Os perigos do ateísmo (ou OT Rede Vida - Episodio 7)

    Autor Mensagem
    -Dan
    Veterano
    # out/15


    Sinto que comecei a desvirtuar um topico sobre os muçulmanos com essa pergunta: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/324122/p6#9122726

    Divaguei, na humildade, sobre o seguinte:

    Alguem elucida uma questão para um leigo?

    Alguem tem alguma suspeita sobre o seguinte:

    O islamismo tem crescido nos paises europeus citados em que porcentagem: a) pela simples imigração, b) pela conversão de ateus/pessoas sem religião, c) pela conversão de cristãos?

    Porque me parece que a unica "solução" apresentada seria o fortalecimento do cristianismo. Porque não, o fortalecimento do pensamento não religioso (johnlenismo kkkkk)? O ateismo destruiria de vez a humanidade?


    Bruno respondeu:

    Não é o ateísmo, mas aquilo que no geral o acompanha, mas que não está necessariamente ligado a ele. O estilo de vida do Francês por exemplo. Nasce, cresce, tem certa qualidade de vida que não se encontra no resto do mundo, reproduzir não é uma prioridade... aí você tem uma cultura se esterilizando, a taxa de natalidade se torna menor que a taxa de imigração, as profissões mais subalternas (ocupadas pela maioria da força de trabalho) são exercidas pelos imigrantes...
    aí você projeta essa tendência para 30 anos: você tem mais "nativos" idosos ao passo que tem mais imigrantes jovens.
    Se considerar que num determinado território existe uma tradição que defende rigidamente a formação familiar e que se passa a cultura de geração em geração, esta cultura se defenderá por si. Isso é uma obviedade.
    O cristianismo funciona assim. O islamismo também.
    O ateísmo não tem essas prerrogativas.



    Entendi que o problema do ateísmo ponderado por Bruno seria o não incentivo à tradição familiar. Propus a criação do ateísmo pro-familia, hehe.

    Alguem tem outra visão dos perigos do ateísmo pra humanidade, excetuando-se, é claro, dogmas religiosos de condenação, apocalipse, e etc?

    Wade
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Wade
    · votar


    não incentivo à tradição familiar

    O que não implica na não formação familiar.

    john s mill
    Membro
    # out/15 · Editado por: john s mill
    · votar


    esse é aquele erro bem comum de falsa associação, ao menos que prove-se o contrário, uma correlação não representa uma causalidade, na verdade antes tem que se provar até a correlação.

    a queda de natalidade, assim como toda questão social não é motivada exclusivamente e muitas vezes nem principalmente somente por um fator, na verdade se tem uma coisa que a estatística prova nestes casos, vide freakonomics, é que normalmente elas tem uma causa principal totalmente diferente do que se imagina.

    fora toda essa questão, precisa-se delimitar, qual é a taxa de natalidade adequada? por qual motivo? essa análise ainda teria que ser feita colocando do outro lado a taxa de mortalidade caso tenha relação com a extinção da humanidade.

    se for o caso de uma ameaça cultural por parte do oriente, outras questões devem ser levantadas, particularmente não acho que a solução pra esse problema seja fazer um monte de filhos e manter uma cultura combativa, se necessário for, pode ser feita regulamentação de fronteira, mas antes disso eu ainda prefiro acreditar em outras formas de resolução, um dos maiores problemas da humanidade imo está relacionada a comunicação.

    esse simplismo ideológico, colocando um fator sem se estudar adequadamente como causa de um problema (que coincidentemente sempre tem relação com a crença do autor da preposição) tem que acabar pra começar a ser feito algo sério, idealmente todas as pessoas seriam neutras até que se chegue a um resultado minimamente confiável depois de muita pesquisa sobre esses assuntos.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/15
    · votar


    -Dan

    Não é o ateísmo,

    Entendi que o problema do ateísmo

    Por mim, pode fechar o tópico.

    Hawklord
    Veterano
    # out/15
    · votar


    O maior perigo do ateísmo é você virar um metaleiro chato.

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/15 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    john s mill

    Leia todo o meu raciocínio. Fui vítima de má interpretação de textos.

    Você vai ver que eu nem deixei de fora o Francês cristão atual, por exemplo.


    Nem quis falar sobre "os perigos do ateísmo". Só defendi um fato fechado em si mesmo: Se o europeu cristão está deixando de manter sua cultura, se o seu estilo de vida atual ruma à esterilidade da cultura, é natural que uma cultura nova que vem migrando e que mantém seus pilares fortes se consolide no território.

    Konrad
    Veterano
    # out/15
    · votar


    As postagens nesse tópico dos Muçulmanos são, no mínimo, um paradoxo.

    Um monte de cristãos sem o mínimo de compadecimento e amor ao próximo - num sectarismo que tenta se disfarçar por meio de estudo de doutrina e iluminação - e alguns notórios agnósticos, ateus e afins se compadecendo dos pobres coitados que fogem de uma guerra civil.

