Por que as ideias parecem melhores à noite?

    Autor Mensagem
    Snakepit
    Veterano
    # jul/16


    Nunca tinha visto nada a respeito sobre isso, mas esse super artigo de 2 parágrafos padrão bananão, mostrou uma luz sobre o assunto.

    Uma das explicações é que, à noite, o cérebro tem níveis menores de orexina, um neurotransmissor responsável pela clareza de raciocínio. "A gente só produz essa substância enquanto dorme. Ao longo do dia, vamos perdendo orexinas e ficando menos lúcidos", diz o neuropsiquiatra Rubens Pitliuk, do hospital Albert Einstein, em São Paulo.

    Outra explicação pode ser o fato de que, quando estamos cansados, nos distanciamos da consciência e chegamos mais perto do inconsciente, que não tem amarras. É por isso que a psicóloga Zilda Machado, membro da Associação Junguiana do Brasil, acha que ideias noturnas podem até ser melhores que as diurnas. "Baixamos a guarda da censura e podemos encontrar soluções fantásticas", diz Zilda.


    http://super.abril.com.br/comportamento/por-que-as-ideias-parecem-melh ores-a-noite

    Dissertem sobre a alta produtividade noturna.

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Talvez não esteja relacionado diretamente com a noite, mas com o fato de o período noturno ter menos efeitos de distração (trabalho, gente falando non stop etc) sobre a pessoa. Menos distração involuntária talvez permita a mente se voltar para dentro e construir relações e conexões entre idéias e fatos.

    Ou não.

    Joseph Conrad
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Joseph Conrad
    · votar


    Um bom teste seria medir a produtividade de operários trabalhando na mesma atividade porém em turnos distintos. A partir dos resultados seria possível descartar várias hipóteses sem necessariamente provar nenhuma.

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Snakepit

    meu cérebro não funciona pela noite, ele desliga por volta de 19hs. Mas já tive boas ideias sonhando, anotei num papel e voltei a dormir. Algumas delas prestarem para algo, outras nao

    Joseph Conrad
    medir a produtividade

    mas essa medida não é deideias , muito da produtividade é seguir procedimentos. Medir criatividade é metafísica

    Wade
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Você está com sono, logo, seu cérebro faz com que você passe a perceber qualquer ideia como boa e completa, numa tentativa de evitar que você perca mais tempo e energia trabalhando nela. Um "tá ótimo, agora vá dormir".

    De nada.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Medir criatividade é meta

    Snakepit
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Joseph Conrad
    mas com o fato de o período noturno ter menos efeitos de distração

    Isso foi o que eu sempre achei.

    Não tem barulho da rua, cachorro dormiu, whatsapp esvaziou, telefone não toca, o Twitter parou.

    Mas pelo visto tem mais que isso.

    Um bom teste seria medir a produtividade de operários trabalhando na mesma atividade porém em turnos distintos. A partir dos resultados seria possível descartar várias hipóteses sem necessariamente provar nenhuma.

    Pois é, mas certamente isso varia de pessoa pra pessoa, então um estudo pratico desses pode apenas provar que as pessoas são diferentes pois não deve concluir nada.

    Snakepit
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    sallqantay
    Wade
    meu cérebro não funciona pela noite, ele desliga por volta de 19hs. Mas já tive boas ideias sonhando, anotei num papel e voltei a dormir. Algumas delas prestarem para algo, outras nao


    Pra mim entre as 20h e 3 da manha são as melhores horas pra trabalhar, estudar, produzir.

    E isso é um problema por razões óbvias.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Viciado em Guarana
    · votar


    Pra mim entre as 20h e 3 da manha são as melhores horas pra trabalhar, estudar, produzir.

    Isso procede comigo com os estudos tbm, só que das 14h as 19h vem o sono por consequência de dormir às 3 da manhã (e ter que acordar às 6, obviamente).

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: sallqantay
    · votar


    Snakepit
    problema por razões óbvias.

    outro dia tive que tomar umas decisões urgentes, e eram 20hs. Foi foda, meu cérebro tava desligado

    eu tento colocar tudo que preciso fazer entre 6h e 11hs (pico de produtividade), o resto infelizmente eu faço sem o mesmo ânimo

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    outro dia tive que tomar umas decisões urgentes, e eram 20hs

    Procure uma casa de repouso, tio.

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    One More Red Nightmare

    já tenho, chama OT

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Por que as ideias parecem melhores à noite?