Compartilhando minha felicidade científica.

Autor Mensagem
Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/16
· votar


Avante, Temer!

Morra!

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


^
Já tá com saudades da Dilma.

Joseph Conrad
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Joseph Conrad
· votar


Em vez de ficar lendo mais de uma vez o mesmo material (p. ex., para revisar, fazer fichamento ou coisa do tipo), comecem com um livro básico, depois passem diretamente para um intermediário e depois para um avançado.

Assim, você economiza tempo de revisão, exercita e cristaliza os conhecimentos anteriores (todo livro intermediário ou avançado repete de alguma forma o conhecimento do livro básico, de modo que lê-lo acaba sendo, por si só, uma revisão/aplicação), adquire conhecimentos novos e ganha erudição para falar com propriedade e profundidade sobre aquela área.


Concordo quase integralmente. O que vejo de gente truncando leitura em pontos não necessariamente relevantes do texto e prejudicando tanto o tempo quanto a abrangência dos estudos é uma enormidade. Chega a ser agoniante.

Claro que a depender da área o entendimento de uma seção é condição para avançar para a próxima, mas em regra o parágrafo do Devil Boy pode ser aplicado com bons índices de aproveitamento.

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Joseph Conrad
Claro que a depender da área o entendimento de uma seção é condição para avançar para a próxima

Eu não me referi ao entendimento do texto.

Se você entende o que está lendo, não se sente confuso, acha que o texto está claro e não tem nenhuma passagem obscura, então, para mim, você já leu o que tinha de ler naquele livro e deveria passar para o próximo.

Você só deveria reler material velho se não conseguiu compreender a mensagem do autor na primeira leitura. Caso contrário, vai ser um tédio e você vai perder o gás.

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Outro macete que descobri: se você colocar o livro na altura ótima (o que, no meu caso, significa deixar a linha de texto que está sendo lida um pouquinho abaixo do foco de visão), dá para aumentar a velocidade em quase 25% (p. ex., de 300 para 375 páginas/dia).

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


Edward Blake
seu "dia de leitura" são quantas horas de leitura?

Edward Blake
Membro Novato
# set/16
· votar


Marco Andriotti
"dia de leitura"

No final de semana, umas 10 horas.

sallqantay
Veterano
# set/16
· votar


"Ideas are tested by experiment. That is the core of science. Everything else is bookkeeping."

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay

Essa é uma visão limitada da atividade científica.

Ninguém consegue verba para fazer experimentos sem antes ter passado anos lendo livros e papers até aprender de cor e salteado os dados coletados e as teorias formuladas pelos pesquisadores que precederam você. Sem falar nos pressupostos filosóficos da atividade científica (p. ex., epistemologia e ética).

Vai lá na França tentar fazer qualquer curso de exatas na École Polytechnique e deixa de ler "The logic of scientific discovery" para tu veres o que vai te acontecer.

sallqantay
Veterano
# set/16
· votar


Edward Blake
dados coletados e as teorias formuladas pelos pesquisadores que precederam você

ah, e você vai aceitar tudo isso como verdade sem comprovar empiricamente, só porque está impresso num papel mofado?

você é um bibliotecário de pipi mole

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


Edward Blake
se por final de semana você quer dizer 10 horas entre sábado e domingo
isso significaria 5 horas por dia e portanto umas ~60 pág por hora, me parece um tanto quanto rápido demais

agora se você quer dizer que por ser fim de semana você consegue ler 10h no sábado e 10h no domingo, isso significaria umas ~30 pág/h o que é bem mais plausivel apesar ed ainda ser uma leitura bem rápida

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay
ah, e você vai aceitar tudo isso como verdade sem comprovar empiricamente, só porque está impresso num papel mofado?

Eu falei isso? Ou deixei subentendido de alguma maneira?

