Religião é para perdedores

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# nov/15
· votar


Bizet

34

Por isso estou certo e fundamentado!

st.efferding
Membro
# nov/15
· votar


pessoas sem nenhum crença, ou que creem em outro deus que não o Cristão podem sim demonstrar boas qualidades, porém eles nunca vão poder agir de acordo com o mais importante princípio de todos, que é o de adorar e amar a Deus de coração e verdade
por isso que para os cristãos, alguem não cristão nunca poderá ser considerado como uma verdadeira pessoa praticadora do bem, pois ela nao adora ao Deus que a criou e lhe deu todas as coisas


E o que o cristão deve fazer, numa hora dessas? (quando encontra uma pessoa que não crê no Cristo, porém demonstra boas qualidades)

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Wade: Evolução do instinto humano. Simplesmente não faz parte do instinto evolutivo.

-Dan: Simplificando a questão do estupro não ser uma coisa bacana:
“Não faça aos outros o que você não gostaria que fosse feito a si mesmo.”


Fidel Castro: o que importa é que sempre foi moralmente incorreto

mas será também?

a moralidade não é pétrea ao meu ver, é fluida e específica ao seu tempo.



Com todo o respeito, olha o nível das respostas de vocês. Não conseguem ir ao cerne da questão, fogem da pergunta, não são diretos no que respondem; isso sim é desonestidade intelectual. Eu tenho uma, apenas uma posição e a defendo. Vocês não. Tudo são suposições pautadas no racionalismo, totalmente arbitrárias (daí eu fazer a primeira pergunta sobre as evidências).

Vou responder ao Wade, que foi o que pelo menos tentou argumentar usando a evolução. Entretanto os questionamentos que farei valem para os três. Se puderem podem me responder.


Você está tentando me dizer que o homem partiu de um estado primitivo e moveu-se (ou está se movendo, não interessa) em direção à perfeição; o que ocorre é o oposto e explicarei meu ponto de vista: o homem era perfeito e caiu dessa perfeição (historicamente, o homem tem se tornado mais condescendente com o próximo ou mais fútil e arrogante? Nem precisa responder). Quando você pratica algum ato que sua consciência o acusa de ser imoral, isso significa que em algum ponto da história o homem era perfeitamente moral; ora, usando o princípio da reserva legal do Direito Penal, "não há crime (ou conduta criminosa) sem lei anterior que o defina"; há algo inserido no ser humano que de alguma forma o acusa de quebrar certas leis. O sentimento de culpa por praticar tal ato é uma memória da condição perfeita original do homem. O Black Fire criou um tópico aqui dizendo que somente a depravação total explica a humanidade, e de fato ele está correto. A doutrina bíblica do pecado original é a melhor explicação sobre o estado do homem e do mundo. É evidente que falta alguma coisa no homem; há algo que provoca miséria e infelicidade. O que é isso? Como você o chama? Eu chamo universalidade do pecado, que trouxe corrupção geral ao ser humano (que é uma raça só e proveio de duas pessoas) e distorceu e perverteu a natureza humana.

Discordam? Dê-me uma explicação plausível então.

O fato é que vocês (ateus, agnósticos, seja lá o que for) não possuem respostas para questões cruciais da vida. Vocês discordam entre si e não conseguem me explicar simplesmente de onde surgiu a consciência do que é moral ou não. A Bíblia é a única que possuiu uma explicação clara e direta para tais questões: o homem foi criado bom, à imagem e semelhança de Deus, e isso implica em dizer que ele era perfeito, justo, idôneo, moral. Porém ao cair, todas essas virtudes foram maculadas, originando todo mal que vemos, inclusive o mal moral que vocês não conseguem chegar a um consenso de onde ele veio. Nenhuma outra religião ou filosofia explica isso, apenas o cristianismo tem essas respostas.

Não concordam? Vão direto ao ponto então, mostrem-me uma epistemologia adequada e defensível.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


st.efferding
E o que o cristão deve fazer, numa hora dessas? (quando encontra uma pessoa que não crê no Cristo, porém demonstra boas qualidades)

Você quer dizer no sentido de converter a pessoa ao cristianismo? Tipo se a pessoa alegar que é uma boa e tal e não precisa de religião para isso?

Skider
Veterano
# nov/15
· votar


Acabem logo com este lenga lenga, e cheguem ao silogismo:
1. Se Deus não existe, valores morais objetivos não existem.
2. Valores morais objetivos existem.
3. Portanto, Deus existe.


