Devemos levar em consideração elogios de leigos?

Autor Mensagem
Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# ago/16


Eu já vi gente leiga dizendo que eu toco bem, mas sinceramente não acho que toco tão bem assim, eu sei o basicão, já falaram que eu toco bem, mas canto mal rsrsr dá para ver que é sinceridade.

Afinal o que é tocar bem para um leigo em música? e o que é tocar bem para um músico?

The Man Who Sold The World
Veterano
# ago/16
· votar


Devemos levar em consideração elogios de leigos?

sim, afinal, uma grande parcela do publico que compra musica, não sabe tocar/cantar

Afinal o que é tocar bem para um leigo em música? e o que é tocar bem para um músico?

aprendi que pra quem não sabe musica, voce estar confiante no que está fazendo, é a base pra tudo

Jabijirous
Veterano
# ago/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Ouça o que o nosso amigo que "vendeu o mundo" está dizendo.

Sim, uma grande parcela do público não sabe música, cabe você saber qual parcela quer pegar.

boblau
Veterano
# ago/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

na minha opinião, esta pergunta tem muitas respostas, é profunda e tem um contexto polêmico.

1- o que é leigo, quando se fala em música? Leigo em relação à composição, execução, ou leigo em escutar música?

2- para quem o músico toca sua música? Quem importa realmente ao músico? Outros músicos, quem paga, quem aprecia, ou a si mesmo?

3- qual é a mensagem que o músico passa? De uma virtuose, de entretenimento, ou aquela do coração?

E tem mais milhares de questões sobre o que vc colocou na pergunta. Escutei uma vez, há muito tempo atrás um músico, que hj é bastante famoso dentro do cenário musical, que ele se negava a tocar para músicos porque entendia que se fizesse isso, estaria limitando a emoção nos limites da técnica. E o que ele mais almejava eram os olhos marejados e os aplausos efusivos. Taí, ficou rico.... emocionou um músico na sua estrada, foi contratado, e resolveu sua vida profissional.

O paradoxo disso, é que na mesma época, conheci um músico que era e é o rei da virtuose, tocava para músicos, dono de uma técnica invejada no mundo e recentemente o encontrei e infelizmente ele me disse que está precisando recomeçar agora, depois de "velho".

Fiquei olhando ontem a abertura das olimpíadas e não consegui encontrar motivos para uma cantora como a Anita estar presente, mas quem estava junto comigo na sala me disse: "olha, achei que ela fez bonito, me surpreendeu."

Quem está com a razão? Com certeza não sou eu, pois não vi hj pela manhã nenhuma crítica à musica apresentada na abertura, pelo contrário, foi um sucesso. Musicalmente o Brasil tem músicos melhores do que aqueles que se apresentaram? Na minha opinião sim, mas foi inegável que os bilhões de espectadores aplaudiram e se emocionaram com a música do evento.

E é isso que importa.

JJJ
Veterano
# ago/16 · Editado por: JJJ
· votar


Sobre performance no instrumento, não muito. Mas sobre o gosto pelo que ouviu, sem dúvida! Tocamos, na maioria das vezes, para "leigos"...

vintagentleman
Veterano
# ago/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Claro que sim. Provavelmente você, como eu, toca mal pra cacete então jamais teria incentivo de um expert.

Só que esses elogios são fonte de um estímulo importante para o estudante. Vai que um dia emplacamos?

Não se estresse. 90 % das pessoas deste fórum, por exemplo, tocam mal ou muito mal.

Aqui na minha cidade há mais de 300.000 habitantes e dois guitarristas bons de verdade. Apenas um é excepcional. Ainda assim, padecem de uma falha meio que geral: copiam muito.

Relaxe e curta os elogios de sua mãe. A minha também faz isso. É bom este apoio.

Ningen
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ningen
· votar


Peter_MusicoIniciante

Para um leigo, geralmente, tocar bem é não tocar muito mal.
Quando ele manda um "caramba", "PQP" etc é quando vc tocou bem...
Se ele tiver praticamente um orgasmo e disser que tu tá no lugar errado e que devia estar no Faustão e etc... Sequer prestar atenção se você mandou bem, simplesmente for carregado pela música... É quando você mandou muito bem...
Leve em consideração mas mantenha a proporção.

