Sobre o dilema "coxinha" vs. "mortadela" de um paulistano

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15 · Editado por: erico.ascencao


    Sou um brasileiro, paulista, paulistano e itaquerense de classe B. Passei a ficar mais interessado por política desde as eleições passadas, talvez pela polarização que se deu ou pelo surgimento dos escândalos da Lava Jato. Pois bem, minhas convicções políticas me levaram a votar no PSDB nos âmbitos estadual e federal, seguindo a tendência clássica da minha descrição de perfil anterior.

    Ano que vem tem eleições municipais. Desde as eleições passadas, venho gostando da gestão do Fernando Haddad (PT) aqui na capital. Achei muito importante as medidas que ele tomou com relação à mobilidade urbana, tanto no âmbito dos corredores de ônibus (que teve um período de adaptação turbulento, mas se estabilizou e vem apresentando bons resultados) quanto no das ciclovias (aqui atitude foi importante, porém em muitos casos mal executada).

    E é aí que entra o dilema: como é possível ser um brasileiro "coxinha", paulista "coxinha" e paulistano "mortadela"? Uma das explicações que eu dou pra mim mesmo é a seguinte: um paulista tende a ser "coxinha" no âmbito nacional por pertencer à elite do país, um paulistano tende a ser "coxinha" no estado pelo mesmo motivo, mas um itaquerense tende a ser "mortadela" no âmbito municipal. Como morador de um bairro de periferia, sou beneficiado por diversas ações do governo atual do PT na cidade e também reconheço boas medidas do governo da Marta Suplicy (regularização das lotações, Bilhete Único, CEUs e primeiros corredores de ônibus), apesar de esta última ter deixado o caixa da cidade em frangalhos.

    Enfim, num ambiente de extrema polarização política, é complicado ter um tipo de postura como a minha. Justamente por isso ainda me coloco em dúvida como eleitor do Haddad, só gostaria de sentir firmeza com relação a como ele geriu as contas do município neste período. Apesar de ele ter sido eleito pelo PT, que vem sofrendo com denúncias de corrupção das mais cabeludas, vejo a figura dele com um certo descolamento em relação ao partido.

    Dissertem - principalmente os paulistanos.

    Fidel Castro
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    Enfim, num ambiente de extrema polarização política, é complicado ter um tipo de postura como a minha. Justamente por isso ainda me coloco em dúvida como eleitor do Haddad, só gostaria de sentir firmeza com relação a como ele geriu as contas do município neste período. Apesar de ele ter sido eleito pelo PT, que vem sofrendo com denúncias de corrupção das mais cabeludas, vejo a figura dele com um certo descolamento em relação ao partido.

    São Paulo é provavelmente a prefeitura mais transparente do mundo, todos os balanços estão disponíveis online, contratos, a caralha toda.

    Tá tudo bonitão, inclusive gerando caixa combatendo a corrupção (máfia do ISS, uma grana da gestão Maluf, em torno de 180mi foi repatriada...)

    O Haddad implementou uma puta controladoria na prefeitura, botando ordem na contabilidade da porra toda. Até contratos assinados os caras correram pra arrumar desconto.

    Tem seus problemas, óbvio, mas no geral, melhor gestão municipal que já vi no Brasil. Ouso dizer que se a gestão municipal tivesse controle sobre algumas áreas de responsabilidade do Governo Estadual (Metrô e Segurança Pública), estaria bem melhor.


    A diferença do Haddad pro resto do PT é que o cara é um professor da San Fran que resolveu ter uns anos de serviço público na política e depois volta pra San Fran. O cara estava para voltar a dar aula quando o Lula praticamente implorou para ele concorrer a São Paulo.

    sallqantay
    Veterano
    # out/15 · Editado por: sallqantay
    · votar


    nope, o Haddad nao fez porra nenhuma pelo transporte. A pauta é bem simples: corredor de ônibus de alta capacidade na faixa da esquerda de todas as avenidas.