Cadê o BF para explicar minimamente a depravação total, graça comum, filosofia agostiniana, e cobrar os 34 livros?

Virou feira de Mc lanche feliz este pótico.

Skider
Veterano
# nov/15 · Editado por: Skider
· votar


double

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


duplo.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


depravação total

"O que queremos dizer por depravação total? Não queremos dizer que todos os homens e as mulheres são tão completamente maus e depravados como podem ser; não significa que homens e mulheres não tê consciência; não significa que não possuem qualquer conhecimento do bem e do mal. As pessoas em estado de depravação total têm consciência e discernem a diferença existente entre o bem e o mal; não significa que os homens e as mulheres sejam incapazes de reconhecer ou admirar virtudes, ou que sejam incapazes de sentimentos e ações desinteressados. O que ela significa? Que o homem, em sua condição caída, possui uma natureza inerentemente corrupta, e que essa corrupção se estende através de cada parte do seu ser, a cada faculdade da sua alma e do seu corpo. Também significa que não há nele qualquer bem espiritual (observem o adjetivo). Sim, existe abundância de bem natural, existe moralidade natural, ele pode discernir virtude, e assim por diante. Mas não existe nele bem espiritual, seja qual for. Alguém em estado de depravação total, toda pessoa não regenerada está em inimizade contra Deus e a santa lei de Deus. Essa é sempre a grande característica da depravação total. Pondo-o de outra forma, todas as faculdades dessa pessoa são mal empregadas e pervertidas." Deus o Pai, Deus o Filho; D.M. Lloyd-Jones; pg. 261-262

graça comum

"Podemos definir graça comum da seguinte maneira: Graça comum é a graça de Deus pela qual Ele dá às pessoas bênçãos inumeráveis que não são parte da salvação. A palavra comum aqui significa algo que é dado a todos os homens e não é restrito aos crentes ou aos eleitos somente." Wayne Grudem: http://www.monergismo.com/textos/pneumatologia/graca_comum_grudem.htm

"Deus concede às pessoas, sendo elas cristãs ou não, capacidade, habilidades, perspicácia, criatividade, talentos naturais para as artes em geral, para a música – enfim, aquilo que chamamos de graça comum." Augustus Nicodemus Lopes: http://tempora-mores.blogspot.com.br/2011/02/quando-cultura-vira-evang elho.html

-Dan
Veterano
# nov/15
· votar


Samá Samutte
Com todo o respeito, olha o nível das respostas de vocês. Não conseguem ir ao cerne da questão, fogem da pergunta, não são diretos no que respondem; isso sim é desonestidade intelectual.

Negativo. Apenas não concordamos com vc. Quando isso acontece, basta você ir diretamente ao ponto de discordância e explicar o porque está errado. Não usar esse reductio ad desonestidade que já deu.
"olha o nível" = "seu bobo".

Eu tenho uma, apenas uma posição e a defendo. Vocês não. Tudo são suposições pautadas no racionalismo, totalmente arbitrárias (daí eu fazer a primeira pergunta sobre as evidências).

Você pediu respostas racionais. Eu não fiz nenhuma suposição. Apenas mostrei que seu raciocínio carece de estrutura lógica básica, já que você quis levar a coisa a este ponto. Eu acho totalmente válido você ter suas crenças, respeito e acho legal se elas fazem bem pra vc. Mas quando vc lança uma pergunta, pede respostas racionais, e de um bando de ateus ainda por cima, não espere coisas diferentes de pautadas no racionalismo.

Wade
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Wade
· votar


olha o nível das respostas de vocês. Não conseguem ir ao cerne da questão, fogem da pergunta, não são diretos no que respondem

Hahahaha.

Cerne da questão: Evolução humana. Instinto humano.

Onde está a fuga da pergunta? Mas explique, não somente acuse.

Samá: "Quanto é 2+2?"
Wade: "4"
Samá: "Não fuja da questão! Responda de forma simples e direta!"
Wade: "4"
Samá: "Vá direto ao ponto, pare de rodeios!"
Wade: "4, cara"
Samá: "Desisto. Você não consegue responder uma simples pergunta."

Hahahaha.

Tá bom, Gianyny, foi fofa sua tentativa e engraçado (com leve pitada de pena) o seu desespero. Segue ae na tua fé. Mas lembre-se sempre que sua argumentação ridícula (que nem existe, na verdade) só funciona com outras ovelhas do rebanho. Fora dele, pessoas pensam. Só uma dica pra parar de passar vergonha por aí.