Agora, para um músico, varia muito...

Contudo, particularmente, só elogio quando a pessoa realmente fez por onde... Tenho horror a mediocridade... Não quero ninguém parado nesse nível, menos ainda sustentado pelos meus elogios...

Cara, estude para você ser o seu crítico... Você tem que tocar bem pra você e não para os outros...

Alguns músicos fazem cálculos comerciais e comprometem seus gostos musicais em um esforço para apelar a um público maior, ainda assim eles correm risco de rejeição. Se chegar ao ponto de nem o músico, nem o público gostarem da música, qual o sentido de tocar?~Philip Toshio Sudo

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# ago/16
· votar


Acho que o tocar bem para o leigo seria algo que soe bem aos ouvido dele. Concordam?

Tipo, eu aprendo uma musiquinha simples e tiro ela certinha, quem escutar e não for músico(leigo) faz dizer que eu toco bem rsrs

MauricioBahia
Moderador
# ago/16 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vai na sua, quietinho, estudando e praticando. O elogio é apenas uma massagem pro ego e que pode até ser prejudicial, seja de vindo leigos ou experts.

O lance é ser humilde o bastante pra reconhecermos que estamos sempre aprendendo.

Assim penso.

Stav
Membro Novato
# ago/16
· votar


Como diria o Terence Fletcher em "Whiplash", não há fala mais prejudicial pra alguem que busca desenvolver do que "bom trabalho"!

Ningen
Veterano
# ago/16
· votar


Stav

+1

boblau
Veterano
# ago/16 · Editado por: boblau
· votar


Peter_MusicoIniciante
Tipo, eu aprendo uma musiquinha simples e tiro ela certinha, quem escutar e não for músico(leigo) faz dizer que eu toco bem rsrs

Não concordo. Uma música simples, bem tocada, transmitindo a mensagem pode e deve ser admirada por um músico. Não tem nada de mais nisso.

Sabe o que faz de um músico um cantor? Não são os melismas, tessitura, drive, falsetes, berros, etc. É a simples capacidade dele em cantar uma canção. O maior cantor de todos os tempos foi Elvis Presley.

Faz uma experiência: Tira My Way versão do Elvis (musicalmente simples, 1/2 dúzia de acordes), estude bastante, toque e cante.

Se os olhos da sua mãe, como disse o colega acima, encherem de lágrimas, fique tranquilo que vc está no caminho certo. E duvido que um músico (mas tem que ser músico, não babaca) não irá admirar.

Agora, fazer isso, é dificil pra dedéu....

krixzy
Veterano
# ago/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Afinal o que é tocar bem para um leigo em música?
Tocar as músicas que ele gosta de ouvir.


e o que é tocar bem para um músico?
Geralmente tocar músicas difíceis, se vc toca algo fácil, mesmo que execute perfeitamente, pra mim você tocou bem, mas muitos ainda vão dizer: É só uma música fácil.


Basta tocar no tempo certo, no tom certo, com uma boa maestria, e que soe sempre agradável, independente de quem está ouvindo e da dificuldade da música, vc estará tocando bem.

Lelo Mig
Membro
# ago/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Só importa a opinião de leigos...

Se quer fazer sucesso, pegar gatinhas e ganhar dinheiro... agrade os leigos.

Elogio de músico não enche barriga nem paga as contas e por melhor que você seja sempre terão alguns para dizer:

"Ele é bom..."mas"..."

entamoeba
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: entamoeba
· votar


Há leigos e leigos...

Há o leigo que não sabe nada de porra nenhuma e há o leigo que é apreciador de música, apesar de não ter familiaridade com instrumentos.

Se você só consegue agradar o primeiro tipo, está mal na fita...

E fodam-se os músicos!

Tem muito músico que masturba o instrumento como ninguém, mas não entende nada de música.