    E também pouco fez pelo adensamento da cidade: SP precisa de 1 mi de pessoas morando no centro expandido (o que dá fácil, a densidade dessa cidade é muito baixa nessa área)

    Sem essas duas coisas SP nao vai para frente (outra prioridade é botar a CPTM para funcionar no padrão do metrô)

    Agora, usar esses termos do populacho (coxinha, mortadela...) para análise política é um suicídio intelectual. Serve para fazer piada, nunca o menos

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sallqantay

    nope, o Haddad nao fez porra nenhuma pelo transporte. A pauta é bem simples: corredor de ônibus de alta capacidade na faixa da esquerda de todas as avenidas.

    Pode ser "porra nenhuma" quando se fala na simplicidade da ação e no seu custo, mas houve redução significativa nos tempos de deslocamento nestes locais.

    E também pouco fez pelo adensamento da cidade: SP precisa de 1 mi de pessoas morando no centro expandido (o que dá fácil, a densidade dessa cidade é muito baixa nessa área)

    Sem essas duas coisas SP nao vai para frente (outra prioridade é botar a CPTM para funcionar no padrão do metrô)


    Ta aí uma área em que se precisa trabalhar muito. Existem iniciativas muito, mas muito tímidas neste sentido. Têm pipocado alguns empreendimentos imobiliários no centro com o conceito de apartamentos sem garagem, o que é um claro empurrãozinho no sentido de os moradores usarem o transporte público. Acredito que o caminho é a prefeitura negociar com os donos de prédios antigos abandonados para transformar em conjuntos habitacionais. Enfim, o cerne dos problemas de mobilidade em São Paulo não são os meios de transporte, mas sim a concentração dos pólos de trabalho.

    Com relação à CPTM funcionar no padrão metrô, não é um troço simples - basta reparar em como é a infraestrutura de uma estação da CPTM e uma estação de metrô. Além disso, CPTM é do estado.

    Agora, usar esses termos do populacho (coxinha, mortadela...) para análise política é um suicídio intelectual. Serve para fazer piada, nunca o menos

    Obviamente os termos foram utilizados aqui não de forma pejorativa ou como "populacho", mas simplesmente como piada, como você mesmo disse.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/15
    · votar


    erico.ascencao
    Sou um brasileiro, paulista, paulistano e itaquerense de classe B.

    Vai curintia!

    makumbator
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Viciado em Guarana
    erico.ascencao
    Sou um brasileiro, paulista, paulistano e itaquerense de classe B.

    Vai curintia!


    Só pra gerar mais contradições ele deve ser palmeirense.

    DarkMakerX
    Veterano
    # out/15
    · votar


    erico.ascencao
    É com essa mentalidade que você vira um eleitor consciente. Na minha opinião, burro é quem vota em partido e não no político.
    Partido é uma ideologia ampla. O político é a concretização de uma parte da ideologia, com meios reais de desenvolver algo.

    Ideologia por ideologia, tanto PT quanto PSDB tem coisas boas (as que o eleitor concorda) e coisas ruins (que o eleitor não concorda). Logo, escolher o político por suas metas e por sua capacidade de realizá-las é o melhor jeito de votar.

    Benva
    Veterano
    # out/15
    · votar


    O centro de São Paulo sofreu um retrocesso imenso por causa desse sujeito. Enfim, só mais um da corja esquerdista lixo que só sabe jogar a responsabilidade pelas bostas que ocorrem por culpa própria para os outros.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15
    · votar


    makumbator

    Só pra gerar mais contradições ele deve ser palmeirense.

    Complementando: Sou um brasileiro, paulista, paulistano, itaquerense, de classe B e palmeirense.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15
    · votar


    DarkMakerX

    É com essa mentalidade que você vira um eleitor consciente. Na minha opinião, burro é quem vota em partido e não no político.

    Você está certo em partes. No caso do governo federal, quem votou na figura da Dilma está se ferrando agora porque ela é um mero fantoche do seu partido - não pera... da base aliada!

    Benva

    O centro de São Paulo sofreu um retrocesso imenso por causa desse sujeito. Enfim, só mais um da corja esquerdista lixo que só sabe jogar a responsabilidade pelas bostas que ocorrem por culpa própria para os outros.