    Pode isso, Arnaldo?

    -Dan
    Veterano
    # out/15 · Editado por: -Dan
    · votar


    brunohardrocker
    Por mim, pode fechar o tópico.


    Perdão se te interpretei mal. Não é uma problemática "aquilo que no geral o acompanha" (numa premissa de salvação do ocidente, srsr)

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/15
    · votar


    -Dan

    Não problematizei nada.

    -Dan
    Veterano
    # out/15
    · votar


    brunohardrocker
    Nem quis falar sobre "os perigos do ateísmo". Só defendi um fato fechado em si mesmo: Se o europeu cristão está deixando de manter sua cultura, se o seu estilo de vida atual ruma à esterilidade da cultura, é natural que uma cultura nova que vem migrando e que mantém seus pilares fortes se consolide no território.


    Eu mandei a pergunta sensacionalista "Porque não, o fortalecimento do pensamento não religioso (johnlenismo kkkkk)? O ateismo destruiria de vez a humanidade?" . Presumi que sua resposta seria em relação à pergunta, não essa constatação já por muitos sabida.

    Daí que posso ter te interpretado mal, como se você tivesse pontuando problemas em relação às práticas ateístas e suas consequências, frente ao crescimento imigratório e etc.

    sallqantay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    -Dan

    cara, tu vai dar umas voltas muito longas, perder um grande tempo da sua vida em divagações infrutíferas, achar um monte de pelo em ovo, vai ser um trampo da porra

    e, com 99% de chances, você vai retornar ao seio da cristandade e pedir perdão

    -Dan
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sallqantay
    cara, tu vai dar umas voltas muito longas, perder um grande tempo da sua vida em divagações infrutíferas, achar um monte de pelo em ovo, vai ser um trampo da porra

    Uai, mas isso tá nos termos de uso do OT, não? hauhdaadahd

    sallqantay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    -Dan

    Pare de perder tempo e caia logo de joelhos, se arrependa e peça perdão, esperando a misericórdia do altíssimo

    sallqantay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    o perigo do ateísmo é perder tempo com questões infrutíferas

    Marco Andriotti
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    o perigo do ateísmo é que se existir mesmo um Deus, o ateu será destruído no fim

    john s mill
    Membro
    # out/15
    · votar


    o perigo do ateísmo é perder tempo com questões infrutíferas

    ta aí uma verdade.

    mas até o pragmatismo tem um limite, as vezes a curiosidade ganha.

    Wade
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Wade
    · votar


    O perigo do cristianismo é que se existir mesmo o Monstro Espaguete Voador do Espaço, o cristão será destruído no fim.

    john s mill
    Membro
    # out/15
    · votar


    fazia uns 5 anos pelo menos que eu não via alguém referenciando a aposta de pascal

    o grande problema na lógica é que uma falsa fé é ainda pior que a ausência de fé, além de todo o custo de oportunidade de fingir acreditar naquilo que você não crê.

    Wade
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Wade
    · votar


    Pior que conheço bastante gente guiada pela aposta. Eu, sendo Deus, seriam os primeiros que mandaria pro mármore escaldante rsrs.

    sallqantay
    Veterano
    # out/15
    · votar


    aposta de pascal

    tá aí um dos caras mais alucinados que já passou pela terra

    "O silêncio eterno dos espaços infinitos me assusta"

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/15
    · votar


    só sei do triângulo dele

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Konrad
    Não, não é bem assim, pelo menos não no OT atual.
    São todos ateus, só que alguns assumindo caricaturas de cristãos.

    -Dan
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sallqantay
    Pare de perder tempo e caia logo de joelhos, se arrependa e peça perdão, esperando a misericórdia do altíssimo

    para vey, mim dexa

    pianoid
    Veterano
    # out/15
    · votar


    sallqantay
    tá aí um dos caras mais alucinados que já passou pela terra

    LOL

    a gente podia apostar aqui se o duende invisível o perdoou por visar lucro com essa aposta ou se o mandou direto para o kpiroto para deixar de ser abestado


    quanto ao planejamento familiar, o darwinismo explica que a raça humana é destinada a ser sempre crente. Intelectuais ateus em geral estão mais preocupados em conceber idéias que crianças e estas são deixadas a cargo de pessoas pobres sem nada melhor para fazer ou, redundantemente, pessoas pobres que se acham na obrigação divina de povoar o mundo com miseráveis sofridos esperando redenção.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Intelectuais ateus em geral estão mais preocupados em conceber idéias que crianças e estas são deixadas a cargo de pessoas pobres sem nada melhor para fazer ou, redundantemente, pessoas pobres que se acham na obrigação divina de povoar o mundo com miseráveis sofridos esperando redenção.

    Eufemismo pra dizer que são tudo uns nerdão que não transa.

    pianoid
    Veterano
    # out/15
    · votar


    a rigor seria isso

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Nego quer trollar com métodos de 2008.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os perigos do ateísmo (ou OT Rede Vida - Episodio 7)