Falecimento do Grande Humberto Eco

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16


Lamentavelmente faleceu ontem um dos maiores intelectuais do fim do século XX. O Pensador, Filósofo e Escritor Humberto Eco.
Sua contribuição para a Ciência é maiúscula, e, para a literatura e demais Artes, importantíssima.
Foi autor de um dos melhores romances históricos de todos os tempos, "O Nome da Rosa" (filmado por Jean Jacques Annaud, com o Grande Sean Connery no papel principal), dentre outros.
Eco criticava forte e consistentemente a sociedade midiática atual:
"...Eco havia feito duras críticas às redes sociais, dizendo que elas deram o direito à palavra a uma "legião de imbecis". "Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel..."
"...a TV já havia colocado o "idiota da aldeia" em um patamar no qual ele se sentia superior. "O drama da Internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade..."
"...Quem não lê, aos 70 anos terá vivido só uma vida. Quem lê, terá vivido 5 mil anos. A leitura é uma imortalidade de trás para frente..".
Dedicarei minhas aulas na UFF nesta 2ª feira e na UNESA na 3ª à memória desse gigante intelectual.
R.I.P

brunohardrocker
Veterano
# fev/16 · Editado por: brunohardrocker
· votar


"...Eco havia feito duras críticas às redes sociais, dizendo que elas deram o direito à palavra a uma "legião de imbecis". "Normalmente, eles [os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel..."

E por que ele seria contra esse direito a ser imbecil?
Não é muito pior sem um censor de imbecilidade?

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/16
· votar


po, eu gostava de engenheiros

megiddo
Membro
# fev/16 · Editado por: megiddo
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Dedicarei minhas aulas na UFF nesta 2ª feira e na UNESA na 3ª à memória desse gigante intelectual.

Se for escrever na lousa, só não esqueça de tirar o "H".

brunohardrocker
Veterano
# fev/16
· votar


One More Red Nightmare

Mas Humberto Eco fica irritante, eu prefiro o Humberto Reverb/Delay.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/16 · Editado por: One More Red Nightmare
· votar


edit

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


megiddo
Força do hábito...
Meu pai e meu sobrinho chamam-se Humberto, assim como meu avô....
brunohardrocker
Ninguém é contra o que você chama de "direito de ser imbecíl".
O que pessoas como ele (e eu...), somos contra é que tais pessoas possuam alguma "autoridade", que fiquem por aí falando baboseiras sem saber do que estão falando.... Principalmente se outros "imbecis" escutarem...

Aliás, o que seria o "direito de ser imbecil"? que vc apregoa? Alguém em sã consciência reinvindicaria tal direito? Aqui, nesse fórum, nesse tópico em particular, o pretenso "direito de ser imbecil" seria válido? Ou não?

Snakepit
Veterano
# fev/16 · Editado por: Snakepit
· votar


brunohardrocker
Quem vai ter a capacidade intelectual de classificar a pessoa/comentario como imbecil ou não?

Provavelmente um imbecil.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Snakepit
Quem vai ter a capacidade intelectual de classificar a pessoa/comentario como imbecil ou não?
Eu sou um "imbecil" em informática, e boa parte de meus alunos, são bem melhores do que eu e sabem disso, e eu sou o 1º a admitir (e pedir ajuda quando necessário - intelectualidade supõe humildade... A base da postura socrática como ponto de partida do Conhecimento). Também entendo muito pouco de matemática... Portanto, não abro minha boca para falar do que não conheço...
O "imbecil" ao qual Umberto Eco referia-se é esse ser que utiliza os meios e as palavras para algo que não domina, para propagar "imbecilidades"...

Viciado em Guarana
Veterano
# fev/16
· votar


Mais um ícone que era fodão no que fazia que se vai!
Tá parecendo um novo clube dos 27! Todo mês se tá ceifando um que é referência.

Recomendo essa coleção de livros dele sobre Idade Média como introdução ao assunto.
http://www.amazon.com.br/Idade-M%C3%A9dia-B%C3%A1rbaros-crist%C3%A3os- mu%C3%A7ulmanos-ebook/dp/B009B0Z96K

Mauricio Luiz Bertola
Cuidado aê viu, mestre luthier!
Esse ano tá danado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Viciado em Guarana
Cuidado aê viu, mestre luthier!
Esse ano tá danado!