    Em que pontos você vê este retrocesso? Eu circulei pelo centro de São Paulo quase diariamente em boa parte da última década e não senti nenhuma diferença para melhor ou pior.

    Fidel Castro
    Veterano
    # out/15 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    O centro de São Paulo sofreu um retrocesso imenso por causa desse sujeito. Enfim, só mais um da corja esquerdista lixo que só sabe jogar a responsabilidade pelas bostas que ocorrem por culpa própria para os outros.


    Sei lá, a minha vida noturna é vivida no centro e nunca tive problemas.

    Não que seja tranquilo, mas sem dúvida está melhor do que a alguns anos atrás.

    Na breve época em que trabalhei na XV de Novembro (ali perto do Banespão) também era bem tranquilo.

    A cidade está fluindo melhor, vou e volto de bike pro trabalho tranquilo (o que seria uma aventura mortal anos atrás), a frota de transporte público sofreu uma GRANDE melhoria, IPTU progressivo...

    Pra mim tá tudo ok, gestão de primeira, tá sendo modelo pra fora até. Marta e Aquassab não chegam perto da atual gestão.

    DarkMakerX
    Veterano
    # out/15
    · votar


    erico.ascencao
    quem votou na figura da Dilma está se ferrando agora porque ela é um mero fantoche do seu partido

    É exatamente o que disse. Você vota no "político por suas metas e por sua capacidade de realizá-las".

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Parece aquelas mina ai eu amo ele mas tem tb amo meu ex ain to confusa

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/15
    · votar


    erico.ascencao
    Dissertem - principalmente os paulistanos.

    Pula essa parte, sou goiano.

    Sou um brasileiro, paulista, paulistano e itaquerense de classe B.

    Leia-se baianaziano. Heheheheh

    Pedro_Borges
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Agora, falando sério. erico.ascencao tu ta sumido!

    sandroguiraldo
    Veterano
    # out/15
    · votar


    itaquerense, de classe B uma coisa exclui a outra.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # out/15
    · votar


    A diferença do Haddad pro resto do PT é que o cara é um professor da San Fran

    Se o cara tem emprego, porque tá no PT?

    sallqantay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Black Fire

    Ele vai vazar para a Rede muito provavelmente, pelo PT ele afunda

    Gui
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Cara...eu acho o trabalho do Haddad bem bom por onde transito, votarei nele se for candidato.

    Sobre as esferas federal e estadual, também votei na centro/esquerda. Não gosto da maioria do trabalho do Alckmin e não gosto do Aécio. No segundo turno votei na Dilma.

    sallqantay
    já desmentiu o boato.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Pedro_Borges

    Agora, falando sério. erico.ascencao tu ta sumido!

    Do OT nunca fui frequentador assíduo...

    sandroguiraldo

    itaquerense, de classe B uma coisa exclui a outra.

    A título de informação, veja a classificação de classes sociais do IBGE. Não é muito difícil ser classe B no nosso país. É só imaginar uma família com pai, mãe e filho professores da rede pública e pronto.

    sallqantay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Gui

    Bom, então ele vai se fuder

    kiki
    Moderador
    # out/15
    · votar


    sallqantay
    corredor de ônibus de alta capacidade

    corredor de onibus = baixa ou média capacidade
    metrô = alta capacidade

    sallqantay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    kiki

    Ok. Corredores de ônibus com faixa dupla nos pontos (que devem ter 100 m de comprimento e divididos em dois, onde param linhas distintas).

    Gui
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sallqantay
    kiki
    Tipo o que tem na Av. Santo Amaro?

    sallqantay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Gui

    Somente ao sul da av dos bandeirantes. Aquele eu considero modelo, deveria ter por toda a cidade.

    mas tirar espaço de automóvel nessa escala é suicídio político

    Gui
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sallqantay
    Só a faixa segregada, não o corredor em si. entendi.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o dilema "coxinha" vs. "mortadela" de um paulistano