da guerra como imanência social

    Autor Mensagem
    sallqantay
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: sallqantay


    toda sociedade nasce de uma guerra: seja por conquista de território ou por uma disputa interna (guerra civil). Os europeus chegaram aqui e tomaram a terra à força dos índios, assim como os militares deram o contragolpe em 1964.

    numa guerra, a primeira vítima é a verdade, e a primeira arma é a retórica. O primeiro objetivo é desumanizar os inimigos para motivar a matança, e para isso qualquer mentira é válida. Acuse índios de serem selvagens canibais, acuse militares ou comunistas de uso injusto da força, minta e distorça fatos até que suas justificativas convençam pessoas.

    dissertem rumo ao front

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    sallqantay
    Não moro em lugares em zona de guerra e nem no RJ, mas deve ser muito triste ir dormir sem saber se sua casa será explodida ou não.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Guerra é paz na estrada.

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Não, a guerra é uma demonstração de irracionalidade, típica de quem não pertence a civilização e não percebeu os interesses comuns dos homens, impedindo a instauração de um sistema regido pelos ursinhos carinhosos.

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Não, a guerra é uma demonstração de irracionalidade, típica de quem não pertence a civilização e não percebeu os interesses comuns dos homens, impedindo a instauração de um sistema regido pelos ursinhos carinhosos.

    JJ Rousseau, remix by Excel

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    sallqantay
    Como tu pretende ser editor se quota sem corrigir a crase faltante? incompetente

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    One More Red Nightmare

    não se corrige citação, seu energúmeno

    Não, a guerra é uma demonstração de irracionalidade, típica de quem não pertence a [sic] civilização e não percebeu os interesses comuns dos homens, impedindo a instauração de um sistema regido pelos ursinhos carinhosos.

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    toda sociedade nasce de uma guerra, a qual parte do confronto de ideais, logo, se todos se submetessem aos mesmos preceitos, não haveria guerra.

    É isso que o cristianismo propõe.

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Samá Samutte

    a paz cristã não diz respeito a esse mundo, para de fazer politicagem no meu tópico

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Sim, mas tem que indicar o erro, como tu fez depois. E o sama tem razao, o role cristao é arma politica sim, o paraíso eh so uma gratificação pra galera entrar ma brincadeira, tipo 13o.

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    One More Red Nightmare

    se você afirma que o role cristao é arma politica sim, está transformando ele
    na primeira arma é a retórica

    ou seja, está jogando no lixo as palavras de JC, reduzindo elas a uma retórica para um fim terreno

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    sallqantay

    Sujeitemo-nos, pois, todos a Deus, e teremos um mundo melhor.

    - eu acho que isso deveria ser do jeito X.
    - ah, mas eu já acho que seria do jeito Y.
    - segundo Cristo, é do jeito Z, olha aqui óh. Logo, obedeçamos a Ele.

    Resultado

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Samá Samutte

    acho que o mundo acaba antes do pessoal chegar a um consenso sobre a palavra. Mas vamo que vamo

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    sallqantay
    vai ler Locke e para encher o meu saco

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    ^
    ^
    magoado

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    mandei um ad rednef nervoso

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    sallqantay

    É "só" seguir as regras áureas do cristianismo:

    "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22:36-39

    "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas." Mateus 7:12-12

    Jack Holland
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    O problema é que a bíblia é um livro tão obscuro que nem mesmo entre o próprio cristianismo há consenso com relação à sua interpretação, haja vista as dezenas de ramificações do mesmo no curso da história, algumas com entendimentos radicalmente opostos em alguns aspectos.