Pode deixar...
Obrigado pelo "mestre luthier", mas não sou isso não...
Esses livros dele são demais! E, aliás, eu não os tenho!!!
Abç

guizimm
Veterano
# fev/16
· votar


Não é muito pior sem um censor de imbecilidade?

não

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/16
· votar


Gostava muito, tenho toda a discografia.

Casper
Veterano
# fev/16
· votar


Luto.

cao fofo
Veterano
# fev/16
· votar


... Ele é dono de uma vasta biblioteca pessoal (que contém cerca de 30 mil livros) e divide os visitantes em duas categorias: os que reagem com:
“Uau! Signore professore douttore Umberto Eco, que biblioteca o senhor tem! Quantos desses livros o senhor já leu?”
, e os outros – uma minoria muito pequena – que entendem que uma biblioteca particular não é um apêndice para elevar o próprio ego, e sim uma ferramenta de pesquisa.
Livros lidos são muito menos valiosos do que os não lidos.
A biblioteca deve conter tanto das coisas que você sabe quanto seus recursos financeiros, taxas hipotecárias e o atualmente restrito mercado de imóveis lhe permitam colocar nela.
Você acumulará mais conhecimento e mais livros a medida que for envelhecendo, e o número crescente de livros não-lidos nas prateleiras olhará para você ameaçadoramente.
Na verdade, quanto mais você souber, maiores serão as pilhas de livros não lidos. Vamos chamar essa coleção de livros não lidos de antibiblioteca.



Trecho do livro de Nassim Nicholas Taleb, A Lógica do Cisne Negro

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


cao fofo
A Lógica do Cisne Negro
Livro interessante esse...
Abç

Pedro_Borges
Veterano
# fev/16 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"...a TV já havia colocado o "idiota da aldeia" em um patamar no qual ele se sentia superior. "O drama da Internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade..."

É verdade professor, mas espero que não seja um daqueles que se dizem defensor dos imbecis como virtude de uma vã ideologia desconexa de causa e efeito.

Aqui, nesse fórum, nesse tópico em particular, o pretenso "direito de ser imbecil" seria válido? Ou não?

Sempre foi válido. Se tentar apregoar qualquer ensaio de valor, será duramente chamado de titio gagá.

Viciado em Guarana
Recomendo essa coleção de livros dele sobre Idade Média como introdução ao assunto.
http://www.amazon.com.br/Idade-M%C3%A9dia-B%C3%A1rbaros-crist%C3%A3os- mu%C3%A7ulmanos-ebook/dp/B009B0Z96K


Ás vezes penso que esse Guarana é mais velho do que revela o seu perfil. É um cara por vezes 'não me toque', mas tem umas dicas pontuais. Neste caso foi cirúrgico. conheço a obra e falar do filme é chover no molhado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Pedro_Borges
É verdade professor, mas espero que não seja um daqueles que se dizem defensor dos imbecis como virtude de uma vã ideologia desconexa de causa e efeito.
Acho que para você, dizer que não (veementemente), não seria necessário...
Se tentar apregoar qualquer ensaio de valor, será duramente chamado de titio gagá.
Vindo de certos garotos aqui, isso me soaria até como um elogio...
Ás vezes penso que esse Guarana é mais velho do que revela o seu perfil. É um cara por vezes 'não me toque', mas tem umas dicas pontuais. Neste caso foi cirúrgico. conheço a obra e falar do filme é chover no molhado.

Compartilho dessa opinião....
Nem tudo está perdido...
Abçs

Wade
Membro Novato
# fev/16
· votar


Humberto berto berto erto erto rto rto to to o o o

brunohardrocker
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Assim, eu posso achar lindo a humildade, os que falam com propriedade, mas é feio ser contra a liberdade.

Pra que o medo? Deixe os imbecis falaram aos imbecis que querem ouvir.