Flws.

-Dan
Veterano
# nov/15 · Editado por: -Dan
· votar


duplicou

-Dan
Veterano
# nov/15 · Editado por: -Dan
· votar


Samá Samutte
Você está tentando me dizer que o homem partiu de um estado primitivo e moveu-se (ou está se movendo, não interessa) em direção à perfeição;

Eu não acho que o Wade quis dizer isso. Perfeição é divino. Não use esse conceito para falar de evolucionismo. Pelo visto você não entendeu nada, pq não consegue desprender a mente de suas crenças para avaliar uma coisa externa à ela.

Mas se bem que isso já era esperado. Se vc desprender a cabeça da crença, corre o risco de notá-la por fora, ver que carece de sentido lógico racional, e acabar indo pro inferno.

Creio que concordamos que nem tudo é sentido lógico racional. Por isso não desvalido sua crença. Consigo pensar como você pensa e entender a estrutura do seu pensamento, mas fora do sentido lógico racional.

No fim prefiro mil vezes o Wuju que assume que sua fé transcende o sentido lógico racional, e não tenta fazer malabarismo na área que não entende (lógica), para forçar alguma coisa.

Talvez vc esteja apenas tentando convencer a si mesmo que suas crenças e fé tem lógica racional. Se for, desista, isso é Satanas te tentando. Não precisa ter cara, explicar a divindidade de amor infinito pra que? Está além da vã forma de pensar humana. Isso não se explica, se sente.

-Dan
Veterano
# nov/15
· votar


Samá Samutte
O fato é que vocês (ateus, agnósticos, seja lá o que for) não possuem respostas para questões cruciais da vida.

Entenda de uma vez por todas. Não. Eu não possuo respostas pra isso que você falou. Se não possuo a resposta, isso não torna a sua, ou a da religião da Mongólia, ou a dos indios peruanos, verdadeira.

Lógica elementar.

-Dan
Veterano
# nov/15 · Editado por: -Dan
· votar


(historicamente, o homem tem se tornado mais condescendente com o próximo ou mais fútil e arrogante? Nem precisa responder

Condescendente.

Provavelmente vc se baseia em internet.

Imaginemos o facebook ao longo do tempo. O que teria de hashtags sobre: estupro pra reprodução, Mó mancada ter escravos, dar chicotadas nas mulé, preto ser estudado, aleijados serem párias, mendigo ser coisa normal, sacrificio humano.. etc.

O mundo tem melhorado, graças a deus kkkkkk

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


O fato é que vocês (ateus, agnósticos, seja lá o que for) não possuem respostas para questões cruciais da vida.

Nem ateus, nem agnósticos, nem crentes.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Samá Samutte
· votar


-Dan

Talvez vc esteja apenas tentando convencer a si mesmo que suas crenças e fé tem lógica racional.

Jamais. Aliás, eu comecei a estudar apologética há pouquíssimo tempo por causa de um grande amigo que tenho que é agnóstico.

Eu não preciso de evidências para provar a existência de Deus. Creio que por mais que tentamos racionalizar, em algum ponto esbarraremos em algo chamado fé. Olha só: "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." Hb 11.3. Para mim, é simples assim. O que estou tentando passar para vocês é que há algo inerente no homem que aponta para algo maior; olhe o sentimento religioso presente na humanidade e me responda de onde advém isso.

Agora, ouso afirmar que todas as cosmovisões não-cristãs (incluindo as religiões e filosofias não-cristãos) não tem qualquer justificação última para questões cruciais da existência humana (o sentido da vida, por exemplo, o sentimento moral, que vocês falaram, falaram e falaram e não responderam meu último post). O ceticismo de vocês é auto-destrutivo. Ele é auto-contraditório em afirmar que sabemos que não podemos saber.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Wade

Cara, estou confuso. Você diz que é católico. Como assim?

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Samá Samutte

se te traz paz, beleza.

pra mim o sentido da vida é existir e ter ciência de nossa existência, liberdade e revolta.

só existimos e é isso.

qualquer explicação alheia à existência humana pra mim não apenas é irrelevante como desinteressante.

qual o cerne da questão pra você?

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


-Dan
Entenda de uma vez por todas. Não. Eu não possuo respostas pra isso que você falou.

Obrigado por atestar o que eu já sabia.

