto.

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


Black Fire
No meu comentário não associei PM batendo em vagabundo que está quebrando tudo na rua e prejudicando a ordem das coisas com tortura para fins sádicos ou de confissão ou seja lá o que mais, que fique claro.

One More Red Nightmare
Veterano
# set/16
· votar


Eu entendi que o tópico se refere à maldade das pessoas, e para tanto foram mencionados casos relevantes, não necessariamente relacionados.

Tudo bem, faltou cuidado com o uso indistinto das palavras, mas em essência a preocupação é válida.

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


One More Red Nightmare
Obrigada.

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


Edward Blake
A tortura é necessária em situações policiais extremas
isso é algo a se orgulhar?

meu ponto central é esse.. não é militância da esquerda que muda a semântica das palavras, como o BF falou ali.. mas realmente me incomoda muito ver essa coisa sanguinária, sabe?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/16
· votar


CindyFerrari
A graça desses ardis é que quem os usa não os usa conscientemente, é por isso que eles funcionam.
Outra coisa, se era pra discutir a brutalidade humana porque escolher um olho furado em um confronto? Uma busca de 5 minutos no Google provavelmente retorna algumas dezenas de execuções sumárias, não duvido que algumas de suspeitos já algemados, levadas a cabo pela PM Brasil a fora neste fim de semana, e em todas essas notícias algumas centenas de pessoas devem ter postado comentários apoiando a truculência da PM. Então porque o que está em voga, no meio de tantos assassinatos, é um olho arrancado em um confronto? Será que é porque o olho rende dividendos políticos a um projeto de poder?

Black Fire
Gato OT 2011
# set/16
· votar


Não é a militância de esquerda que o muda o sentido das palavras, é a militância em geral.

megiddo
Membro
# set/16
· votar


brunohardrocker
De qualquer forma perder a visão é algo muito triste, pra qualquer um. De forma alguma veria algo merecedor nisso.

Quem?

André Perucci
Veterano
# set/16
· votar


Bolsomito

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


Black Fire
jovem, se vc ler com mais atenção verá que eu não estou debatendo a ação ou falta ação ou intensidade da ação da polícia.. citei o exemplo do olho porque ele é recente e todos ouvimos falar e também porque vi muitas reações do tipo "ela mereceu".. vc está tentando levar para um lado político que está longe de ser a proposta do tópico..

o ponto central aqui são pessoas que apoiam, celebram e se orgulham da violência - mesmo que intensa e mesmo que seja uma forma de correção ou reação, do tipo "ela mereceu".

perceba que citei exemplos distintos, inclusive falei de mim, que consumia com muito interesse um produto totalmente baseado na tortura.

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


Simone Roberta
O pai de um colega meu era vigilante de uma agência bancária, bandidos assaltaram a a agência, amarraram o homem e espancaram até quase não poder mais, ele sobreviveu, mas está sem condições físicas e psicológicas de trabalhar..

É bárbaro demais..

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


Mas esses são casos que, embora terríveis, não são tãaaao comuns, no sentido de que se passa uma ou talvez duas vezes na vida de alguém (não estou desmerecendo os casos ok, só constatando que isso acontece em menor escala do que o que vou citar agora).

Mas e as torturas que sofremos no dia a dia? Acordar muito cedo, levar 2 horas para chegar num sub-emprego. Comer mal pois muitos não tem dinheiro pra uma boa refeição. Trabalhar o dia todo, pra levar mais 2 horas pra chegar em casa. Pra ver que os filhos estão sendo mal cuidados numa escola pública, sem perspectivas de melhorar. Governo falido em corrupção. Boletos atrasados, gás cortado... e ainda se manter digno!

Essa é uma verdadeira tortura a que milhões são submetidos todos os dias. E por mais mérito que alguns tenham, nunca sairão disso.

André Perucci
Veterano
# set/16
· votar


CindyFerrari
suponhamos que vc tenha um filho e uma pessoa cometa algum tipo de atrocidade com ele, matando-o ou deixando ele com sequelas graves, e vc encontre essa pessoa no futuro, o que vc faria?

lucas 666
Veterano
# set/16
· votar


quem tem gosto por violência ou por tortura é psicopata. O resto são pessoas fazendo seu auto julgamento sobre as coisas, nada de novo

CindyFerrari
Veterano
# set/16
· votar


André Perucci
honestamente, não sei te responder, porque além de ser uma situação hipotética, ainda tem um futuro diante dela.. mas se vc me perguntasse o que eu faria se visse alguém fazendo mal ao meu filho no momento em que acontecia, eu com certeza iria impedir, mesmo que as sequelas ou morte viessem pra mim... mães tem um instinto protetor absurdo.

engenheira quimica
Membro Novato
# set/16
· votar


Sobre este topico acho que esta coberto.
Voce tem razao. Fim.

brunohardrocker
Veterano
# set/16
· votar


megiddo

Hein?