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/16
· votar


Ele estaria sendo contra a liberdade se estivesse reclamando que a rede social fosse interditada, ou algo que o valha.

No fundo a crítica dele está no movimento de massa, quando o populacho acha que pode voar sozinho, emancipar-se das aristocracias da cultura. A rede social é apenas um espaço em que isso fica escrachado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


brunohardrocker
Pra que o medo? Deixe os imbecis falaram aos imbecis que querem ouvir.
Esse foi o argumento usado por Adolph Hitler, "permitido" em "Mein Kampf"
Quem não conhece a História está condenado a repeti-la....
One More Red Nightmare
No fundo a crítica dele está no movimento de massa, quando o populacho acha que pode voar sozinho, emancipar-se das aristocracias da cultura. A rede social é apenas um espaço em que isso fica escrachado.
Não se trata de "aristocracia da cultura", e sim, dos pensadores cujo objetivo é o bem do coletivo e não de grupos, partidos, etc. E isso pressupõe estudo, erudição, consciência crítica e ética/moral (principalmente essa última como norteadora das outras).
O que se vê hoje são elementos desqualificados, com interesses escusos, pecuniários e/ou reacionários, tendo (apoderando-se) espaço de homens como Umberto Eco (só para citar o exemplo desse grande intelectual). De indivíduos sem estofo que pregam exatamente que se deve "...deixar os imbecís falarem para imbecís que querem ouvir...", em uma distorção do ideal democrático e iluminista. O resultado desse "democratismo", desse "populismo cultural rasteiro" é o desastre, é a barbárie...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Vejam um pequeno exemplo dessa barbárie, desse nefasto "democratismo", dessa irresponsabilidade ao se permitir "voz" a imbecís:
http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/justica-e-direito/aluno-te ra-que-indenizar-professor-por-ofensas-publicadas-no-facebook-9wgjsnbg 26e7c7etvayr908br

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não se trata de "aristocracia da cultura", e sim, dos pensadores cujo objetivo é o bem do coletivo e não de grupos, partidos, etc. E isso pressupõe estudo, erudição, consciência crítica e ética/moral (principalmente essa última como norteadora das outras).

A sua descrição é precisamente o que eu entendo por aristocracia da cultura. Aliás, estamos falando da mesma coisa e concordando. Entendo pelo termo aquele grupo de pessoas distintas que forjam a identidade de um povo, ao qual Ortega y Gasset associa o declínio ou florescimento das civilizações.
É importante distinguir entre a verdadeira aristocracia intelectual e aquela que pretende ser aristocracia por suas maneiras e posses, mesmo não passando de um populacho sofisticado e afetado. (que são tão imbecis quanto). Também desassociar essa condição privilegiada com riqueza. Intelectuais surgem em todas as classes, pobres ou ricas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


One More Red Nightmare
Sim, concordo...
O problema que o termo "aristocracia" carrega uma pesada carga anti-democrática e elitista no mal sentido do termo. Apenas isso.
Abç

sallqantay
Veterano
# fev/16
· votar


à memória desse gigante intelectual

essa lambeção de saco é uma das coisas que enchem o saco na academia

sallqantay
Veterano
# fev/16 · Editado por: sallqantay
· votar


Mauricio Luiz Bertola
anti-democrática e elitista no mal sentido do termo

Não vejo como, pois democracia e populacho são duas coisas odiosas em todos os sentido.

É bem claro para mim a necessidade de uma elite para dirigir a sociedade que, se deixada à turba ignara, acaba em 5 minutos

One More Red Nightmare
Veterano
# fev/16
· votar


O Bertola está certo. Usar o termo aristocracia fora da academia, a despeito do seu real significado, causa mais confusão que esclarecimento, pelo mal uso da palavra.

sallqantay
Veterano
# fev/16
· votar


One More Red Nightmare

uma das características da aristocracia é não se importar com isso

Casper
Veterano
# fev/16 · Editado por: Casper
· votar


Livro póstumo.

Esse Umberto é sem "H".
O povo discute a obra sem mesmo saber o nome.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Falecimento do Grande Humberto Eco