Compartilhando minha felicidade científica.

Autor Mensagem
Edward Blake
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Edward Blake


Resolvi medir minha velocidade de leitura (hábito que desenvolvi na faculdade para aumentar a eficiência nos estudos e que há anos não exercitava) e vi que estou atingindo uma média diária de 300 páginas de conteúdo denso (p. ex., direito, economia, RI, etc.), o que equivale a cerca de 1 livro por dia.

Ou seja, em apenas 3 dias, eu consigo ler mais do que o universitário médio brasileiro lê em um ano inteiro.

Nesse ritmo, acho que conseguir um diploma em psicologia vai ser moleza (decidi fazer uma graduação mesmo, para poder me registrar depois nos conselhos profissionais e ter autoridade para dar consultas e tratar pacientes -- o que, sem dúvida alguma, vai me proporcionar cobaias e dados em abundância edênica para meus estudos sobre a natureza humana).

Dissertem.

Marco Andriotti
Membro Novato
# ago/16
· votar


ler é uma coisa, absorver o conteúdo é outra

Edward Blake
Membro Novato
# ago/16
· votar


Marco Andriotti

Eu só leio com compreensão total.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/16
· votar


1 livro por dia.
direito, economia, RI,

Volte quando conseguir ler um livro de física de verdade.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/16 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


absorver o conteúdo

Isso aí só com a prática do que foi lido.
Ler algo sobre o que você não vai utilizar no seu dia-a-dia só serve para fins de entretenimento.

Marco Andriotti
Membro Novato
# ago/16
· votar


Edward Blake
então em 35 dias você supera os 34 livros do Black Fire.
Parabéns

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/16 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


diploma em psicologia

Mas isso aí o Josefo consegue fácil.
Do tanto que fica futricando a vida alheia... pratica demais!

Edward Blake
Membro Novato
# ago/16
· votar


(Esperando algum acomodado aparecer aqui só para me chamar de pepa)

Marco Andriotti
Membro Novato
# ago/16
· votar


Viciado em Guarana
Isso aí só com a prática do que foi lido.
baiiss ou benosss

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/16
· votar


Leia e compreenda em dois dias. Direito, psicologia e economia são áreas de enroladores. Só acredito na matemágica e suas aplicações.

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/16
· votar


Marco Andriotti
Nem que seja em discussões. Tem que relembrar.
Por que você acha que o BF ficava discutindo sobre Islã e Santo Agostinho aqui no fórum? Era só pra ele não esquecer os livros que tinha acabado de ler.

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/16
· votar


Por que você acha que o BF ficava discutindo sobre Islã e Santo Agostinho aqui no fórum? Era só pra ele não esquecer os livros que tinha acabado de ler.

É verdade, ainda criei tópicos sobre concreto, pra ver se rolava discutir as obras mais técnicas, mas falhei miseravelmente.

Marco Andriotti
Membro Novato
# ago/16
· votar


Viciado em Guarana
Nem que seja em discussões. Tem que relembrar.

aí concordo
nem sempre podemos colocar tudo que lemos em pratica
(e as vezes aprendemos sobre um mau exemplo justamente para não segui-lo)

Marco Andriotti
Membro Novato
# ago/16
· votar


Black Fire
É verdade, ainda criei tópicos sobre concreto, pra ver se rolava discutir as obras mais técnicas, mas falhei miseravelmente.

leu um livro que falava de tipos de concreto e suas aplicações?

Edward Blake
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Uma dica para vocês, que têm pavor de livros técnicos e ficam desesperados para decorar tudo: levem na esportiva e não percam tempo.

Em vez de ficar lendo mais de uma vez o mesmo material (p. ex., para revisar, fazer fichamento ou coisa do tipo), comecem com um livro básico, depois passem diretamente para um intermediário e depois para um avançado.

Assim, você economiza tempo de revisão, exercita e cristaliza os conhecimentos anteriores (todo livro intermediário ou avançado repete de alguma forma o conhecimento do livro básico, de modo que lê-lo acaba sendo, por si só, uma revisão/aplicação), adquire conhecimentos novos e ganha erudição para falar com propriedade e profundidade sobre aquela área.

Eu aprendi, p. ex., francês desse jeito, e consegui a maior pontuação em uma prova de concurso que fiz nessa área.