Toda a minha produção acadêmica é baseada em contestar aquilo que eu leio.

você é um bibliotecário de pipi mole

Você está apenas despeitado porque o meu é maior do que o seu (i.e., quando você termina um livro, eu já devo estar no décimo).

sallqantay
Veterano
# set/16
· votar


Edward Blake

contestar não é provar empiricamente, é ficar fazendo piruetas retóricas tediosas sobre o seu próprio rabo (tipo as que você faz aqui no OT)

a sua produção acadêmica deve ser um tédio sonolento, típica de bibliotecários.

laboratório > slash > biblioteca

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay

Cara, eu trabalho com direito e economia (e, mais recentemente, com política).

Não há espaço nessas áreas para "pesquisa empírica" no mesmo sentido que em física ou química. Não dá para colocar as leis ou as sociedades dentro de um laboratório. O máximo de "empirismo" que existe aí é pesquisa de jurisprudência, de mercado ou de instituições comparadas.

Pesquisa empírica, nesse sentido positivista da expressão, eu só vou poder fazer quando tiver uma graduação em psicologia e um montão de pacientes para usar como cobaias.

sallqantay
Veterano
# set/16
· votar


Edward Blake
uma graduação em psicologia e um montão de pacientes para usar como cobaias

ah, mas é claro que vão aceitar as suas validações empíricas PUA-exotéricas feitas no busão

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


sallqantay

Você já viu "A dangerous method"?

Tem uma cena que é mais ou menos assim...

O Carl Jung pergunta ao Otto Gross: "E se o paciente não aceitar o seu diagnóstico?". Ele responde: "Então é meu trabalho convencê-lo de que essa recusa é parte da doença". O Jung faz cara de reprovação, e o outro insiste: "Mas é assim que as pessoas são! Alguém tem que dizer isso a elas".

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


eu só vou poder fazer quando tiver uma graduação em psicologia e um montão de pacientes para usar como cobaias.

Tenho medo do Josefo se transformar no Hanibal Lecter.

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


sandroguiraldo
Tenho medo do Josefo se transformar no Hanibal Lecter.

com certeza 99% das vitimas dele (com ou sem sucesso) serão mulheres, fica tranquilo

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16
· votar


Marco Andriotti
Mas é Times tamanho 18.
Hehehehehehe!

sallqantay
Veterano
# set/16
· votar


Edward Blake

mete o loco no PUA que tu valida suave essas tuas pira

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16
· votar


Viciado em Guarana
Marco Andriotti
Mas é Times tamanho 18.
Hehehehehehe!


não entendi, *emoji pensativo

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16
· votar


Marco Andriotti
~60 pág por hora

Edward Blake
Membro Novato
# set/16
· votar


Viciado em Guarana

O último que eu li era Times 13.

R-e-c-a-l-c-a-d-o.

Marco Andriotti
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Marco Andriotti
· votar


Viciado em Guarana
ahhhhh agora entendi hahahahaha

como meu ultimo post tinha sido referente ao hannibal eu nao tava entendendo

Edward Blake
Membro Novato
# out/16
· votar


Coisas que só acontecem comigo:

Fui procurar um livro do Braudel e só encontrei para baixar a tradução romena.

A versão original em francês custa 30 euros no Amazon e demoraria um mês ou mais para chegar aqui.

Como, além de ser pão-duro e impaciente, gosto de testar meus limites (marte em áries), preferi baixar uma gramática de romeno e tentar aprender as estruturas desse idioma em tempo recorde. Começando na última segunda e terminando esta manhã, zerei a gramática (incluindo exercícios, com uma média geral de acertos próxima de 90%, mais o tempo que gastei memorizando dezenas de verbos em oito tempos diferentes) e já vou voltar para o primeiro livro.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


Edward Blake
E o vocabulário?

Edward Blake
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Black Fire

Um dicionário quebra o galho.

Black Fire
Gato OT 2011
# out/16
· votar


Edward Blake
Qual gramática você usou?

Rednef2
Veterano
# out/16
· votar


Marco Andriotti
ler é uma coisa, absorver o conteúdo é outra

Já podem fechar o tópico.

sallqantay
Veterano
# out/16
· votar


romeno

francês made in leste europeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compartilhando minha felicidade científica.