    Logo, dizer que bastaria todo mundo ser cristão continua sendo algo extremamente vago.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Jack Holland
    "Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22:36-39

    "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas." Mateus 7:12-12


    Acho que essa parte é bem compreensível e não dá margem para interpretações dúbias

    Samá Samutte
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: Samá Samutte
    · votar


    Jack Holland

    No que tange às doutrinas essenciais da fé cristã, a maioria das igrejas protestantes históricas convergem nos mesmos pontos -- salvação pela graça e justificação somente pela fé em Cristo Jesus, para citar apenas duas doutrinas. Aqui eu poderia citar as igrejas Presbiterianas, Luteranas, Metodistas, Batistas, Assembleias, Congregacionais, etc. Todas são igrejas irmãs, que comungam da mesma fé. A maioria das diferenças diz respeito ao tamanho da saia das irmãs, se pode ou não tomar um vinho de vez em quando, e coisas semelhantes a essas, nada que fira os pilares da fé evangélica.

    Agora, creio eu, não há nada comparável à proposta do cristianismo. Todos os conflitos humanos surgem pelo confronto de ideais. O cristianismo propõe que todos se submetam à vontade de Deus. Pronto, não há conflito ai. A partir do momento em que eu e você aceitamos o ponto de vista bíblico, não há porquê entrarmos em discussão. Isso é vivido nas igrejas locais, pode crer. Na congregação da qual faço parte é assim. Todos nos submetemos ao que está escrito na Bíblia. Surgiu algum embate? Vamos às Escrituras e nos submetemos ao que ela disser. Ela é o ponto final.

    É claro que pensar nisso a nível mundial é uma utopia, entretanto a nível estatal e até mesmo continental é algo que se pode alcançar e que outrora já foi vivenciado. A história está ai para provar que é possível sim impactar a sociedade com os valores cristãos, proporcionando a diminuição da criminalidade, a igualdade social, a melhora na qualidade da educação e saúde oferecidas pelo Estado, cujo governantes foram influenciados pelos preceitos cristãos, etc. Vide a Inglaterra de John Wesley e George Whtifield no séc. XVII, a Escócia de John Knox no séc. XV, os EUA de Jonathan Edwards no século XVII, a Suíça de João Calvino no séc. XV, dentre outros exemplos.

    A Influência do Metodismo na Reforma Social da Inglaterra no Século XVIII

    A proposta é excelente: nem a minha e nem a sua vontade, mas a vontade de Deus. Todo o cristianismo se propõe a isso e no fim -- no Reino de Deus -- será uma realidade plena.

    Edward Blake
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Homo homini lupus est.

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    ^
    ^
    desumanizar os inimigos para motivar a matança

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jul/16
    · votar


    No que tange às doutrinas essenciais da fé cristã, a maioria das igrejas protestantes históricas convergem nos mesmos pontos -- salvação pela graça e justificação somente pela fé em Cristo Jesus,

    batismo por aspersão.

    #souzuero

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    tamanho da saia das irmãs

    essa questão é central, vou pegar em armas para fazer valer a minha visão. I can kill because in god I trust

    Edward Blake
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    sallqantay

    Dilema do prisioneiro, Pedrinho.

    É matar ou morrer.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    desumanizar os inimigos para motivar a matança

    pra justificar a matança

    sallqantay
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: sallqantay
    · votar


    Edward Blake

    quando você vai cansar dessas suas utilitarices?

    sandroguiraldo

    também

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    - As pessoas fazem merda
    - As pessoas sabem que estão fazendo merda, senso moral
    - Independente de elas se sentirem bem ou mal, precisam justificar porque estão fazendo merda, mecanismo de defesa
    - A justificativa não é tão relevante assim ao meu ver. O 'x' da questão é que as pessoas deveriam re-ajustar seus valores morais.

    Exemplo:
    Cristianismo. Independente de existir Deus ou não: Jesus foi um cara muito foda. Se todos tivessem a mesma empatia e moral ao menos 1/10 parecida com a dele, metade dos problemas estariam acabados, inclusive a guerra.
    Porém, a galera insiste em usar as palavras dele pra cometer atrocidades, seja hoje, seja 20 séculos atrás.

    Posso usar como justificativa qualquer coisa que achar melhor pra fazer qualquer merda que quiser, desde que eu seja suficientemente imoral, "filho da puta". Mesmo que a justificativa não faça sentido de verdade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a da guerra como imanência social