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Entenda de uma vez por todas. Não. Eu não possuo respostas pra isso que você falou. Se não possuo a resposta, isso não torna a sua, ou a da religião da Mongólia, ou a dos indios peruanos, verdadeira.

O que eu estou afirmando é: todas as cosmovisões não-cristãs (incluindo as religiões e filosofias não-cristãos) não tem qualquer justificação última para questões cruciais da existência humana. Podem chorar, xingar-me, dizer que sou babaca, não me importa. Só a cosmovisão cristã apresenta tais respostas, quer vocês acreditem ou não.

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Só a cosmovisão cristã apresenta tais respostas

cara, até aí Nietszche também. Aliás, eu também.

E aí, por que a cristã tá certa?

Fidel Castro
Veterano
# nov/15
· votar


para questões cruciais da existência humana

alías, quais seriam essas questões?

Samá Samutte
Membro Novato
# nov/15
· votar


Fidel Castro
Só a cosmovisão cristã apresenta tais respostas

cara, até aí Nietszche também. Aliás, eu também.

E aí, por que a cristã tá certa?


Explique-me a questão moral. Eu já coloquei o posicionamento do cristianismo.

para questões cruciais da existência humana

alías, quais seriam essas questões?


Origem do universo, sentido da vida, o mal, etc.

Olha a sua explicação para o sentido da vida: pra mim o sentido da vida é existir e ter ciência de nossa existência, liberdade e revolta.
só existimos e é isso.


Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


Eu não preciso de evidências para provar a existência de Deus.

E por que está tentando fazer isso?

Creio que por mais que tentamos racionalizar, em algum ponto esbarraremos em algo chamado fé.

Você esbarrou, sua tia crente esbarrou. O coroinha da igreja esbarrou. Mas nem todo mundo esbarra. Ou melhor, nem todo mundo PRECISA esbarrar. É mesmo tão difícil assim pra sua cabecinha entender isso?

Olha só: "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." Hb 11.3. Para mim, é simples assim.

Massa, cara. PRA VOCÊ. Pra você, que leva a sério o que está escrito nesse livro. Pra outras pessoas não é.

O que estou tentando passar para vocês é que há algo inerente no homem que aponta para algo maior

Não. Você enxerga isso de acordo com sua visão e suas experiências pessoais. Que um dia convergiram para a religião e você encontrou sua paz ali. Parabéns. Outras pessoas tiveram experiencias diferentes das suas (sabia disso? Incrível, né? Nem todo mundo é clone seu) e encontrou sua paz e felicidade em outra coisa que não a religião.

olhe o sentimento religioso presente na humanidade e me responda de onde advém isso.

Olhe o sentimento científico presente na humanidade e me responda de onde advém isso.

ouso afirmar que todas as cosmovisões não-cristãs (incluindo as religiões e filosofias não-cristãos) não tem qualquer justificação última para questões cruciais da existência humana (o sentido da vida, por exemplo, o sentimento moral, que vocês falaram, falaram e falaram e não responderam meu último post).

Parabéns. Você é um cristão pré-potente, arrogante e irredutível. Ou seja, um cristão típico. O pastor está orgulhoso. Só uma coisa, pro pessoal das outras cosmovisões não-cristãs, vocês (cristãos) é que não tem as respostas certas pra nada. E advinha, assim como você fez e faz, eles não precisam embasar isso, apenas falar. Mágico, não?

o sentimento moral, que vocês falaram, falaram e falaram e não responderam meu último post

Eu respondi. Só que eu não respondi o que você queria que eu tivesse respondido, que era basicamente concordar com você.

Você não tem o menor preparo pra uma discussão porque não consegue lidar com o fato de que pessoas discordam de você e sua opiniões (porque é tudo que você expõe em todas as discussões que já vi você se meter, opiniões*).

Eu respondi de forma direta e simples. mas como discordei de você, então, pra você, eu não respondi. Pra mim não faz diferença.

O ceticismo de vocês é auto-destrutivo.

Explique o porquê em vez de apenas dizer. Escrever isso não tem validade alguma pra uma discussão. É tão relevante quanto um peido do Pedro Bial.

Ele é auto-contraditório em afirmar que sabemos que não podemos saber.

Explique. [2]

-Dan
Veterano
# nov/15
· votar


Samá Samutte
Obrigado por atestar o que eu já sabia.

De nada. Achei que isso era óbvio.