André Perucci
Veterano
# ago/16
· votar


mano pepa

Edward Blake
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Black Fire
Leia e compreenda em dois dias.

Também não é por aí, não é? Eu leio fluentemente conteúdo denso de humanas porque, em parte, já internalizei o jargão elementar de humanas e posso dar um passo à frente com relativa facilidade.

Para eu ler fluentemente conteúdo denso de exatas, também teria que ter a mesma base de matemática que um cara de exatas.

Direito, psicologia e economia são áreas de enroladores. Só acredito na matemágica e suas aplicações.

Não seja leviano. Direito é um troço complexo de operar. Se fosse fácil, 80% dos manés que terminam a faculdade não seriam reprovados no exame da OAB (que é uma prova relativamente simples e de nível elementar).

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/16
· votar


Edward Blake
Calma, tava zuando. Mas como fica a velocidade de leitura pra umas filosofices mais pesadas? Tipo Avicena, já tentou ler? Duvido alguém ler e compreender uma obra tipo O Ente e o Retorno em menos de, sei lá, uma década.

sallqantay
Veterano
# ago/16
· votar


eu consigo ler 1/2 livro por dia nesse esquema, me falta é motivação para leitura

Edward Blake
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


Black Fire

Eu leio Kant sem dificuldade.

Duvido alguém ler e compreender uma obra tipo O Ente e o Retorno em menos de, sei lá, uma década.

Se com "compreender" você quer dizer "saber logo de cara como aquela informação pode ser aplicada nas infinitamente variadas situações da vida", então livro nenhum é compreensível.

Lendo rápido ou devagar, tem coisas que estudo hoje e com que vou precisar passar mais uns 5 anos na cabeça antes de descobrir alguma aplicação prática mais interessante.

One More Red Nightmare
Veterano
# ago/16
· votar


Leitura produtiva é uma atividade com escalas crescentes, é esperado que o tempo de digestão do conteúdo caia com o tempo. Pra ler kant sem embaraços é necessário treinamento prévio em filosofia, e o mesmo vale para qualquer area, mutatis mutandis.

engenheira quimica
Membro Novato
# ago/16
· votar


Uma pessoa normal tem que andar no mínimo 1,000 passos por dia.
Pensando na distância do teu lugar de leitura para o teu banheiro, vc percorre 30 metros por dia?

Eu leio cerca de 10 livros por ano. As pessoas mais inteligentes que conheço, que já possuem PHD e outras que estão indo fazer doutorado inclusive na Alemanha, consideram-se leitores furiosos e leêm 1 livro por semana no máximo!

Se você não está exagerando, e realmente concluir um livro por dia, faria carreira em editoras de livros. Sem dúvida.

Insufferable Bear
Membro
# set/16
· votar


Essa é a versão OT do "eu toco 30 notas por segundo".

Pedro_Borges
Veterano
# set/16
· votar


A adolescência é uma fase cruel. O cara procura autoafirmação em tudo e não vê ninguém lhe referenciando. E aí resolve sair por aí criando criando seu rankeamento: eu sou, eu faço, eu posso, eu sou capaz, eu sou o garanhão, comigo a coisa é assim e assado, eu comi ela, a fulana e a sicrana... e por ai vai!

Edward Blake
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Edward Blake
· votar


engenheira quimica

Um CEO lê 1 livro/mês. Um mestrando em direito em uma universidade brasileira lê 1 livro/semana. Um aluno bom do Olavo de Carvalho lê 2 l/s. Um aluno do Instituto Rio Branco lê 3.

Insufferable Bear
Essa é a versão OT do "eu toco 30 notas por segundo".

Já usei o metrônomo para ler. Sou o Della Vega da academia.

Edward Blake
Membro Novato
# set/16
· votar


Pedro_Borges



Wuju Wu Yi
Membro Novato
# set/16
· votar


Edward Blake

se você tem god complex a minha leitura sobre você é precisamente correta.

sandroguiraldo
Veterano
# set/16
· votar


minha leitura
Só é válido se for um livro por dia...

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16
· votar


um livro por dia
33 por semana ou nada.
Mas a cota diária pode ser flexível.

Viciado em Guarana
Veterano
# set/16
· votar


Pela flexibilização da cota diária de leitura... Avante, Temer!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compartilhando minha felicidade científica.