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


André Perucci
suponhamos que vc tenha um filho e uma pessoa cometa algum tipo de atrocidade com ele, matando-o ou deixando ele com sequelas graves, e vc encontre essa pessoa no futuro, o que vc faria?

Encarei a tortura a que o tópico se refere como a tortura militar ou não para descobrir informações. Creio que seu exemplo se refere a vingança.

Um exemplo mais adequado seria: "se você encontrasse a pessoa que sequestrou seu filho, você o torturaria para que ele revelasse o paradeiro?"

Tem um filme chamados Os Suspeitos que aborda esse tema de uma forma incrível.

Black Fire
Gato OT 2011
# set/16
· votar


CindyFerrari
jovem, se vc ler com mais atenção verá que eu não estou debatendo a ação ou falta ação ou intensidade da ação da polícia.. citei o exemplo do olho porque ele é recente e todos ouvimos falar e também porque vi muitas reações do tipo "ela mereceu".. vc está tentando levar para um lado político que está longe de ser a proposta do tópico..

Eu entendi, mas quis chamar atenção pro fato de um olho arrebentado ter causado mais comoção nessa semana do que coisas muito mais grotescas que aconteceram por aí. Aqui no RS mesmo, rolou mais ou menos uns 30 assassinatos entre sexta e segunda, e só vejo as pessoas falando sobre esse olho. Já pensou em como o jornalismo militante constrói o nosso imaginário da forma que bem entende? Isso tem muito a ver com o tópico.

Johnny Favorite
Veterano
# set/16
· votar


Edward Blake
1) O Coronel Ustra não foi condenado pela justiça. Não há nenhuma sentença transitada em julgado afirmando que ele torturou quem quer que seja.

em 2008 foi condenado em primeira instancia pelo juiz da 23ª Vara Cível de São Paulo por sequestro e tortura.

2) A tortura é necessária em situações policiais extremas (embora, por razões óbvias, não sirva como prova em um processo judicial). Quem discorda assista apenas a uma temporada do Jack Bauer.

não, não é.

3) O Estado, por sua própria natureza, detém o monopólio constitucional da violência e tem por função usar essa violência para manter a ordem pública. Logo, quem comete atos contra a ordem pública se expõe à violência constitucional das forças de segurança do Estado e não pode reclamar das borrachadas que leva na rua.


No Brasil nem mesmo o Estado pode matar. Ainda mais quando há alternativas à violência. Na verdade as vítimas valem um sacrifício muito maior do que a desonestidade intelectual de quem defende a violência.

Johnny Favorite
Veterano
# set/16 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


Black Fire
Black Fire
Mas é interessante como esse tópico utliza a velha técnica militante do malabarismo semântico pra demonizar o contraditório: você amplia o significado de alguma palavra e inclui aí tudo o que interessar. Assim "a" passa a não significar "x", mas "x", "y", "z", etc. Então, se você concorda com x, mas nao com y, a partir do malabarismo semântico/ideologico te rotulam como um defensor de ambos. É por isso que a autora coloca o fato de alguém perder o olho num confronto com a polícia no meio de um quebra-quebra como "tortura": se você se posicionar a favor da PM nesse caso, pelo malabarismo, estará se posicionando a favor de a PM dar choque nos testículos de alguém em algum porão de uma delegacia.
É uma técnica muito batida, nao caiam nessa.


o termo "tortura" designa qualquer acto pelo qual dores ou sofrimentos agudos, físicos ou mentais, são infligidos intencionalmente a uma pessoa a fim de obter, dela ou de terceira pessoa, informações ou confissões; de castigá-la por ato que ela ou terceira pessoa tenha cometido ou seja suspeita de Ter cometido; de intimidar ou coagir esta pessoa ou outras pessoas[b][/b]

o problema aqui é você achar que a violência da PM contra manifestantes é uma sanção legítima e não se uma pessoa perder o olho em uma manifestação é ou não tortura. Tenha foco no que realmente interessa.

Johnny Favorite
Veterano
# set/16 · Editado por: Johnny Favorite
· votar


O_*

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem apoia a tortura tem um sério problema