Samá Samutte
O que eu estou afirmando é: todas as cosmovisões não-cristãs (incluindo as religiões e filosofias não-cristãos) não tem qualquer justificação última para questões cruciais da existência humana. Podem chorar, xingar-me, dizer que sou babaca, não me importa.

Todas? Uau! Quanto tempo de vida já dedicou para destrinchar todas as religões do planeta terra?

Só a cosmovisão cristã apresenta tais respostas, quer vocês acreditem ou não.

Partiu pra tirania impositiva. Não tem isso na apologética. Vai ter que estudar mais.

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


Entenda de uma vez por todas. Não. Eu não possuo respostas pra isso que você falou.

Obrigado por atestar o que eu já sabia.


Olha aí. A única coisa que ele queria afinal.

Podem chorar, xingar-me, dizer que sou babaca, não me importa. Só a cosmovisão cristã apresenta tais respostas, quer vocês acreditem ou não.

Nem. Muitas outras (senão todas) apresentam suas próprias respostas pra todas as questões. Essas respostas podem estar certas ou erradas.São coisas diferentes.

Pra você, cristão, as respostas do cristianismo estão corretas e a das outras crenças, erradas. Para pessoas de outras crenças, as deles estão certas e as suas, erradas. Pra você, você está certo. Pra outras pessoas, você está errado.

E aí?

Explique-me a questão moral. Eu já coloquei o posicionamento do cristianismo.

E eu coloquei a do evolucionismo. Só que como você não concorda com ela, então PRA VOCÊ não é uma resposta. Mas é sim. Eu posso dizer que a sua está errada e a minha certa. E aí? Vamos resolver como?

Olha a sua explicação para o sentido da vida: pra mim o sentido da vida é existir e ter ciência de nossa existência, liberdade e revolta.
só existimos e é isso.


É uma explicação. Assim como a explicação do cristianismo. Eu posso achar essa dele mais correta que a sua do cristianismo. Como você vai me provar e me convencer de que é o contrário? Que é a sua que está certa.

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Explique-me a questão moral.

Ela é humana, transitória, subjetiva e não-universal. Emana do homem para o homem.

Origem do universo, sentido da vida, o mal, etc.

Origem do universo eu não sou físico, e nem me interesso tanto pra ser sincero. As relações humanas já são um prato cheíssimo para mim, reles humano que viverá uns 70 anos em média.

Sentido da vida é existir e ter ciência disso. Ponto.

Mal? Qual a relevância disso? Mal é um estado de espírito e o adjetivo deriva de fazer pessoas sentirem-se nesse estado de espírito.

Wade
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Wade
· votar


Na real. Acho que está bem claro que o Gianyny não tem preparo nenhum pra entrar em uma discussão. Tem que comer muito feijão com arroz ainda.

Ele age como se o fórum fosse uma igreja e nós fôssemos o rebanho e ele o pastor. Ele usa pregação achando que é argumento. Imposição achando que é lógica. E pior, achando que alguém vai mesmo engolir. Que ninguém está percebendo o papelão. Deve passar horas fazendo isso com gente de mente fraca (eufemismo aqui pra gente burra mesmo) e funciona, aí o ego cresce e ele acha que sabe alguma coisa, que tem poderes.

E se isso:

O que eu estou afirmando é: todas as cosmovisões não-cristãs (incluindo as religiões e filosofias não-cristãos) não tem qualquer justificação última para questões cruciais da existência humana. Podem chorar, xingar-me, dizer que sou babaca, não me importa.

Não é alienação, eu não sei o que é.

-Dan
Veterano
# nov/15
· votar


Samá Samutte
Para mim, é simples assim. O que estou tentando passar para vocês é que há algo inerente no homem que aponta para algo maior; olhe o sentimento religioso presente na humanidade e me responda de onde advém isso.

Conhece a falácia da poça dágua? É divertida.

“Imagine uma poça d’água acordando um dia e pensando, “Que mundo interessante este em que me encontro, um buraco interessante, ele me serve direitinho, não? Na verdade, ele me serve perfeitamente bem, só pode ter sido feito para me ter dentro dele!”.

Nosso amigo primata primeiro deve ter tido esse sentimento quando se viu diante de um mundo tão adequado a ele.

Mas tipo, vc é criacionista certo? Acho que não teremos um diálogo frutífero com premissas tão incompatíveis.

Fidel Castro
Veterano
# nov/15 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Samá é tipo o Alexei Karamazov sem senso crítico e ceticismo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Religião é para perdedores