Julia Hardy
Veterano
# ago/16
· votar


É um pensamento meio elitista. Lembrou - me de um cara do Los Hermanos que falou numa entrevista que achava esquisito uma empregada doméstica ouvindo Ana Julia. Músico faz música pra "torcida". Elogios são sempre bem - vindos. Cabe a você fazer por merece - los. Não subestime os "leigos". Eles não conhecem música, mas, não são surdos, nem cegos. Se você é tosco, pode ter certeza que eles vão perceber. O contrario também.

m666
Membro Novato
# ago/16
· votar


Eu já vi gente leiga dizendo que eu toco bem, mas sinceramente não acho que toco tão bem assim, eu sei o basicão, já falaram que eu toco bem, mas canto mal rsrsr dá para ver que é sinceridade.

Afinal o que é tocar bem para um leigo em música? e o que é tocar bem para um músico?


meu deus, que drama, vamos criar um topico importantissimo como esse pois as respostas irao mudar o mundo...

nao tem o que postar o cidadão vem com uma dessas... Aposto que tem Pokemon instalado no celular... vai caçar pokemon

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


Pra mim, qualquer elogio é válido. Se você toca algo, que agrada os ouvidos de alguém, sendo iniciante ou não, é muito legal receber um elogio, mesmo que esse não demonstre a realidade sobre o seu nível técnico, como por exemplo quando um iniciante ouve de alguém que está tocando muito bem. É legal ouvir aquilo, mesmo que você saiba que deve evoluir muito ainda, serve como incentivo.

Se até críticas servem como incentivo, elogios não devem ser diferentes, independentemente de quem os faz.

Edrocker
Membro Novato
# ago/16
· votar


meu deus, que drama, vamos criar um topico importantissimo como esse pois as respostas irao mudar o mundo...

nao tem o que postar o cidadão vem com uma dessas... Aposto que tem Pokemon instalado no celular... vai caçar pokemon


Quanta revolta...é um assunto interessante e inerente a música, que é o foco principal do fórum...não vi nenhum problema no questionamento do amigo.

Amago
Membro Novato
# ago/16
· votar


Devemos levar em consideração elogios de leigos?
Não

Julia Hardy
Veterano
# ago/16
· votar


Talvez, se chegarem e falarem que você é um bosta de músico, você mude de opinião haha

Quanta arrogância.

Amago
Membro Novato
# ago/16
· votar


Sou um bosta mesmo, mas quando toco perto de algum leigo ele acha que sou o maximo,como posso levar a serio a opinião de uma pessoa assim ?

acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
· votar


levar em consideração, sim
levar muito a sério, não

Afinal de contas, é para leigos que vc vai tocar se pretende se profissionalizar, ou qualquer coisa próximo disso.
É importante saber se eles estão gostando ou não, qualquer coisa além disso pode ser irrelevante ou inútil.

fernando tecladista
Veterano
# ago/16
· votar


Afinal o que é tocar bem para um leigo em música?
Quando você entra em sintonia com os sentimentos dessa pessoa

e o que é tocar bem para um músico?
Isso não existe

Devemos levar em consideração elogios de leigos?
Sim, só tomar cuidado pra isso não subir a cabeça

nem sempre aqule improviso "bem estudado" agrada os leigos, para muitos soa como masturbação, para os entedidos somente é algo como uma parte da música para se fazer críticas
Nessa o musico precisa saber quem é seu publico, pra quem o músico saiu de casa pra tocar

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# ago/16
· votar


fernando tecladista

Verdade, mostrei um vídeo de um guitarrista fazendo um improviso, cheio de técnicas para minha tia, ela disse que era ruim, só barulho.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# ago/16
· votar


Quando alguém diz que eu toco super bem, já se sei que não entende nada de música kkkkk

Viciado em Guarana
Veterano
# ago/16
· votar


Se esse for o teu trabalho e essas pessoas são o público que enche tua conta bancária então é desses que você tem que obter os elogios.

O resto é vaidade.

brunohardrocker
Veterano
# ago/16
· votar


Sou o melhor user.

sallqantay
Veterano
# ago/16
· votar


nao preciso de elogios, sei quando acertei

Casper
Veterano
# ago/16
· votar


Elogios são irrelevantes. O importante
é agradar a pessoa mais importante - você mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Devemos levar em consideração elogios de leigos?