Thom Yorke compara ação do YouTube ao nazismo

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # dez/15


    Thom Yorke compara ação do YouTube ao nazismo

    “As pessoas continuam a dizer que estamos numa era em que a música é gratuita, o cinema é gratuito. Isso é mentira"

    http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/thom-yorke-compara-accao- do-youtube-ao-nazismo-1716155

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/15
    · votar


    O irmão loiro do Amaral.

    kiki
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    fiquei com remorso por ouvir muita musica no yutube

    Wade
    Membro Novato
    # dez/15 · Editado por: Wade
    · votar


    "Qual é a diferença?”

    Eu ia argumentar que a diferença é que hoje não é obrigatório. Você, artista, está no Youtube enchendo o cu deles de dinheiro sem receber nada em troca se quiser.

    Mas é uma diferença teórica, pois na prática, se você, artista, não tiver no Youtube enchendo o cu deles de dinheiro sem receber nada em troca, suas chances de ter alguma relevância no mercado caem drasticamente. Então sim, é "obrigado".

    Mas não vejo o Google como vilão por isso. O começo foi voluntário. Os próprios artistas criaram esse monstro. Antes de criar um canal e upar um vídeo tem uma caralhada de termos. Eles aceitaram.

    sallqantay
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    música é gratuita

    música é arte performática, pertence aos palcos, nada vai mudar isso. Gravação é para o populacho ignóbil

    st.efferding
    Membro
    # dez/15
    · votar


    Pau no cu desse viado e suas 30 Ferraris.

    JJJ
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Resta saber o que ele acha que é "pouca remuneração"...

    Wade
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Eu acho que é fácil pra ele fazer esse tipo de reclamação. Um cara com uma carreira consolidada não precisa mais de exposição. O Radiohead pode viver da glória do passado, caso assim deseje. Ele tá pensando muito pela ótica dele.

    Mas e um artista independente que tá começando agora? Se não "alimentar o monstro" divulgando seu material nos canais que atingem bilhões de pessoas, vai fazer como? Produtoras não olham mais pras ruas a procura de gente pra investir, procuram justamente nesses canais.

    Claro que concordo que o YT ganha muito dinheiro e repassa pouco. Claro que seria melhor se eles repassassem uma parcela justa. Mas a questão é bem mais complicada que isso.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Sério que vcs levam o Thom Yorke a sério?

    caralho

    Wade
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    FELIZ NATAL
    Não é pra levar? Sei lá, única coisa que sei dele é que é vocalista do Radiohead. Nada mais. Que ele faz?

    makumbator
    Moderador
    # dez/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    st.efferding
    Pau no cu desse viado e suas 30 Ferraris.

    Se o Google fosse mais razoável, ele poderia ter 60 Ferraris, e não apenas 30.

    Wade
    Eu acho que é fácil pra ele fazer esse tipo de reclamação. Um cara com uma carreira consolidada não precisa mais de exposição. O Radiohead pode viver da glória do passado, caso assim deseje. Ele tá pensando muito pela ótica dele.

    Não sei, dependendo da interpretação, pode-se dizer que ele estaria falando mais pelos que não tem como ele uma carreira consolidada mundialmente. Um artista iniciante ou menor não tem o poder de barganha que ele (e outros) podem ter. Mas é claro que ele também gostaria de ganhar mais.

    E que principalmente os serviços de streaming pagam pouco, isso é bem verdade. E não estou falando de artista obscuro não, gente da pesada no mercado musical recebe só o troco do que o serviço amealha dos usuários (inclusive tem uns que se recusam a entrar no spofity e semelhantes devido a isso).

    Wade
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    makumbator
    Mas acredito que o objetivo de um artista iniciante que coloca seu material no Youtube não é ganhar dinheiro DO YOUTUBE, entende? É apenas divulgar seu material, espalhar seu nome. E nos frutos dessa exposição sim, conseguir fontes de renda.

    Nesse caso, tanto faz Youtube pagar muito ou pouco, desde que continue sendo um canal que te permite colocar sua arte disponível pra bilhões de pessoas no mundo inteiro sem cobrar por isso.

    Eu percebo ele falando meio com tom de "boicote", sei lá. Daí entra o que eu disse: pra ele é fácil fazer boicote. Ele não "precisa" do YT. Mas pra nego ninguém, é diferente.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Wade
    Não é pra levar? Sei lá, única coisa que sei dele é que é vocalista do Radiohead. Nada mais. Que ele faz?

    Dá a bonda.

    Wade
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    FELIZ NATAL
    Por isso que ninguém me leva a sério...

    makumbator
    Moderador
    # dez/15
    · votar


    Wade
    O objetivo principal inicial é realmente exposição e divulgação, mas o que o cara discute é que independente disso o Google (e outros) ganha muito e paga pouco, e de todos, do zé do cavaco até dos artistas mais consagrados.

    E tem alguns artistas de peso que realmente boicotam serviços de streaming, apple music store, amazon music store, etc... Justamente devido a diferença muito grande entre o que o serviço paga ao artista e o que ele lucra.

    Wade
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    makumbator
    Realmente é injusto. Mas, né, o site tá lá, o Google tem a margem de lucro que ele deseja e nego aceita os termos de contrato antes de criar conta/criar canal/subir o vídeo. Fazer o que?

    O que se pode fazer é justamente isso, boicote. Mas só pode "se dar ao luxo" de fazer boicote quem não precisa mais da exposição.

    Casper
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Sei lá, única coisa que sei dele é que é vocalista do Radiohead. Nada mais. Que ele faz?

    Ele matou o Justin Bieber!



    Wade
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Casper

    O que é algo digno, creio eu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Thom Yorke compara ação do YouTube ao nazismo